Mac studio e Studio display

Estás a dizer que usar o Mac Studio com outro ecrã, sem ser o da Apple, é batota? Se sim, porquê?

Para aferir subidas ou descidas de preço de soluções propostas por uma marca creio que é. Dizer que um carro sem rodas, volante e transmissão é de custo menor que outro porque pode comprar essas coisas noutro lado ... não faz sentido. O que faz sentido para mim é contar com rodas, volante e transmissão first party tal como vinha incluido antes e não third party para se comparar o custo do pacote.

Uma vez que estes Mac Studio vêm substituir a linha iMac 27" e iMac Pro ... parece-me claro que os preços subiram consideravelmente. O mesmo não aconteceu na transição dos portáteis com as respectivas melhorias em performance e autonomia.

Se um tipo é consumidor ou profissional, se tem dinheiro ou não para pagar estes valores é irrelevante para aferir comparativamente esta subida de custo nos desktops Apple desta gama.

Sou profissional da área faz décadas. Nunca ví suportes de monitores com este tipo de funções a estes preços. Nunca ví. Portanto dizer que está em linha com o que se passa no mercado profissional ... é coisa que não faz sentido no meu mundo profissional ... e creio que para a vasta maioria dos profissionais em TIs também não. Se calhar deixei de ser profissional para a Apple e não sabia.

PS: Com a subida dos preços da energia como está a acontecer a percepção de custo / performance vai mudar drasticamente. Um threadripper com 100W de consumo em idle vs 10w ... ops. Custos energéticos 10x superior com ganhos de performance se os houver que me parecem marginais olhando para o Ultra. Estas máquinas mudam algumas coisas na equação.

O meu iMac está always on. Se há coisa que me faz considerar a actualização é isto!
 
Última edição:
gosto muito dos monitores da dell (design), a qualidade tambem é boa.
há aí algo semelhante a este studio display na dell?
sempre é uma alternativa a ponderar para quem está na eminencia de ir as compras
 
@Trance eu pensava que o Pro Display XDR começava nos 4999 mas afinal começa nos 5599€ e isto sem qualquer suporte. Os suportes disponíveis são o igual ao que pedem 460€, sendo que deve ser mais robusto devido ao peso mas o preço é de uns meros 1099€ ou suporte VESA que no Studio Display pode ser encomendado em vez do suporte sem ajuste de altura que custa 219€.

Este preâmbulo serve para dizer o que já todos sabemos, a Apple dá lucros magníficos porque pode praticar os preços que pratica. Eu concordo que em particular nos M1 Ultra estão a meter a mão no preço porque basta olhar para a diferença do preço do M1 Pro para o M1 Max. E como hoje no tópico ao lado mostrei https://forum.zwame.pt/threads/appl...de-marco-de-2022.1070819/page-7#post-17415616 tens o MacBook Pro já hoje com uma diferença de 90€ entre M1 Pro e M1 Max. Não será por ter dois M1 Max ligados que a coisa se complicou porque aquilo não foi pensado à dois meses, aquilo já estava preparado quando lançaram o M1 Max.

A funcionalidade do som do monitor já tu tens nos AirPods Max (com ganho enorme em versatilidad, a câmara tens num iPad recente. A parte do monitor e respondendo já um pouco á questão do @omega na Dell: https://comparador.zwame.pt/categor...marca=dell&filtro-resolucao-do-ecra=3840x2160 4K tens 43" a menos de 1000€ e 32" 450€. O da Apple é 5K eu sei e seguramente que no tópico dos monitores há melhores recomendações mas para já serve o meu ponto.

Eu acho o monitor muito interessante mas se o preço é importante é algo que removia de essencial e concentrava-me no Mac Studio que como o @Nemesis11 disse melhor do que eu não tem concorrência naquela dimensão. A concorrência precisa de usar uma fonte de alimentação do tamanho de todo o Mac Studio e vai fazer barulho.

E na próxima semana espero que com o Universal Control, tudo vá ficar maluco da forma simples como funciona o portátil ao lado do Mac mini, e nem sabemos bem qual é o computador que está a ser utilizado. E quem diz o MacBook diz o iPad que assim espero que possa ganhar mais alguma produtividade.
 
