Exacto, e como eu, também jogo sempre com v-sync activo, nos jogos mais antigos ajuda bastante. Sim porque nos mais recentes tomara eu chegar aos 75
Lol, e uma questão difícil de se responder, mas posso-te dizer que para esses exemplos que deste e puramente psicológico já que vão estar limitados a refresh rate do monitor, podem e ganhar uma bela dor de cabeça no final do jogo. Pura e simplesmente impossível, o monitor só vai actualizar a imagem o numero de vezes que a refresh rate permitir.
A noção de fluidez para o cérebro humano vai depender das cores da imagem, da nitidez, brilho. A maneira como as diversas porções do campo de visão do corpo humano reage as imagens também e diferente, os lados são mais sensíveis.
Os foto receptores da retina estão limitados pelo numero de reacções que podem fazer por segundo, e depois mais complexamente a nível de processamento nos núcleos cerebrais. Depende de pessoa para pessoa também, para alem das condições em que estamos a receber as imagens que eu falei. E a questão não e a nossa capacidade ou limite para FPS, que e simplesmente impossível de calcular, mas sim a partir de que ponto não temos percepção do aumento. Porque 30 fps podem parecer fluidos numa situação e noutras não.
Por isso a noção de fluidez varia de pessoa para pessoa nas mesmas condições, e na mesma pessoa conforme as condições, e complicado definir um limite teórico. De qualquer maneira posso adiantar que para a maior parte das aplicações, 60 fps e suficiente, e muito difícil de se distinguir dai para a frente.
Nos cinemas se não estou em erro são exibidos a 24fps e não e por isso que notamos arrastamento [muito devido a nitidez]. Os GTA estão limitados a 30fps e não e por isso que não correm fluidos. E por ai adiante, uma série de exemplos.
Cumps