Guia Guia para Comprar NAS

Para o que é pretendido (pelo menos escrito), especialmente para correr serviços de stream de video e Host de Cloud / acesso fora de rede / servidor de backup/Sync, e sem mais nada a fazer esse trabalho de servidor (PC ou outra coisa parecida), um DAS não é, de todo, opção válida.

Especialmente com o requisito de ter que configurar o mínimo possível/solução "chave na mão".

Com o orçamento listado, como referi, o melhor que se consegue novo, e apanhando uma promoção, é um NAS de 2 baias com uma plataforma x86, especialmente da Terramaster ou Asustor (quando entram em promoção).

Fora isso é usar os sistemas e aplicações proprietários da QNAP ou Synology em NAS com arquitetura ARM (para o básico desenrascam, mas não vão muito além disso, na minha humilde opinião acabar por ser um gap-filler até as pessoas perceberem que estão limitadas).
Subindo de 50 a 100eur (sensivelmente) começam a aparecer os primeiros NAS destas 2 marcas com suporte ao que o user pretende.
Hardware fraco, mas que suporta o usecase, e necessita de pouca configuração.

Conforme referi, compromissos e escolhas...

Mesmo montando um NAS, no caso do unraid (é capaz de ser o melhor para a eventual estratégia de crescimento listado, com a melhor flexibilidade possível em termos de discos), só a licença custa quase metade do orçamento.

É pensar no que faz sentido, cada caso é um caso...
 
Última edição:
Não tens orçamento para um NAS novo “pre-feito”, de 4 baias, que tenha arquitetura x86.

Para o uso que queres, com o orçamento limitado, ou optas por algo com arquitetura ARM de 2 baias, ou fazes um NAS.

Se largaste o Unraid apenas pelo problema do acesso remoto, especialmente se usas Nextcloud, não fizeste as pesquisas correctas.

Procura por exemplo pelo Tailscale, para o teu caso é o ideal (é gratuito para o tipo de uso que queres).

Se estiveres disposto a voltar a tentar, testa o serviço , e se tiveres dúvidas volta cá ao tópico.

O Tailscale pode ser instalado em vários tipos de máquinas, incluindo alguns. NAS já feitos. Configurações muito simples.

Se realmente interessarem NAS proprietários de 2 baías com arquitetura ARM (são limitados nas aplicações) diz, que posso ver 2 ou 3 modelos que possam servir, embora não seja algo que ache interessante.
Obrigado pela resposta,

De momento penso que o melhor mesmo para o meu caso, seja um NAS proprietário de 2 baias. Depois num futuro que queira fazer um upgrade pensarei então em criar um de raiz.

Como já disse, o principal é mesmo private cloud com acesso através de 2 smartphones e 2 pc's. tudo a mais do que isso é bem vindo mas não obrigatório.

EDIT: Compreendo que o orçamento seja um pouco limitativo, mas então esticando a corda e com 350/400€ o que é que se consegue?
e que vantagens me iriam trazer em termos de uso?
 
Última edição:
Com esse valor consegues comprar algo já feito que serve melhor o que pretendes.

Como vantagem, corres as aplicações que referes no teu tópico, e tens acesso a muitas que não existem nas versões ARM.

Dentro desses valores, acredito que até seja possível algum tipo de VMs ou similar, mas como o HW geralmente é fraquinho (comparado a um PC "normal"), não deve fazer muita diferença.
No caso, por exemplo do PLEX, alguns têm algum tipo de aceleração para transcoding e video-out, se usares isso.

Além disso, dependendo do modelo/marca, normalmente vais ter possibilidade de aumentar a RAM, teres cache NVME ou até mesmo instalar mais tarde uma placa de rede 10Gbe, por exemplo.

Procura Modelos de 2 baias, X86, com 2 a 4GB ram, vê os produtos da Synology, QNAP, Asustor e Terramaster.

A ordem de marcas é subjetiva, listei-a com a aceitação geral do mercado em relação ao OS dos NAS / apps de qualidade disponíveis.
Todos eles oferecem softwares para o que precisas, mas neste caso, se quiseres instalar outros mais conhecidos, também suportam, geralmente.

