Modos manuais - Dicas

Bem visto... :p Um comando por cabo/wireless e um tipé bem sólido se quiseres abusar nas exposições.

Em relação ao fazer mal, julgo que depende um bocado das condições, tal como disse o Warlord. Fotos a estrelas já as vi com exposições de 3h, por exemplo (fica um efeito muito louco).



3h ???? possa.... algum exemplo de uma imagem dessas? para ver se vale a pena :)

Reparei agora que o meu comando RC-1 tem a opção de "mirror-lock and bulb-shutter functions" parece-me que não preciso de estar lá com os dedos :D
 
3h ???? possa.... algum exemplo de uma imagem dessas? para ver se vale a pena :)
Vou ver se encontro alguma, mas assim para teres uma ideia, ficas com uns rastos das estrelas.

Reparei agora que o meu comando RC-1 tem a opção de "mirror-lock and bulb-shutter functions" parece-me que não preciso de estar lá com os dedos :D

Por acaso também já tive esse comando, mas nunca o usei, nem é compatível com a 40D, por isso vendi. E sim, serve perfeitamente para o efeito. :)
 
Andava à procura da que tinha visto de 3h, estava muito boa (até porque ele depois aproveitou a foto e fez uma montagem com outro primeiro plano mais engraçado), mas essa dá bem para ter uma ideia.
 
Reparei agora que o meu comando RC-1 tem a opção de "mirror-lock and bulb-shutter functions" parece-me que não preciso de estar lá com os dedos :D

tenho 1 e funciona perfeitamente.

PS: o modo bulb so esta disponivel em "M", e no comando das 1 click para comecar e outro para terminar
 
Com a Lua também dá.

http://www.flickr.com/photos/bradtholomew/2290579341/

É preciso muito filtro ND (neste caso, foi usado um que tira nada mais e nada menos que 10 stops)

Um dos comentários aqui refere um dos problemas das longas exposições em DSLRs: o aquecimento do sensor. Já quando comprei a minha D70S e respectivo comando me apercebi que em bulb a imagem ficava com manchas devido ao aquecimento (para além da questão do ruído). Há quem use em vez das longas exposições a técnica de "stacking": juntar muitas exposições mais curtas e combiná-las no photoshop somando cada uma. Nunca fiz isso, mas fica aqui a dica (um intervalómetro aqui vai dar muito jeito)
 
Estive a tirar umas fotos e salvei em jpeg + raw para experimentar editar o raw. Só que agora o Photoshopp dá-me uma mensagem de erro ("Could not complete your request because it is not the right kind of document") e não me abre o raw, embora esteja em extensão CRW e quando tento abrir o documento ele "puxa" logo o Photoshopp! Será que estou a fazer algo errado?
 
Estive a tirar umas fotos e salvei em jpeg + raw para experimentar editar o raw. Só que agora o Photoshopp dá-me uma mensagem de erro ("Could not complete your request because it is not the right kind of document") e não me abre o raw, embora esteja em extensão CRW e quando tento abrir o documento ele "puxa" logo o Photoshopp! Será que estou a fazer algo errado?


Que versão de photoshop estás a usar?
 
Estive a tirar umas fotos e salvei em jpeg + raw para experimentar editar o raw. Só que agora o Photoshopp dá-me uma mensagem de erro ("Could not complete your request because it is not the right kind of document") e não me abre o raw, embora esteja em extensão CRW e quando tento abrir o documento ele "puxa" logo o Photoshopp! Será que estou a fazer algo errado?

Não, não estás. Vai ao site da Adobe e actualiza a versão do ACR que veio com o Photoshop.

Se estiveres a usar um RAW "hackado" de uma Powershot tens que usar o DNG4PS (ou coisa do género) para converter o ficheiro para DNG.
 
Que versão de photoshop estás a usar?

O CS3.

Se estiveres a usar um RAW "hackado" de uma Powershot tens que usar o DNG4PS (ou coisa do género) para converter o ficheiro para DNG.

Obrigado, é mesmo desse tipo de raw que estou a falar! Ok, já experimentei converti no DNG4PS e já está a dar...por acaso tinha aqui este programa mas nunca o tinha utilizado.

Já agora, dado que o Photoshopp lê a extensão CRW porque não abre o ficheiro directo?
 
Última edição:
Ok...bem só experimentei fazer 2 ou 3 coisas com o histograma mas estou admirado com a versatilidade do ficheiro! De facto este formato vale a pena! Agora tenho de ir trabalhar mas estou em pulgas para mexer nisto com calma...
 
ao aumentares a exposição vai entrar mais luz
fotos directas ao sol é quase impossivel com grandes exposições

se te referes ao efeito de lençol na água faz a foto sem ser de frente para fontes de iluminação. o ND é essencial durante o dia, por vezes pode ser preciso mais que um
 
Back
Topo