Processador Intel Alder Lake (12th gen) - 120xxk & Z690 lançados

Apareceu uma Sample do Alder Lake no Geekbench 5, apesar de não estar a apanhar alguns valores e outros estão errados ( 17.6 Ghz de Turbo :D ). O nome do CPU é apanhado como "Genuine Intel(R) 0000 @ 1.40GHz".
Outros valores interessantes:

"name": "L2 Cache",
"value": "1.25 MB"

O valor da L2 é igual ao Willow Cove do Tiger Lake.

"name": "L3 Cache",
"value": "30.0 MB",

30 MB de L3.

16 Cores/24 Threads. 8 dos Cores devem ser Atoms, que não suportam SMT, por isso o valor de 24 Threads, penso.

OGSBZ3C.png


https://browser.geekbench.com/v5/cpu/5580579
https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1343731680046006272
 
Não é bem "24 cores", eu vi o tweet do Tum Apisak, estavam lá mais uns quantos da AMD de hoje, mas também olhei para aquilo e fiquei :freak3:

Como o Nemesis11 referiu, é um Intel "Big Little", ou seja terá supostamente 8 Big Cores (16 Threads) e terá depois 8 Little Cores (8 Threads), aparentemente sem SMT, o que dá os tais 16 + 8 = 24 Threads.

:n1qshok:
 
Acho incrivel que a Intel não vai ter nada para combater 5950X e o seu sucessor (que não admiro que venha com 24 cores)

Ainda mais assustador é, pelos leaks de Roadmaps, a Intel não ter nada num futuro próximo, para o mercado HEDT. Isto é, nem vão tentar combater o 5900X/5950X + TRs com algo numa plataforma HEDT, nem vão tentar combater com algo que seja interessante a nível de preços. Parece que por agora, a Intel simplesmente desistiu desse mercado, com excepção provavelmente de Workstations onde se usem Xeons, devido a ECC, quantidades de RAM, certificações, etc.
A AMD ao lançar processadores "HEDT" na plataforma consumidor e TRs com 32 e 64 Cores, deu cabo desse mercado à Intel.

Não é bem "24 cores", eu vi o tweet do Tum Apisak, estavam lá mais uns quantos da AMD de hoje, mas também olhei para aquilo e fiquei :freak3:

Como o Nemesis11 referiu, é um Intel "Big Little", ou seja terá supostamente 8 Big Cores (16 Threads) e terá depois 8 Little Cores (8 Threads), aparentemente sem SMT, o que dá os tais 16 + 8 = 24 Threads.

:n1qshok:

A Intel e os diversos Sistemas Operativos podem-se preparar com o Lakefield, que também é um Big Little com o Willow Cove + Atoms. É bom que essa parte esteja sólida. Ninguém vai querer ver o Cinebench a só utilizar os Cores Atom, por exemplo. :D

No mercado mobile, embedded ou de desktops empresarias, entre outros, pode ser interessante. No mercado entusiasta, veremos. Acho que depende dos ganhos de performance que se conseguirá com os Atoms versus a área que ocupam.
 
A quantidade de SKUs que a Intel vai criar vai ser bonita :D

Esta tabela só mostra core count, fora as variantes K e T e com diferentes clocks :D

E eles vão insistir em dual core e ainda pior, sem littlecores...
 
Eu percebo a cena dos little cores fazerem pouco sentido para PC somente de gaming, falo por mim tenho portateis para andar na net, normalmente so ligo o PC gaming para jogar. Mas segundos os leaks temos CPU's so com os BIG Cores, desde que os precos sejam inferiores nada contra. Nesta caso estaremos em 10 nm superfin.
Cps
 
Qual é a finalidade de tanto "little core" num desktop, mesmo?

Estes Chips não serão só usados no mercado desktop e mesmo no mercado desktop, fora do mercado entusiasta, poderá ser interessante.

Como a Intel vai ficar nos 14 nm+++ para sempre, eles precisam de duns little cores, para poupar espaço e energia. :D

A Apple já vende Processadores Desktop fabricados a 5 nm TSMC e usam Little Cores. Não parece portarem-se mal a nível de Peerformance/Consumo.
 
Qual é a finalidade de tanto "little core" num desktop, mesmo?
o Bizarro que onde seriam mais úteis, nos CPUs de 2 e 4 cores (ou seja podiam ser 2 + 2 e 4 + 2), vão ficar de fora...

Mas ter little cores pode ser bom mesmo para gaming. Deixa os bigcores pro jogo e little cores pro background task.
 
o Bizarro que onde seriam mais úteis, nos CPUs de 2 e 4 cores (ou seja podiam ser 2 + 2 e 4 + 2), vão ficar de fora...

Mas ter little cores pode ser bom mesmo para gaming. Deixa os bigcores pro jogo e little cores pro background task.

Também pensei nisso. A questão será quanto é será possível optimizar o scheduler e os drivers do CPU, e já agora quanto ganho percetível poderá trazer. Mas a questão levanta-se, sem duvida.
 
Nao o DDR5 vai ate máximo 8400 mhz.

O Standard vai ser 4800 mhz similar aos 2666 mhz sendo standard ddr4. (correcao)
 
Última edição:
Apareceu uma Sample do Alder Lake no Geekbench 5, apesar de não estar a apanhar alguns valores e outros estão errados ( 17.6 Ghz de Turbo :D ). O nome do CPU é apanhado como "Genuine Intel(R) 0000 @ 1.40GHz".
Outros valores interessantes:

"name": "L2 Cache",
"value": "1.25 MB"

O valor da L2 é igual ao Willow Cove do Tiger Lake.

"name": "L3 Cache",
"value": "30.0 MB",

30 MB de L3.

16 Cores/24 Threads. 8 dos Cores devem ser Atoms, que não suportam SMT, por isso o valor de 24 Threads, penso.

OGSBZ3C.png


https://browser.geekbench.com/v5/cpu/5580579
https://twitter.com/TUM_APISAK/status/1343731680046006272

17Ghz ??? Estou a ler bem?
 
Sim, estás a ler bem. É um claro erro de leitura do valor por parte do programa, o que é perfeitamente normal, visto ser um ES de um processador que ainda falta bastante tempo para sair.
 
Última edição:
Back
Topo