Jogos de Tabuleiro

Boas!
Trabalho perto de uma dessas lojas que neste momento está a fazer 35% de desconto em jogos de tabuleiro, e dei lá uma saltada à hora de almoço.
Não resisti ao ver tantas caixas e comprei 4 jogos.
Ser pai é isto :-)
Comprei...
- Sushi Go: não achei muita piada do que vi no YouTube, mas se não gostarmos tenho a quem oferecer;
- Ilha Proibida: não vi, não analisei, não estudei absolutamente nada deste jogo. Fui às cegas, graças às vossas sugestões, que sei que vêm do fundo do coração portanto são excelentes sugestões com certeza;
- Código Secreto Imagens: pelas críticas na Amazon, para crianças pareceu-me mais divertido do que a versão Disney;
- Carcassone: dispensa apresentações... :-)
Ordenei os 4 jogos por ordem correta de dificuldade, do mais fácil para o mais complexo?
O meu muito obrigado mais uma vez pela vossa ajuda, em menos de 24h as prateleiras cá de casa ganharam 4 novos amigos :-)
Só ficou a faltar o Ticket To Ride Europa, que infelizmente anda a mais de 40€ em todo o lado, mas ainda tenho a esperança de encontrar uma pechincha algures...
Bons jogos ;-)
 
Última edição:
Boas!
Trabalho perto de uma dessas lojas que neste momento está a fazer 35% de desconto em jogos de tabuleiro, e dei lá uma saltada à hora de almoço.
Não resisti ao ver tantas caixas e comprei 4 jogos.
Ser pai é isto :-)
Comprei...
- Sushi Go: não achei muita piada do que vi no YouTube, mas se não gostarmos tenho a quem oferecer;
- Ilha Proibida: não vi, não analisei, não estudei absolutamente nada deste jogo. Fui às cegas, graças às vossas sugestões, que sei que vêm do fundo do coração portanto são excelentes sugestões com certeza;
- Código Secreto Imagens: pelas críticas na Amazon, para crianças pareceu-me mais divertido do que a versão Disney;
- Carcassone: dispensa apresentações... :-)
Ordenei os 4 jogos por ordem correta de dificuldade, do mais fácil para o mais complexo?
O meu muito obrigado mais uma vez pela vossa ajuda, em menos de 24h as prateleiras cá de casa ganharam 4 novos amigos :-)
Só ficou a faltar o Ticket To Ride Europa, que infelizmente anda a mais de 40€ em todo o lado, mas ainda tenho a esperança de encontrar uma pechincha algures...
Bons jogos ;-)
É uma questão de aguardar e estar atento em relação ao Ticket. Comprei o meu Europa a 24€, numa promoção do Pingo Doce e andei a correr tudo o que era lojas deles porque avisaram aqui no forum que estavam a fazer essa promo.

Bons jogos.
 
Muito obrigado pela dica. Ficarei atento!
Concordas que a evolução de dificuldade (do jogo mais fácil para o mais difícil) seja esta:
Sushi Go - Ilha Proibida - Código Secreto Imagens - Carcassone?
E quanto ao famoso Catan? Não é adequado para a miudagem? Também está a um preço muito interessante na dita loja...
 
Última edição:
É subjetivo. Podes ver pela Weight no site Board Game Geek e dá uma ideia mas especificamente para crianças diria que é algo deste género:

Ilha Proibida -> Sushi Go -> Carcassone (Sem a regra do Farmer) -> Código Secreto -> Carcassone completo.

Isto porque a Ilha Proibida tu podes orquestrar o jogo e ir guiando por ser cooperativo.

Já agora, e já que falei no Board Game Geek, também tem lá uma avaliação do que a comunidade sente em relação à idade da entrada: por baixo de Age, como podes ver aqui no Catan que recomendam para 8+ e ver que percentagens disseram que era bom a partir de cada idade: https://boardgamegeek.com/boardgame/13/catan

Não acho o Catan especialmente difícil para além que é o jogo que abriu a porta a muita gente para os board games modernos o que diz muito da sua fácil abordagem. Dito isto, para 5 anos já acho puxar a corda. Eu aproveitava para já os que compraste, e testava com os pequenos a ver se funciona. Só nesses já tens aí muitas horas de entretenimento.
 
Sim, o Ilha Proibida será mais simples que o Sushi Go. No Sushi Go não só os miúdos terão de pensar na sua jogada/pontuação, como também terão de pensar na dos outros jogadores a quem terão de "tramar".
 
Toda a gente já deixou aqui boas recomendações em relação aos jogos, pelo que vou deixar um apontamento geral.

