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Lamento o duplo post mas o Gametrailers já tem a video review disponível (levou 7.8).
Eu já o experimentei, a minha pre-order chegou ontem. Não posso formar uma opinião muito elaborada uma vez que ainda só joguei uns minutos. Ainda estou a acabar o Blue Dragon e a começar o Eternal Sonata por isso ainda deve faltar algum tempo até jogá-lo como deve ser.
No entanto do pouco que joguei começo a compreender os comentários dos gráficos à PS2, quer dizer, obviamente que os gráficos são superiores a qualquer coisa que exista na PS2 mas não deixam de ser desapontantes tendo em conta os jRPGs existentes para a Xbox360 (como o Lost Odyssey e o Blue Dragon).
A jogabilidade parece ser um dos pontos altos do jogo, é em tempo real como já muitos sabem. O botão 'A' faz um golpe fraco e rápido e o 'B' faz um golpe forte e mais lento, pressionando esses botões em diferentes sequências o protagonista faz diferentes combos. O facto de ele nomear cada combo e golpe especial que faz é realmente um pouco irritante mas no meio da confusão de efeitos sonoros no combate até acaba por se ignorar isso. Também é possível controlar (de forma limitada) os nossos companheiros escolhendo de entre 2 golpes especiais (podem ser escolhidos previamente através do menu).
A música é composta pelo Motoi Sakuraba e como tal deve ser excelente . Do pouco que ouvi pareceu-me óptima. O voice-over é que pode ser um turn off para muita gente, confirmo que na versão PAL europeia não é possível alterar a voz para japonês. As vozes americanas como de costume têm bons e maus desempenhos, felizmente o personagem principal inclui-se nos primeiros.
Uma coisa que se verifica demasiadas vezes é a ocorrência de cut-scenes sem som. Já tinha lido isso algures mas fiquei surpreendido com a quantidade de vezes que isso aconteceu durante o curto espaço de tempo em que joguei. Até se pode especular que não é um glitch e a ideia era ser uma cut-scene textual mas a questão é que os bonecos mexem a boca como se tivessem a falar.
Bom, concluíndo, o jogo parece interessante para quem gosta de RPGs (a história em particular parece prometer) mas, pela amostra que tive, parece longe de ser o santo Graal dos jRPGs desta geração como muitos anunciavam.
Bem depois de 6 horas de jogo posso deixar alguns pontos bons e maus do jogo para quem esteja interessado no jogo:
- Bons gráficos.
- Excelente combates, atacas com o A (ataques rápidos mas fracos) e B (ataques lentos mas poderosos) e fazes certos ataques diferentes dependende das combinaçoes de botoes que carregas.
Depois tens ataques especiais que gastam mp que podes ligar ao A e B que podes usar ao manter carregado o botao do ataque, estes ataques sao poderosos e evoluem de nivel.
Podes dar ordens a tua party por comandos tipo "focus" todos atacam o mesmo inimigo, "reserve mp" usam ataques normais sem gastar mp, "spread" dispresam-se e atacam varios inimigos ao mesmo tempo, etc.
Podes tambem seleccionar os ataques especias do teus membros e usalos simplesmente seleccionando a pessoa e usar o ataque.
O combate é uma das grandes coisas deste jogo.
- Vozes em inglês nem estão nada mal, pelo menos nestes primeiros 9 personagens que já tenho.
- Historia interessante, ainda estou no inicio mas pode-se ver que a lua tem um impacto muito grande nesse mundo, espermos para ver se evolve mais.
- IA muito boa, os personagens na party ajudam-te bastante quer seja em combate ou curar-te quando tens pouca vida, e se morreres eles revivem-te automaticamente.
- Mau lip syncing, se virem o review do gametrailers podem ver logo.
- O senso de direcçao neste jogo nao é muito bom, por vezes veste as voltas a procura do sitio onde tens ir simplesmente porque nao te é dada suficiente informaçao e o sitio nem te é a assinalado no mapa, e com um mapa bastante grande e preciso dar umas grandes voltas.
Por exemplo mandam-me ir a sito X mas nao so me dizem que é para oeste, pois mas para onde é oeste e porque não me das melhores direcções? O que me faz andar no mapa as voltas a procura do sitio certo para entrar para a proxima localizaçao.
Mas depois de teres o mapa mais descoberto ja é muito mais facil.
Bem estas sao umas primeiras impressoes do jogo ainda á muito mais como criar items e infeitiçar armas para ter mas poder por certo tempo, etc.
Se alguem quiser saber alguma coisa é so perguntar.
eu queria aranjar um bom RPG...a verdade que nao jogo um JRPG desde do tempo da psone,porque na geraçao anterior tive uma xbox e nao havia,que me lembre,grandes rpgs.Blue dragon nao me convenceu,Eternal sonata pensei no assunto mas pronto acabei por nao comprar,lost oddisey parecia algo de enorme...demasiadas horas de jogo(neste momento joga mais tempo online)...este é mais pequeno certo?
nao sei...tou na duvida.Ou compro este,ou espero por um dos que esta para vir..que sao o FF e o Star Ocean,certo?quando saiem?
Tidus_Vmt em relação ao saves points até agora não tenho tido problema, a única diferença é que em alguns sitios antes de entrares para um Boss nao tens save point. Geralmente os saves points constumam estar um bocado antes dos bosses, nao muito longe mas tambem nao muito perto. Serve de certa forma para te motivar para tentares nao perderes.
Eu tambem sou um bocado obcecado com os saves, no fim do mass effect tinha quase 800 saves feitos ao longo do jogo e nem falo dos saves do oblivion.
Gostei de ler a tua mini review Bruno-G, sinceramente, só veio reforçar a ideia que tinha do jogo, o que por si só é bom porque ainda mantinha a ideia que IU era um rpg que irá valer apena comprar.
Uma coisa que tinha ouvido e lido em reviews, que era o facto de demorar muito tempo a se atribuir as melhores armas aos personagens e assim, e o facto é que basta carregar no Y algures, já vi imagens de um tutorial (daqueles que aparecem de vez em quando),e assim sendo umas das constantes criticas que o jogo levou deve-se exclusivamente a quem avaliou o jogo não ter dedicado a mínima atenção ao jogo, pelo menos é a ideia que fico.
Não vejo os saves como um problema....
Mas sinceramente as lutas não me cativam assim muito por enquanto, é muito bashing nos botoes pelo menos no meu caso, mas já consegui combos de aerials de 999
Há partes do mapa em que são gigantes mas com promenores muito pobres, o mesmo acontece em salas e divisorias ou seja tem espaços no jogo que estão muito pouco preenchidos.