Jogos de Tabuleiro

Desenterrar um pouco o topico. Três questões:

- Com o aproximar da feira do livro tipicamente jogos de tabuleiro la apenas na devir né? tenho a noção que as promoções não são grandes, nem muito diferentes do habitual ne?

Tem Devir e MEBO.

Normalmente a MEBO tem boas promoções de jogos danificados (basta tem o plástico rasgado), portanto se tiveres interesse em algum, aconselho a ir nos primeiros dias procurar. Sei de malta que conseguiu jogos como o Ticket to Ride a grandes preços.

Deixo alguns jogos que comprei lá bastante mais barato:
- Wits and Wagers versão PT
- King of Tokyo
- Instambul Dice Game

Dito isto, para jogos mais recentes desta editora, normalmente os hiper mercados costumam fazer descontos de 50% pela época do Natal e por vezes também pela altura do dia da criança.

Este ano vou ver se apanho um Akropolis ou um Telestrations (Passa o Desenho) também na mesma lógica.

A Devir não costuma fazer descontos por aí além na feira. Pode ser interessante arranjar a lista da promoção diária pois é o único desconto que costuma fazer sentido.
 
Boas gente.
vou passar uns dias fora para a semana com a Maria.
Para os tempos “mortos”, que jogos de tabuleiro aconselham para jogar a 2?

Obrigado.
 
Olá amig@s foristas.
Somos uma família de quatro elementos: eu e minha mulher na casa dos 40s, um menino de 5 e uma filhota de 8.
Jogos que temos cá em casa: Doble; Uno; Uno Flip! (estes 3 já deixámos de jogar); Monopoly Junior; (Djeco) Piou-Piou; Skyjo; Virus! (sim, meu filho com 5 anos acompanha e joga à vontade estes últimos dois). Iniciamo-nos recentemente no xadrez e os miúdos estão a gostar bastante.
Mas bem-dita a hora em que descobri este tópico :-)
Para me inteirar das últimas "tendências", li desde a página 90 (2 janeiro 2020) até à presente página n.º 113.
Assim, para passarmos para outro "patamar" de diversão, selecionei os seguintes jogos, sempre tendo em vista conseguirmos jogar os 4 no mínimo.
- Carcassone: míudos com 5 e 8 anos conseguem jogar, ou é preferível eu comprar (para já) o Carcassone Junior?
- Ticket to Ride Europe: fácil de entender para 5 e 8 anos? Compro-o em inglês ou compro o "!Aventureros al Tren! Europa" (versão espanhola na Amazon), para ser mais fácil pelo menos para a menina que já sabe ler?
- 7 wonders "normal": é indicado para a idade dos meus filhos? Compro a edição em inglês ou em espanhol, ou a língua não interfere com o jogo?
- Qual a ordem de progressão? Ou seja, destes três jogos, qual o mais fácil e qual o mais difícil?
Outras sugestões são também bem-vindas :-)
Muito obrigado a tod@s pela ajuda e esclarecimentos!
Bons jogos ;-)
 
Última edição:
Olá amig@s foristas.
Somos uma família de quatro elementos: eu e minha mulher na casa dos 40s, um menino de 5 e uma filhota de 8.
Jogos que temos cá em casa: Doble; Uno; Uno Flip! (estes 3 já deixámos de jogar); Monopoly Junior; (Djeco) Piou-Piou; Skyjo; Virus! (sim, meu filho com 5 anos acompanha e joga à vontade estes últimos dois). Iniciamo-nos recentemente no xadrez e os miúdos estão a gostar bastante.
Mas bem-dita a hora em que descobri este tópico :-)
Para me inteirar das últimas "tendências", li desde a página 90 (2 janeiro 2020) até à presente página n.º 113.
Assim, para passarmos para outro "patamar" de diversão, selecionei os seguintes jogos, sempre tendo em vista conseguirmos jogar os 4 no mínimo.
- Carcassone: míudos com 5 e 8 anos conseguem jogar, ou é preferível eu comprar (para já) o Carcassone Junior?
- Ticket to Ride Europe: fácil de entender para 5 e 8 anos? Compro-o em inglês ou compro o "!Aventureros al Tren! Europa" (versão espanhola na Amazon), para ser mais fácil pelo menos para a menina que já sabe ler?
- 7 wonders "normal": é indicado para a idade dos meus filhos? Compro a edição em inglês ou em espanhol, ou a língua não interfere com o jogo?
- Qual a ordem de progressão? Ou seja, destes três jogos, qual o mais fácil e qual o mais difícil?
Outras sugestões são também bem-vindas :-)
Muito obrigado a tod@s pela ajuda e esclarecimentos!
Bons jogos ;-)

