Magalhães (Caracteristicas no 1º post)

Magalhães atrai Microsoft e Samsung


Uma fornece componentes; a outra instala o Windows – além da Intel, o pequeno computador Magalhães vai contar com a participação das gigantes Samsung e Microsoft.

Chips da Intel, hardware da Samsung e Windows da Microsoft são os ingredientes do Magalhães, o computador de baixo custo, destinado aos alunos do primeiro ciclo.

Apesar de a Microsoft já ter começado a marcar uma posição, alguns dos 500 mil portáteis poderão ter também um sistema operativo de código aberto, como o Linux, informa o Diário Económico.

Desde Janeiro, que a J.P. Sá Couto tem vindo a produzir 40 mil computadores Magalhães por mês. O Magalhães destina-se a alunos entre os seis e os 11 anos de idade e «ainda não está fechado, porque estamos a negociar a entrada de capital estrangeiro no investimento», afirmou João Paulo Sá Couto.


fonte

cumps
 
Carissimos, esta thread está presente no hardware novidades.

como tal:

a) a discussão politica não tem espaço para ser debatida aqui. muito menos com atenção primordial, como vinha acontecendo até agora. A discussão que existiu acerca do e-escolas, não acontecerá novamente nesta thread.
b) pretende-se discutir aqui, o magalhães, como um projecto industrial portugues, e como um portatil low cost. As suas finalidades, não serão tema primordial de discussão.
c) projectos existentes, como o e-escolas, ou a falta de projectos deste tipo, para universidades, é assunto ja debatido extensamente em outras threads. Mas, deixo uma nota para quem tanto se queixa das facilidades de acesso a computadores (e não pretendo com isto, tomar posição alguma): primeiro, um aluno do 12º que receba um portatil, ja tem portatil para usar na universidade. um aluno do ensino basico que tenha acesso a computador, vai receber esse computador num momento particularmente favoravel à adaptação ao computador. Caso este computador venha com Linux, é um grande impulso à utilização de software livre, pela nova geração. - esta nota, não se destina a subsequente discussão, nesta thread.
d) os posts removidos desta thread, relativos a discussão politica, serão analisados posteriormente, e, caso a moderação decida que é uma discussão util, poderão ser retomados no forum Geral.
e) Eventuais posts de teor politico, serão imediatamente eliminados.

Continuem a discussão, se o quiserem fazer nos termos establecidos.
 
Última edição:
Mantenham-se no tópico :P

Uma coisa que não percebi e parece-me que ainda não foi esclarecida. Este portatil vai custar 50€ ? (ou os 150€, que seja). Mas isto não é o preço de custo, ou é? É impressão minha que isto é financiado ?
 
Vão ser gratuitos, por 20€ ou 50€ (conforme o escalão).

Segundo li o preço de custo é de 150/180€ por PC.

Também li que vai ser o de segunda geração.

Se vai levar o Atom ou o Celeron isso já não sei,mas pelo preço deve ser o celeron.
 
Vão ser gratuitos, por 20€ ou 50€ (conforme o escalão).

Segundo li o preço de custo é de 150/180€ por PC.

Também li que vai ser o de segunda geração.

Se vai levar o Atom ou o Celeron isso já não sei,mas pelo preço deve ser o celeron.

Existem duas versões, mas acho que a que vai ser comercializada em Portugal irá ser a primeira versão.. aqui podes ver as duas versões;)

http://www.classmatepc.com/productinfo/index.htm#specs
 
Vão ser gratuitos, por 20€ ou 50€ (conforme o escalão).

Segundo li o preço de custo é de 150/180€ por PC.

Também li que vai ser o de segunda geração.

Se vai levar o Atom ou o Celeron isso já não sei,mas pelo preço deve ser o celeron.

A 1ª fornada (2ª geração) vai utilizar o Celeron M 900Mhz e vai haver versões de 256/512Mb de ram e disco rígido SSD ou 30Gb. As versões mostradas na TV eram de 512Mb ram e 30Gb disco.