Pessoalmente, mesmo com esses 400eur, fazes de raiz um NAS muito melhor do que é oferecido por esses modelos nesses preços, mas entendo que existe o fator de não querer/ter possibilidade/ter disponibilidade de configurar o software. São escolhas.

Não estou dentro dos preços exatos atuais (honestamente embora tenha alguns, já não uso nada disto sem ser para backup secundário / cold storage), mas faz uma pesquisa dentro dos parâmetros que listei, que existe por cá muita gente que possivelmente acompanha os "pré-feitos", e está mais dentro de preços/promoções.
 
Um DS220 chegava perfeitamente. Mais tarde trocavas por uma unidade com mais baias e passavas os discos para lá.
Até podes ver no OLX em segunda mão.
 
Algumas considerações que acho que são importantes:
1 - Teres toda a informação apenas num disco é um erro enorme. Deves comprar pelo menos dois discos, um para colocares no NAS e outro externo para fazeres o backup das fotos. Um array RAID não é backup, dá redundância de discos caso algum falhe mas se tiveres um problema no NAS em que queime ambos os discos já eras.
2 - Pensa bem no que pretendes a longo prazo, e as funcionalidades que pretendes correr no NAS. Se for para armazenamento e backup praticamente qualquer um serve, se queres fazer uma máquina para correres servidor Plex e outros serviços então fica curto, mesmo com um NAS de 600€ da QNAP levas com um Celeron de 4 núcleos.
3 - Nem todos os NAS permitem fazer upgrade de RAM, a memória é soldada.


Falando na minha experiência, decidi comprar o meu primeiro NAS quando o meu filho nasceu para fazer backup das fotos e do computador cá de casa. Como não queria gastar muito dinheiro comprei um QNAP TS-251D, de 2 baias, com processador x86, com dois discos de 4TB em RAID 1. Tenho um disco externo onde faço backups e tenho o Onedrive onde faço backup dos dados importantes do NAS, como as fotos e informação pessoal.
Este sistema dá-me para bons anos se não o utilizar para mais nada a não ser para armazenamento de fotos e documentos, mas depois comecei a correr um servidor Plex, e a armazenar a respetiva multimédia pelo que os 4 TB rápidamente ficaram curtos, um servidor Pi-Hole, um aplicativo de torrents, e ainda queria correr um servidor de home assistant, um servidor paperless, e outras experiências.

Rápidamente vi-me numa situação em que estava limitado pelo NAS de 2 baias na questão de expansão de espaço, assim como na questão de poder de processamento.
Acabei por comprar um DAS de 5 slots para ligar ao QNAP e poder aumentar o armazenamento e um mini PC para correr os serviços que quero. Tenho o meu servidor Plex a correr no mini pc sendo que a multimedia está armazenada no NAS e partilhada na rede

Se começasse de novo compraria um NAS de 4 baias dos mais básicos apenas para armazenamento e um mini PC para correr os serviços.

Outra opção é criares o teu NAS e correres tudo na mesma máquina. Eu pessoalmente prefiro ter a máquina de armazenamento separada da máquina dos serviços, se alguma não correr bem nesta última não me afeta a primeira.

É recomendável que a máquina onde correres o servidor Plex tenha processador intel com gráfica integrada, o quick sync é muito bom no transcoding.
 
Após muito ponderar e pensar a médio/longo prazo, decidimos aqui em casa aumentar o orçamento para 650/700€.
O que encaixa no preço do DS923+
Possibilidade de 10gbe no futuro
SSD cache (ou pool)
Possibilidade de expandir o armazenamento após os 4hdd
Em relação ao plex. Sim, este não tem processador com gráfica integrada mas iria ser transmitido para uma box android e do que li neste caso não iria ter problemas de lentidão (corrijam-me se estiver errado)
 
Eu tenho essa, já com a placa 10GBe. O PC principal também tem uma placa 10GBe. É bem mais rápido que um SSD Sata interno.
Usa um AMD e não tem o descodificador hardware como têm os modelos Intel, mas se for apenas para passar o ficheiro sem transcode, não há qualquer problema de performance. Ou seja, desde que seja a box android a tratar dos codecs, é completamente independente do NAS (a nível de processamento).
 
