michael c

Pergunto-me o que terá acontecido a essa parede do fundo que não aconteceu ás outras. Muito pó, muita hístoria, muito tempo já passou por essas bandas. Gosto do resultado apesar de também gostar mais da primeira foto do tema "casa abandonadas" que recebe a medalha graças ao seu brilho mistico;).

A [1] do tema Casas Abandonadas está simplesmente "state of art".
Conforme já o havia mencionado anteriormente - das melhores que alguma vez produziste.

Votos de continuação de uma boa colecção.

Obrigado a ambos. Parece que é unânime, a foto 1 das casas abandonadas destaca-se pela luz do ambiente.:D Se vocês gostam, fico feliz por isso. Também adoro a foto. ferrari, estou à espera de ver a tua galeria...ver se arranjas isso em breve!

Se antes tinha duvidas agora tenho a certeza... Na minha opinião pessoal, o P&B não acrescenta nada a essa foto..

Ainda bem que a fotografia é um mundo de sensibilidades. Isto é o que me fascina na fotografia. A capacidade que ela tem de ter diferentes percepções. Como já percebemos existem pessoas aqui, que tal como eu, gostam mais de a ver a p&b. No entanto, tu, e certamente muitos outros, gostam mais dela a cores. É uma maravilha isto e vai ser isto que me vai fazer continuar neste hobby. A p&b ou a cores, se de alguma forma a foto te disse alguma coisa, já fico feliz por isso. Thank you.

boas,

queria pedir-te, se não incomodar, se me podias arranjar essa mesma foto mas em sépia.

abraço ;)

Bem, já temos cores e p&b...só faltava mesmo o sépia:p Cá vai:

link

Cumps,
michael c
 
Última edição:
gosto bastante das fotografias do tema "casas abandonadas" :) a 1 tem umas texturas e luz soberbas e a 2 está com um enquadramento muito bem escolhido. de todas as do tema, na minha opinião a que tens em destaque é que me diz menos, é aquela mais "confusa" em termos de composição.

gosto da forma como "trabalhas" (not as in photoshop) a luz nas tuas fotografias. ;)
 
Obrigado grandenaboverde. A que está em destaque foi aquela que, em termos de composição mais me limitou pela impossbilidade de fazer outro enquadramento. Mesmo assim gosto da foto, não pela luz, não pelo enquadramento mas apenas e só pelo motivo.

Confesso que tenho alguma obsessão pela luz e tento tirar o máximo partido dela. Isto nem sempre é bom porque, por vezes, fico mais agarrado à luz do que ao próprio motivo. Acredito que é a luz que dá a forma à fotografia e, muitas vezes, em vez de procurar um bom motivo, procuro algo com boa luz.:p Mas sim, de uma forma geral, tento trabalhar o melhor que posso este factor nas fotografias que faço. Bom olho da tua parte.;)

O teu testemunho vem dar novamente força à "pole position" da fotografia 1 do tema casas abandonadas. Pessoalmente gosto também muito da 2 que referiste. Obrigado pelo teu comentário, volta sempre.:)

Cumps,
michael c
 
hello again,

michael c um grande obrigado pela foto ;)


grande galeria já agora !

e a minha favorita foi a que alteraste para sépia.

abraço ;)
 
EstagiarioIT, muito obrigado. Como já disse, é esta a beleza da fotografia, diferentes percepções. Se gostaste dela em sépia mais do que de outra forma, excelente.

Volta sempre para veres as novidades que vou colocando. A galeria de grande só tem mesmo a paixão das pessoas que andam por aqui.:p Mas fico feliz se houve fotos de que gostaste.

Cumps,
michael c
 
passo cá todos o dias.

nem que seja para ver as memas fotos :p

um facto é que é uma grande galeria.

gostei de várias fotos embora seja aquela a que mais me "prendeu".

continua ;)

cumps ^^
 
Toda aquela série das casas abandonadas está bastante interessante, mas a foto com que mais me identifico é esta. No global acho que esta foi das mais bem conseguidas, enquadramento, bokeh, luz suficiente no objecto... ainda que se veja o reflexo do que penso ser a fonte de luz, gosto bastante!
 