Eu acho o monitor muito interessante mas se o preço é importante é algo que removia de essencial e concentrava-me no Mac Studio que como o @Nemesis11 disse melhor do que eu não tem concorrência naquela dimensão. A concorrência precisa de usar uma fonte de alimentação do tamanho de todo o Mac Studio e vai fazer barulho.
Mais ou menos. Se for para comparar o SKU de topo, com o M1 Ultra, 128 GB de RAM, tens razão, acho que não há nada no mercado naquele formato.

No entanto, aquele formato não é propriamente original e se a comparação for com as especificações Base, com um M1 Max com o GPU "cortado" mais 32 GB de RAM, SSD "pequeno", consegue-se algo equivalente no mundo PC "non Apple" há bastante tempo.

Exemplo:
HP Z Mini. Já tiveram várias gerações.
kgoFaNK.png

https://www.hp.com/us-en/workstations/z2-mini.html

Há mais alguns exemplos.

Claro que se um dos requisitos for "MacOS", nada disto é alternativa. :)

Por ultimo, há rumores que o próximo Mac Mini, terá versões com o Apple M2 e Apple M2 Pro. Um Mac Mini com o M2 Pro, com um bom monitor, pode ser um bom meio termo entre o actual Mac Mini e o actual Mac Studio e talvez uma alternativa para quem tem actualmente IMacs de 27''.
Pessoalmente, não entendo a razão de ser batota quando se usa um Computador Apple com um Monitor "Non Apple". Não acho que seja um mercado onde a Apple tenha qualquer vantagem sobre outras marcas. Corrijam-me se estiver enganado, mas penso que os painéis que a Apple usa nos seus monitores, nem são feitos pela Apple. Imagino que devem ser feitos pela LG, Samsungs e afins.
 
@Metro,

Por acaso creio que estão a meter menos a mão no preço nos Mac Studio Ultra que nos Mac Studio Max. Mas onde estão na minha opinião mesmo a meter a mão no preço é nos displays. Como disse, um display com mais 3 polegadas custar mais que um display com o mesmo IQ mas com um computador completo integrado mais teclado e rato ... Como disse, se fosse 32" ou MINI LED / HDR XPTO ... o preço já era mais compreensível para mim ... Olha para dizer a verdade até vejo melhor o preço do XDR 32" actual. Só restou á espera do refresh.

@Nemesis11,

Creio que a nota do Metro não se pretendia com a questão se o formato é ou não original. Se bem me recordo o primeiro deste género foi o Mac mini de 2005. Eu tive um semelhante.

Quanto á referência que partilhaste ... "aquecedor de mesa, throttler de profissão" ... mesmo o topo de gama ... fica abaixo em performance ... a somar energia ... isolamento sonoro ... e coisas mais. Diga-se passagem nem precisas de um Studio para bater esse em performance... qualquer portátil M1 Pro bate. E em casos até o Mac mini M1.

Quanto á batota, se de facto colocas a questão como ... "qual o problema de usar o sistema com um monitor que não seja do fabricante" ... reescrevendo o que disse ... não há muito mais para explicar.

Bom eu apenas critiquei alguma opções da empresa que me parecem merecer alguma crítica dos seus clientes. De resto ... é o que é de facto.

PS: Não existe alternativas a 5k com 600 nits ... só mesmo os monitores Apple tem este tipo de specs ... com impacto positivo no IQ. Portanto outras opções como o Metro disse, não são bem a mesma coisa.
 
Última edição:
gosto muito dos monitores da dell (design), a qualidade tambem é boa.
há aí algo semelhante a este studio display na dell?
sempre é uma alternativa a ponderar para quem está na eminencia de ir as compras
Neste momento estou a usar um up2720q, e ainda um velhinho u2515 como secundário.

Gosto também do benq 3220 e também tem porta thunderbolt
 
@omega, @ptfuzi,

Eu tenho um benq pd3200u, lado a lado com o do iMac 27". Já tive ao lado destes dois um Dell u2720q ou coisa assim. O da Apple apresenta melhor IQ. Não é que os outros sejam maus, o Benq de 32" devido ao tamanho é o frontal e o da Apple o lateral. 32@, tamanho que prefiro para trabalhar. Mas se fosse pelo IQ apenas o da Apple é de facto superior, 600nits, melhor cor, mais PPIs ...

Portanto a minha critica obviamente não se prende com uma falta pessoal de monitores que possa usar para trabalhar.

Mas näo percebo como é que um display com computador completo integrado, iMac M1, por apenas 3 polegadas de diferença pode mesmo assim custar menos 300 euros que um display apenas.

