Gráfica Mining e o impacto na indústria de hardware/jogos

@JXulo
Sim, é o que é, nada mais do que isso.

Se o resto da resposta é directamente para mim não entendo a razão de ser dela.
Não tentei enumar alternativas a PC gaming, são muitas e todas perfeitamente válidas, consolas, portáteis, etc, etc, incluindo até deixar de jogar.
Não falei de consolas uma única vez, apenas me referi a PC Gaming que é onde o mining tem maior influência, nada mais.

@tert99
Até pode não mudar nada uma maior oferta, mas é o que os fabricantes andam a dizer há meses.
Mas como disse atrás, o que dá lucro é para onde o mercado mexe.

Diferenciar o produto, tal como referi antes, de acordo com mercado, seja por limitar a performance em determinadas utilizações ou por incluir componentes que interessem mais a determinado mercado que a outro, e tal já foi sugerido também pelos fabricantes/marcas, pode ser uma forma viável no caminho de reequilibrar as coisas.

As RTX A400, por exemplo, apesar de serem praticamente uma RTX 3070 Ti, para gaming não são muito apelativas pelas diferenças que apresentam, mas para produção, essencialmente por terem o dobro da RAM, já são algo a considerar.

De qualquer forma as coisas não são eternas, os paradigmas estão sempre a mudar e se calhar é o que já estamos a viver.
A ver vamos como isto vai evoluir.
 
Última edição:
Neste momento as coisas não estão faceis.
Eu estou com a 1650 Super, e numa situação normal, já estava a dar upgrade.
A gráfica custou 175€ à 2 anos, custa agora >220€ ou o dobro, dependendo de como está a situação.

Mesmo que muita gente não goste de consola, aos preços que estão as GPUs atuais, se o performance e gráficos não forem suficientes no HW atual, eventualmente mudam de plataforma, e eu se isto não mudar vou ser um deles, porque para todos os efeitos a minha core-experience é SPs e ja jogo habitualmente com gamepad, por isso é me indiferente, logo não sinto necessidade de espetar 3x mais dinheiro para ter a mesma experiencia.

Equanto as coisas andam assim, sinto que tem havido um elevado investimento no streaming:
O XCloud a evoluir cada vez mais a sua infra-estrutura Azure devido ao péssimo input lag e qualidadeO
O Geforce Now a possibilitar streaming a 1440P 120FPS para input lag minimo mediante um pagamento premium.
O Stadia a facilitar cada vez mais os ports para vulkan aos devs (que é atualmente o maior calcanhar de aquiles deles) e a chegar cada vez mais paises e acessivel em mais dispositivos e a evoluir a oferta do Stadia PRO.

Uma nota engraçada, eu tenho muito contacto com malta low-end com portateis com graficas integradas ou gráficas da serie MX e GT que jogam de forma miserável e até à data sempre recusaram jogar numa consola, porque " O PC É QUE É" (mas depois jogam naquelas condições o que é contra-senso)

Numa conversa de alguem que estava insatisfeito com o performance de um jogo (não me lembro qual), sugeri testar o Geforce Now porque pelo menos sempre seria melhor que jogar naquele estado e já que tinha gasto dinheiro no jogo e queria jogar.

Tem-me dito que foi a melhor sugestão que lhe dei na vida e que assim tão depressa não pensa sequer em comprar nem consola, nem outro PC.
 
Já experimentei mudar para consolas uma vez ou duas e apesar de gostar de jogar um ou outro jogo aquilo não é para mim, não há o corpo principal de jogos que gosto e continuo a não gostar de gamepads, consigo tolerar mas não vou dizer que gosto.

Mais depressa deixo os jogos de vez que mudo para consolas, mais vale gastar o dinheiro da PS5 ou da Xbox nas *****.

Neste momento as coisas não estão faceis.
Eu estou com a 1650 Super, e numa situação normal, já estava a dar upgrade.
A gráfica custou 175€ à 2 anos, custa agora >220€ ou o dobro, dependendo de como está a situação.