@EstagiarioIT: Obrigado pela força, farei os possiveis por manter a galeria actualizada. Nem sempre é fácil conseguir fotos apresentáveis. Vai passando por cá e deixando opinião, é sempre bom saber o que os outros pensam sobre as fotos que fazemos. Faz uma galeria tb, seria com gosto que eu iria lá espreitar tb, eheh.

@Make.Love: Obrigado. É das minha fotos preferidas também. De facto é engraçado o que por vezes se consegue fazer com o que está mesmo ao nosso lado. Ainda bem que gostaste.

@Oldman: Engraçado essa ser a foto com que mais te identificas. Mas, não gostando tu de ver pessoas nas fotos, acho que consigo perceber porquê.:D Quanto à do relógio foi de facto uma pena não ter um polarizador na altura, ficou de facto um ligeiro reflexo da fonte de luz...mas mesmo assim gosto muito dessa foto, apesar de tecnicamente esse pormenor ser condenável. Fico feliz por teres visto por aqui fotos de que gostaste, volta sempre.:)
 
grande foto essa em destaque !

tirada em movimento?

espectaular, as cores, a nitidez das formas, muito boa !

= D

cumps ^^
 
Obrigado EstagiarioPT. Foi tirada em movimento sim, não digas a ninguem.:D Queria que tivesse mais efeito motion blur mas não deu. Conduzir e calibrar a camara ao mesmo tempo é complicado. Para tirar a foto com o enquadramento que queria não foi fácil mas lá consegui.

Fico feliz por teres gostado.;) Obrigado pela visita.

Cumps,
michael c
 
Tu és um perigo... lolol Por mim cortava-se o "resto" do carro e gostava de ver melhor a estrada, mais clara. Tirando isso está impecável. :)
 
Thank you. Perigo? Mais ou menos:D Ela tava mais clara, eu é que lhe dei alguma pós-produção de forma a realçar o brilho da estrada. Gostava que tivesse mais motion blur mas não deu, fazer regulações numa SLR e conduzir ao mesmo tempo é para esquecer...:rolleyes:

Obrigado pela tua opinião, volta sempre;)

Cumps,
michael c
 
Obrigado Rui. Glad you like it:p Talvez ficasse melhor de facto com o resto do carro cortado. Tenho de experimentar.;)

Nova foto em destaque. Foi também adicionada uma nova categoria designada "Estudio / Lightbox". Agora que já tenho lightbox e algum equipamento amador de iluminação espero poder colocar mais frequentemente fotos feitas em casa com a utilização destes auxiliares. É algo de que gosto bastante este tipo de fotografia. Enfim, espero que gostem da que coloquei e que possa ser a primeira de muitas.;)

Como sempre estejam à vontade para comentar.:p

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Muito bom esse brilho e luz da foto em destaque. Uma Lightbox digna do seu nome.
Também gostei da madeira por baixo da garrafa. Acho que continua a ser um dos materiais mais agradáveis de ver :)
 
Última edição:
impecável esta foto da garrafa... muitas vezes quando se houve falar em "lightbox", associa-se a muita luz... eu próprio cometo esse erro, como é fácil observar na minha galeria :D...
de qualquer forma, não é necessária uma iluminação exagerada para sairem boas imagens... aí está a prova...
Já agora, conseguias disponibilizar o exif da foto..!?
Pelo menos a velocidade e a abertura...!?
Obrigado e parabéns...
 
Obrigado Penumbra:p Por acaso esta foto foi feita fora da lightbox, mas já fiz algumas dentro da caixa e em certos pontos os resultados são ainda melhores. Esta foto em termos de iluminação é bastante dificil de conseguir. Tudo o que seja garrafas é complicadissimo de fotografar por causa dos reflexos. Mas também gostei do resultado, embora tecnicamente tenha ainda bastantes defeitos. Mas para primeiro ensaio até que gostei do resultado. É bom saber que tambem apreciaste a foto, eheh. A madeira dá aquele toque rústico.

