Intel e Nvidia celebram acordos secretos

Também não acho que a nvidia tenha grande alternativa. Afinal o mercado AMD foi-se, sobra o mercado intel.

E a intel arranja-lhes licenças para as plataformas que tem agora e que daqui a um ano ou dois já não valem nada.

Mas a intel só precisa de alguma IP base para suportar o seu desenvolvimento interno (e isso lhes interessar) de GPUs.

Resumindo a nVidia está muito bem nos próximos tempos mas continuo a achar que tem algumas interrogações perigosas no seu futuro.

Enquanto a AMD não tiver capacidade produtiva para fazer os seus próprios chipsets nas suas próprias fábricas (algo que está longe de ser conseguido, já que nem para as CPU's eles conseguem alocar a produção necessária, precisam de recorrer a out-sourcing na Chartered), a Nvidia vai continuar a dominar esse mercado.

A Nvidia goza do facto de não ter problemas com fábricas, é uma empresa livre do "fardo" financeiro da construção e manutenção de fábricas de semiconductores, que foi o que lhes tem dado estes benefícios todos estes anos.
A 3dfx tentou aventurar-se nesse negócio com a compra da fábrica (relativamente pequena) da STB no México e acabou falida por causa disso.

Até o gigante Texas Instruments vai passar a fazer out-sourcing da produção, a construção de fábricas não é rentável (quem se lixa desde já é a Sun e a família SPARC).
 
Última edição:
A intel inventou a arquitecura/set de instruções que ainda hoje conhecemos, o x86 (IA-32)... mas foi a AMD que deu o passo para o set de instruções a 64bits, que foi depois também adoptado pela intel.
 
Até poderá ser, se a nVidia arranjar maneira de "correr" jogos Direct 3d e Open GL em Linux usando as suas placas... Isso é que era notável! Adeus windows! (pelo menos cá em casa, acho que ficava a morar numa casa sem janelas :-D)

A mim o q mais me preocupa é o desinteresse no investimento no OpenGL. Algo onde TODOS ficariam a ganhar, preferem ir para algo proprietário e completamente fechado.

Com o OpenGL teriam uma porta aberta para outras plataformas, facilitando em mt a conversão do produto ja criado.

Imaginem se com o CEDEGA+Linux+Nvidia em alguns casos conseguem performance superior ao windows. Entao quando começarem a desenvolver mais para esta plataforma, vão ver o desperdicio de potencia :lol:
 
pelo facto do poder economico a fins de poder envestigar soluções mais compativeis entre as duas marcas para concorer com a ati/amd.... porem esta ultima podera vir a fazer mais uma união com a microsoft (k ja existe alguns pontos comuns como as xbox 360 por exemplo).... i se isso akontecer, acho k nao vai ser nada bom....

impossivel... a microsoft já está ligada à intel ha mais tempo k voces pensam... eu ainda sou do tempo em k o windows so corria bem em Intel :002: cyrix e por ai fora faliu e a AMD foi a unica com bolas e alguns centavos para conseguir levar a microsoft a tribunal... ganhou e a partir dai aumentou-se a compatibilidade com AMD. de qualquer das formas nao estou a ver a microsoft ligar-se à AMD por dois motivos:
1 pela vergonha k os fez passar ha alguns anos em tribunal.
2 isso ia dar cabo do seu imperio k ja faz com a apple no k toka a processsadores e aplicaçoes. (sim pk poukos sabem mas a apple sempre teve relaçoes intimas ca MS :D)
enfim... a uniao pode ser perigosa either way
 
impossivel... a microsoft já está ligada à intel ha mais tempo k voces pensam... eu ainda sou do tempo em k o windows so corria bem em Intel :002: cyrix e por ai fora faliu e a AMD foi a unica com bolas e alguns centavos para conseguir levar a microsoft a tribunal... ganhou e a partir dai aumentou-se a compatibilidade com AMD. de qualquer das formas nao estou a ver a microsoft ligar-se à AMD por dois motivos:
1 pela vergonha k os fez passar ha alguns anos em tribunal.
2 isso ia dar cabo do seu imperio k ja faz com a apple no k toka a processsadores e aplicaçoes. (sim pk poukos sabem mas a apple sempre teve relaçoes intimas ca MS :D)
enfim... a uniao pode ser perigosa either way

A Microsoft foi e é aínda concorrente da Intel em vários sectores.
A divisão de software desta última é bastante forte, se bem que seja bastante discreta, à semelhança da divisão de software da IBM.
E a AMD nunca levou a MS a tribunal, deves estar a confundir aí alguma coisa...


Mais: por volta de 1996 foi a Microsoft quem comprou um número substancial de acções da AMD, como forma de pressionar a Intel a baixar os preços das CPU's (hardware mais barato -> upgrades de software mais prováveis -> mais lucro para a MS).
Quem sabe, se calhar até foi com esse dinheiro que a AMD pagou parte da investigação e desenvolvimento do Athlon original...
 
A 3dfx tentou aventurar-se nesse negócio com a compra da fábrica (relativamente pequena) da STB no México e acabou falida por causa disso.

Tão errado...

A 3dfx faliu porque tomou (mais do que) um caminho errado em termos de investifação e desenvolvimento das suas placas gráficas.
Não porque gastaram dinheiro na fábrica da STB, nem porque a fábrica era pequena e não conseguiam fazer placas gráficas suficientes (aliás, shortages de placas gráficas é que não havia no tempo da voodoo3).