A 2ª fornada mais tarde será na mesma 2ª geração e utilizará o Atom e certamente novas características.

Temos que ver isto da seguinte forma:
- Magalhães é a marca de venda desta linha de portáteis.
- Dentro desta linha vai haver diferentes versões com diferentes características e diferentes preços.

O custo produção dependerá das características mas deve andar á volta dos 150-180 euros. Certamente haverá algum financiamento do governo e das operadoras TMN, Optimus, etc.
Obviamente que para ele custar 0;20;50 euros tem que haver alguém a financiar e a pagar á JP Sa Couto o custo completo do portátil.

Segundo a JP Sa Couto o portatil tb venderá nas lojas pelos pais mas obviamente que não será a 50 euros, mas sim ao custo de produção + lucros para fabricantes e lojas. Talvez uns 200-250 euros preço nas lojas (?).

Existem duas versões, mas acho que a que vai ser comercializada em Portugal irá ser a primeira versão.. aqui podes ver as duas versões;)

http://www.classmatepc.com/productinfo/index.htm#specs

A versão á venda em PT é de certeza a 2ª versão. A primeira versão tinha um monitor de 7 polegadas e o Magalhaes usa o LCD de 9 polegadas que corresponde á segunda versão.

Ainda não existirá a versão com o ATOM porque a Intel ainda não disponibilizou esse processador para esses portateis. Ainda está em inicios de produção esse processador e devido ao seu grande inicial sucesso a Intel ainda não consegue produzir CPU´s suficientes para abastecer o mercado.
Ta a noticia aqui no forum que a Intel terá shortages desse processador ao longo de Q3 deste ano por isso, so la para o Natal poderá aparecer o Magalhaes com o Atom. Depende somente da Intel.

Se a AMD ou a VIA apresentarem uma plataforma completa como a Intel a apresenta, poderá certamente tb ser adoptada para o Magalhães. O problema é que quer a VIA ou AMD não têm capacidade produtiva que a Intel tem e estes portateis são para ser vendidos literalmente aos pontapés.
 
Última edição:
Vão ser gratuitos, por 20€ ou 50€ (conforme o escalão).

Segundo li o preço de custo é de 150/180€ por PC.

Também li que vai ser o de segunda geração.

Se vai levar o Atom ou o Celeron isso já não sei,mas pelo preço deve ser o celeron.

Parece que leva mesmo o Atom.

Intel is working with the Portuguese government to ship some of the new Classmate 2 PCs with Atom processors to around 500,000 basic-level education students for the upcoming school year, Kwan said.

http://www.pcworld.com/article/149141/2008/07/.html
 
Parece que leva mesmo o Atom.

Essa informação não está correcta. A fornada inicial de 500 mil Magalhães será de certeza com o Celeron M pelo simples facto que a JP Sa Couto está desde Janeiro deste ano a produzir 40 mil portateis mensalmente e em Janeiro nem sequer existia o processador Atom.
O Atom foi lançado em Março.

-----

'Magalhães' à venda até ao final do ano em Portugal

Meta. Já no próximo ano lectivo serão disponibilizados 500 mil computadores

Projecto terá mais investidores além da JP Sá Couto e Prológica

É pequeno, mas resistente aos líquidos e aos choques. Feito para crianças do primeiro ciclo do ensino básico. Mas não só. É para todos os que queiram ter um computador portátil de baixo custo. Por isso, o consórcio formado pela JP Sá Couto e a Prológica que vai produzir o novo portátil Magalhães, ontem apresentado no Pavilhão Atlântico em Lisboa, promete colocá-lo à venda no mercado português já no final deste ano. A garantia foi dada ao DN por João Paulo Sá Couto, um dos dois irmãos donos da empresa que fabricará o PC, em Matosinhos, e que conta com a tecnologia da Intel, bem como da ESC, parceiras tecnológicos do projecto.

João Paulo Sá Couto diz ainda que a empresa se prepara já para "exportar o Magalhães para outros mercados da Europa, para alguns dos PALOP e países da América Latina" com os quais já está a desenvolver contactos.

