Guia Guia para Comprar NAS

O Freenas (posteriormente renomeado Truenas) não foi criado a pensar nos "consumidores caseiros" em primeiras núpcias, e menos ainda em HW consumer/caseiro, especialmente no que se chama atualmente CORE (Freebsd).

Mas esse TrueNas para ambiente caseiro é assim tão overkill como referes? Porque da maneira que falas parece ser algo que o Unraid não consegue lidar nem ter a sofisticação ou alcance que esse. Mas se é assim, ainda bem que não o escolhi como OS, porque o Unraid para mim já é complexo que chegue quando queres dar outro passo mais op na tua rede. Muito tenho que googlar. :P
 
São coisas diferentes, cada uma tem vantagens e desvantagens.

Se o use case for aproveitar uns discos ou ir crescendo ao longo do tempo conforme as necessidades, o Unraid pode fazer mais sentido.

O Truenas “obriga” a pensar melhor inicialmente, e a forma de fazer upgrade a Pools é menos flexível (mais complexa e restritiva).

Não é overkill, é ZFS :D , que para muita gente é considerado dessa forma.

Mas sim, tudo pesado, em termos de sistema de ficheiros, especialmente integridade, velocidade e escalabilidade o Truenas/ZFS é bastante melhor que o sistema proprietário do Unraid.

E dá perfeitamente para usar em ambiente caseiro, embora a learning curve seja maior que no Unraid, e na maioria dos fóruns de suporte as pessoas tenham menos paciência para quem está a iniciar (geralmente são profissionais de IT/data admins e assim).

De qualquer forma, a documentação disponível é muito melhor que no Unraid, por motivos óbvios.

Eu geralmente recomendo um ou outro em função do HW, e especialmente do sistema de Pools a usar.

No teu caso por exemplo, com esses discos (3, de diferentes capacidades) não faria qualquer sentido usar Truenas, o Unraid é mais adequado.
 
Estava a ver uns vídeos do truenas por curiosidade e até a própria UI daquilo parece ser algo complexa. Mesmo já estando há menos de um anito com Unraid, olho para o truenas e mais de metade daquilo é chinês. Diria que era uma luta para conseguir perceber aquilo, se fosse mesmo necessário ir de cabeça para ele.

Para mim algo simples como isto está bom. :D

0e3ac5c3275e87cdfc05854d8c00fd7a.png
 
Estás a usar Jbod simples, aparentemente sem parity disk, correcto?

Estás no fio da navalha, se estourar um disco ficas sem a informação. Além disso, o xfs não te permite, por exemplo, usar snapshots (grande mais valia para quem necessita de uma rede de segurança para recuperar alguma coisa que corra mal).

Lá está, não é de todo o conceito do Truenas. Mesmo no Unraid, não estás a usar isso correctamente se os dados que tens nos discos são importantes.

A Gui do Truenas é simples, o mais complicado são os conceitos por trás da Gui, que requerem aprendizagem.

Edit:

Tens aí informação que não convém estar a descoberto, nomeadamente o hash/sn da pendrive onde tens a licença do Unraid, tira a foto ou ofusca isso.
 
Última edição:
Dizer que qualquer pessoa cria um NAS baseado nesses softwares é algo enganador. Há muitos pormenores que não são pensados de início e depois quando há necessidade de "personalizar", tudo fica complicado rapidamente.
Para o utilizador comum que quer uma solução fiável, segura e que proteja os seus dados, um NAS da Synology ou QNap é muito melhor aposta. Se mesmo aqui já é preciso alguma investigação para escolher o que melhor se adapta às necessidades de cada um, mais investigação ainda para aprender a configurar tudo para que funcione da melhor maneira, quando se passa para Truenas ou Unraid, a quantidade de investigação necessária é muito superior.

Muito sinceramente. Discussão de como construir um NAS devia estar num tópico específico. Este tópico é para comprar NAS, ou seja, uma solução que é praticamente chave na mão. Truenas e Unraid é entrar num "buraco" bem profundo. O tópico vai ficar muito disperso e complicado.
 
