Máquinas de Café Automáticas

É apenas um problema de acertar na configuração. Assim que consigas vais ver logo a diferença.

Tenho uma Dinâmica e não troco por nada, que espectáculo!!! Vim de Nespresso e agora sim posso dizer que bebo um bom café!

Comprei alguns lotes de lavazza crema e aroma, gusto pieno, kimbo prestige, kimbo extra cream

O moinho tenho deixado entre o 1-2 e a intensidade no 3
Processo igual, vim de nespresso e tenho a Dinamica. É logo outro mundo!

Já andei pelo Crema e aroma e achei o muito torrado. O último que comprei e ainda estou a beber é o café Pena (lote Pena). Posso dizer que é muito bom.
 
Magnifica S
ECAM11.112.B

Comprei directamente no site da Delonghi Portugal.
Vinha na posição 5 do moinho, mas não trazia qualquer lote de café.
Tenho na posição zero com o doseador no máximo, as borras em geral saiem secas e compactas.
Gasto praticamente só lotes maioritariamente Robusta (Lavazza e Kimbo)
Vou testar esses lotes também e logo dou feedback sobre a posição do moínho que precisei.
 
Sim muito acido.

Experimentei no ponto que a maquina veio, penso que era o 6 ou 7. Depois passei para o mais fino 1 e maquina engasgou-se. No ponto 3 só saia a gotas. Por isso 4/5 deve ser o ideal.

Temperatura no maximo. Intensidade testei na media e no maximo.

Quero acreditar que tb é mesmo por não gostar no grão. Mandei vir outros da Lavazza (espresso barista intenso, crema e aroma) e Blue Java da Zoegas para testar.

Não me considero exigente, mas estava a contar com uma diferença para melhor logo à partida passando de uma Dolce Gusto para uma superautomatica. Infelizmente, não foi o caso. Mas ainda tenho esperança! É continuar a testar.

Por exemplo, achei o capuccino optimo. E o café longo também estava bom.
pois o tipo de cafe nao ajuda, é um "blondie" arábico extremamente floral, e nesses cafes e muito dificil acertar com o sabor certo, por isso esta muito acido, baixa a temperatura para o meio, e tenta novamente talvez no 4.2, tira 4 cafes antes (para o lixo) para a maquina afinar o doseador, depois tiras um cafe com os 3 graos de intensidade e outro com 2 e vez qual gostas mais, se nao gostares na mesma vem aqui dizer o que sabe (se agora muito auguado, ou igual) no entanto esse tipo de sabor nao agrada a todos uma vez que nao é o sabor típico de cafe que estamos habituados quando vamos a um café de rua. Para "o café de tasco" talvez de supermercado o sical clássico se adeque mais.



Esse é o biológico? Pelo menos o biológico 100% arábica, achei muito bom. O robusta biológico também achei muito bom e é mais barato.

O lote Flor da Selva também não me desapontou, achei menos intenso mas muito agradável.

Comprei no mês passado comprei 6 diferentes para experimentar, coloco os preço à frente para terem uma ideia:

- Flor da Selva (Lote Azalea - embalagem dourada) 10,5€ + iva
- Bio Etiopia (100% arábica) 20€ + iva
- Bio Tanzania (100% robusta) 13€ + iva
- Brasil Goiano (100% arábica) 19€ + iva
- Brasil Goiano Reserva (100% arábica) 19€ + iva
- Brasil Santos (100% arábica) 12€ + iva

Já agora malta, não sei se me conseguem ajudar. Não tem nada a ver com o comentário anterior mas aproveito o post.

A minha ECAM 350.15.B veio configurada no nível 5 do moinho. No entanto sempre que baixo do nível 5 o café deixa de fluir normalmente. Começa a sair ás pingas. Sinceramente nunca me chateou muito porque para mim o café está bom nesta configuração de fábrica, no entanto sinto curiosidade em testar outros níveis.