Já garantida está a encomenda de 500 mil unidades para o Governo português, que pretende disponibilizar já no próximo ano lectivo computador para todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Mas as encomendas podem ser bem superiores se países como a Líbia e a Venezuela vierem a concretizar as compras já apalavradas com o executivo português no âmbito de acordos já assinados.

Como a capacidade de produção actual da fábrica de Matosinhos é de 40 mil unidades por mês, o projecto de ampliação da mesma vai arrancar já, disse o gestor da JP Sá Couto. Sem querer avançar, para já com o valor do investimento em questão, porque à JP Sá Couto poderão juntar-se outros investidores, referiu que nesta fase inicial a empresa prevê criar já 80 novos postos de trabalho directos. Depois, conforme as encomendas, poderá chegar aos 250 novos empregos. Até porque está prevista a construção de uma nova unidade, também em Matosinhos. Além destes há os postos de trabalho indirectos, a criar nas empresas nacionais que irão produzir componentes para o novo PC, que agora será produzido com 30% de incorporação nacional, mas o objectivo é 100%, com excepção dos processadores Intel, como explicou o primeiro-ministro na cerimónia que deu a conhecer a "Iniciativa Magalhães".
http://dn.sapo.pt/2008/07/31/economia/magalhaes_a_venda_ao_final_ano_portu.html

Esta versão a venda nas lojas no final do ano deverá integrar o Atom e talvez um design menos acriançado.

Tb parece haver interesse de produzir alguns componentes em PT que é extremamente positivo. É o que Taiwan fez tendo em seu território as grandes fabricas da Asus, Compal, TSMC etc de produção dos componentes que abastecem o mundo de portáteis.
Conseguiram criar um polo tecnológico. Era bom que Portugal tb criasse um centro tecnológico desse nível, mesmo sendo muito mais pequeno. Mas ja duvido muito que cheguemos a tal nível.....
 
Última edição:
O portatil a nivel de hardware parece que estamos a andar para tras tempo.

intel_silverthorne_via_isaiah_celeron_benchmarks.jpg


CPUspeeds.jpg
 
Última edição:
Não percebo essa afirmação. Como mais poderias ter um computador a ser produzido a um custo inferior a €200? E o hardware que será utilizado não é suficiente para o público-alvo?

Pode não ser, não estou mesmo a ver este PC a aguentar com o Office 2007 ou posterior, e se aguentar, não vai correr de maneira "fluída" e vai puxar bem pelo CPU, pois a RAM é muito pouca...se o meu desktop com um CPU a 3.06Ghz e 512MB de RAM, ve-se á rasca para correr o Office 2007, não tou a ver este com um CPU a 900Mhz, a aguentar-se, talvez com 1GB de RAM ou mais, já se aguenta-se, mas assim não acredito!.

Cumprimentos,
:kfold:
 
Pode não ser, não estou mesmo a ver este PC a aguentar com o Office 2007 ou posterior, e se aguentar, não vai correr de maneira "fluída" e vai puxar bem pelo CPU, pois a RAM é muito pouca...se o meu desktop com um CPU a 3.06Ghz e 512MB de RAM, ve-se á rasca para correr o Office 2007, não tou a ver este com um CPU a 900Mhz, a aguentar-se, talvez com 1GB de RAM ou mais, já se aguenta-se, mas assim não acredito!.

Cumprimentos,
:kfold:
Compreendo onde queres chegar, mas ponho a questão - será que é mesmo necessário instalar um conjunto de programas que custam, na melhor das hipóteses, €100, para ser utilizado por crianças durante o primeiro ciclo? Que é que tem o Office 2007 que as crianças podem utilizar que não tem o OpenOffice.org? Para ser franco, não me ocorre absolutamente nada. E o OpenOffice.org tem a vantagem de funcionar em Linux, também.

De facto, não será mais razoável fazer uma aposta em software livre (ao invés de software proprietário) para os garotos - não é uma filosofia interessante a incutir?

