HP Pavilion dv5-1050ep VS Toshiba Satellite A300-1ID

Eu ando para comprar o HP Pavilion DV5-1040ep. São cerca €100 a menos que o 1050, ou seja, €800.

Possíveis KO para este modelo:

1- não usa dual-channel, porque tem 1 + 2 GB;
("Certain Intel chipsets support different capacity chips (de memória) in what they call Flex Mode: the capacity that can be matched (até à capacidade do módulo mais pequeno) is run in dual-channel, while the remainder (o resto do módulo maior) runs in single-channel." - fonte http://en.wikipedia.org/wiki/Dual-channel - Quem puder esclarecer se este chip suporta esta tecnologia agradeço (muito). Entretanto também eu vou pesquisar. De qualquer das maneiras a diferença é tão pouca que só quem pratica overclock como modalidade "olímpica" é que se importa mesmo com isso. Enfim, é subjectivo, mas estamos a falar de portáteis de 15.4" de gama média-baixa, logo portabilidade...)

2- a memória é de 667 MHz;
(mais uma vez a questão é: vale a pena mais dinheiro por mais 133 MHz e ter mais 0.5% de performance? Subjectivo, mas trata-se de gama média-baixa, logo a resposta é óbvia. Além disso o preço que se tirou a este aparelho com estes dois primeiros items deu para colocar um P8600 em vez do P8400, o que garantiu mais performce sem aumentar os custos em dinheiro e em energia. Para mim, estes dois possíveis defeitos acabam por não o ser)

3- não tem Bluetooth;
(mais uma vez subjectivo, eu não preciso, mas pode haver quem precise)

4- o wifi não tem a norma N;
(a principal diferença do wifi n para o g (o máximo presente neste pc) é que o g aguanta um máximo de 54Mbps (típicos 19 de troughput num raio máximo de 38 metros) enquanto que o n aguenta 600Mbps (típicos 74 de troughput num raio máximo de 74 metros). É uma questão de saberem se os locais onde provavelmente usarão wifi usam uma ou outra capacidade, mas se encontrarem por aí hotspots onde usufruam da velocidade da norma N avisem-me...)

5- não há a possibilidade de comprar sem SO nem sequer mudar para outro Vista de fábrica;
(na minha perspectiva, as vendas casadas são, eticamente, um crime! e deveriam também sê-lo na prática!) Eu já tenho o Vista Business 64 bit mas caso queira um computador portátil decente sou obrigado a comprar outro Windows! >( Neste caso o Home 32 bit! >( >( Isto, vistas bem as coisas, é até uma limitação à prática da cidadania, algo inconstitucional no nosso país!
Mandem um mail para a HP como eu a perguntar se é possível o pc vir sem SO e riam até chorar com a resposta... até me deu vontade de não comprar o portátil... mas o "mercado" faz questão de não me dar outra alternativa. Os Linux da Dell só existem nos EUA (segundo as últimas contas um XPS 1530 ficava $400 mais barato na versão Linux com o mesmo hardware), os Linux da Acer... Acer? Foje! Os outros Linux são netbooks ou semelhantes... (DASSS!). Basicamente é: quer um portátil decente para trabalho? Muito bem, então pague um Windows. Até pode ter a mesma versão em casa e mostar a factura para saberem que não é pirata, até pode pagar propinas para a sua Faculdade pagar o MSDN e ter acesso ao Windows, até pode ser o próprio Bill Gates, mas se quer um portátil em Portugal tem mesmo de dar a sua contribuiçãozita para a Microsoft! Desculpem o desabafo... :005:

6- usa o processador 8600;
quando poderia muito bem usar o 8400 e baixar o preço, pois que são 140 MHz na performance de uma arquitectura da época "pós-corrida-aos-GHz"? Por outro lado, que são €32~€50 (consoante a matreirice do fabricante...)? É subjectivo, mas penso que tem sentido devido aos dois primeiros pontos.