Pensa bem antes de comprares esse NAS, 700eur por um nas de 4 baias com um cpu dual core e 4GB RAM??

Vê os terramaster deste ano, se vais comprar pre feito. Poupas dinheiro e ficas melhor servido, na minha opinião.

Com o Bónus de que se quiseres instalar o Unraid (por exemplo) ser possível.

Isto se quiseres fugir de fazeres o teu, que com esse orçamento faz sentido (estou a acabar de montar mais 2 NAS, se tiver tempo depois posto o que se consegue com esse tipo de valor).

Os ironwolf normais são mais que suficientes se fores apenas usar um NAS com 4 baias.
 
Com 700€ não se monta um NAS caseiro com tudo de bom e do melhor para um fim que nem é nada do outro mundo? Aliás, com alguma pesquisa e tempo possivelmente até consegue montar um server com material em 2º mão e gastar talvez metade desse valor.
 
Acredito que se monte sim!
Mas o objectivo é algo a funcionar out of the box, e com configuração e manutenção mínimas.

Ando a ver reviews do Terramaster F4-424

Mas o OS da Synology com todas as suas funcionalidades parece-me bem superior
 
Quais funcionalidades em concreto?
Existem diferenças, sim, mas nada que considere que justifique o offset de HW que ambos tenham.

Duvido muito que para o teu usecase tenhas melhor suporte do DSM com esse NAS (DS923+) que com os terramaster.
Além disso, está mesmo a sair a nova versão do TOS (ver. 6), e com o orçamento que tens, o F4-424 PRO é uma opção se o apanhares em promoção (não deve faltar muito a aparecer dentro dos 700eur, se ainda não está). Mesmo o F4-424 é superior, e mais barato.

Ganhas praticamente em tudo, desde transcoding, suporte alargado a VMs, assim como melhor HW base, RAM etc.
Esse NAS da Synology actualmente não é referência em nada mesmo, especialmente pelo preço.

Além disso, e não te estou a demover de seguires o rumo de comprar algo feito, mas algo a funcionar "out-of-the box" em DIY é relativamente fácil de conseguir, especialmente pelo valor que queres gastar.

A título de exemplo, estou a acabar de montar uns sistemas itx com CPU EPIC embedded de 45W, com 64GB RAM ECC, com suporte a 16 baias SATA/SAS, IPMI, por menos de 500eur, já com tudo (fonte, caixa itx com backplane e hotswap, HBA SAS, etc). User grade empresarial, com formato aceitável numa divisão de casa.

Vê bem primeiro as opções que tens, mudaste (muito) o orçamento, tens bastante mais opções que anteriormente.
 
Última edição:
Funcionalidades:
- Cloud privada com acesso através de app e sincronização entre dispositivos
- drive para documentos (tipo Google drive)
- Password manager com app
- backup automático de 2 pc’s e 2 telemóveis
- plex (sem necessidade de transcoding, já que vai ser usado através de box android)
- VM mas só para experimentar e “brincar” um pouco (não sendo de todo relevante)

E principalmente que seja uma experiência com pouca ou nenhuma dificuldade de configurar e de manter funcional.
E que dê para eu explicar à minha esposa, o mínimo dos mínimos em termos de gestão da rede.
Eu já não sou grande coisa e com um conhecimento bastante limitado, a minha esposa ainda tem menos conhecimentos que eu na área.
 
Os Terramaster que listei acima são capazes de fazer isso que listas sem problema algum.
E são muito melhor aposta que o modelo específico da Synology que listaste.

Usas as apps que têm no SO deles, assim como as aplicações para telemóvel.
As da Synology são mais "polidas", mas pessoalmente, como não confio em nenhuma (Terramaster, Synology, QNAP ou Asustor) ia instalar algo para criar/ fazer os acessos remotos, etc.