Confesso que acho as características razoáveis (até para o meu uso).
 
Última edição:
Então põe-se a questão - será que é mesmo necessário instalar um conjunto de programas que custam, na melhor das hipóteses, €100, para ser utilizado por crianças durante o primeiro ciclo? Que é que tem o Office 2007 que as crianças podem utilizar que não tem o OpenOffice.org? Para ser franco, não me ocorre absolutamente nada. E o OpenOffice.org tem a vantagem de funcionar em Linux, também.

De facto, não será mais razoável fazer uma aposta em software livre (ao invés de software proprietário) para os garotos - não é uma filosofia interessante a incutir?

Confesso que acho as características razoáveis (até para o meu uso).

Exacto... com 512MB e 30GB de disco já é aceitavel. Agora com 256MB e 2 ou 4 GB SSD é muito limitado... 2GB mal deve dar para o SO quanto mais para jogos didaticos!
 
Compreendo onde queres chegar, mas ponho a questão - será que é mesmo necessário instalar um conjunto de programas que custam, na melhor das hipóteses, €100, para ser utilizado por crianças durante o primeiro ciclo? Que é que tem o Office 2007 que as crianças podem utilizar que não tem o OpenOffice.org? Para ser franco, não me ocorre absolutamente nada. E o OpenOffice.org tem a vantagem de funcionar em Linux, também.

De facto, não será mais razoável fazer uma aposta em software livre (ao invés de software proprietário) para os garotos - não é uma filosofia interessante a incutir?

Confesso que acho as características razoáveis (até para o meu uso).

Isso do custam é muito relativo, mas isso não é assunto para aqui. Até eu tenho aqui o Open Office e por vezes uso, mas tens de concordar que se por exemplo a minha irmã quiser guardar um trabalho de forma a poder usar num Office normal, vai ter de ir mudar a forma de guardar o que para ela é estremamente dificil, para ela e para a maioria das pessoas...por exemplo na minha turma quando estavamos em area de projecto e alguem queria guardar um trabalho chamavam-me a mim para o fazer pois não o sabiam fazer, isto no Office 2007 de forma a o documento poder ser lido no Office 2003, imagina agora se fosse em Open Office.

Cumprimentos,
:kfold:
 
Isso do custam é muito relativo, mas isso não é assunto para aqui. Até eu tenho aqui o Open Office e por vezes uso, mas tens de concordar que se por exemplo a minha irmã quiser guardar um trabalho de forma a poder usar num Office normal, vai ter de ir mudar a forma de guardar o que para ela é estremamente dificil, para ela e para a maioria das pessoas...por exemplo na minha turma quando estavamos em area de projecto e alguem queria guardar um trabalho chamavam-me a mim para o fazer pois não o sabiam fazer, isto no Office 2007 de forma a o documento poder ser lido no Office 2003, imagina agora se fosse em Open Office.

Cumprimentos,
:kfold:
Mas é exactamente esse o interesse de ter os garotos a mexer nos computadores desde tenra idade - assim conseguem aprender a superar facilmente esse tipo de problemas. E assumindo o uso de OpenOffice.org em virtualmente todas as máquinas estaríamos a assistir a uma mudança de paradigma (ironicamente, até a MS está a evoluir no sentido de uma mudança de paradigma, ao abraçar o formato .odf). E tens que admitir que o problema que referes não se deve (apenas) à falta de conhecimento por parte dos utilizadores, mas também tresanda a incompetência por parte da empresa que vai lançando periodicamente os programas (ou jogada para coagir os utilizadores a fazer upgrade, cada um vê como quer).

Mas voltando ao assunto em mãos, discordo da política de venda dos computadores. Tenho a impressão de que isto se vai tornar num problema semelhante ao que enfrentei no 10º ano - as máquinas de calcular gráficas não eram obrigatórias, mas toda a gente tinha que ter uma (ou corria o risco de não resolver os problemas). Neste sentido, ou os computadores são disponibilizados para uso de todos os alunos, ou enfrentamos um dilema moral. E permitir a compra comparticipada não é algo que considere uma solução.
 
