Media Center - Home Made... Conselhos???

Boas pessoal, desculpem se houver ja algum tópico sobre isto, mas através da pesquisa não encontrei nda.

É o seguinte, comprei um disco externo media center (Zaapa ZC-MHHDM Media Center 500gb ...HDMI...USB 2.0..HDD...etc), só que apesar de ele filtrar os ficheiros de video, imagens, musica em pastas diferentes pré definidas...queria criar subpastas dentro dessas, com categoria de filmes...nome de albuns etc

Alguem me sabe dizer como fazer isto? Ou alguem sabe se da para alterar o software de leitura do proprio media center?

Cumps
 
Última edição:
Estive a ver reviews, e vou sem duvida para a Gygabyte, é indiscutivelmente melhor (cerca de 10€ mais cara).

Já tem HDMI e DVI (dá-me jeito o DVI), e saída de som óptica.

Vou ver se alguém vende usado, caso contrário, terei que desembolsar dinheiro...

- Alguém me sabe dizer a diferença entre o chipset 780G e 790GX?

- E já de agora, as diferenças entre duas Gygabyte's: GA-MA78GM-S2H e GA-MA78G-DS3H?

Já tenho resposta à 2ª questão :p

A 1ª é ATX, a outra micro-ATX, tem uma porta e-sata, solid capacitors, menos uma porta sata (tem 5), 1 pci-express de 1x, a 2ª tem 3.

A 1ª parece-me melhor :)
 
Última edição:
Acho que te enganaste. GA-MA78GM-S2H é micro-ATX e GA-MA78G-DS3H é ATX, ou seja, a primeira é micro-ATX e a segunda é que é ATX! ^^

Quanto ao tópico, só posso dar os parabéns por todas as contribuições, e depois de ler as 48 páginas, fiquei com uma noção para um HTPC. Mais tarde posto aqui a configuração que tenho em mente.

 
HTPC - Planeamento

Como disse no meu post anterior, estou a pensar em montar um HTPC para a minha sala. É para o ligar a um LCD FullHD de 40" da Samsung (aproveito a oportunidade para dizer que estou muito satisfeito com o LCD).

Depois de ler todo o tópico e juntamente com os meus conhecimentos na área da informática aqui está o que penso ser uma boa solução:

htpcpv4.jpg



  • A caixa é a tão falada NOX Media preta com o comando da Imon.
  • Pelo que percebi com esta motherboard e processador consigo assistir filmes em 1080p sem quaisquer problemas e sem a necessidade de comprar uma placa gráfica.
  • Reparei que já há à venda motherboards da gama 790G. Acham que vale a pena investir mais dinheiro num desta gama, ou a configuração actual é mais que suficiente para o pretendido?
  • Quanto à RAM (DDR2) ainda não está nada decidido já que vou usar o Windows Vista Ultimate 32 bits e como tal ele só irá reconhecer 3.2GB. No entanto tenho uma dúvida. Por exemplo, na descrição da memória acima apontada na tabela diz o seguinte: 'Modelo: OCZ2P8004GQ, 800 Mhz a 4-5-4-18.
    Kit de 4 Gb composto por 4 x 1 Gb;
    Módulos com dissipadores XTC e excelente relação preço/qualidade;'
    . O que significam os números destacados? Ainda não percebi. Quanto maiores melhor ou o contrário?
  • Fonte modular, não há muito a dizer. Posso conectar apenas os cabos que preciso certo?
  • Vou usar apenas um disco de 250GB porque conto com um externo.
  • Por enquanto não preciso de nem de leitores/gravadores nem de placas TV.

Apenas mais uma dúvida. Eu estive a ver uma palca gráfica da ATI (a HD 4850) e dizia que suportava até 1080i. Então ao assistir a filmes em 1080p o máximo que terei será 1080i?

Desde já, muito obrigado!
 
Última edição:
Porque vais para essa board e não para uma GA-MA78GM-S2H?

É micro-ATX, o que dá jeito (menos espaço), uma porta e-sata, e tem solid capacitors.
 
Mas pelo que sei a GA-MA78GM-S2H não suporta Dual Core. :(

Edit: Pelo que li parece que suporta.

Afinal suporta ou não? Se suportar mudo para a
GA-MA78GM-S2H sem quaiquer exitações.
 
Última edição:
Eu comprei a Asus M3N78-PRO em vez da gigabyte, vi umas reviews que conbinada com um 4850e tinha uns consumos menores.