Das duas uma. Ou o computador é dado no primeiro ou o display apenas está a um preço estapafúrdio para ver se pega. Talvez possam me explicar.
 
Última edição:
Uma vez que estes Mac Studio vêm substituir a linha iMac 27" e iMac Pro ... parece-me claro que os preços subiram consideravelmente. O mesmo não aconteceu na transição dos portáteis com as respectivas melhorias em performance e autonomia.
Acho que mais depressa considerava um substituto do iMac Pro do que o iMac 27'...

iMac Pro Base [2017] = 4999$
Mac Studio Base + Studio Display + Magic Keyboard + Magic Mouse = 4099$
(coloquei 1TB de SSD, pois o iMac Pro também começava com 1TB de SSD)

Portanto, acho que o Mac Studio vem substituir o iMac Pro e não o iMac de 27'...


Para substituir o iMac de 27', poderá ser um Mac mini M1 + Studio Display:

iMac 27' Base = 1799$
Mac mini M1 + Studio Display + Magic Keyboard + Magic Mouse = 2506$

Aqui sim, acho que pode estar caro... Se quiserem algo maior que o iMac 24', ou seja, por 3' pagamos mais 977$, pois o desempenho é quase igual. (O Magic Keyboard que adicionei foi sempre o full).
 
@migueltomas,

Concordo com a conclusão da tua análise. É isso. O iMac 27” desapareceu e quem quiser algo semelhante vai pagar muito mais.

Eu entendi que é a linha Ultra que vem a ocupar o lugar do iMac Pro. A linha Max vem a fazer o mesmo para o iMac 27”.

O iMac M1 vem ocupar o lugar dos iMac de entrada, quer 21” quer 27”. Até 2.5k.

Há aqui uma subida de custos naquilo que era o target to iMac 27” e iMac Pro.
 
Última edição:
@migueltomas,

Concordo com a conclusão da tua análise. É isso. O iMac 27” desapareceu e quem quiser algo semelhante vai pagar muito mais.

Eu entendi que é a linha Ultra que vem a ocupar o lugar do iMac Pro. A linha Max vem a fazer o mesmo para o iMac 27”.

O iMac M1 vem ocupar o lugar dos iMac de entrada, quer 21” quer 27”. Até 2.5k.

Há aqui uma subida de custos naquilo que era o target to iMac 27” e iMac Pro.
é o meu caso, que era user de imac 27.
agora tenho que abrir a bolsa a 4000€ :014::1361:
 
Eu acho que até escrevi na thread do evento... Acho que não vão voltar a lançar o iMac de 27'. Com o de 24', criaram um modelo entre o de 21.5' e o de 27'. Vão tentar satisfazer os dois targets com um só produto... Quem pretender mesmo o de27', vai ter de gastar mais dinheiro.

É uma dedução muito geral, mas eles podem ter notado que quem comprava o iMac de 27', nunca optava pelo base e colocava sempre upgrades, colocando o preço em um outro patamar... Assim eliminaram um SKU da sua linha, menos custos, mais lucro.

Antes: iMac 21.5', iMac 27' e iMac Pro
Agora: iMac 24' e Mac Studio

O M1 Max não será bem mais poderoso que o iMac de 27' base? Não estará já ao nível do base do iMac Pro com o Xeon? Ou não é comparável? É que se for, o M1 Ultra estará para o Mac Pro e o futuro Mac Pro irá para um novo nível de performance na linha Apple.
 
é o meu caso, que era user de imac 27.
agora tenho que abrir a bolsa a 4000€ :014::1361:

@migueltomas,

Isto! O meu iMac Core i9 com 10 Cores e 70GB de RAM de 2021 (after market RAM) que me ficou por 3.5k praticamente vendo-o para sustentar um monitor mais pequeno e o mesmo IQ ... e pouco mais (não o vou fazer obviamente, não faz qualquer sentido em termos de custo beneficio, para ninguém nesta situação … se ainda fosse mini led …). O M1 quer Mini quer iMac que referes mesmo o primeiro como o monitor também não substitui ... tem claramente menos performance ... já vi ao vivo isso.

Depois de o vender e comprar o monitor ainda falta 2.3K-4K para comprar o Mac Studio.

Como dizes e bem eles devem ter verificado que poucos compravam o iMac 27" base. O muitos "espertalhões" deveriam estar a comprar era RAM (8GB) base e capacidade de processamento maxed out e até com VESA, sem o stand (VESA, coisa que me arrependo de não ter feito tb). O que fizeram foi retirar o monitor do pacote, e como se isso não fosse suficiente aumentaram em 50% o preço da capacidade de processamento no desktop ... para esses ... eu.

