Processador Intel Raptor Lake [2022]

Nemesis11

Power Member
É melhor criar-se uma thread com o Intel Raptor Lake, porque começam a aparecer informações e deverá sair para o próximo ano e será o sucessor, no mesmo socket, do Alder lake, que deverá sair este ano (2021).

vc74ya8.jpg


rmxiJ5C.png


https://videocardz.com/newz/intel-confirms-raptor-lake-s-through-its-official-repository-website

Parece ser um "refresh" a nível de CPU, GPU, Caches do Alder Lake, nos mesmo 10 nm Intel. Continuará a usar Big e Little Cores e em portáteis irá suportar LPDDR5X.
 
Na parte de Desktop o Slide refere alterações a nível de Cache, estranhamente, ligando isso a Gaming (Latência?). Também refere melhorias a nível de Hybrid CPU (Diferenças de ISA entra os Big e Little Cores?).
Com estes dois pontos, parece-me que será um Tock, isto é, vão fazer alterações a nível de arquitectura e não no processo de fabrico. O Tock pode ser é bastante pequeno, mas também não parece ser um Refresh com o mesmo CPU + 100 Mhz, como os i3/Pentium/Celeron da 10ª para 11ª Geração.
Mesmo no processo de fabrico, dado o estado dos 10 nm Intel e apesar de ter o mesmo nome, é bem possível que existam grandes melhorias entre ele e o Alder Lake.

Algo curioso é que esta alteração de datas do Raptor e Meteor Lake parece ser muito recente. Não sei se não terá sido já uma decisão do novo CEO.
 
com tanto "leak" sobre o raptor lake e o "hype" que se tenta gerar parece-me que a confiança da intel no alder lake não seja grande coisa. o alder lake dará conta do recado com o zen3d sequer? acho estes leaks suspeitos.
 
Para que diabo servem 16 cores rafeiros num CPU que já tem 8 dos que interessam?
Quando se fala de "Atoms", parece-me que o pessoal fica de pé atrás, pelo mau histórico de performance dos Atoms e com bastante razão, mas eu acho que nos últimos tempos houve alterações que podem fazer com que usar Little Cores em x86 faça sentido e ajude bastante à performance total:
  • As gerações "Apollo Lake/Gemini Lake" dos Atoms, já foram bastante melhores a nível de performance em relação às gerações anteriores. A Intel teve sempre grande medo de, se a performance dos Atoms fosse demasiado boa, fosse canibalizar os "Big Cores". No entanto, a partir do momento que os produtos de topo unificam os 2 produtos, esse medo deixa de fazer sentido.

  • A outra grande alteração é o lançamento do Apple M1. É um "Big Little" para o mercado Desktop/Laptop. Não é um Soc muito diferente de um Soc do mercado Mobile. "Só" tem 4 Big Cores e no entanto tem a performance e especialmente a eficiencia que tem. Também é garantido que os "Little Cores" ajudam a essa performance.
    Todos os rumores apontam que a Apple irá criar versões maiores usando "Big Little".
    Isto é, a Apple nem se esforçou muito e no entanto provocou choque/medo no mercado.
A Intel ontem mostrou estes 2 gráficos:
dj9hhJP.jpg


Parece-me que as pessoas notaram mais no gráfico "Multi Thread", mas se calhar, o gráfico "Single Thread" é mais importante. :)

Sim, o Skylake é antigo. Isto é feito ao mesmo clock (mais baixo que os clocks altos do Skylake). É um benchmark de SPEC que pode ter "tweaks" que distorcem a realidade. Não tem valores no eixo dos X nem no dos Y. Também não tenho o PDF para ver que Workloads e Configurações usaram. Também tenho algum receio de como estará o Scheduler do Windows inicialmente.
Apesar de tudo isto, se estes gráficos aproximarem-se um pouco da realidade, os "Little Cores" podem ser mais importantes para a performance total, que o que inicialmente pensamos que vá ter. :)
 
Isso já acontece com o Wireless. As Intel Ax200 são M.2 e funcionam em qualquer Computador. As Intel Ax201 são M.2, mas só funcionam com alguns processadores/chipsets Intel. A razão é que a Ax201 não é uma solução "completa". Parte do Wireless já se encontra integrado no CPU.
Penso que nesse caso, a razão será a mesma.
A outra hipótese é segmentação artificial e a Intel também adora isso.

Já agora, eles mostraram o Raptor Lake a correr Blender e Adobe Premiere:
HtbfqVL.jpg


LMKH8fk.jpeg
 
Estava a pensar isso mesmo.

O zen 4 falam que possivelmente vem apenas com os 16/32, mas que andam a testar 24c em AM5 a prever já o futuro. Mas a Intel com o que tem em mãos, o 7950X tem muito trabalhinho pela frente
 
A Intel continua é a dar apenas suporte para 2 gerações em cada chipset. Pode ser um fator decisivo para quem estiver na dúvida entre uma plataforma AM5 ou LGA1700.

O que é pena porque tirando algumas questões técnicas que poderiam ser contornadas, não há grande razões para não poderem extender o suporte da plataforma para além das duas gerações da praxe. Até por uma questão ambiental deveria existir um suporte mais alargado.
 
O AM5 vai pelo mesmo caminho. A AMD, mal começou a ganhar quota de mercado, deixou cair essas medidas “consumer friendly”.

O socket AM4 durou de 2017 até agora mas foram sempre criando limitações artificiais aos upgrades de CPU com boards B350 e X370.
 
Back
Topo