7- não trás rato nem mala como oferta, tal como é visto na maioria;
e esta é a mais subjectiva de todas e mais uma vez não me faz diferença, até agradeço, porque em vez de pagar um preço camuflado pela "oferta" que não vou usar (mala com símbolo? Não, obrigado! Mini rato standard? Não, obrigado!). Vou antes comprar uma mala que tanto pode ser ora mochila ora mala, consoante a formalidade, e o rato é será um grande, ergonómico. Já agora agradeço sugestões!

Quanto a mim tudo o mais está OK e se virem a apresentação do modelo no site respectivo ficam babdos com "tanta máquina por tão pouco euro", pelo que é o modelo que pretendo comprar brevemente.

PS:
Outro exercício interessante é fazer contas e comparar com o necessário que era preciso pagar para ter um portátil com uma 9600 GT há algum tempo, tipo as séries G1 e G2 da Asus. Nisso a HP é campeã.

Ou subtrair os €250 do benefício fiscal e comparar com o e-opurtunidades mais barato: €150 + 12x €15 (net) = €330. Ou seja, para ter um portátil decente tenho apenas de dar mais €220. E como tenho MEO, tenho net móvel na mesma (gratuita apenas até 100MB de tráfego, mas tenho). Digamos que é a minha maneira de adquirir um "e-universidade", não é senhor Mariano "Ga-gago" e senhores empresários?
 
Última edição:
Quanto à dúvida do Flex Mode, que suporta dual-chanel em memórias semelhantes mas de tamanhos diferentes:

O chipset do HP Pavilion DV5-1040ep é o Intel PM45.

Os chipsets da Intel que suportam o Flex Mode são os seguintes:
X48, Q45, P45, G45, P43, G43, G41
X38, Q35, P35, G35, G33, G31
P965, G965, Q965, Q963

Sim, este chipset móvel (PM45) também suporta o Flex Mode (Dual-Channel Interleaved Mode). http://www.intel.com/Assets/PDF/datasheet/320122.pdf na página 60 ao fundo.

Concluindo, neste caso, 3 GB terão a mesma performance que 4 GB, enquanto a utilização do portátil só obrigar ao uso de 2 GB de memória. A partir daí, quem tiver o dual-channel (em duas memórias iguais) terá uma performance até 5% maior no máximo dos máximos (a não ser que use a memória partilhada numa gráfica integrada e aí terá ganhos de até 25%, mas este não é o caso e a 9600GT não deverá precisar de mais do que os 512 MB que já tem). A grande diferença de performance será quando o sistema exigir mais de 3 GB. Aí não há nada a fazer, mas quantas vezes é que isso acontecerá num portátil destes? Depende do tipo de uso, mas será muito raro.
 
Última edição:
32^2= Dá aproximadamente 3.225 gb

32^2?:wow:

Querias dizer 2^32 = 4GB! Mas o SO de 32 bit reserva alguns dos registos para si mesmo, pelo que só consegue indexar cerca de 3.25 GB, e esse valor pode diminuir consoante o número de aparelhos que tenhas instalados na máquina (no caso do desktop e de placas PCI por exemplo).
 
Última edição:
Aproveito para esclarecer uma dúvida que, aliás, já foi colocada por outra pessoa noutro tópico mas não obteve resposta :
Uma vez que o Toshiba tem 4 GB de RAM e o SO só utiliza 3, o giga extra não poderá ser usado pela gráfica visto que esta tem 512 MB dedicados + 1790 MB partilhados (HyperMemory)?
Se sim, aumenta significativamente o desempenho da gráfica?
 
...o Toshiba tem 4 GB de RAM e o SO só utiliza 3, o giga extra não poderá ser usado pela gráfica visto que esta tem 512 MB dedicados + 1790 MB partilhados (HyperMemory)?
Se sim, aumenta significativamente o desempenho da gráfica?

O Sistema Operativo de 32 bit tem conhecimento da existência dos 4 GigaBytes da memória RAM.