Já me disseram que o moinho pode estar demasiado fechado e que isto terá de ser corrigido num serviço técnico. Se realmente estiver mais fechado que o normal, da-me a entender que o meu nível 5 poderá corresponder a um outro número inferior a 5, já que se eu mudar para o 4 deixo de conseguir extrair café.

Alguém teve algum comportamento semelhante?
O 100% robusta nao provei, como gosto de sabores mais complexos e aromáticos tenho medo do que posso encontrar num 100% robusta, Dos "100%s" provei o 100% arabica biológico e agora o normal so 100%, são os dois excelentes e bastante complexos no sabor, apesar de serem cafés de lote mas com torras muita recentes fazem uma crema incrível e aveludada


Relativamente ao moinho, e isso que dizes, ou seja nao ha uma métrica de afinação, por isso que o meu no 4 pode ser diferente do teu no 4, agora isso não é critico pq o teu 4 é o meu dois, se te chatear muito, recorre a um serviço técnico mas eu nao vejo problema, o único que poderia existir era se quisesses "muito aberto" mas ai ias beber chafé, por isso brinca de 7 ao 3,5 e já tens ai muitos sabores a explorar, mais a variante temperatura..... o mesmo café pode ir de bom a terrível
 
Última edição:
pois o tipo de cafe nao ajuda, é um "blondie" arábico extremamente floral, e nesses cafes e muito dificil acertar com o sabor certo, por isso esta muito acido, baixa a temperatura para o meio, e tenta novamente talvez no 4.2, tira 4 cafes antes (para o lixo) para a maquina afinar o doseador, depois tiras um cafe com os 3 graos de intensidade e outro com 2 e vez qual gostas mais, se nao gostares na mesma vem aqui dizer o que sabe (se agora muito auguado, ou igual) no entanto esse tipo de sabor nao agrada a todos uma vez que nao é o sabor típico de cafe que estamos habituados quando vamos a um café de rua. Para "o café de tasco" talvez de supermercado o sical clássico se adeque mais.




O 100% robusta nao provei, como gosto de sabores mais complexos e aromáticos tenho medo do que posso encontrar num 100% robusta, Dos "100%s" provei o 100% arabica biológico e agora o normal so 100%, são os dois excelentes e bastante complexos no sabor, apesar de serem cafés de lote mas com torras muita recentes fazem uma crema incrível e aveludada


Relativamente ao moinho, e isso que dizes, ou seja nao ha uma métrica de afinação, por isso que o meu no 4 pode ser diferente do teu no 4, agora isso não é critico pq o teu 4 é o meu dois, se te chatear muito, recorre a um serviço técnico mas eu nao vejo problema, o único que poderia existir era se quisesses "muito aberto" mas ai ias beber chafé, por isso brinca de 7 ao 3,5 e já tens ai muitos sabores a explorar, mais a variante temperatura..... o mesmo café pode ir de bom a terrível
Qual era a percentagem de robusta/arábica do lote Sical clássico?
Tenho esta que serve perfeitamente
Também uso a mesma
 
Não encontro essa info em lado nenhum mas pelo sabor ( diria 90-10 ) 90 de robusta
E um café bastante amargo e eu detesto-o porque aprecio algo mais complexo e doce mas tem muitos fans aqui no fórum
Eu tambem não adoro o Sical, partilho do mesmo gosto, não sou fã de café amargo e acido.
Tentem o Nicola Rossio, Nicola Bocage tambem não é mau, mas prefiro Rossio. É relativamente em conta e na minha opinião muito bom
 
Que massa voces usam para colocar no grupo ?

Eu so lavo e nunca coloco massa, mas estou a pensar comprar esta que colocaram aqui

Massa grupo

Uso esta, na altura comprei com uma promoção. Mas acho que não interessa muito a marca desde que seja alimentar.