Isso do custam é muito relativo, mas isso não é assunto para aqui. Até eu tenho aqui o Open Office e por vezes uso, mas tens de concordar que se por exemplo a minha irmã quiser guardar um trabalho de forma a poder usar num Office normal, vai ter de ir mudar a forma de guardar o que para ela é estremamente dificil, para ela e para a maioria das pessoas...por exemplo na minha turma quando estavamos em area de projecto e alguem queria guardar um trabalho chamavam-me a mim para o fazer pois não o sabiam fazer, isto no Office 2007 de forma a o documento poder ser lido no Office 2003, imagina agora se fosse em Open Office.

Cumprimentos,
:kfold:

O Open Office suporta .Doc e mais recentemente podes também ter .docx .xlsx e .pptx se pesquisares na net.

No entanto parece-me que para uma criança isto é completamente irrelevante. Um editor de texto com bonecos animados e coisas assim certamente terá muito mais sucesso entre os miúdos que qualquer office.
Isto pq o hardware para as escolas primárias será uma coisa muito fraquinha. Não é preciso grandes hardware.

O magalhães á vendas nas lojas terá varias configurações de CPU, disco, ram e aí cada uma paga o que quiser ter.
 
Última edição:
estou a ver que este Magalhães vai ser mais uma moda do que um auxiliar à aprendizagem...
se correm para dar uma pipa de massa por um itelefone então a 50€ é que vai ser...
as specs são baixas tendo em conta os "standards" de hoje, imaginem daqui a 1 ou 2 anos!
mas acho que a questão de ter specs fracas e ser lento é irrelevante e será contornada por software criado especificamente para esses portáteis, e que concerteza, permitirá o intercâmbio de documentos entre portáteis Magalhães e pc's normais!
Quanto a vir com Linux, tenho sérias dúvidas... não estou a ver a Microsoft a deixar...
Lembrei-me agora de uma coisa, os tais 50€ é com um contrato com uma operadora móvel não é? Se fôr, lá se vai o preço fantástico...
 
estou a ver que este Magalhães vai ser mais uma moda do que um auxiliar à aprendizagem...
se correm para dar uma pipa de massa por um itelefone então a 50€ é que vai ser...
as specs são baixas tendo em conta os "standards" de hoje, imaginem daqui a 1 ou 2 anos!
mas acho que a questão de ter specs fracas e ser lento é irrelevante e será contornada por software criado especificamente para esses portáteis, e que concerteza, permitirá o intercâmbio de documentos entre portáteis Magalhães e pc's normais!
Quanto a vir com Linux, tenho sérias dúvidas... não estou a ver a Microsoft a deixar...
Lembrei-me agora de uma coisa, os tais 50€ é com um contrato com uma operadora móvel não é? Se fôr, lá se vai o preço fantástico...

Lol porque é que a Microsoft havia de deixar ou não deixar? :lol:
 
Última edição:
estou a ver que este Magalhães vai ser mais uma moda do que um auxiliar à aprendizagem...
se correm para dar uma pipa de massa por um itelefone então a 50€ é que vai ser...
as specs são baixas tendo em conta os "standards" de hoje, imaginem daqui a 1 ou 2 anos!
mas acho que a questão de ter specs fracas e ser lento é irrelevante e será contornada por software criado especificamente para esses portáteis, e que concerteza, permitirá o intercâmbio de documentos entre portáteis Magalhães e pc's normais!
Quanto a vir com Linux, tenho sérias dúvidas... não estou a ver a Microsoft a deixar...
Lembrei-me agora de uma coisa, os tais 50€ é com um contrato com uma operadora móvel não é? Se fôr, lá se vai o preço fantástico...

Quanto a isso de a microsoft deixar ou não, não vou dar opinião, mas posso dizer que vi o anúncio oficial feito e o próprio Sócrates (que era quem estava a fazê-lo) disse que ia vir com caixa mágica
 
Back
Topo