Processador Intel Rocket Lake-S [2021]

Olha q não me irei admirar nada se a geração seguinte de consolas já for ARM !

A nvidia, p.e. já tem um SoC novo para a nova nintendo switch.

Não será de espantar minimamente até porque a AMD está a começar a entrar no mundo ARM a sério com a parceria com a Samsung, ao introduzir os seus GPU's nos SoC da Samsung. Sabem que isto é só o começo não sabem?
 
Da ultima vez que a AMD se meteu no mundo ARM, por encomenda de um grande cliente, não correu bem e o cliente deixou cair o contrato (AMD Seatle para a Amazon AWS).

Quanto às consolas, eu não sei se as empresas de hardware têm grande vontade de estar no mundo das consolas. Acho que qualquer delas trocaria 100% de share do mercado consolas por 10% de share do mercado servidor.
A AMD até é um bom exemplo. Não me parece que nesta altura seja bom para eles, terem uma boa parte da produção reservada para os SOCs das Consolas. Tenho a certeza que preferiam ter essa produção para GPUs, APUs e CPUs Ryzen e Epyc. Especialmente Epyc, onde os podem vender com margens muito maiores que os SOCs das Consolas.
 
De certeza que a AMD gostava de ter mais produção na TSMC, especialmente durante estes período de elevada procura.
Mas o mercado de custom chips, especialmente das consolas, foi o que safou a AMD durante vários anos.
Antes do lançamento dos Ryzen, a maior receita da AMD era mesmo o custom chips das consolas. Antes de lançar os Ryzen, sem os contratos das consolas, provavelmente a AMD tinha ido ao fundo.
E a AMD sabe que ter esta receita recorrente, é importante a longo prazo.
A Intel, mais cedo ou mais tarde vai voltar a ter produtos altamente competitivos. E nessa altura, a receita das consolas vai voltar a ser a sua linha de vida.
 
Última edição:

-12ºC :n1qshok:

ga0l75b.png
 
Eu gostava de ver nas plataformas entusiasta/"K" CPUs solucoes sem IHS... Com um kit de retenção/proteção como existe ai no mercado, o risco de desastre é virtualmente zero.

Todas as gráficas nao usam lid e nem por isso andam a ter dies detonados e as versoes de topo tem proteção metálica, que serão as mais certas de terem os coolers removidos/alterados.

Mesmo com soldas em vez de massa termica, dies mais finos, solda mais fina, sempre vai ter um caminho de resistencia termica maior.

CPU Delid e um bloco decente de custom loop é garantido dissipação maxima...

Mas ainda assim mete medo, 80 graus é o que tenho com o 3800X com um cooler que deve ter custado menos que o bloco que este gajo usou...

Se bem que neste caso ela apenas utilizou LM, não fez direct die cooling, que teria tirado mais uns 10 graus pelo menos.
 
Última edição:
Eu gostava de ver nas plataformas entusiasta/"K" CPUs solucoes sem IHS...
Quando é que foi a ultima vez que os processadores vieram sem IHS? Athlon? Não eram comuns Cores rachados?
Com um kit de retenção/proteção como foi usado neste caso o risco de desastre é virtualmente zero.
Eu não faço ideia quanto custa um kit desses. É caro? irias impingir um kit desses a quem não queira fazer delid? Ou terias ainda mais SKUs para esses casos?
Todas as gráficas nao usam lid e nem por isso andam a ter dies detonados e as versoes de topo tem proteção, que serão as mais certas de terem os coolers removidos/alterados.
Há alguma gráfica que venha de origem sem o cooler colocado? Coolers removidos são sempre facultativos em gráficas, certo?

Nada contra Delids, mas parece-me que CPUs Delided de fábrica só traria complicação e mais problemas.
Sempre seriam mais úteis que SKUs com caixas de super heróis, mas deve haver mais pessoas a quererem caixas de Processadores com super heróis que processadores delided. :p
 
Athlons não tinham protecao nenhuma... Falo e um kit ja vir com os cpus "K", ou pelo menos versoes "without lid edition"

sao CPUs para usarem por entusiastas, dai que nem tem cooler sequer, o risco de "rachar cores" nao ha de ser maior que partir ou entortar pinos se a retencao/protecao for bem feita.