Eu não tenho filhos ainda, portanto algum outro colega pode dar a sua experiência pessoal. Diria dos três, dois deles devem ser tranquilos para a filha de 8 ano, talvez não para o filho de 5. Todos eles são um degrau acima do Virus, o 7 Wonders diria que vários:

Carcassone: Deve ser +- fácil de apanhar para a filha de 8 anos. A regra mais difícil é a do Farmer / Agricultor e a minha recomendação vai em retirar essa regra durante os primeiros jogos e ir adicionando aos poucos. Acho que o de 5 anos pode não acompanhar em termos de estratégia, mas vai sentir-se feliz a fazer o puzzle de colocar as peças. De resto é mais ou menos simples. Não conheço a versão junior, pelo que não posso opinar.

Ticket to Ride: O jogo não tem dependência de língua, mas existe também versão portuguesa. Eu acho que com ajuda eles apanham rápido a mecânica. Tal como o Carcassone é um jogo com mecânicas muito básicas mas mesmo assim muito bom. Eu diria que é capaz de ser um bocadinho mais complicado que o Carcassone na medida em que tens de controlar os destinos e uma mão de cartas que pode ficar muito grande. Outro ponto importante é que por norma é um jogo mais longo sobretudo nas primeiras vezes, e pode complicar a vida.

7 Wonders: Aqui acho que já estás fora de pé. O jogo é simples, mas já está num patamar acima em termos de estratégia e até de explicar as regras. Talvez a versão Architects que é muito mais simplificada já desse, mas o original já me parece muito para uma criança de 8 anos. Ainda tenho amigos que ficam confusos quando explico as regras da troca de recursos, com 30 e tal.

O Carcassone tem a vantagem que se procurares com calma e tempo és capaz de encontrar a ótimo preço online.

Todos os três jogos podes experimentar Online no Board Game Arena e tirar as tuas conclusões por ti :). Afinal ninguém conhece melhor os teus pequenos que tu.

Agora nem tanto, mas antigamente o Tom Vassel do canal Dice Tower costumava fazer imensas recomendações de jogos para crianças e até envolver as filhas dele no canal. Ele afinal de contas tem para aí uns 8 filhos. Mas se pesquisares em vídeos antigos vais encontrar muita coisa.
 
@sil3nc3r nunca joguei o ticket to ride mas diria que se conseguires explicar bem estas cartas https://ticket-to-ride.fandom.com/wiki/Bonuses o jogo é acessivel.

Eu recomendaria o Carcassone normal > ticket to ride > 7 wonders ( carcassone esta com desconto de 35% numa loja nacional )

O 7 wonders como tem dinamicas de compra e estrategias pode ser algo mais dificil em especial para o pequeno, e até alguns adultos

Se quizeres dar uma hipotese a jogos fora dessa lista vê a Ilha Proibida e ao Dixit.
 
Subscrevo totalmente o Ilha Proibida. É um cooperativo portanto podes ajudar muito nos primeiros jogos, pois não existe informação escondida e quando eles apanharem a mecânica, obrigá-los a tomar decisões e ver como se safam.

Comprei o meu a 50% do preço no Continente numa promoção que eles costumam fazer algumas vezes por ano.

É uma excelente recomendação.
 
Vim apenas reforçar as opiniões que já deram:
Eu recomendaria o Carcassone normal > ticket to ride > 7 wonders ( carcassone esta com desconto de 35% numa loja nacional )


Se quizeres dar uma hipotese a jogos fora dessa lista vê a Ilha Proibida e ao Dixit.

A ordem de dificuldade em relação aos três jogos que referiste @sil3nc3r é esta. Diria que para 5 anos, o Carcassone talvez seja um pouco complexo, mas lá está, nada como experimentar. Em relação ao Ticket to Ride, o filho de 5 anos de um amigo meu joga a versão Junior, mas para jogarem todos pode tornar-se um tanto ou quanto básica.

As outras hipóteses que o @TheFenix mencionou são igualmente boas. Pessoalmente detesto o Dixit, mas percebo que para os miúdos possa ser um bom jogo. A Ilha Proíbida tem um conceito interessante para jogarem todos, é pena que a versão que se encontra nas lojas esteja numa mistura de Espanhol com Brasileiro, pelo menos a versão que tenho.
 
