Intelburntest

O melhor loop é o funcionamento diário, tudo o resto não te garante nada.

Tendo em conta o feedback que um SO consegue dar, e ainda que corrige erros, eu diria que o funcionamento diário não diz grande coisa para além da estabilidade aparente; a não ser que a instabilidade seja determinante, o resto do software é que vai destacar problemas.
 
Que me interessa a mim que faça 50 loops sem erros se depois pego num jogo e crasha ao fim de 1 bocado?

Isto só serve para tirar duração ao CPU mais nada.
 
Que me interessa a mim que faça 50 loops sem erros se depois pego num jogo e crasha ao fim de 1 bocado?

Isto só serve para tirar duração ao CPU mais nada.

e às boards especialmente se tiverem circuitos de alimentação foleiros. Li um coment dum membro do XS a dizer que o IBT lhe matou 3 boards :D
Mas é mais provavel que tenha sido fonte ou assim
 
e às boards especialmente se tiverem circuitos de alimentação foleiros. Li um coment dum membro do XS a dizer que o IBT lhe matou 3 boards :D
Mas é mais provavel que tenha sido fonte ou assim

Um software não queima boards, os componentes é que não tinham qualidade...
 
Com o meu Q9550 a 3800Mhz e o prime95 a correr nos 4 cores, tenho temperaturas máximas de 54Cº no CPU. Quando meti o IBTa correr, apenas em standard, ainda antes de acabar a primeira run e já tinha chegado aos 75Cº. Ainda deixei acabar as 5 runs e tive zero erros, mas ao ver como a temperatura sobe com este teste, apanhei um susto. Nem me atrevo a meter em 100 runs e em maximum como alguns já fizeram aqui. :eek:
 
Um PC a correr o Intel Burn Test chega a gastar quase o dobro de energia. Isto em algumas maquinas pode ultrapassar os 300w.

Na minha opinião erros acima dos 10 loops estão ligados com problemas de arrefecimento dos componentes e da caixa.
 
Um PC a correr o Intel Burn Test chega a gastar quase o dobro de energia. Isto em algumas maquinas pode ultrapassar os 300w.

Na minha opinião erros acima dos 10 loops estão ligados com problemas de arrefecimento dos componentes e da caixa.

Pela minha experiencia isso acontece quando estás no limiar da estabilidade (extrema)
Como tu tens frio excluis o cooling :p

e já agora aproveito esclareço e tiro uma duvida que tenho há algum tempo
partindo do principio que o cpu gosta de frio, ele vai fazer os mesmos MHz que fazia a ar com menos tensão, ou tás apenas mais "folgado" para dar volts e deixar o cpu escalar?
 
Última edição:
e já agora aproveito esclareço e tiro uma duvida que tenho há algum tempo
partindo do principio que o cpu gosta de frio, ele vai fazer os mesmos MHz que fazia a ar com menos tensão, ou tás apenas mais "folgado" para dar volts e deixar o cpu escalar?

O mesmo vcore mas com frio faz mais mhz, apetece dizer até, muitos mais mhzzz :p

Penso que a situação com o IBT pode ser semelhante, com horas de IBT a temperatura da caixa pode aumentar de forma a criar instabilidades. Por exemplo: quem ja não teve cpus que no inverno faziam o oc e depois no verão tinham que baixar um pouco pois ja não aguentava tanto?
 
Um PC a correr o Intel Burn Test chega a gastar quase o dobro de energia. Isto em algumas maquinas pode ultrapassar os 300w.

Na minha opinião erros acima dos 10 loops estão ligados com problemas de arrefecimento dos componentes e da caixa.

Concordo com o Blaster a 100%. Por isso digo que fazer 50 passagens de IBT é de doidos.
Faço 10 IBT/Linx para aferir de estabilidade do bixo. A partir dai é testes com software do dia-a-dia.
 
Estive aqui a fazer um pequeno comparativo entre programas para stressar cpus.

Tive a testar no meu media center lol, um simples e7400 com stock cooler que tem um ligeiro overclock para 3200mhz.

Primeiro testei 5 minutos de IntelBurnTest v2.1, ocupando o maximo de memoria. Isto fez com que atingisse uma temp de cpu maxima de 73ºC :004:

ibtmax.jpg


Depois peguei na ultima versão do OCCT, seleccionei a Small data set que é a que stress mais o CPU, e esperei..... zzzz.... passado 15 minutos so tinha atingido 61 graus :(
Uma diferença brutal, 12 graus !
Este teste do OCCT é similar aos Prime95, e Orthos, utilizam o mesmo algoritmo de calculos de virgula flutuante. Se testarem as temps serão iguais ou muito proximas entre estes 3 programas.

occtsmall.jpg



Esta nova versão do OCCT (v3.1)também inclui o teste Linpack, o que eu desconhecia e que obtem resultados identicos ao do Intel Burn Test conforme se pode confirmar pela pic abaixo.



occtlinp.jpg



As pics falam por si, os programas que utilizam o codigo linpack provocam um stress muito maior do que os de mersenne (Prime95, orthos e OCCT).

Noutro dia que tenha algum tempo vou ver quanto tempo o Prime95 leva a descobrir um sistema previamente declarado instavel no Intel Burn Test.

Cumps
 
Noutro dia que tenha algum tempo vou ver quanto tempo o Prime95 leva a descobrir um sistema previamente declarado instavel no Intel Burn Test.

Cumps

Isso era super interessante de se saber, actualmente apenas uso o IBT por ser mais rápido e gostava de ver uma comparação desse tipo.
 
Que me interessa a mim que faça 50 loops sem erros se depois pego num jogo e crasha ao fim de 1 bocado?

Isto só serve para tirar duração ao CPU mais nada.
Que engraçado, comigo acontece exactamente o mesmo, mas agora se fizer de 100loop já não passa...
Em que ficamos?:x2:

edit: eu tenho este OC (3ghz) pouco mais de 1 ano, mas ultimamente, as vezes desliga-se do nada a jogar cod, então decidi correr o tal IBT e vi que tinha um erro aos 100loops...o mais estúpido é que so desliga naquele jogo...provavelmente e um erro qualquer do s.o ou do jogo, já não sei qual e que devo confiar...
 
Última edição:
Back
Topo