Mini-Review --> Nokia 6220c -- UPDATE - Nova Versão Software: 3.23 (17/08/2008)

THE FOX

Power Member
Boas!

Ja existe AQUI no forum um topico sobre este telefone, no entanto como pretendo fazer uma "review" que vai começar a ser "mini" para já, decidi iniciar este topico, se os moderadores acharem que está aqui mal, por favor mudem o topico para o já existente.

As Fotos (Desculpem-me, mas não sou grande fotógrafo :) ):







Já utilizei diversos telefones Nokia Symbian, desde o 6600 vi evoluir o sistema operativo, até que na minha opinião estagnou no N70, tendo ligeiras modificações visuais desde aí.

Actualmente o Sistema Operativo Symbian vai na Versão 9.1 FP2 com a introdução desde Nokia 6220c.

Notam-se algumas evoluções/melhorias como:

- Já é possivel utilizar os contactos SIM nos contactos do telefone, não tendo de uttilizar apenas os contactos do telefone, o que para quem tem mais de um equipamento se torna muito versátil, uma vez que os contactos ficam sempre actualizados no SIM e não no telefone.

- Diversas formas de apresentação do menú, deixa de estar disponivel apenas a lista e a grelha, passa a incluir o "v" e "ferradura".

- Transições animadas de menús

- Rapidez no arranque do telefone e operação do mesmo.


Relativamente a este 6220c, gostei:

+ Tamanho e espessura reduzida
+ Bastante leve
+ Muito rápido quer a iniciar-se quer em operação
+ Transições gráficas entre menus muito agradáveis visualmente
+ Câmara 5MP com flash xénon, já bastante conhecida do N82, não lhe noto diferença na qualidade, apenas nos ISO que vai buscar uma vez que o N82 tenta sempre ir buscar ISO 100 ou 200, este 6220C ISO situa-se entre os 141-161
+ Contactos SIM utilizáveis como agenda, coisa que nos Nokia com SO symbian não era possível
+ Luz de Actividade (tecla central iluminada) que permite poupança de energia desligando o visor e dando ao mesmo tempo informação de funcionamento do telefone ou actividade recebida, tipo chamadas ou sms
+ Captação/Fixação do GPS


Não gostei:

- O acabamento em si poderia ser melhor, já se sabe que não podia ter a qualidade da série "N", mas acho que merecia um pouco mais
- A tampa da lente é matreira e algo frágil na minha opinião.


È fornecido no pacote de venda:

-> Manuais
-> Cabo Dados
-> Cabo TV
-> Auricular stéreo
-> Cartão de Memória de 1GB

Preço de venda actual em Portugal: 389Eur (379C/Retoma)

Para quem queira um telefone com GPS, Excelente câmara, MP3, SO Symbian e não necessite de Wi-Fi, então tem aqui o equipamento ideal, muito compacto e competente.

Conforme vá utilizando irei actualizar a "review"

:cool:


EDIT a 17/08/2008 - Nova Versão de Software disponível: 3.23 (adição do share online ao ecrã de standby, Melhorias no processamento das imagens, mais rapidez geral e resolução de alguns bugs).

Para actualização utilizar o Nokia Updater http://europe.nokia.com/A4579163# (Utilizar Preferencialmente a Versão Inglesa do Prog, uma vez que a Portuguesa apresenta alguma incompatibilidade na actualização!) e o cabo dados fornecido no pacote de venda.

:cool:
 
Última edição:
Também vou comprar esse telemóvel... Será que a TMN o vai ter?

O Nokia maps 2.0 que vem com ele funciona durante quanto tempo?

Pelo que tive a ver no site da nokia não existe nenhum suporte para o carro compatível com esse telemóvel...

Tava indeciso entre esse o 6210 Navigator, mas a qualidade das fotografias de um e de outro não tem nada a ver...

Já agora aqui ficam os links para 1 review de cada um deles:

6210 Navigator

6220 classic
 
Última edição:
Este telemovel da' para navegar na internet atravez de browser ?

Qual aconselham mais, o N82 ou este ?
Ja' agora as teclas do N82 dão jeito de as manusear ?

Abraço !
 
Onde o compraste e quanto custou?

*****, 379Eur :cool:


Também vou comprar esse telemóvel... Será que a TMN o vai ter?

O Nokia maps 2.0 que vem com ele funciona durante quanto tempo?

Pelo que tive a ver no site da nokia não existe nenhum suporte para o carro compatível com esse telemóvel...

Tava indeciso entre esse o 6210 Navigator, mas a qualidade das fotografias de um e de outro não tem nada a ver...

Já agora aqui ficam os links para 1 review de cada um deles:

6210 Navigator

6220 classic


Penso que o suporte de viatura da Nokia que é válido desde o N95 será compativel, mas só verificando.

Ainda é cedo para sair em qualquer operador, mas quando o fizerem, será um best-seller de certeza.

Ainda não testei o maps. :cool:


Este telemovel da' para navegar na internet atravez de browser ?

Qual aconselham mais, o N82 ou este ?
Ja' agora as teclas do N82 dão jeito de as manusear ?