Obrigado a tod@s pelos vossos preciosos contributos!
- Vou comprar o Carcassone já hoje, pela unanimidade das respostas e pela promoção referida dos 35% de desconto atirar o preço final para valores mais baixos do que versões usadas no OLX! Obrigado pela dica do desconto!;
- Perguntei pela dependência da língua do Ticket To Ride Europe, porque na Amazon a versão espanhola custa +-40€ e a versão inglesa +-55€. Ainda não pesquisei pela versão portuguesa;
- Vou esquecer então para já o 7 Wonders;
- Vou investigar melhor o canal "Dice Tower" como sugerido, e os jogos Ilha Proibida e Dixit (qual a versão do Dixit que aconselham? Vejo várias à venda: Quest, Odyssey, Memories, Origins...).
Já agora, estes dois jogos, Ilha Proibida e Dixit, têm dependência da língua? Qual o mais fácil dos dois? São ambos mais fáceis do que o Carcassone, correto?
- Que me dizem do Sushi Go (Sushi Go vs Sushi Go Party), e do Código Secreto (há versões para crianças, como por exemplo as versões Junior, Disney, etc) ?
👍
Obrigado, bons jogos ;-)
 
Última edição:
@sil3nc3r Dixit zero dependencia da lingua ( a dependencia é teres que dizer uma palavra que descreva a imagem sem que seja muito frontal), alias o jogo é focado em imagens. A ilha proibida a dependencia do que esta escrito é minimo, apenas as funções de cada jogador.

A ilha proibida é sempre a minha recomendação até porque é um jogo cooperativo são todos contra o jogo, e porque é um bom jogo de entrada para alguns conceitos que depois mais tarde são usados noutros jogos. Alias eu considero este jogo uma versão ultra simplificada do Pandemic.

Sushi Go como mete calculos embora visualmente seja apelativo não o acho tão para crianças, o Codigo Secreto ou Codename aconselho-te a ver o canal no YT No Rolls Barred e veres se é algo que os pequenos conseguiriam, mas talvez seja muito cedo.
 
Sabem se o jogo Decrypto alguma vez vai ter versão PT-PT? Mesmo não havendo em PT-PT, a versão inglesa vale a pena? Tenho amigos que não dominam o inglês e não sei se dá para jogar na mesma ou não
 
@sil3nc3r Dixit zero dependencia da lingua ( a dependencia é teres que dizer uma palavra que descreva a imagem sem que seja muito frontal), alias o jogo é focado em imagens. A ilha proibida a dependencia do que esta escrito é minimo, apenas as funções de cada jogador.

A ilha proibida é sempre a minha recomendação até porque é um jogo cooperativo são todos contra o jogo, e porque é um bom jogo de entrada para alguns conceitos que depois mais tarde são usados noutros jogos. Alias eu considero este jogo uma versão ultra simplificada do Pandemic.

Sushi Go como mete calculos embora visualmente seja apelativo não o acho tão para crianças, o Codigo Secreto ou Codename aconselho-te a ver o canal no YT No Rolls Barred e veres se é algo que os pequenos conseguiriam, mas talvez seja muito cedo.
Muito obrigado.
O Ilha Proibida também está com um bom desconto nessa mesma loja, vou comprá-lo hoje também :-)
Quanto ao Código Secreto para ciranças, há muito boas reviews na Amazon, tanto da versão com imagens, como da versão com Disney.
Alguém conhece ou tem experiência com algumas destas duas versões?
Obrigado!
 
Joguei a das imagens e é a minha preferida, e escolheria sempre à frente das palavras. A da Disney nunca experimentei.

Atenção que o Codenames está feito para pelo menos 4 jogadores, pois a ideia é ser 2 equipas de pelo menos 2, uma contra a outra.

Podes sempre só fazer a componente das pistas, sem competição e pôr objetivos de turnos para resolver ou assim.

Uma recomendação é ao inicio seres tu sempre o Clue Giver, pois é muito mais difícil dar pistas do que receber.
 
Atenção ao Dixit porque pode ser demasiado abstracto para crianças muito pequenas.
O Sushi Go é um jogo divertido e diria que até pode ser bom para crianças.
O Código Secreto também pode ser difícil para uma criança muito pequena que ainda não tenha muito vocabulário.
 
O small world pode ser uma outra opção.

Ou então King of Tokyo (rei the Tóquio). Em ambos tens poderes, que crianças gostam. Talvez o Tóquio seja mais fácil

Sushi go party muito bom também
 
Back
Topo