Falo de algo como isso, mas oficial/de origem:

Delid-morrer-guarda-capa-protetor-iceman-cooler-x299-cpu-opener-suporte-7820-7900-7920.jpg


s-l400.jpg


A Intel podia destravar todos os CPUs mainstream (quanto muito deixava de fora os "T") como a AMD faz e as versoes "K/X" seriam as versoes "naked", o resto seria com IHS

E ja vi placas a venda sem cooler :D
 
Última edição:
Very nice performance esse 11400. É um CPU de gama média muito bom, e que será mais que bom para a grande parte das pessoas ( especialmente para quem não tem interesse em andar a jogar competitivo/+++fps em 1080p low quality ..

Quando a Intel se torna a opção com melhor preço/performance . O 3600 está simplesmente a preços absurdos, e não estou a ver a AMD com ideia de lançar um 5600 a menos de 200$ ..
 
Última edição pelo moderador:
Quem lançou o primeiro Cpu Multi Core foi a IBM.
A não ser que estejas a falar em CPUs com Cores que não são heterogéneos ou MCMs, não foi a IBM. O primeiro "verdadeiro" CPU Multi Core foi a HP nos PA-RISC. Seja como for, ele referia-se, de certeza, só a x86.


Anyway........


Acho que é uma perspectiva interessante de como um produto que não trás nada de novo, pode ser uma boa vitória para a Intel. Basicamente, o que o video refere é que a Intel irá começar a criar arquitecturas que não sejam específicos a um processo de fabrico, como a ARM.
 
Ele faz um bom argumento de como o Rocket Lake, apesar de ser um mau produto para consumidores, é um excelente projecto de aprendizagem e experiência para a Intel.
Com esta experiência, vão conseguir desenhar mais CPUs que podem ser compatíveis com pelo menos 2 processos de fabrico, dando muita versatilidade á Intel.
Numa era onde o avanço dos processo de fabrico são cada vez mais complicados, o Rocket Lake poderá ser uma das experiências mais importantes para a empresa.
 
É um pouco como o Intel Lakefield. É um produto para um nicho pequeno, a performance, mesmo tendo em conta o TDP, é banal e os poucos produtos que foram lançados com ele, são demasiado caros.
No entanto, serve como aprendizagem, para futuros produtos com EMIB e mais importante, futuros produtos com cores híbridos, como o Alder Lake, tanto a nível de hardware, como software.
Não seria a primeira vez na história da Intel que produtos com pouca importância ou de nicho ou até cancelados, colocam a primeira pedra na fundação de algo bem mais importante.

Veremos, neste momento e do lado consumidor este Rocket Lake não é grande espingarda.
 
Este CPU vai ser o melhor value deste ano. Ca no Brasil chegou a 1300-1400 reais, um preço muito bom. Quase 1000 reais a menos que o 5600X e mais barato que o 3600. Veio ao preco do 3400G...

Se hoje fosse montar um PC gaming "budget" seria de certeza este... E fica com upgrade path para 11700/11900...

Nem tudo é falhanço no Rocket Lake.

AMD vai ter que baixar e bem os preços, trazer um "5600" ao mesmo custo e baixar o 5600X.
 
Mt verdade. Em builds com budgets mais apertados o i5 11400 não tem competição por parte da AMD. E mesmo em builds com orçamentos mais largos... Por um 5600x? Por esse preço vai-se buscar um i7 que tem melhor performance em gaming.

A AMD também deixou de ter a vantagem de puder qq ram nos chipsets deles porque com o lançamento do b560 a intel também abriu essa porta para builds budget e já não é necessário pagar premium por um z490/590 para puder ter ram acima de 2666.
 
estou muito tentado a fazer upgrade do meu 4770k pelo 11400, faz comichão passar dum i7 para um i5, mas muita coisa mudou nestes anos e não fico a perder em nada certamente lol
 
Back
Topo