Abraço !

Segundo comparativo de especificações fornecidas pela Nokia:

- N82 é maior, mais largo, mais espesso, mais pesado e com menos autonomia que o 6220c

- O N82 tem wi-fi e o 6220c não

- O N82 tem ecrã maior (2.4pol) mas pelo que se lê por aí mais "escuro" e menos legícvel, o 6220c tem ecrã de 2.2pol e com mais luminosidade/contraste.

- O 6220c tem Symbian com Feature Pack 2 (FP2) e um processador mais evoluido que o N82 que tem apenas Symbian FP1

Quanto as teclas, o N82 não penso que sejam más poruqe já testei um e até não me fez impressão, as do 6220c são muito boas á excepção das duas de selecção de cima que são "manhosas" ao clicar :cool:

Em relação ao aconselhamento... depende da utilização que vais fazer... se necessitas de wi-fi, se queres um ecrã maior mas mais "escuro", etc... ;)
 
Última edição:
Já agora uma pergunta, sendo que este telemovel não é um N series, que diferenças de maior lhe apontas em relação a um N series similar (nomeadamente o n82)?
 
Já agora uma pergunta, sendo que este telemovel não é um N series, que diferenças de maior lhe apontas em relação a um N series similar (nomeadamente o n82)?


Nunca usei um N82, apenas testei o de amigos ou em lojas, que fique claro isto.

A qualidade de construção parece-me inferior aos "N", contudo é muito mais leve, muito mais slim e pequeno que o N82, talvez seja por isso?... :cwm3:

O Sistema Operativo com FP2 torna-se mais funcional e também agradável á vista.

A Câmara entra mais rapidamente que no N82.

Até o altifalante externo, embora seja só 1, nao se fica atrás dos 2 do N82 que considero tocarem baixo...

A este telefone só faltava mesmo o Wi-Fi, no entanto como é coisa que não uso... :cool: prefiro andar com o bolso mais leve, quer no sentido físico, quer no sentido monetário :cool:
 
Ou seja N series muitas vezes acaba por ser mais marketing que outra coisa... apesar de normalmente serem mais completos. Por exemplo este 6220c fica á frente de muitos N series.
 
Que diferença faz os ISO's ? E ja' agora se alguém me puder explicar o que ISO ?
Eu tenho outra dúvida. No site da Nokia li sobre o 6220 classic que este possuia browser XHTML, quer dizer que da' para navegar na net ?

Abraço !
 
Última edição:
Nem queria continuar com este assunto, mas já que afirmas algo tão errado, é melhor repará-lo.

Dizes que o que tu disseste, não se trata de uma afirmação? Vou esperar que alguém corrobore essa tua versão...

- O 6220c tem Symbian com Feature Pack 2 (FP2) e um processador mais evoluido que o N82 que tem apenas Symbian FP1

Trata-se, sim, de uma afirmação (várias).
 
Prontamente ajudei (respondi ao que perguntaste, antes de editares o post, que vejo que editaste após eu ter respondido), e é como se não o tivesse feito?
É triste observar a ingratidão que há da parte de alguns membros...
Ajudamos no que podemos, sem sequer esperar agradecimento, mas se a ele alguém dá lugar, é natural que se refira todos os que ajudaram, ainda para mais, tão prontamente.
 
Prontamente ajudei (respondi ao que perguntaste, antes de editares o post, que vejo que editaste após eu ter respondido), e é como se não o tivesse feito?
É triste observar a ingratidão que há da parte de alguns membros...
Ajudamos no que podemos, sem sequer esperar agradecimento, mas se a ele alguém dá lugar, é natural que se refira todos os que ajudaram, ainda para mais, tão prontamente.

Off topic :Eu editei a minha mensagem antes de alguem dar uma resposta pois encontrei a rsposta 'a minha dúvida quando reli o post inicial pois la' faz referencia 'a semelhança das cameras. Mas não seja por isso que não te agradeço. Inscrevi me neste portal/forum não so' para ajudar naquilo que sei mas também para criar amizades, logo não quero confusões com ninguém.

Obrigado !

Caso eu não queira Wi-Fi ( ja' que tenho PSP e e' bem melhor possuir Wi-Fi na PSP devido ao ecran =p ), aconselham-me o N82 ou o 6220 Classic ?
 
Última edição:
Off topic :Eu editei a minha mensagem antes de alguem dar uma resposta pois encontrei a rsposta 'a minha dúvida quando reli o post inicial pois la' faz referencia 'a semelhança das cameras. Mas não seja por isso que não te agradeço. Inscrevi me neste portal/forum não so' para ajudar naquilo que sei mas também para criar amizades, logo não quero confusões com ninguém.

Obrigado !

Caso eu não queira Wi-Fi ( ja' que tenho PSP e e' bem melhor possuir Wi-Fi na PSP devido ao ecran =p ), aconselham-me o N82 ou o 6220 Classic ?


Arrisco a aconselhar o 6220c :cool:
 
*****, 379Eur :cool:





Penso que o suporte de viatura da Nokia que é válido desde o N95 será compativel, mas só verificando.

