Hardware MacBook Pro 14"/16" & Mac Mini M2 Pro/M2 Max (já disponíveis)

Atenção que a comparação que fiz acima foi entre diferentes processadores.

A utilização mais pesada que farei será importar e processar dezenas de fotos.
Ocasionalmente vou também aceder a um virtual desktop em Azure.

Diria à partida que a geração anterior de processador com 16gb leva vantagem...
 
Atenção que a comparação que fiz acima foi entre diferentes processadores.

A utilização mais pesada que farei será importar e processar dezenas de fotos.
Ocasionalmente vou também aceder a um virtual desktop em Azure.

Diria à partida que a geração anterior de processador com 16gb leva vantagem...
Não tinha reparado, nesse caso eu preferia o M1 16/256 , com mais RAM consegues ter um performance melhor e os discos do M1 tem velocidades bem boas.

Se posteriormente precisares de mais espaço de disco, existem mil e uma soluções de discos externos, NAS, Cloud, etc,etc...
 
Como devolvi o Mac Mini M1 (comprei 2 dias antes de sair o M2), estou á espera do reembolso porque já estou um bocado escaldado com este processo da devolução.

3 processos de devolução em que 2 disseram que vieram mas não vieram e o terceiro lá me apareceu um funcionário da UPS... o que achei curioso foi ao perguntar na Apple se era normal a UPS não aparecer e marcar como recebido no sistema. Ele disse-me que infelizmente estava a acontecer muito.

Mas assim que estiver tudo regularizado, já me decidi, vou encomendar o M2 16/512 e depois vou testar como se comporta a editar vídeos em 4K, honestamente acho que vai funcionar muito bem, até porque as edições são bastante simples.

E depois de ter visto um gajo a editar num m2 normal com 12 streams em 4k onde estava tudo fluido então acho que o que vou fazer é 10x menos em termos de complexidade.

Se vir que não é suficiente vou ter os 14 dias para testar e trocar pelo M2 Pro.

A ver vamos como é que corre :)
 
@Morg2k2 tens tido problemas com as devoluções à apple?
Por acaso nunca lhes devolvi nada.
mas tenho uma encomenda a caminho para ser entregue na terça feira.
Nunca se sabe, se não mudo de ideias em relação ao que encomendei
a transportadora é a DHL
 
@Morg2k2 tens tido problemas com as devoluções à apple?
Por acaso nunca lhes devolvi nada.
mas tenho uma encomenda a caminho para ser entregue na terça feira.
Nunca se sabe, se não mudo de ideias em relação ao que encomendei
a transportadora é a DHL
@omega o problema não é propriamente a Apple, eles sempre me ajudaram em todo o processo, o problema é mesmo a trasnportadora que não veio levantar a encomenda e no entanto vai ao sistema da apple e marca como recebido.

Aconteceu-me isto 2 vezes, á terceira e após duas queixas a Apple sobre isto, lá apareceram sem qualquer tipo de desculpa sobre o acontecido.

Mas lá está penso que a Apple não tem nada a ver com isso, disseram-me que demorava 4 dias para chegar ás instalações na Itália e depois até mais 5 dias para creditarem os €€€

A Apple também me garantiu que, a partir do momento que faço o pedido de devolução e está no prazo legal de 14 dias, independentemente do transportadora falhar o levantamento e tiver que repetir o processo, está garantida a devolução, neste exemplo o funcionário até me disse que mesmo que demorassem 3 meses para levantar o equipamento isso não iria invalidar a devolução e o reembolso.
 
@omega o problema não é propriamente a Apple, eles sempre me ajudaram em todo o processo, o problema é mesmo a trasnportadora que não veio levantar a encomenda e no entanto vai ao sistema da apple e marca como recebido.

Aconteceu-me isto 2 vezes, á terceira e após duas queixas a Apple sobre isto, lá apareceram sem qualquer tipo de desculpa sobre o acontecido.

Mas lá está penso que a Apple não tem nada a ver com isso, disseram-me que demorava 4 dias para chegar ás instalações na Itália e depois até mais 5 dias para creditarem os €€€

A Apple também me garantiu que, a partir do momento que faço o pedido de devolução e está no prazo legal de 14 dias, independentemente do transportadora falhar o levantamento e tiver que repetir o processo, está garantida a devolução, neste exemplo o funcionário até me disse que mesmo que demorassem 3 meses para levantar o equipamento isso não iria invalidar a devolução e o reembolso.
sim, tem lógica, a data conta desde que recebes até que pedes a devolução, senão, havia de ser bonito :)
Por acaso já tive uma situação de a transportadora não aparecer, mas foi com a seur e a Amazon, mas para não variar, a Amazon, 5 estrelas, já a seur...
 