Desculpa, mas o que dizes não faz sentido.

Podes comprar algo como os QNAP ou Synology da mesma forma que essas marcas te põe os produtos à frente no mercado, vais ao site da iXsystems e resolves esse problema.

Já vem tudo preconfigurado, se o problema é esse. Poupas tempo, gastas dinheiro, é tão simples como isso.


Posso estar enganado, mas o tópico é sobre guia para comprar NAS.

A maior parte das pessoas que procuram isto nem sabem que existem soluções bem melhores que os sistemas proprietários de meia dúzia de marcas.

Cada um compra o que quer, sem dúvida, mas ok. Pelo menos que exista a consciência.

Quanto ao resto escrito em cima, não vou comentar mais, num fórum de especialidade esperava outra visão do assunto.

Espero que a meia dúzia de linhas que escrevi anteriormente possam eventualmente servir a alguém…
 
Interessante :)

Ainda assim, para quem, como eu, pretende ter o NAS em casa, numa estante visível da sala, é visualmente mais agradável um Synology ou um Qnap, ao invés de uma caixa de PC (mesmo que micro atx).

De momento tenho em mente que deverei ir então para um NAS de 4 baías (mas ainda a pensar), e possivelmente 2 ironwolf de 8tb (sendo que deverei demorar bastante a encher os 8tb).

Outra questão.

Tendo em consideração que o meu objectivo principal no NAS é Cold Storage, com os dados duplicados (daí RAID), faz sentido manter o NAS sempre ligado?

Tendo em consideração haverem semanas (para não dizer 1 ou 2 meses) onde não irei aceder ao mesmo, fará sentido ter o mesmo desligado, ligando apenas quando necessário (quase como sendo um HDD externo).

Porque a ideia principal será sempre, de X em X tempo, organizar pastas e ficheiros de trabalhos fechados, e colocar no NAS.
 
Dizer que qualquer pessoa cria um NAS baseado nesses softwares é algo enganador. Há muitos pormenores que não são pensados de início e depois quando há necessidade de "personalizar", tudo fica complicado rapidamente.
Para o utilizador comum que quer uma solução fiável, segura e que proteja os seus dados, um NAS da Synology ou QNap é muito melhor aposta. Se mesmo aqui já é preciso alguma investigação para escolher o que melhor se adapta às necessidades de cada um, mais investigação ainda para aprender a configurar tudo para que funcione da melhor maneira, quando se passa para Truenas ou Unraid, a quantidade de investigação necessária é muito superior.

Muito sinceramente. Discussão de como construir um NAS devia estar num tópico específico. Este tópico é para comprar NAS, ou seja, uma solução que é praticamente chave na mão. Truenas e Unraid é entrar num "buraco" bem profundo. O tópico vai ficar muito disperso e complicado.
podes pf ver a msg privada?
 
Estás a usar Jbod simples, aparentemente sem parity disk, correcto?

Estás no fio da navalha, se estourar um disco ficas sem a informação. Além disso, o xfs não te permite, por exemplo, usar snapshots (grande mais valia para quem necessita de uma rede de segurança para recuperar alguma coisa que corra mal).

Lá está, não é de todo o conceito do Truenas. Mesmo no Unraid, não estás a usar isso correctamente se os dados que tens nos discos são importantes.

A Gui do Truenas é simples, o mais complicado são os conceitos por trás da Gui, que requerem aprendizagem.

Edit:

Tens aí informação que não convém estar a descoberto, nomeadamente o hash/sn da pendrive onde tens a licença do Unraid, tira a foto ou ofusca isso.