Relativamente ao moinho, e isso que dizes, ou seja nao ha uma métrica de afinação, por isso que o meu no 4 pode ser diferente do teu no 4, agora isso não é critico pq o teu 4 é o meu dois, se te chatear muito, recorre a um serviço técnico mas eu nao vejo problema, o único que poderia existir era se quisesses "muito aberto" mas ai ias beber chafé, por isso brinca de 7 ao 3,5 e já tens ai muitos sabores a explorar, mais a variante temperatura..... o mesmo café pode ir de bom a terrível

Pois, eu em qualquer lote que experimente nunca consigo baixar mais que o 4 (no meu último post tinha dito que era 5, mas na realidade é a posição 4). Acredito que seja mesmo o moinho que esteja demasiado fechado. Sinceramente acho que vou deixar de me preocupar com isso uma vez que gosto da maneira como sai o café. Quanto muito poderei procurar um serviço autorizado perto da minha residência e vou lá meter conversa.

Ainda ontem a máquina pediu-me para fazer a descalcificação. Após a descalcificação tirei dois cafés. Enquanto era moído o café para o primeiro, passei para a posição 3 do moinho. Saíram bem e pensei que realmente era mesmo derivado aos lotes que tinha utilizado anteriormente.

Hoje de manhã tirei mais dois. O primeiro voltou a sair razoavelmente bem, no entanto o segundo já veio com o mesmo problema.

O 100% robusta nao provei, como gosto de sabores mais complexos e aromáticos tenho medo do que posso encontrar num 100% robusta, Dos "100%s" provei o 100% arabica biológico e agora o normal so 100%, são os dois excelentes e bastante complexos no sabor, apesar de serem cafés de lote mas com torras muita recentes fazem uma crema incrível e aveludada

Eu por acaso fiquei muito surpreendido com o robusta (Tanzania), isto porque já tinha gostado muito do Expresso Classic da Kimbo que tinha vindo com a máquina e este não ficou nada atrás. Mas lá está, se gostas de aromas mais complexos não vais gostar deste, porque eles são muito parecidos.

Entretanto comprei o arábica, embalagem verde para experimentar. Estou a avaliar entre os lotes mais económicos quais os que mais gosto para me 'fidelizar' por uns tempos.
 
pois o tipo de cafe nao ajuda, é um "blondie" arábico extremamente floral, e nesses cafes e muito dificil acertar com o sabor certo, por isso esta muito acido, baixa a temperatura para o meio, e tenta novamente talvez no 4.2, tira 4 cafes antes (para o lixo) para a maquina afinar o doseador, depois tiras um cafe com os 3 graos de intensidade e outro com 2 e vez qual gostas mais, se nao gostares na mesma vem aqui dizer o que sabe (se agora muito auguado, ou igual) no entanto esse tipo de sabor nao agrada a todos uma vez que nao é o sabor típico de cafe que estamos habituados quando vamos a um café de rua. Para "o café de tasco" talvez de supermercado o sical clássico se adeque mais.

Exacto, ficou arrumado. Serve para os cappucinos xD

Agora estou a experimentar o Lavazza Expresso Barista ( ) muito melhor que o ORO, mas ainda n~ºao posso dizer que é este 'o tal'. Tenho de experimentar mais. Estou à espera do Lavazza Crema E Aroma Blue ( ) e o Zoegas Blue Java (https://i.imgur.com/VREIsWI.png)

Também quero experimentar outros menos intensos como o SuperCrema da Lavazza e mesmo outros de supermercado Sical, Buondi, Delta. A ideia era poupar no custo do café por isso dava jeito não ultrapassar os 20/25eur por Kg.
 
Chegou a encomenda.. vou começar pelo segafredo.
IMG-20240120-143724.jpg
 
E pronto já comprei uma delonghi automática ECAM250.23.SB por 296€, no próprio site.
A regulação de café não foi difícil,moinho 1.5 e o café que eles ofereceram é bom....agora para quem gostava daqueles cafés forte da Nespresso, o que aconselham?
Eu sei que varia de paladar mas é só para ter uma ideia.

Ah e lembro-me em tempos de alguém falar por aí num site com bom café e bons preços, se pudessem partilhar agradecia
 
Back
Topo