Para edição de video 4k(codecs pesados) e after effects e essas cenas, iam para o mac mini/studio ou para o macbook pro ?
Vou ter de comprar um portatil e a apple parece imbatível com estes novos processadores m1/m2. E se vier um terá de ser 16" porque editar em 14 é um bocado meh
 
Para edição de video 4k(codecs pesados) e after effects e essas cenas, iam para o mac mini/studio ou para o macbook pro ?
Vou ter de comprar um portatil e a apple parece imbatível com estes novos processadores m1/m2. E se vier um terá de ser 16" porque editar em 14 é um bocado meh
E mesmo 16" não é suficientemente "espaçoso":bigrinbo::bigrinbo: eu inicialmente achava que um macbook de 14" seria suficiente mas ao ver o de 14" ao lado do de 16" percebi logo que um de 14" era bem mais pequeno do que o que inicialmente pensava, para mim....
Tudo dependerá se queres portabilidade ou não, e do teu orçamento, pelo que vi, em reviews, para edições "mesmo pesadas" certamente o mais aconselhavel seriam os 32GB de ram, e nesse caso, vendo no site da apple, o mac studio fica ao preço de um macbook pro com 16gb ram, sei que os macbook com 32gb ram são bem caros...
De todas as reviews que vi os 16gb de ram, processador M1, lidavam bem com varios videos 4k sobrepostos, mas em nenhum vi aplicarem "efeitos pesados", por isso pressuponho que os 32GB de ram seriam o ideal, mas são tudo suposições minhas, sem provas em concreto...
Eu edito video num macbook pro M1, com 16gb de ram, mas são edições tão simples que não posso afirmar que tenha levado o portatil ao limite para saber as reais capacidades do mesmo.
 
Para edição de video 4k(codecs pesados) e after effects e essas cenas, iam para o mac mini/studio ou para o macbook pro ?
Vou ter de comprar um portátil e a apple parece imbatível com estes novos processadores m1/m2. E se vier um terá de ser 16" porque editar em 14 é um bocado meh
Se já estás inclinado num portátil, então esquece o Mac Mini/Studio.
Em portáteis com o processador M1 ou M2 acho que a opção natural será o Macbook pro 14" ou 16", eu como para editar video utilizo sempre monitores externos, o monitor do portátil não me diz grande coisa, porque a diferença de 14" ou 16" vs um monitor de 27" ou superior é enorme.

Mas eu sei que existem workflows onde se trabalha diretamente nos portáteis, se for esse o teu caso é uma questão de opção de orçamento e o ecran que se pretende bem como se tiveres que andar muito com o portátil de um lado para o outro, o peso também ajuda nas contas finais.

Eu optaria por um macbook pro de 14, depois a RAM, o máximo que puderes colocar, já que utilizas edições muito pesadas e assim também irá aumentar a longevidade do equipamento , SSD acho que não iria pagar extras, já que para esse tipo de edições é aconselhável teres um NAS ou disco externo para colocar TBs de dados.
 
Não vai haver Frankensteins MacBooks, a Apple diz que assim garante a qualidade, as ações sobem. Como já não dava para trocar nada continua tudo no mundo da Apple.

Isto na verdade acaba por não ser novo, porque quando trocavam o teclado, já trocavam toda a parte superior. A bateria também vinha no conjunto. Muitas pessoas não deviam saber.
 
A questão que a maioria dos fãs não está a equacionar é: quando o SSD avariar (que é provavelmente o componente mais falível no aparelho, juntamente com a bateria) está ali um pisa papéis de umas belas centenas de euros.


Falaste num ponto interessante, será que não daria para arrancar com um ssd externo, por exemplo?
E que nunca tinha pensado muito neste assunto, e como poderia ser resolvido, em caso de avarias de certas peças.
 
Acho que estás a confundir as coisas (ou eu estou a perceber mal). Uma coisa não implica a outra.

Eu usei o termo Frankenstain do mundo dos relógios. Em que se constroi um novo a partir de vários. Parece quealguém com dois portáteis não consegue ir buscar uma peça a um que avariou e colocar no outro.

Sim, é verdade que não é algo novo (também não é assim muito antigo, pois há uma década atrás podias trocar muita coisa), mas essa filosofia do agora é assim, é um bocado perturbadora…
À 10 anos atrás havia muita coisa diferente. Infelizmente no mundo dos PCs têm copiado muita coisa má da Apple. à muito que temos memórias soldadas na motherboard e depois um DIMM que dá para expandir por exemplo. Já o MacBook Pro de 2012 tinha um conector muito difícil de encontrar. Que me lembro só duas marcas é que fizeram SSDs compatíveis. Eu tenho sugerido muitas vezes que é preferível comprar um Mac Mini em vez de um MacBook precisamente por ser uma caixa que não se pode trocar nada. Mas a questão de base para mim continua. Eu na hora de comprar acabo a comprar um portátil à Apple e não vou comprar algo para correr Windows 11. Linux para o dia a dia também não é opção para mim. Escolho o mal menor.