A abordagem deles para os portáteis foi diferente. Tentar manter preços que jogavam em linha com a anterior.

Quem compra o Mac Pro, vai à procura de capacidade de processamento máxima ... como dito na conf ... o Mac Studio não é o fim da estrada nessa matéria. Esses creio que vão esperar e manter os seus portáteis com o Pro Max ...

Eles devem ter pensado em 2 linhas. Antes era a linha iMac o centro ... iMac 21", 27" ... iMac Pro. O Mac mini e o Mac Stadium (Mac Pro) eram modelos satélites da linha ... a situação inverteu-se ... Agora central á linha de desktop vai do Mini ao Mac Stadium ... passando pelo Studio ... O iMac ficou um bibelot para o consumidor.
 
Última edição:
Por acaso creio que estão a meter menos a mão no preço nos Mac Studio Ultra que nos Mac Studio Max. Mas onde estão na minha opinião mesmo a meter a mão no preço é nos displays. Como disse, um display com mais 3 polegadas custar mais que um display com o mesmo IQ mas com um computador completo integrado mais teclado e rato ... Como disse, se fosse 32" ou MINI LED / HDR XPTO ... o preço já era mais compreensível para mim ... Olha para dizer a verdade até vejo melhor o preço do XDR 32" actual. Só restou á espera do refresh.

O Mac Studio com o M1 Ultra é certo que tem o dobro da RAM à custa de ter dois M1 Max e o dobro do armazenamento mas custa mais 2300€. No M1 Max com aquele número de portas podemos comparar com um MacBook Pro com uma Dock TB e já fica equilibrado o preço. É que o salto do M1 Pro para o M1 Max é menos de 500€. Quanto mais olho para a lógica dos preços da Apple mais fico confuso. Uma coisa é certa, eles não fazem caridade.

Ou o computador é dado no primeiro ou o display apenas está a um preço estapafúrdio para ver se pega. Talvez possam me explicar.

Isto mostra o que referi. Mas repara que o Studio Display acaba por ter um "computador" lá dentro. Tem um A13. Longe de mim estar a defender a Apple pporqueestou de acordo que está caro mas estámos a pagar a taxa Apple. O que me custa a perceber já que falamos em monitores é a diferença de preço entre o de 27 e o Pro Display XDR de 32'' sem qualquer base. No Studio Display o suporte base ou vesa é "oferecido", enquanto que no Pro Display XDR qualquer tipo de suporte é pago. O equivalente ao de 460€ no de 27" custa 1099€ no Pro Display XDR.

Portanto, acho que o Mac Studio vem substituir o iMac Pro e não o iMac de 27'...


Para substituir o iMac de 27', poderá ser um Mac mini M1 + Studio Display:

iMac 27' Base = 1799$
Mac mini M1 + Studio Display + Magic Keyboard + Magic Mouse = 2506$

A mim também me parece claro que não vai haver iMac de 27". Pessoalmente sempre me fez confusão deitar um "monitor" para o lixo quando o "computador" deixa de ser utilizado. Eu nunca comprei um iMac e nunca compraria.

O M1 Max não será bem mais poderoso que o iMac de 27' base?

Eu diria que sim e acrescento que em termos de futuro a aposta tem que ser em ARM. Os equipamentos com Intel neste momento não fazem sentido.

Isto! O meu iMac Core i9 com 10 Cores e 70GB de RAM de 2021 (after market RAM) que me ficou por 3.5k praticamente vendo-o para sustentar um monitor mais pequeno e o mesmo IQ ... e pouco mais (não o vou fazer obviamente, não faz qualquer sentido em termos de custo beneficio, para ninguém nesta situação … se ainda fosse mini led …). O M1 quer Mini quer iMac que referes mesmo o primeiro como o monitor também não substitui ... tem claramente menos performance ... já vi ao vivo isso.

Eu atualmente nunca compraria em segunda mão um equipamento com Intel. Aquecem e teria receio que mais tarde ou mais cedo deixassem de ser suportados. Além disso consomem imenso quando comparados com os M1 e M1XXX. Foram totalmente atropelados.

