Limpeza de DSLR

eu recomendo o Giottos Rocket Air, tem um fluxo bastante potente de ar e vai remover-te esses pequenos grão que ficaram "colados" na lente.

Um filtro UV é também indispensável pois ficas muito mais à vontade, se se riscar são 20 e tal € em vez dos 300 e tal... a minha tamron mal chegou a primeira coisa que fiz foi pôr-lhe o filtro :)

cumps
 
helius, onde compras isso ?

O filtro já falei com o meu fornecedor :P Está para breve :) Na Fuji também andei pouco tempo sem filtro, acho que é indispensável para evitar desgostos. Que tal ? A tua tamron é igual à minha, que achaste até agora ?

Cumptos
 
comprei na *****, podes ver o feedback que deixei nesta thread

em relação ao filtro opta por um multicoated, é um bocado mais caro, mas compensa a nível de redução de aberrações cromáticas e flares indesejados..

a tamron é excelente, não podia pedir mais na relação qualidade/preço.. ainda ando em testes com ela, mas estou bastante satisfeito :)

cumps
 
ok.. vou dar lá um salto ( geekamente falando ) e se calhar encomendo já. Ou segunda.. :D

Só naquela, tens PM :P
 
Ora bem, aqui deixo o meu testemunho relativamente à limpeza do CCD/CMOS:

Antes de limpeza

AntesLimpeza.jpg


Como dá para ver na imagem, provavelmente em dois anos, o sensor nunca deve ter sido limpo.
Fui à loja do costume e comprei um kit da Giotto para lentes, uma pera e um kit de limpeza com swabs.

Não tenho um sample da pera. Mas escusado será dizer que os resultados não foram grande coisa. Não que a pera não seja uma boa solução (senão não teria comprado) mas neste caso especifico pouco alterou. A pera será usada daqui para frente para que não chegue a este estado ;)

Deixo aqui então uma imagem depois de uma limpeza com o kit GreenClean, que consiste em dois swabs, um molhado e um seco.
Apesar de tudo o que tinha lido, não considero uma tarefa tão arriscada quanto isso, desde claro, que se tenha uma mão firme. Ainda assim, o acesso ao CMOS não é confortável e apesar dos resultados favoráveis não gostei do desempenho (não é aquilo que a publicidade faz passar).

LimpezaSwabs1.jpg


Como podem ver, ainda restaram alguns pontos e gastei dois exemplares.

Decidi então visitar pela primeira vez uma loja que me foi muito bem recomendada no centro do porto, e por pouco mais do que gastei com os swabs consegui o trabalho que pretendia.

LimpezaProP.jpg


Não está perfeito, mas está aquilo que esperava, pelo menos com um aspecto mais "linear".
Ainda me ofereceram um strap que tanto precisava. Foram uns porreiros.

E como hoje tirei o dia para as limpeza, aproveitei e limpei as lentes e camera. Método usado: pera, microfibras com solução giottos, e cottons para extremos e edges. Ficou impecável. Na camera o viewfinder foi com os cottons, e visores com microfibras. O restante foi um pincel do kit.
Está praticamente uma máquina acabada de sair da caixa :D
 
Quando quiseres passar por aqui para levar a minha diz ;)

Estou à espera que me avisem da ***** quando chegar o material para lá ir buscar o "foguetão" da giottos, mas já estou à espera de vir a precisar de uns swabs, onde é que foi que os compraste mesmo?
 
Quando quiseres passar por aqui para levar a minha diz ;)

Estou à espera que me avisem da ***** quando chegar o material para lá ir buscar o "foguetão" da giottos, mas já estou à espera de vir a precisar de uns swabs, onde é que foi que os compraste mesmo?

A primeira não se paga, se depois gostares do resultado é só recomendar :D
Nah, para já não me meto nisso

As compras foram na *****, mas já foi há algum tempo.
Relativamente à limpeza foi noutra loja, que me pareceu melhor opção.
Para limpeza foi primeira, mas para impressão de trabalhos, é das poucas lojas que pode dizer:

- "Impressão, fazem em que tamanhos?"
- "Tamanho que quiser"

Por aí já dá para perceber ;)
 
ferrari, nao sei se reparaste mas dps da 1ª limpeza os pontos ja nao ficaram no mesmo sitio, por isso conseguiste limpar bem, axo k com mais uma tentiva tinha ficado bem.
 
ferrari, nao sei se reparaste mas dps da 1ª limpeza os pontos ja nao ficaram no mesmo sitio, por isso conseguiste limpar bem, axo k com mais uma tentiva tinha ficado bem.

Sim, acredito que sim. É uma técnica que funciona, mas a menos que tenhas uma daquelas lupas para ver a sujidade, torna-se sempre um tiro no escuro, pegas daqui, arrastas para ali.
Segui os passos à risca, a empresa com a patente deste sistema defende que a passagem deverá ser feita em fases, da direita para esquerda, cima/ baixo, baixo/ cima e esquerda/ direita. Mesmo assim é inevitável o "arrasto de sujidade".

Mas é uma opção que até funciona, mas repara, gastei 22€ nos swabs, e na caixa vem 3 exemplares. Gastei dois, e mesmo assim não ficou "no ponto". Por pouco mais, é uma questão de deixar numa loja e levantar no mesmo dia ;)
Só quis mesmo fazer a experiência, o ideal é não deixar chegar a este estado.
 
realmente se a diferenca de preco e pouca mais vale deixar na loja, ate pq o tempo k "perdes" de volta dela vale certamente a diferenca.

a unica coisa k pode ser mau e k kando es tu a limpar estas com todos os cuidados, e na loja n deve ser tao meigos como tu (dai ficar mais limpo? :P), mas tb suponho k sejam responsaveis ao ponto de darem garantia se cometerem erros.
 
Sim é mesmo isso. Tempo e preocupação.
Quanto ao cuidado de manuseamento, foram-me recomendados por serem excelentes profissionais.
Mas o método que utilizam para limpeza não é baseado em espátulas nem nada idêntico aos swabs, daí que essa preocupação pode ser anulada ;)
 
epah ficou melhor... mas tens ai umas pintas k axo k ja n la vai so a ar... levantaste o espelho para o ar ir directo?
 
Back
Topo