O mais importante é com que discos queres começar, faz diferença.
De qualquer forma, os Terramaster também permitem expandir ao longo do tempo (adicionar mais discos).
VMs nesse Synology, a menos que seja algo mesmo muito básico, com 4GB RAM e um dual core é para esquecer.

-------------------------

Para DYI:

Qualquer coisa aqui abaixo listada, depois de configurada, dá o mesmo (ou menos) trabalho que os NAS pré-feitos.

SO:

- Se for para popular logo com o máximo baias que pretendes usa Truenas scale (gratuito, e o que geralmente recomendo);

- Para ir "crescendo" pools, adicionando discos ao longo do tempo (qualquer tipo ou tamanho), usa Unraid (licença são usd120, atenção)


Quanto ao software (atenção que não se resume a isto, foi apenas o que me veio logo à cabeça, de fácil uso/configuração)

* Servidor multimédia, nomeadamente Plex:

- Se não tens licença já paga, aconselho Jellyfin (impecável mesmo, e gratuito), também correm no Terramaster e Synology;
A esmagadora maioria do que configuro é com Jellyfin. Configuração é simples. Existem apps para telemóvel.

* Acessos remotos:
- Por exemplo através do Tailscale (gratuito para o teu usecase).
Existem apps para telemóvel, e também é possível usar nos Terramaster e Synology. Configuração é quase 0.

* Cloud e Webdrive:
- Através do nextcloud (gratuito), e também é possível usar nos Terramaster e Synology. Existem apps para telemóvel.
Configuração é simples para o teu caso.

* Backup/Sync

- Dependendo do que chamas de backup/sync existem uma série de soluções.
Umas melhores para certas coisas que outras (por exemplo se queres usar features como time machine, copias de drives etc), algumas pagas outras não. De qualquer forma qualquer SO acima tem suporte ou solução nativa integrada.
O sistema de sync/snapshots do Truenas é muito bom para esses backups. Depois de configurado, claro.
 
Vou então investigar mais a fundo o terramaster e começar a procurar lojas que o tenham a ver se apanho alguma promoção.

Sobre os discos.
Estava a pensar numa fase inicial ir para 2x4TB e depois mais tarde adicionar um 8tb e por fim mais outro de 8tb
 
Eu tenho a filosofia de manter a máquina de armazenamento separada da máquina de servidor, especialmente se for para fazeres umas brincadeiras como disseste. A máquina de armazenamento é para mexer o menos possível, pois é para armazenar o mais importante, os dados.

Montar o teu próprio NAS é a solução mais viável pois é bastante mais barato mas no entanto tens que configurar tudo de raiz, o que tem a sua curva de aprendizagem. Por um lado é uma excelente oportunidade para aprenderes, por outro lado, prepara-te para alguns percalços durante o caminho.

Sinceramente se queres uma solução out of the box e bastante facil de configurar e com várias funcionalidades iria para Synology ou QNAP. Sendo a Synology a que tem melhor interface mas a QNAP não lhe fica quase nada atrás mas tem melhor hardware.

Em relação aos discos aconselho-te a comprares da mesma capacidade para depois poderes configurar em RAID5. Quando comprares os discos certifica-te que são discos CMR e não SMR. Por exemplo não compres discos WD Red pois são SMR, CMR são os Red Plus e Red Pro. Se optares por Sygate todos os ironwolf são CMR.

Considera um QNAP TS-462-2G, está a 478€ na Amazon Alemã, e com o dinheiro que resta do orçamento fazia upgrade para 8GB de RAM e investia em dois discos de 8TB. É um dual core mas corre o que queres, à exceção de VM. Mais tarde se precisares de mais capacidade de processamento constrois uma máquina ou compras um mini pc.
 
A título de exemplo, estou a acabar de montar uns sistemas itx com CPU EPIC embedded de 45W, com 64GB RAM ECC, com suporte a 16 baias SATA/SAS, IPMI, por menos de 500eur, já com tudo (fonte, caixa itx com backplane e hotswap, HBA SAS, etc). User grade empresarial, com formato aceitável numa divisão de casa.
Podes partilhar?
 
Back
Topo