Ainda é cedo para sair em qualquer operador, mas quando o fizerem, será um best-seller de certeza.

Ainda não testei o maps. :cool:




Segundo comparativo de especificações fornecidas pela Nokia:

- N82 é maior, mais largo, mais espesso, mais pesado e com menos autonomia que o 6220c

- O N82 tem wi-fi e o 6220c não

- O N82 tem ecrã maior (2.4pol) mas pelo que se lê por aí mais "escuro" e menos legícvel, o 6220c tem ecrã de 2.2pol e com mais luminosidade/contraste.

- O 6220c tem Symbian com Feature Pack 2 (FP2) e um processador mais evoluido que o N82 que tem apenas Symbian FP1

Quanto as teclas, o N82 não penso que sejam más poruqe já testei um e até não me fez impressão, as do 6220c são muito boas á excepção das duas de selecção de cima que são "manhosas" ao clicar :cool:

Em relação ao aconselhamento... depende da utilização que vais fazer... se necessitas de wi-fi, se queres um ecrã maior mas mais "escuro", etc... ;)

Caro The_FOX, parabens pela escolha, sem duvida um exelente telefone, teria optado pelo mesmo se o N78 não estivesse no Clube Viva da Vodafone, mas deixa-me corrigir uma pequena afirmação, o processador do N82 não é propriamente mais lento que o do 6220, o N82 funciona numa plataforma completamente diferente, a TI OMAP 2420, que inclui um processador ARM 1136 a 330 Mhz, mas inclui tambem um processador digital de sinal TI TMS320C55x™(220 MHz), e ainda um acelarador grafico 3d! O que o torna uma soluçao mais completa e rapida que a do Nokia 6220, que é baseada na arquitectura Freescale MXC-300 com apenas um processador ARM11 a 369 Mhz, que não possui o acelerador 3D nem processa video e imagem tão bom como a da TI.
Todos os telefones de topo NOKIA utilizam a arquitectura da TI OMAP 2420, para alem do N82 apenas o N95, N93 e E90 utilizam essa plataforma. Falando grosseiramente o "processador" do N82 é a meu ver a sua grande arma e melhor caracteristica.

Bem haja!
 
Última edição:
Caro The_FOX, parabens pela escolha, sem duvida um exelente telefone, teria optado pelo mesmo se o N78 não estivesse no Clube Viva da Vodafone, mas deixa-me corrigir uma pequena afirmação, o processador do N82 não é propriamente mais lento que o do 6220, o N82 funciona numa plataforma completamente diferente, a TI OMAP 2420, que inclui um processador ARM 1136 a 330 Mhz, mas inclui tambem um processador digital de sinal TI TMS320C55x™(220 MHz), e ainda um acelarador grafico 3d! O que o torna uma soluçao mais completa e rapida que a do Nokia 6220, que é baseada na arquitectura Freescale MXC-300 com apenas um processador ARM11 a 369 Mhz, que não possui o acelerador 3D nem processa video e imagem tão bom como a da TI.
Todos os telefones de topo NOKIA utilizam a arquitectura da TI OMAP 2420, para alem do N82 apenas o N95, N93 e E90 utilizam essa plataforma. O falando grosseiramente o "processador" do N82 é a meu ver a sua grande arma e melhor caracteristica.

Bem haja!

Obrigadopelo teu bom contributo! :)

Deixa-me referir que quando falei em "evoluido" quis referir mais a rapidez face ao N82 o que é notório, quer analisemos a velocidade de processadores quer comparemos em utilização. Até a nível de iniciar a câmara e tirar foto, o 6220c é mais rápido que o N82.... e supostamente o N82 deveria ser o "foto-centrado"...

Além do mais como mesmo disseste são arquitecturas diferentes,baseados em softwares diferentes (FP1 vs FP2) logo não há muita comparação a fazer, apenas podes comparar a utilização de um e do outro e logo verás qual o que "mexe melhor" ;) além deser mais agradável visualmente ;) Isto claro, na minha opinião.
 
Obrigadopelo teu bom contributo! :)

Deixa-me referir que quando falei em "evoluido" quis referir mais a rapidez face ao N82 o que é notório, quer analisemos a velocidade de processadores quer comparemos em utilização. Até a nível de iniciar a câmara e tirar foto, o 6220c é mais rápido que o N82.... e supostamente o N82 deveria ser o "foto-centrado"...

Além do mais como mesmo disseste são arquitecturas diferentes,baseados em softwares diferentes (FP1 vs FP2) logo não há muita comparação a fazer, apenas podes comparar a utilização de um e do outro e logo verás qual o que "mexe melhor" ;) além deser mais agradável visualmente ;) Isto claro, na minha opinião.


Sim é verdade, o meu telefone também tem o mesmo sistema que o teu, mas preferia que fosse como o do N82, nos benchmarks é bastante superior a qualquer outro... podes ver aqui alguns: http://www.jbenchmark.com/index.jsp e aqui http://www.futuremark.com/download/spmarksymbianos9/
 
Back
Topo