Eu não acho a Apple espetacular. A Apple é uma empresa que visa o lucro. É simples. Mas no final tem o melhor produto para mim, com todos os defeitos que tem e eu estou ciente de muitos deles.
 
Ando a ver um Macbook Pro 14'' ou Macbook Pro 16'' com M2 Pro e 16gbs de RAM, seria uma boa altura para comprar agora ou esperava que saissem os novos modelos?

Iria usar para edição de fotos e video. Os 16 gbs são suficientes? Tenho neste momento um Macbook Air M1 de 2020, mas alguma coisa se passa porque consume demasiada RAM e faz freezes nas preview de fotos.
 
Ando a ver um Macbook Pro 14'' ou Macbook Pro 16'' com M2 Pro e 16gbs de RAM, seria uma boa altura para comprar agora ou esperava que saissem os novos modelos?

Iria usar para edição de fotos e video. Os 16 gbs são suficientes? Tenho neste momento um Macbook Air M1 de 2020, mas alguma coisa se passa porque consume demasiada RAM e faz freezes nas preview de fotos.
depende do tipo de edição, principalmente a edição de video: se for 4k, com muitos efeitos e transições, os 16gb podem "ficar curtos", embora se também não puderes comprar um com mais ram terás de arranjar um compromisso, visto que a diferença de preço para um modelo superior nunca é pequena.
 
Irei dar um olho nos de 32gbs. Como são filmagens com drone 4K e outros de camera com 4K a 120fps, poderá pedir um pouco mais que 16 gbs. Quanto aos processadores, muita diferença do de 10 cores para os 12 cores?

Ainda irão sair novos modelos este ano?
 
Irei dar um olho nos de 32gbs. Como são filmagens com drone 4K e outros de camera com 4K a 120fps, poderá pedir um pouco mais que 16 gbs. Quanto aos processadores, muita diferença do de 10 cores para os 12 cores?

Ainda irão sair novos modelos este ano?
Sinceramente, não estou a par das novidades e não te sei responder se a diferença entre processadores será muita para justificar a diferença de preço que possa existir, porque na altura em que pesquisei para adquirir o meu acabei por me concentrar mais nos processadores M1, que estavam dentro do que eu podia investir, e na altura, pelo que li, também referiam que os M2 não tinham a mesma performance que os M1, não sei se seria mesmo assim ou não pois sobre questões muito tecnicas de hardware não entendo assim tanto.... não me recordo bem mas acho que os macbook com processador M1 tinham um ssd mais rapido que os M2... posso estar enganado... de qualquer forma, como referi, os macbook com M1 estavam mais acessiveis, o que ajudou a decidir por um também.
Não sei que programas usas para edição de video, eu uso o davinci resolve, mas em principio poderias sempre usar proxys para tentar editar videos "mais pesados", caso não consigas adquirir um macbook com 32gb de ram... poderá ser uma solução a ponderar... confesso que nunca usei, ainda não necessitei, também nunca editei a 4k, embora tencione experimentar brevemente, mas existem sempre alguns tweaks que se podem utilizar se o macbook não tiver tanta capacidade para processar o video, na hora da edição... pode não ser o ideal, mas também nem sempre se tem orçamento para comprar hardware de topo.
Talvez ver umas reviews no youtube sobre o pessoal a editar videos semelhantes, para ter uma ideia. Não sei se consegues encontrar algo que satisfaça a tua curiosidade, eu na altura tive dificuldade em encontrar videos "de jeito", basicamente resumiam-se a duplicar um video 4k varias vezes, sem aplicar efeitos ou transições, e aí o macbook com M1 e 16gb de ram corria os videos facilmente, mas referiam que poderia ser ligeiramente diferente, e apresentar ligeiros stutters com edições mais complexas... mas lá está, mesmo com edições "pouco pesadas" faziam alguns tweaks, como usar proxys, ou baixar a qualidade do video "em preview", e de algumas forma resolviam parte do problema.
Nunca encontrei um video com uma edição extrema que demonstrasse os limites do macbook M1 16gb de ram a processar videos em 4K, não sei se o fizeram para um macbook com M2, seria uma questão de pesquisares e tentares encontrar respostas para as tuas questões.
 
Irei dar um olho nos de 32gbs. Como são filmagens com drone 4K e outros de camera com 4K a 120fps, poderá pedir um pouco mais que 16 gbs. Quanto aos processadores, muita diferença do de 10 cores para os 12 cores?

Ainda irão sair novos modelos este ano?

16GB RAM são curtos. Se fores fazer videos em 4K 120FPS com edição e meia dúzia de efeitos começa a travar.

32GB é o ideal.
 
Back
Topo