Certo, sem parity disk. Este server e os seus discos não contêm informação crucial por assim dizer, no fundo são carne para canhão para estarem a trabalhar 24/7.

cbcfd6e28ba027e2c5b6f35af428eb56.png

6679a57034fe587b34d265c87b22b1aa.png


No meu caso tenho 2 partilhas. Uma delas tem o disco 1 e a outro o disco 2 e 3. Já o SSD está a fazer de cache.
Quanto á pen que referes, essa não é a do Unraid. Essa que vês aí na foto com a hash é uma que uso para fazer backups automáticos todos os dias da minha appdata do docker. A pen do Unraid é a Flash.
 
Interessante :)

Ainda assim, para quem, como eu, pretende ter o NAS em casa, numa estante visível da sala, é visualmente mais agradável um Synology ou um Qnap, ao invés de uma caixa de PC (mesmo que micro atx).

De momento tenho em mente que deverei ir então para um NAS de 4 baías (mas ainda a pensar), e possivelmente 2 ironwolf de 8tb (sendo que deverei demorar bastante a encher os 8tb).

Outra questão.

Tendo em consideração que o meu objectivo principal no NAS é Cold Storage, com os dados duplicados (daí RAID), faz sentido manter o NAS sempre ligado?

Tendo em consideração haverem semanas (para não dizer 1 ou 2 meses) onde não irei aceder ao mesmo, fará sentido ter o mesmo desligado, ligando apenas quando necessário (quase como sendo um HDD externo).

Porque a ideia principal será sempre, de X em X tempo, organizar pastas e ficheiros de trabalhos fechados, e colocar no NAS.
Para o teu use case, para cold storage com alimentação/acesso à dados pontual, até um DAS com raid por HW (falaram aí do TR-004 ou 002, por exemplo) ligado a um Router por usb serve.
Claro que não fazes muito mais que isso, se não tiveres mais alguma coisa a servir de server/cliente, não tens serviços, não tens Vms etc.


Se não estiver a ser usado entra em standby automaticamente.

A função tradicional de um NAS normalmente é mais abrangente, e pressupõe outro tipo de utilização, que geralmente exige disponibilidade 24/7.


Quanto à questão estética, é subjectivo, mas dispositivos de 4 baías ou mais, mais rapidamente encontras algo que fique bem numa sala se escolheres o que queres (com dimensões aproximadas, existe muita coisa compacta em itx, tens um exemplo no vídeo que listei, há mais) do que as caixas tradicionais dos NAS pre montados (synology/QNAP, etc).

Continuo a dizer que cada caso é um caso, muitas vezes compensa para um caso específico, como o teu, a eventual compra de algo já feito, mas a partir de um certo valor muitas vezes deixa de fazer sentido recomendar essas soluções porque simplesmente são francamente piores, no caso de ser o primeiro equipamento a instalar numa rede.
 
Bem, ainda bem que aqui vim reavivar a minha pergunta, pois tenho-me esclarecido bastante, e vou chegando à conclusão do que realmente possa precisar de momento.

No fundo falei em NAS, mas aparentemente o uso principal que irei necessitar é quase equivalente a um disco externo, pelo que a TR-004 pode bem chegar e sobrar.

Quando necessitar de mais, além disso, será para ter no escritório mesmo (assumindo que ao invés de estar sozinho passo a ter mais 1 ou 2 pessoas a trabalhar comigo). E nesse caso irei necessitar de um equipamento à parte, pois não irá conter backups pessoas, e sim apenas trabalhos e documentos da empresa.

E aí sim, poderá fazer sentido o NAS, para poder aceder aos trabalhos quando eu ou outro colaborador está fora. Assim como o acesso facilitado a vários computadores no escritório mesmo.

Assumindo então o TR-004 acabará por ser para ligar diretamente ao pc de casa, passar para lá os backups, e pronto.

Se for para o utilizar como disco externo, faz sentido ligar apenas quando vou aceder aos dados, estando desligado a grande parte do tempo.

Neste caso, convém à mesma um disco específico NAS? Ou será indiferente, e pode-se bem poupar uns cobres e ir por exemplo para uns seagate barracuda, uma vez que na prática serão utilizados como discos externos (ainda que estejam em RAID)

Edit:

é isso mesmo.