As idades recomendadas nos jogos são apenas isso, recomendações. Cabe a cada um de nós saber o que se adapta aos miúdos, porque somos nós que os conhecemos. Pego no exemplo do meu mais velho, que sempre foi muito bom em questões de lógica e pensamento, sempre se habituou a jogar tanto videojogos como jogos de tabuleiro, pelo que desde idades novas jogou jogos complexos, ditos "para adultos". Se eu lhe pusesse as versões júnior à frente, tenho a certeza que não iria ficar minimamente interessado e ia achar uma seca.

Os miúdos são bem mais inteligentes do que achamos. Se algum jogo for um pouco mais puxado, pode-se também adaptar as regras. Um bom exemplo é o retirar dos "farmers" no Carcassonne até perceberem bem o jogo e introduzir mais tarde. Para a criança de 5 anos, obviamente não vai conseguir definir estratégias, mas conseguir acompanhar o jogo e participar já é muito bom.

Outras sugestões que os meus filhos e amigos gostam: KLASK, Fantasma Blitz, MicroMacro, Santorini, Blue Lagoon, Azul, Sagrada, King of Tokyo, Passa o desenho. Reforço, isto são sugestões para os 8 anos, os 5 ainda é cedo.
 
Mais uma vez os meus agradecimentos a todo@s.
Como vos posso pagar uma cerveja?

Aproveitando todas as excelentes dicas que aqui me foram sugeridas, e após alguns vídeos do YT e da consulta ao fantástico site BGG, elaborei uma lista progressiva de jogos, que conto ir comprando à medida do tempo, e com certeza nos darão muitas horas de diversão ao longo dos próximos anos :-)

JOGOS - IDADE - DIFICULDADE (de 1 a 5)
Zombie Kidz (Evolution) 5+ 1.40
Sushi Go 6+ 1.16
Ilha Proibida 8+ 1.74
Código Secreto Imagens 8+ 1.24
Azul 8+ 1.76
Carcassone 8+ 1.90
Ticket to Ride Europe 8+ 1.92
Catan 8+ 2.30
The Crew - Mission deep see 10+ 2.04
The Crew - The quest for planet nine 10+ 1.96
7 wonders 10+ 2.32
Wingspan 10+ 2.46

O Sushi Go será colocado a trânsito já esta semana, e o Pai Natal disse-me que este ano irá oferecer o Zombie Kids ao mais novo e o Ilha Proibida à mais velha.
Os restantes, como disse, a seu tempo lá terão lugar à mesa nos nossos momentos em família.

Um bem-haja a tod@s!
 
Última edição:
Parece-me que a idade do The Crew está um pouco desajustada. Mesmo a jogar com adultos por vezes é confuso para alguns, pelo que há algumas pessoas a quem nem apresento o jogo por saber que não vão apanhar a lógica. Além disso, penso que não precisas de comprar ambas as versões, apenas muda o tema e pequenos pormenores nas regras. Diria para ires pela temática (espaço vs oceano) e ficares apenas por uma das versões.

De resto, o Wingspan é também complicado tendo em conta o teu objectivo de jogares com crianças. Tem muitas regras, estratégia e pode tornar-se demasiado confuso. Penso que poderias colocar o King of Tokyo como opção porque além de divertido é mais imediato em relação a alguns dos que tens na lista (Wingspan, 7 wonders e até o Catan). Além disso tem bonecada e toda a gente acha piada!
 
Olá @Jonnybravo .
Talvez eu me tenha explicado mal.
A lista que partilhei será uma lista pessoal de jogos a ir comprando ao longo dos anos futuros. Numa média de 2/3 jogos a comprar por ano, conto ter jogos para 5 anos... Ou seja, os últimos da lista, Catan, 7 wonders e Wingspan, serão apenas jogados na adolescência dos meus filhos, isto se entretanto não tiverem fugido de casa :-)
Vou é retirar o The Crew e adicionar o King of Tokyo: já recebi deste jogo muitas recomendações de vós, aqui no fórum, portanto também merece um lugar aqui em casa :-)
Já agora, o King of Tokyo depende muito da língua? É que consigo encontrá-lo muito mais barato noutras que não a nossa.
Entretanto ontem jogámos os 4 pela primeira vez o Sushi Go (sem as cartas e regras do "chopsticks")... O tutorial da Devir no YT é bastante elucidativo e facilita imenso a aprendizagem das regras e da dinâmica, e o jogo é bem mais simples do que aquilo que aparenta à primeira vista... Adivinhem quem ganhou a primeira partida? ;-)
E confesso que também ando de olho no IceCool... que vício este! :-)
Obrigado a tod@s!
 
Última edição:
Dizem os estudos que existem menos probabilidades dos filhos fugirem de casa se os pais jogarem regularmente jogos de tabuleiro com eles :D

Acho que é uma das melhores formas de reunir família e amigos em torno de algo que não seja um aparelho eletrónico hoje em dia. De certeza que eles no futuro vão agradecer e propagar o bichinho para os amigos e futuras gerações.
 