THERMALTAKE DH-101 (VF7001BNS) 193,40 €
SAMSUNG 750GB SATA II 32MB 82,80 €
LC-POWER 550W SILENT GIANT GREEN V2 (LC6550GP) 41,40€
AMD ATHLON X2 4850E (2.5GHZ) BOX SKT AM2 66,60 €
TEAM ELITE KIT 2GB DDR2 800 36,60€
ASUS LEITOR DVD 18X E818A BLACK+WHITE (SATA) 16,30 €
THERMALRIGHT SI-128 SE 37,80 €
Asus M3N78-PRO 80,70€


Total: 555€

Os preços são todos da mesma loja, se procurarem melhor tv de pra poupar alguns € , para mim, pareceu-me a opção mais equilibrada.
Ja tenho o material todo, assim que tiver a sala arrumada, posto fotos do bixo.
 
Última edição:
Mas pelo que sei a GA-MA78GM-S2H não suporta Dual Core. :(

Edit: Pelo que li parece que suporta.

Afinal suporta ou não? Se suportar mudo para a
GA-MA78GM-S2H sem quaiquer exitações.
Boas...o suporte para os processadores é o mesmo. Dá para dual, triple e quad AMD.

Agora, estas duas boards são quase iguais, mudando apenas o formato S2H-mATX e a DS3H é uma ATX. Pelo que vi na tua escolha, a caixa suporta ATX.

Se um dia quiseres comprar uma caixa mATX por ser mais pequena, tens que comprar a S2H. Se fores manter a caixa, ao comprares a ATX só estás dar uso ao potencial de caixa que compraste. Só poupas espaço dentro da caixa, porque fora n :).

Cumps
 
Sendo assim vou comprar GA-MA78GM-S2H que apesar de ser microATX tem algumas extra features e estive a ver uma review e realmente fiquei espantado com a motherboard.

Alguém me responda às outras dúvidas por favor.

EDIT:

Com a alteração na motherboard, a configuração fica da seguinte maneira. Portanto só me falta ajustar a RAM e penso que fico com uma boa configuração:
htpc2yj3.jpg

 
Última edição:
Para mim é melhor processador que esse, tem um consumo melhor do que esse, é mais barato e tem boa capacidade de overclock no caso de quereres mais.

Se a tua duvida é se ele aguenta com 1080p podes estar descansado que a tua grafica onboard é que vai tratar disso e aguenta à vontade com os 1080p sem soluços.
 
htpc3ww9.jpg


Pronto! Agora só gostava que me esclarecessem a dúvida em relação aos números (x-x-x-x) das memórias.

Só 1 conselho, é para ver HD (mkv's) ? E vais guardar os filmes e as séries durante um tempo no HTPC?
Tou a fazer esta pergunta, porque eu montei um HTPC e tenho la guardado as minhas musicas e as da familia (40 GB) e tenho também guardado umas séries e mais um filmes (Divx) e quando guardo também alguns filmes (mkv's) fico com o disco praticamente cheio e o meu disco é de 500GB.

Um conselho é comprares um disco maior, pelo menos de 500GB.
 
Se a tua duvida é se ele aguenta com 1080p podes estar descansado que a tua grafica onboard é que vai tratar disso e aguenta à vontade com os 1080p sem soluços.

Não é verdade. Depende da forma como é feito o encode do filme. Portanto não é assim tão simples. Já para não falar que o codec mais famoso, o ffdshow, não utiliza o GPU no decode h264.

Grátis só o KMPlayer e o MPC-HC (meu preferido) é que fazem decode 1080p no GPU, sempre com a condição de o encode do filme ser compativel com o DXVA, caso contrário o CPU levanta-se.
E em filmes 'pesados' podes crer que esse CPU não se aguenta. Nesses casos só o CoreAVC é que safa.

Montar um HTPC para tirar partido das funcionalidades do hardware não é uma coisa linear.
 
htpc3ww9.jpg


Pronto! Agora só gostava que me esclarecessem a dúvida em relação aos números (x-x-x-x) das memórias.

Boas
Não precisas de memórias tão "boas" , muito menos tão caras ,um kit de 2x1024mb DDR2 800 ,chega e sobra ,algo dentro dos 35 euros , essa fonte também não tem sentido ,uma lc power 550w c/fan de 140 por 45 euros faz o trabalho e é silenciosa , poupas quase 100 euros e ficas tão bem ou melhor servido... Caso queiras 4gb de memória tens kits de 2x2048 mb , por 66 euros...
Tens loja em Lisboa com melhores preços e que para encomendas on-line superiores a 250 euros ,pago por transferencia bancaria ,ofereçe os portes em encomendas inferirores a 30 kg (isto caso sejas da zona do Porto). A ver bem ,tens ai ***** como opção, e penso que la arranjas todos esses componentes a bons preços ,em vez de saltitares de loja em loja ...

cumps
 
Back
Topo