Faz-me sentido o DAS afinal :D


Fará mais sentido raid 5 ou 10?

Se entendi:

RAID 10 tenho sempre TUDO duplicado. Tenho 4 discos, e espelha 2 discos nos outros 2.

RAID 5 tenho 75% do storage, e supostamente quando 1 disco estiver para morrer, basta-me substituir o mesmo, e continua tudo a funcionar como antes.

Se avançar com discos de 8TB, pode fazer sentido o RAID 10, maior velocidade de utilização, e na prática terei no futuro 16TB de backup (até que lá chegue...)
 
Última edição:
RAID 10 no teu caso não faz sentido algum, é basicamente um mirror de um array striped, não tiras grande proveito do incremento de velocidade e especialmente do random/io ops que ganhas, porque o teu bottleneck é a ligação usb, ou mesmo Ethernet, se não for superior a 1Gbit.

Para cold storage não vejo justificação.

Perdes capacidade, para a mesma tolerância de falha (1 disco). Ganhas na velocidade de resilver (reposição do disco que falhou). Perdes acesso a toda a informação que tens nos discos até repores o RAID.

Entre esses 2, o que fará possivelmente te mais sentido será o RAID 5 (1 drive redundante), mas:

Geralmente é proprietária a implementação do Stripe em raid5. Uns controladores funcionam melhor que outros.

Quando o HW estourar (vai acontecer, seja em 2, 5 ou 10 anos ou mais), ficas “agarrado” a tentar arranjar uma unidade igual (raramente vejo alguém a falar nisto nas “caixas proprietárias”)

Outra coisa que muita gente não tem em conta:

RAID não é, de forma alguma, backup!

Se os dados são importantes, complementa com algo.

Existem muitos artigos da moda escritos sobre o assunto, procura por 3-2-1 backup strategy, por exemplo.

Discos, sempre com firmware adequado ao propósito, tens várias soluções que têm NAS no rótulo.

Foge de discos SMR (esses barracuda são smr, convém usar em raid discos CMR), a WD também fez aí à uns tempos uma “brincadeira” triste de colocar essa tecnologia em discos supostamente para NAS ( WD red não pro), sem avisar ninguém nos canais de retalho.

Poupar dinheiro nos discos não faz sentido, mesmo para armazenamento pessoal.
 
Um pequeno grande pormenor, se não estou em erro quando configuras o TR004 em RAID5 convém colocares os discos todos porque não dá para adicionares discos ao array mais tarde. Confirma bem isso.
 
Exactamente. O array é construído inicialmente, se o raid for criado inicialmente com 3 discos, o 4 fica como JBOD.

Não há expansão de RAID nesse DAS.
 
Ok, got it.

A minha ideia será ter a DAS como back up principal.

Ter a informação duplicada também em discos externos (para já tenho um de 5TB que chega para o espaço que irei necessitar a curto prazo, mas consoante for necessário vou comprando discos de modo a ter sempre a informação duplicada).

Depois, no pc que está no escritório ter os trabalhos todos.

E no pc de casa ter a documentação (quer da empresa, quer pessoal e fotos e afins).

Documentos importantes (quer pessoais quer de empresa), possivelmente ainda irei ponderar num serviço de Cloud.

Em resumo.

Quando me for oportuno, deverei então ir para uma TR-004 e para dois Ironwolf.

Resta pensar na capacidade, pois se assumir 4TB, irei ter até 12TB no futuro. Já 8TB permite até 24TB.

No entanto neste momento não tenho 4TB de dados, e assumo que 12TB poderá demorar pelo menos 5 anos a encher, se não mais.

4TB - 110,90€

6TB - 190,90

8TB - 218,99€


Ainda fui ver preços dos 6TB, mas a menos que os apanhe a uns 150/160€, a escolha será sempre entre 4 e 8 :)

Obrigado!! :)

EDIT: Ahhh!! ok... então já volto meio à estaca 0. A ideia inicial do TR-004 era precisamente para ir crescendo em capacidade.