Ser de 32 bit significa que terá 2^32 registos (dois elevado a 32, ou seja, 2 multiplicado por si próprio 31 vezes) para indexar informação do próprio sistema e informação dos componentes de hardware. 2^32 = 4 294 967 296 registos.

4 GB são esse mesmo número, pelo que para indexar todo e cada byte teria de usar todos os registos, ficando o computador sem poder usar disco, usb, pci, o prórpio SO, etc.

É por isso que primeiro são reservados registos para essas tarefas e ainda outros registos de reserva, de modo que no geral, um SO de 32 bit ficará com registos suficientes para indexar 3,25 de memória RAM.

Portanto, não, não será de maneira alguma possível a gráfica ter o GB extra a ser usado como memória partilhada.

A gráfica oferecida no Toshiba A300-1ID tem a seguinte descrição no prórpio site:
ATI Mobility Radeon™ HD 3650 com tecnologia HyperMemory™
memória : 512 MB VRAM dedicada (até 2,302 MB de memória gráfica total disponível com tecnologia HyperMemory™ com 4 GB de memória de sistema)
tipo de memória : GDDR2 (500 MHz) Video RAM (Video RAM e memória de sistema combinada)

Ou seja, é uma gráfica cujo GPU tem muito pior performance que o da 9600GT móvel.

E a 9600GT móvel tem uma performance semelhante a uma 9500 para desktop.

Se vir testes de gráficas com poder de processamento semelhante onde se comparam soluções de 512 MB e outras de 1 GB, verá que existe unanimidade a afirmar que os 512 MB de memória extra estão em excesso pois a performance do GPU não precisa deles, e nos raros casos em que o faz o ganho de desempenho é tão baixo que é considerado residual e por conseguinte empate técnico.

Voltando à 3650 móvel, esta é muito menos poderosa que essas soluções, pelo que, tendo 512MB na própria gráfica não irá de maneira alguma usufruir de qualquer tecnologia de memória partilhada que mais não é nestes casos do que uma jogada de marketing. Uma jogada em que apartir de agora só cairá se quiser (deduzindo que tenha lido o texto com atenção).

A memória partilhada entre a RAM e a gráfica é apenas proveitosa quando se têm instalados na máquina GPU como os integrados (Intel GMA são horríveis) ou os de baixa gama (3470 na ATI, 9300 na Nvidia, por exemplo) que possuem pequena quantidade de memória (64/128 MB). Nesses casos até o dual-channel faz a diferença, que tal como já disse anteriormente, poderá chegar a 25%. Mas serão 25% a mais na performance do tipo: normal = 4pfs, Hypermemory e dual-channel = 5fps. São 25% desse género... Quer desempenho? Então escolha uma boa gráfica com boa memória e um bom processador. Se a isso juntar um disco standard e quantidade suficiente de memória (>= 2GB) de performance standard, então terá uma boa performance, mesmo não usufruindo das tais jogadas de marketing.

E outra coisa, apenas um conselho pessoal, se vai gastar mais de €1000 num portátil e está peocupado com a performance gráfica, escolher uma ATI Mobile 3650 é quase uma anedota.

Espero ter ajudado.

EDIT: E se instalar um SO de 64 bit, apesar de já poder usar os 4 GB, a estória desse tipo de placa gráfica e da memória partilhada continua a ser a mesma.
 
Última edição:
Ainda não percebi porque raio dizem tao mal da 3650, tenho esse toshiba e pelo contrário, fiquei surpreendido com a gráfica.
Para já o portátil é 90% para trabalhar (3d Studio max, photoshop, illustrator, flash) e 10% para jogar, corri o crysis a medium com a resolução máx do ecrã, e tenho 30 a 40fps.
Pode não ser tão boa como a 9600GT mas não fica muitos furos atrás.
E tem 1 lado positivo a nvidia, aquece bem menos...
 
Back
Topo