Mesmo que muita gente não goste de consola, aos preços que estão as GPUs atuais, se o performance e gráficos não forem suficientes no HW atual, eventualmente mudam de plataforma, e eu se isto não mudar vou ser um deles, porque para todos os efeitos a minha core-experience é SPs e ja jogo habitualmente com gamepad, por isso é me indiferente, logo não sinto necessidade de espetar 3x mais dinheiro para ter a mesma experiencia.

Equanto as coisas andam assim, sinto que tem havido um elevado investimento no streaming:
O XCloud a evoluir cada vez mais a sua infra-estrutura Azure devido ao péssimo input lag e qualidadeO
O Geforce Now a possibilitar streaming a 1440P 120FPS para input lag minimo mediante um pagamento premium.
O Stadia a facilitar cada vez mais os ports para vulkan aos devs (que é atualmente o maior calcanhar de aquiles deles) e a chegar cada vez mais paises e acessivel em mais dispositivos e a evoluir a oferta do Stadia PRO.

Uma nota engraçada, eu tenho muito contacto com malta low-end com portateis com graficas integradas ou gráficas da serie MX e GT que jogam de forma miserável e até à data sempre recusaram jogar numa consola, porque " O PC É QUE É" (mas depois jogam naquelas condições o que é contra-senso)

Numa conversa de alguem que estava insatisfeito com o performance de um jogo (não me lembro qual), sugeri testar o Geforce Now porque pelo menos sempre seria melhor que jogar naquele estado e já que tinha gasto dinheiro no jogo e queria jogar.

Tem-me dito que foi a melhor sugestão que lhe dei na vida e que assim tão depressa não pensa sequer em comprar nem consola, nem outro PC.
Não deve ser muito difícil lembrar qual é o jogo. Não há quase nenhum que funcione no GeForce Now.
 
Embora o Far Cry 6 também exista no Stadia.
Mas......
Stadia corre a locked 30 FPS 🤮
O Geforce Now, well penso que os servers aguentam 60, e o rapaz ja tinha comprado o jogo por isso, foi mesmo para ai que sugeri. Mas tem de se aguentar com as sessões limitadas de 1 hora, Stadia seria ilimitado (dado que o serviço é free menos os jogos).

Estes serviços tem muito que pedalar, mas nota-se que parece que estão a aproveitar toda esta situação de falta de GPUs para tentar impulsionar estes serviços como alternativas.
Há anuncios do Stadia em UK, a Nvidia pos as cabines de telefone a servir de Streaming booth, acho que vale tudo para se aproveitarem do desespero :D
 
A questão que ele se devia perguntar é porque comprei o Far Cry 6? Como penitência estar um mês a jogar às cobras e depois de perdoado comprar um jogo como deve ser que se calhar até está em desconto no Steam.
 
@timber Isso é lá problema dele e as escolhas dele, mas achei piada sabendo que tendo um hw tão fraco, achava que ia correr aquilo bem, haja fé.

Ele tinha um problema, já tinha passado as horas de refund, dei-lhe uma solução.
BTW dificilmente aquilo vai para a steam, a Ubi agora é ubi connect ou Epic, penso que já não lançam na steam.
 
O mercado DIY de gpus é para esquecer. Aquilo que tenho recomendado a quem quer PC e está a pensar comprar sistema completo, é a optar por laptop. Felizmente é possivel arranjar portateis com gpus decentes a bom preço, primeiro porque para minar não são ideais e segundo porque o tipico consumidor desse mercado importa-se mais com o preço
 
@JXulo
Sim, é o que é, nada mais do que isso.

Se o resto da resposta é directamente para mim não entendo a razão de ser dela.
Não tentei enumar alternativas a PC gaming, são muitas e todas perfeitamente válidas, consolas, portáteis, etc, etc, incluindo até deixar de jogar.
Não falei de consolas uma única vez, apenas me referi a PC Gaming que é onde o mining tem maior influência, nada mais.
Não era. Era para quem estava a ironizar com o que o user descreveu sobre amigos terem trocado comprado playstations, como se fosse uma história inventada e como se não fosse possível alguém sequer comprar consolas neste momento.