Não ficaria bem com a minha consciência se não recomendasse incluíres aí na lista a (muito) longo prazo um Worker Placement. Por exemplo, para começar, um Stone Age.

Talvez em substituição do Catan? Estou a cometer um pecado muito grande malta?
 
Dizem os estudos que existem menos probabilidades dos filhos fugirem de casa se os pais jogarem regularmente jogos de tabuleiro com eles :D

Acho que é uma das melhores formas de reunir família e amigos em torno de algo que não seja um aparelho eletrónico hoje em dia. De certeza que eles no futuro vão agradecer e propagar o bichinho para os amigos e futuras gerações.

Eu acho que se existir um dia para jogos é bom para todos em especial se existir a regra de todos, pais incluidos colocarem o telemovel de lado.

Concordo com a questão de algo Analogico nesta vida Digital é bom para todos, são momentos fora dos ecrans em que se cria memorias, e em que se estimula o cerebro para raciocionio e logica. Desde que não se sinta que é uma obrigação mas algo de bom para a familia
 
Acho que é uma das melhores formas de reunir família
são momentos fora dos ecrans em que se cria memorias, e em que se estimula o cerebro para raciocionio e logica
algo de bom para a familia

De facto, estes momentos em família são únicos e peculiares, pois numa mesa ou tapete, todos reunidos à volta de um objetivo, comum ou não, além do estímulo cerebral que se falou, promove a ligação e a intimidade entre os elementos da família, que desapareceu com a entrada dos ecrãs (TV e telemóveis sobretudo) dentro de casa.
Além disso, permitem o saber-se ganhar/perder, o cumprir/seguir regras, e o saber lidar com a frustração (de não se ganhar ou de não se ter alcançado um objetivo), que são ensinamentos que considero fundamentais em crianças, pois são sentimentos que farão parte das suas vidas em adulto.

Termino no entanto com a questão da língua, que nas minhas pesquisas se coloca como uma barreira, sobretudo por estes jogos envolverem crianças pequenas.
Tenho encontrado, infelizmente, preços bem mais convidativos nos jogos que quero em língua estrangeira (inglês, francês e espanhol) do que na nossa.
King of Tokyo depende muito da língua? Ticket to Ride Europa também? Ou outros da minha lista sugerida aqui?
Estou a falar por vezes de diferença para metade!


Mais uma vez o meu obrigado, bons jogos! ;-)
 
Última edição:
Boas, ticket to ride não depende nada da língua, não tem qualquer texto tirando o nome das cidades (e as regras, claro). o king of tokyo já tem algum texto nas cartas. para os miúdos não conseguem jogar sem ajuda, mas eu o que fazia quando o jogava era ler para o meu filho os poderes e pronto. mas a que preços andas a encontrar em PT e não PT?

outra nota, se há jogos na tua lista que são para daqui a uns anos, nao vale a pena estar a fazer agora a lista, vais vendo na altura (o que não impede de teres já uma ideia geral). digo isto pq o mundo dos jogos de tabuleiro é gigante, como tal os jogos sao variadíssimos. vês o que o seio familiar mais gosta e pedes recomendações mais especificas de acordo com isso. outra é a questão da idade, as recomendações são para os 8 anos, quando tiver 12 ou 13 ja conseguem jogar jogos com mais "chicha" (caso seja o que gostem)...
 
há pouco tempo andei a ver coisas sobre o jogo, vi este video que contem explicação, gameplay e review achei o jogo muito interessante mas já começa a faltar espaço para tanto jogo :D

 
Malta, para o meu miudo a caminho dos 7 anos, estou a pensar comprar o kingdomino ou o zombie kidz. Recomendam? Outra sugestão?

Tenta perceber se o teu miudo aceita bem o que é um jogo legacy antes de te meteres no zombie kidz.

Minuto 4:25 Evolução

Kingdomino é uma excelente opção e é um carcassone mais simples.

Da uma olhadela ao Ilha Proibida
 
Boas,

Ando à procura de algum sitio onde possa comprar um dos seguintes jogos preferencialmente na Margem Sul:

Tiny Epic Dungeons
One Deck Dungeon
5-Minute Dungeon
Dungeons and Dragons Adventure Begins

Gostava de conseguir a tempo da passagem de ano, mas já estou próximo e ainda não encontrei nenhuma loja que tenha (o 5 Minute Dungeon e o One Deck Dungeon encontro na Gameplay.PT mas fica em Benfica, não tenho possibildiade de chegar lá).

Alguma dica?
smile.gif
 
Back
Topo