Para isso mais me vale 2 discos de 8tb e um tr-002

Tenho que estudar um pouco o tema, para ver qual o raid que poderá compensar no TR-004 para protecção dos dados, mas que permita ir adicionando.
 
Se queres raid com redundância nesse DAS, é para ficar logo feito à partida.

Ou seja, 2 discos em raid 1; 3 ou 4 discos em raid 5.

Qualquer disco que acrescentes posteriormente fica “separado” do array do RAID, como drive única.

Portanto, a escolha entre o 002 ou o 004 obriga-te a decidir isso.

Obviamente que se quiseres crescer no 004 posteriormente, tens que copiar os dados para outro dispositivo, desfazeres o RAID e criar um novo.

O risco de teres problemas ou falhar mais que um disco é maior, e dependendo da quantidade/tamanho e tipo de ficheiros pode demorar bastante tempo.

Mas para cold storage, é capaz de não ser grande problema.
 
Epá, não levem a mal o que escrevi.
Fui eu então que assumi, mal, que isto era mesmo para quem não percebe quase nada destas coisas. É o que tem acontecido. Aparecem users a perguntar o que devem comprar. Sinceramente, nestes casos, é melhor recomendar uma coisa em que o ponto forte é a facilidade de utilização.

Eu já investiguei por umas horas como configurar um TN e achei sinceramente que ficaria melhor servido com um Synology pela facilidade de utilização, a possibilidade de aumentar a capacidade gradualmente (SHR) e o baixo consumo. Construir um sistema que gaste pouco e seja fácil de trocar discos não é assim tão trivial. Expansão gradual, a não ser que algo tenha mudado, não é possível em TN.

Já agora, pelo menos nas synology, podes pegar nos discos e instalar noutro modelo diferente.
 
É possível, mas tem regras…
Característica / consequência do ZFS (sistema de ficheiros).

Não é tão flexível, mas é muito mais robusto, performante e seguro.

Para o usecase que referes tens o Unraid, que é muito mais flexível que os sistemas de ficheiros possíveis no DSM da Synology.

Consumo é a gosto, há para todos os tipos e feitios, inclusivamente similares/equiparaveis.

No caso do user acima nunca iria recomendar algo como uma máquina a correr TN, porque simplesmente não faz sentido para o usecase.

Assim como não faz “enterrar” 500eur num NAS de entrada de 4 baías da Synology/Qnap/etc.

Minha humilde opinião, claro.
 
Lá está, então quando inicialmente referi a possibilidade de comprar um NAS de 2 drives, a resposta de "mais vale de 4 pois podes acrescentar no futuro do que ficar limitado aos discos que colocas agora" é um pouco falaciosa! :D

Pois se estiver com 2x8tb, para acrescentar um 3º é um filme tremendo.

Posto isto, para o que pretendo um tr-002 com 2 discos de 8, ou até de 10TB em Raid 1 às tantas era o ideal.

Se bem que se 1 disco vai à vida, é mais custoso.

E isto tudo para ser mais prático, pois o mais barato era comprar 2 discos externos de 8 ou 10 tb. Mas ter que andar a gravar sempre em duplicado era uma chatice :)
 
Num NAS é perfeitamente exequível (tal como disse).
Num DAS, especificamente nesse, não.

Sendo o TR004 um DAS, acho que vai de encontro ao do que disse, ou não? :D

Brincadeiras à parte, se vais inicialmente só comprar 2 discos, não vale a pena gastares dinheiro no TR-004, porque se planeias crescer de storage terias que copiar os dados e destruir o RAID inicial, para criar o novo.

Pode ser opção se estiveres virado para isso. Opinião pessoal é, com o uso que vais dar, e previsão de crescimento que listas, não faz muito sentido gastares o extra agora.

Qualquer um dos 2 DAS pode ser posteriormente “atrelado” a um NAS, e fazer a função que faz agora também.
 
Back
Topo