O teu comentário não teve nada de mal, foi um comentário adequado sobre a situação, apenas estava a dizer que existiam outras alternativas. Mas confesso que entendi mal, fui reler e tens razão. As tuas opções eram sobre pc Gaming e não alternativas a pc Gaming pelo que a parte do meu comentário que era dirigida a ti, não tinha razão de ser.

@timber eu era um bocado assim mas de há um ano para cá aos poucos fui-me mentalizando que se calhar até devia experimentar, se em puto jogava e gostava...talvez agora me habituasse de novo. Ainda estou na fase de estranhar mas aos poucos vai-se entranhando a coisa. Sim o meu tipo de jogos favorito nem sequer está presente nas consolas e provavelmente há tipos de jogos que nem nunca vou conseguir jogar nas consolas por falta de hábito mas hey, experimento outros tipos, e um conjunto xbox + gamepass e tens jogos durante 3 anos na consola e pc sem te preocupares (tudo por menos de 600 euros) etc etc.

Também não é tudo mau. O gamepass já me fez reviver alguns clássicos e a conveniência do quickresume é fantástica. Uma pessoa liga a consola e em menos de 10 segundos está exactamente no mesmo ponto do jogo onde estava antes, sem saves nem preocupações. Outro ponto a favor é que passo o dia sentado a trabalhar e honestamente sabe bem poder ir para o sofá jogar, que mais não seja para não estar mais uma hora ou duas na exacta mesma cadeira onde passei o dia a trabalhar :).
 
Última edição:
Ainda por cima agora até se liga rato e teclado à consola. monitorzinho de 144hz e voilá... experiência idêntica a um PC de média gama. Não há nada que enganar. AAA gaming no PC nesta altura é um luxo que poucos sustentam. Claro que para Dotas e counter strikes da vida, pc vai continuar forte, mas isso corre numa gráfica qualquer.

É só ir ao top dos jogos mais jogados do steam, e até se encontrar um single player triple A, ui...

Claramente o PC gaming está e vai mudar com isto tudo. A consola é a melhor opção atualmente, e portátil para jogos típicos de pc, ou então uma build com bom cpu tipo 11400f ou 5600x emparelhados com uma gtx 1650 de 200€, que é a unica coisa decente que se compra com esse dinheiro. E jogar esses jogos e sports valorant cs etc tudo low.

O que isto vai fazer em breve, é que com que os devs se deixem de preocupar com tecnologias no PC e simplesmente se fixem nas specs para consola. Estilo o que aconteceu no final dos anos 2000s em que o PC era um ninho de ports ranhosos sem qualquer atenção. Nenhum dev vai gastar tempo e recursos a trabalhar especificamente na versão de um jogo que só a elite pode jogar. Será prioritário que os jogos tenham boa performance em gráficas antigas e mais lentas. Algumas companhias este ano nem se deram ao trabalho de lançar a versão "next gen PS5/Xbox Series X" dos seus jogos no PC. Só lançaram a versão PS4 old gen. E vai começar a acontecer mais.
 
Última edição:
A 1 mês enviei a uns representantes europeus defensores do ambiente que estão a participar na COP26 estudos nos impactos ambientais que só o mining, isto para lembrar aos representantes que tem tamém de terminar com isto, ou pelo menos terminar com a forma que é realizada, é ambientalmente incompatível e danoso, isto sim ainda mais preocupante do que os jogadores, que não podem jogar a mais de 1080p... apesar que empresas como a minha não podem comprar gpu a preços normais...

mas aqui está em causa impacto maior ambiental do que a industria de jogos... ou profissional... pois quer o consumidor final quer o profissional nunca daria o mesmo uso/gastos energéticos que o mining...

SIM, CHATEIA SIM VER VÍDEOS E PUBLICAÇÕES ASSIM de mining rings que são mais um dos problemas que levam a pensar no futuro de meus filhos e netos...
 
Back
Topo