Eles devem ter pensado em 2 linhas. Antes era a linha iMac o centro ... iMac 21", 27" ... iMac Pro. O Mac mini e o Mac Stadium (Mac Pro) eram modelos satélites da linha ... a situação inverteu-se ... Agora central á linha de desktop vai do Mini ao Mac Stadium ... passando pelo Studio ... O iMac ficou um bibelot para o consumidor.

O Mac Pro chega a ter configurações de mais de 50 mil dólares se se quiser. Coloquei um link de um fotógrafo que falava de configurações para fotografia e vídeo. Estou curioso para ver o futuro Mac Pro mas será difícil encontrar cenários para um Mac Pro.

Em particular depois de ver o que o Universal Control permite . Ter dois monitores lado a lado com dois Mac Studio, para alguns cenários não compensará mais do que estar a usar um futuro Mac Pro? Em termos de custos de aquisição e veremos se não de performance. Porque com apenas um teclado e rato as pessoas não vão notar.
 
O Mac Studio com o M1 Ultra é certo que tem o dobro da RAM à custa de ter dois M1 Max e o dobro do armazenamento mas custa mais 2300€.

O Ultra "compete" com os Threadripper 3990X e 5990X. Estamos a falar de CPUs de +4000€ isto fora tudo o resto incluindo a placa gráfica. Brevemente vão aparecer análises detalhadas á performance.

O Mac Studio Ultra é um monstro de 20 Cores CPU e 48 GPU ... competindo em capacidade de execução com coisas com mais do dobro de Cores. Até está a um bom custo ... vai ver o custo dos CPUs na gama que mencionei.

Quanto aos outros modelos Mac Studio e demais displays ... tenho tudo dito na minha opinião. Creio que foram um pouco para lá da conhecida taxa da Apple ... sendo que nunca achei o custo da Apple dos dispositivos elevado comparando com as alternativas a não ser recente demanda de display stands e afins, por vezes o roçar deitar dinheiro para o lixo. Repare-se, custo, o preço sempre foi mais alto que as alternativas, dito de outra forma, produtos caros para a vasta maioria de pessoas ... infelizmente.

Em suma … entre o Mac Studio Max + Display e um MacBook Pro Max … o segundo é uma solução de menor custo … preço mais baixo para a mesma capacidade ainda ganha mobilidade perdendo na dimensão do ecrã mas ganha no Mini Led …

Abraço.
 
Última edição:
O Ultra "compete" com os Threadripper 3990X e 5990X. Estamos a falar de CPUs de +4000€ isto fora tudo o resto incluindo a placa gráfica. Brevemente vão aparecer análises detalhadas á performance.

O Mac Studio Ultra é um monstro de 20 Cores CPU e 48 GPU ... competindo em capacidade de execução com coisas com mais do dobro de Cores. Até está a um bom custo ... vai ver o custo dos CPUs na gama que mencionei.

Eu falei apenas dentro da Apple. Não comparei com o 3990X e 5990X porque não correm macOS e eu faço essa distinção porque esse é um elemento diferenciador. Quem opta por um produto da linha Mac acredito que seja porque vê vantagem no ecossistema e prefere o MacOS. No caso de o software que usa no dia a dia funcionar nos dois ambientes mesmo assim acredito que o fator de decisão acaba sempre por ter mais algum fator à mistura. Mas esperemos por sexta-feira que é quando vão estar à venda e com benchmarks teremos uma ideia muito mais clara.

Em suma … entre o Mac Studio Max + Display e um MacBook Pro Max … o segundo é uma solução de menor custo … preço mais baixo para a mesma capacidade ainda ganha mobilidade perdendo na dimensão do ecrã mas ganha no Mini Led …

Concordo quase em tudo mas para ser mesmo justo tinha que se adicionar uma dock Thundebolt ao MacBook Pro Max.
 
Creio que está visto em termos de capacidade de processamento:

1) Mac Studio Max: Mesma capacidade que o MBP Max. Um bocado mais na gráfica mas não muito.
2) Mac Studio Ultra: Dobra a capacidade de processamento central do Max ... mas só em multiprocessamento ... single core é igual ao Max. Em matéria de capacidade gráfica apenas + 30%-40% que o Max.
3) Mac Studio Ultra: Competitivo com o AMD Threadripper 3990x. Não é competitivo face ao 3090 GPU.
4) O Mac Pro dependendo da configuração está um ou dois furos acima … por 12k euros.

Não é campeão em tudo mas termos de preço o Ultra está bastante competitivo com as Workstations na sua gama.
 
Última edição:
Back
Topo