Obrigado pela visita.

Obrigado jmmsmm. Gosto que gostes da foto.:p Quanto ao exif cá vai:


Camera: Nikon D70s
F-stop: f/2.8
Exposure Time: 1/40 sec.
ISO: 200
Exposure bias: +5.0 step
Focal Lenght: 50mm

Lente: Tamron 17-50 f/2.8


Devo acrescentar que tecnicamente esta foto está mal executada no que diz respeito à abertura utilizada. Para fotos de produtos devem ser utilizadas aberturas mais pequenas para garantir uma profundidade de campo mais longa (algo entre f/8 e f/11 está bom). Contudo, dado eu não ter ainda tripé sou obrigado a tirar estas fotografias handheld o que complica muito em termos de abertura. Mesmo assim esta acabou por não ficar má, mas de qualquer forma é incorrecto utilizar uma abertura tão grande neste tipo de fotografia.

Para quem tiver interessado no esquema de iluminação utilizado nesta fotografia fica aqui uma especie de making-off::D

Esquema de iluminação utilizado na foto da garrafa


Como podem ver ainda é um esquema algo complicado, deu algum trabalho a fazer. Basicamente uma garrafa deve ser fotografada em contra-luz para evitar reflexos. É utilizada uma luz com difusor num angulo de 45º por tras da garrafa. À frente para iluminar o rótulo que de outra maneira iria ficar escuro, é utilizado um reflector branco (neste caso utilizei cartão k-line). Dos lados, e para criar o corpo da garrafa são utilizados mais dois reflectores que reflectem a luz de cima. Para iluminar o gargalo da garrafa utilizei outra fonte de luz difusa vinda de baixo que é reflectida por outro reflector. Para dar aquele tom dourado à base utilizei papel reflector dourado por trás da garrafa que reflectia a luz que vinha de cima para a garrafa. Basicamente é isto como podem ver pela foto.:D

Quanto à lightbox que fiz acabou por não ficar muito barata. Ficou em 60€ com iluminação. É toda feita em K-Line, comprei ainda um pano branco e outro preto. Levou ainda umas bagetes em plástico pretas para o acabamento. Queria que fosse apresentável porque quero utilizar a mesma para fotografias de produtos em eventuais clientes e não podia aparecer lá com uma caixa à base de um cartão velho porque iria dar mau aspecto. Fica uma foto da mesma:


A minha lightbox:p


Testes ainda fiz poucos mas parece-me ter uma difusão de luz excelente mesmo. Brevemente ponho aqui algumas. Tem 60cm de largura, 40cm de altura e profundidade. Não se deixem enganar por esta foto, ela dá muita luz, eu nesta foto é que fechei o diafragma para não queimar a foto com tanta luz. Fica aqui a mesma foto que está em destaque mas fotografada dentro da lightbox para que possam comparar e ainda outra de uma garrafa de vinho que já está tambem adicionada à categoria "Estudio / Lightbox" e que também foi feita dentro da lightbox. Não reparem nos vincos do tecido atras, ainda não tinha ido para passar a ferro nesta altura.:D

Versão dentro da lighbox da garrafa


Garrafa de vinho dentro da lightbox


Para terminar deixo ainda uma brincadeira feita com a foto em destaque. Com um jeitinho quase passava mesmo por publicidade:lol:


Publicidade Ficticia com base na fotografia tirada.


E pronto, basicamente é isto. Desculpem o testamento, mas acho importante partilhar este tipo de conhecimentos. Julgo que aprendendo uns com os outros é que poderemos evoluir nesta arte tão unica e desafiante que é a fotografia.;)

Obrigado a quem visita e comenta. Agradeço e tenho todo o gosto nisso.:p

Cumps a todos,
michael c
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo