aqui reside o meu problema. falta de criatividade/olho para definir essas situações.
não tenho qq problema em fotografar um evento desportivo, uma exposição, basicamente algo que se limite a registar o acontecimento (como pode ser visto na minha galeria) de forma mais virada para fotojornalismo. no entanto qd me cabe a mim controlar a situação simplesmente n tenho criatividade suficiente para isso.
Como em todos os estilos de fotografia, tens que te habituar a olhar para o "objecto" como um mundo de possibilidades. Olha para mim, que a olhar para uma paisagem de SLR na mão, sou tipo um burro a olhar para um palácio.
Mesmo em fotojornalismo, tens que saber olhar, tens que saber o que se procura nesse tipo de fotos. Não tens o desafio da criatividade, mas tens o desafio de captar o momento com toda a sua "alma".
Ainda à bocado estava a mostrar fotos que tirei num concerto ao jamiro e ele estava-me a dizer, com toda a razão, "epah, falta atitude... os músicos estão parados, em posições mortas...".
a iluminação até nem seria grande problema.. isso é aprendível.
na orientação da/do modelo iria-se criar um ambiente pouco propicio, com demasiadas pausas para pensar (o que até pode ser um ponto positivo) acabando por complicar ainda mais uma coisa que já é complicada
a unica soluçao que vejo para isto era andar com um livrinho atras com poses para ir orientando a modelo
A iluminação é aprendível, tal como a orentação do modelo.
Da mesma forma que sabes que as luzes no sitio A ou no sitio B, criam um efeito fixe, também sabes que a modelo na posição A ou na posição B cria um efeito fixe.
Ao início é complicado, com tanta coisa que há para pensar (e ainda tens que lidar com o facto de teres uma pessoa à tua frente, especialmente se estiver nua, é complicado), é mais fácil seguir iluminações de livros ou de outras fotos que tenhas visto. Não é andar a plagiar trabalhos, mas tal como na primária, aprende-se a escrever fazendo muitas cópias.
E sim, acredita que livrinhos com muitas poses são a solução. Há aquelas clássicas que memorizas facilmente, mas depois há coisas muito engraçadas mas que já requerem consulta (não imaginas a coleção de livros desses que tenho por aqui).
BTW, o demorar tempo não é nada positivo. Podes demorar 1 ano a preparar a sessão e outro ano a processar as fotos, mas no dia da sessão, naquelas 3 ou 4 horas que estás ali com a modelo, tens que ser rápido. Por muito boa que seja a modelo, ou por muito bem paga que esteja a ser, ao fim de um tempo aquilo começa a ser secante para ela. Começa a ficar cansada, sem ideias de poses para colaborar contigo, sorriso cada vez mais amarelo, expressão cada vez menos boa...
offtópic:
dei conta agora que tinha o monitor completamente descalibrado no WB. lol