MEO - Tópico Oficial

As ISP já deixaram de ser rentáveis, tens exemplo em Espanha da VDF, a fusão da Orange e MasMovil....
Isso é um facto os movimentos de consolidação estão aí para ficar (excepto em Portugal que os reguladores acham que dá para 6 ou 7 operadores major).

No caso particular da MEO é de facto rentável e a ser vendida será sobretudo devido à dívida da casa mãe e as polémicas da operação picoas também não ajudaram.

E sendo este um ativo que estará neste momento no auge da sua valorização faz sentido que esteja na linha da frente para realizar dinheiro.
 
Na verdade, já tinha sido registado a 14/11/2023. Possivelmente, foi "repassado" por via de recompra ou por via direito sob marca registada.

Acredito que se a compra acontecer (tomara que sim) mantenham a marca Meo em operação. Porém, por mim, acabava com esse nome de má memória tamanhas as trapaças cometidas. A Iliad tem um status de elevado valor a defender, o qual não se coaduna com o histórico anti concorrencial e pró-cartelização da Meo.

Na Polónia, após aquisição de uma operação presente, guardaram a marca "Play". Na Itália, sendo uma operação de raiz, utilizam o nome do grupo ("Iliad") como marca comercial. Em França, no seu mercado de origem, utilizam como sabido a marca "Free".
 
Última edição:
aqui podia ser “Livre” :002:
Faz sentido que promovam gradualmente a marca "ILIAD" nos novos mercados. Possuir um nome comercial comum em diversos países é sempre uma mais valia.

A ILIAD, na verdade, está já "presente" em outros mercados além de França, Itália e Polónia. O seu fundador, Xavier Niel, tem adquirido participações estratégicas em várias empresas/negócios já presentes em outras geografias e não somente na área das telecomunicações.
 
Não sei (quem comprar) se acabam com a marca MEO, o dono da Altice tinha planos para isso e mudou de ideias rapidamente ao perceber que a marca MEO tem o seu espaço no panorama português, é só ver o que aconteceu com a Altice empresas pouco tempo depois virou para MEO empresas.
 
Não sei (quem comprar) se acabam com a marca MEO, o dono da Altice tinha planos para isso e mudou de ideias rapidamente ao perceber que a marca MEO tem o seu espaço no panorama português, é só ver o que aconteceu com a Altice empresas pouco tempo depois virou para MEO empresas.
Também não sei. Se a ILIAD for a vencedora, acredito que o possam fazer futuramente quando já tudo estiver em sentido convergente.

O marca MEO tem a sua relevância e acarretará custos enormíssimos aquando de uma possível mudança, mas já tivemos outros exemplos de envergadura (ZON -> NOS) e hoje em dia já "ninguém" se lembra que existiu uma ZON.

Se a ILIAD for compradora e se optar pela mesma estratégia que pratica em outros mercados, fará enorme sentido (a meu ver) a mudança do nome do operador. Não podemos esquecer que a MEO, apesar de líder, terá (finalmente) uma ameaça considerável (DIGI) à sua hegemonia enquanto líder incontestado. Uma "renovação" de posicionamento irá certamente ser exigível aos 3 do cartel.

Se, pelo contrário, a ILIAD atuar "menos agressivamente" (já que estarão desde logo em posição dominante no mercado), talvez possa fazer sentido a manutenção da marca MEO.

A ver vamos... Ainda recentemente o "Altice Arena" voltou a ser "Meo Arena". Quem sabe se um dia "ILIAD Arena" :shifteye:
 
Última edição:
Também diziam maravilhas da Altice e só mudou o nome, os velhos hábitos portugal telecom cartelista continuou. o novo dono pode se chamar o que quiser, desde que não seja mais do mesmo com novo dono/ nome.
A Altice jamais pode ser comparada à ILIAD. Altice é basicamente uma empresa (um empresário) que investe massivamente para gerar lucros imediatos.

A ILIAD também o é, mas vai muito além disso, tendo por hábito crescer organicamente. O seu fundador Xavier Niel construiu uma empresa vanguardista, inovadora e de boa memória para os seus clientes onde quer que opere. A ILIAD (Free) foi o turbilhão no mercado francês (há já muitos anos atrás) e acabou com um mercado cartelizado, à semelhança do nosso, onde a Orange (France Télécom) era dona e senhora de todas as orientações.

Xavier Niel aplica a mesma receita em Itália, Polónia e noutros negócios onde possui participação. Os resultados estão à vista, a ILIAD é já o 6° operador a nível Europeu e declarou pretender ser 3° num prazo espaço de tempo.

A SFR/Numericable (Altice) em França nunca fez diferente do que faz aqui uma NOS ou uma Vodafone PT. A Bouygues Télécom também pouco acrescemtou de vantagem ao cliente.

Muitas das inovações mundiais nas telecomunicações foram concebidas pela ILIAD. Um exemplo concreto, é a 1a box 3P a nível mundial.
Seria um enorme prazer ver uma ILIAD em Portugal com uma visão comercial completamente díspare daquilo a que fomos sujeitos por décadas.

Entregar a MEO a um dos outros candidatos seria tão somente manter a mesma trajetória que bem conhecemos.
 
Última edição:
Atenção.Tenham calma. O registo de "iliad.pt" não quer dizer muito. Apenas estão se precaver, pois quando existem negociações de conhecimento público há sempre aqueles espertalhões que compram domínios com a esperança de revender por uma quantia alta. Registar um domínio com validade de um ano também só custa tuta e meia. Nada de especial. Aliás, foi mesmo o grupo Iliad que comprou o domínio? Como conseguem ver? E porque o jornal económico removeu a notícia do site deles? É de estranhar.
 
Última edição:
Atenção.Tenham calma. O registo de "iliad.pt" não quer dizer muito. Apenas estão se precaver, pois quando existem negociações de conhecimento público há sempre aqueles espertalhões que compram domínios com a esperança de revender por uma quantia alta. Registar um dómínio com validade de um ano também só custa tuta e meia. Nada de especial. Aliás, foi mesmo o grupo Iliad que comprou o domínio? Como conseguem ver? E porque o jornal económico removeu a notícia do site deles? É de estranhar.
Algum passarinho disse-me que foi uma brincadeira e estava barato o domínio nessa altura 🤫.
 
A iliad não tem por hábito mudar o nome das empresas que adquire.

Play, Eir, Monaco telecom (nem as subsidiarias Epic Malta e Epic Chipre).
Aliás, nunca houve sequer vontade de mudar a Free para Iliad.

Não que a Meo tenha grande peso (pagou-se imenso dinheiro para criar um nome que deriva de um erro ortográfico), imensa gente ainda chama PT à Meo.
 
Em França "Free" é muito simpático quanto à fonética e assenta que nem uma luva no slogan "Merci Free" já há muito utilizado.

Existe uma forte canalização de comunicação que termina na vantagem da palavra "Free" (em inglês "gratuito" como bem sabemos) por exemplo, os famosos "Free days" em que a marca promove uma forte campanha na aquisição de dispositivos móveis com reduções expressivas e possibilidade de prestações sem aumento do custo global.

Já na Itália, o nome "Iliad" soa perfeitamente bem quando dito em Italiano.

Em Portugal fico na dúvida se Iliad seria "comercialmente" atrativo.

Em todo o caso, como disse o d4vid10, o domínio só foi comprado por salvaguarda e se não foi a própria Iliad a fazê-lo não será difícil recuperá-lo. Não é incomum empresas reservarem uma data de domínios familiares que possam ser confundindos pelo utilizador ou usados de forma premeditada.

Estou convicto de que Patrick Drahi queira encontrar um comprador certo para a Meo antes do início da oferta comercial da DIGI.
 
O domínio foi adquirido na AMEN com 1 ano grátis
Depois foi pedida a sua remoção no DNS.PT pelo proprietário. E entretanto foi registado na gandi.net dia 16 também por... 1ano.

A empresa não tem nada a ver com isso.
No entanto se quiserem o endereço basta solicitar com fundamentação legal e tá feito. Não há pagamentos.
 
A Altice continua mais interessada em vender a sua rede FTTH fora da esfera do produto MEO. A ver vamos, pode nem haver sequer negócio, visto a Altice estar a pedir 8 a 10 mil milhões pela sua filial portuguesa… e nestes moldes a Saudi TELECOM acena com 8,5 mil milhões de euros, só que aí Bruxelas e o governo português deverão colocar restrições… vai ser uma longa novela até haver algum fumo negro ou branco.
 
Back
Topo