Tudo isto para tentar convencer que a AMD tomou uma opção errada em tentar expandir a sua capacidade fabril? :rolleyes:
 
Tão errado...

A 3dfx faliu porque tomou (mais do que) um caminho errado em termos de investifação e desenvolvimento das suas placas gráficas.
Não porque gastaram dinheiro na fábrica da STB, nem porque a fábrica era pequena e não conseguiam fazer placas gráficas suficientes (aliás, shortages de placas gráficas é que não havia no tempo da voodoo3).


Tudo isto para tentar convencer que a AMD tomou uma opção errada em tentar expandir a sua capacidade fabril? :rolleyes:

Lamento, mas és tu quem está a ver tudo errado, como sempre.
Devias ler um bocado, informar-te melhor...


A 3dfx faliu porque decidiu alienar os parceiros que fabricavam as suas placas em Taiwan e fabricar os seus próprios produtos.
Os primeiros foram a família Voodoo 3 e um re-launch da Voodoo Banshee.
Até ao momento da compra da STB, eles tinham tecnologia bastante avançada (T-Buffer, anyone ?).
Simplesmente não conseguiam cumprir prazos, muito menos manter-se a par do calendário de refreshes de seis em seis meses imposto pela Nvidia (TNT, TNT 2, Geforce 256, etc).

Comprar a fábrica da STB foi a queda da 3dfx, não há dúvida nenhuma.
Se acreditas no contrário, pergunta a ti próprio quando é que achas que a AMD vai começar a fabricar os seus próprios chipsets e GPU's nas suas próprias fábricas...
Não vai ser tão cedo por duas razões:


- Já estão constrangidos na capacidade de produção de CPU's (core business) e com falta de dinheiro para ampliar fábricas para produção de outros tipos de chips (não se podem dar ao luxo de dedicar uma fábrica de CPU's "depleted" -como a Intel faz- para fazer chipsets).

- A ATI usa libraries da TSMC e da UMC para desenhar chips desde há muito tempo.


Agora reduz esses problemas para a escala financeira limitada de uma empresa de um sector mais pequeno e menos lucrativo como é o das GPU's, e atira-lhe com o fardo dos custos de produção exclusiva fora de Taiwan e redução fortíssima do canal de vendas (menos marcas, menos public awareness), junta-lhe concorrência agressiva em demasia que já vinha de trás (os sinais eram evidentes, a estratégia tinha de ser outra).
Fim.
 
Última edição:
Lamento, mas és tu quem está a ver tudo errado, como sempre.
Devias ler um bocado, informar-te melhor...


A 3dfx faliu porque decidiu alienar os parceiros que fabricavam as suas placas em Taiwan e fabricar os seus próprios produtos.
Os primeiros foram a família Voodoo 3 e um re-launch da Voodoo Banshee.
Até ao momento da compra da STB, eles tinham tecnologia bastante avançada (T-Buffer, anyone ?).
Simplesmente não conseguiam cumprir prazos, muito menos manter-se a par do calendário de refreshes de seis em seis meses imposto pela Nvidia (TNT, TNT 2, Geforce 256, etc).

Comprar a fábrica da STB foi a queda da 3dfx, não há dúvida nenhuma.

Até é uma boa dissertação.. mas não passa de um monte de pequenos "exageros" factuais que criaste para dissuadir da verdade:
When Greg Ballard became CEO of 3dfx in 1997, analysts marked it as a turning point since Ballard was a marketing guru, but he failed to understand R&D in the graphics industry. His attempt to develop a single-card 2D/3D solution in the forms of the Voodoo Banshee and the Voodoo3, even though that was 3dfx's weak point, ended up costing the company millions in sales and lost market share as well as diverting vital resources from the Rampage project.
 
Última edição pelo moderador:
Nvidia Licenses new Intel products

Nvidia got a license from Intel to produce 1600MHz FSB products. This is quite logical, since Intel themselves never really made the gaming community happy. With Nvidia making the chipsets Intel makes sure this market stays satisfied. Secondly, just like Intel used ATI chipsets on their boards some time ago Intel will now use Nvidia chipsets in their products.
More surprisingly Nvidia also got a license to use CSI and produce Xeon chipsets. This is quite a major thing since the Xeon chipset market never has been really big. The current platform has some downsides like the memory subsystem and no official SLI/Crossfire support. If the memory issues get fixed by NV (ie dropping FB-DIMMs) is just wishful thinking at the time being, SLI support sounds very obvious though.

Source: The Inquirer

cumps
 
Segundo o TGDaily, o acordo vai muito mais longe do que os assuntos relacionados com licenças de chipsets.
O próprio projecto "Larrabee" da Intel pode ser fruto da colaboração entre esta e a Nvidia:


Industry sources told TG Daily that Intel is preparing a “big” announcement involving technologies that will be key to develop Larrabee. And at least some of those technologies may actually be coming from Nvidia, we hear: Our sources described Larrabee as a “joint effort” between the two companies, which may expand over time. A scenario in which Intel may work with Nvidia to develop Intel-tailored discrete graphics solutions is speculation but is considered to be a likely relationship between the two companies down the road. Clearly, Intel and Nvidia are thinking well beyond their cross-licensing agreements that are in place today.

Mais aqui:
http://www.tgdaily.com/content/view/32282/118/
 
Última edição:
Back
Topo