Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

Atlantis mini 4k, após 2 semanas de uso:

Shape: É o tamanho ideal para claw 18x9cm. A parte de cima do rato é muito mais larga que a parte de baixo na zona onde se coloca os dedos. Eu gosto das curvas laterais do rato, mas preferia que fossem ligeiramente menos agressivas. Para quem usa principalmente fingertip não recomendo, é muito melhor laterais direitas, como no pulsar x2/gpx.
Em comparação com o viper mini, este é muito mais confortável. A traseira é mais larga e sem front flare. Odeio o front flare no viper mini, deixa o dedo anelar muito desconfortável.
Para quem tem mãos maiores do que 19x10cm não é a melhor opção para relaxed claw, provavelmente vai forçar um claw mais agressivo, tendo em conta o tamanho do rato e curvas agressivas.

Eu gosto de ratos ligeiramente mais pequenos(fingertip/claw hybrid). Mas a traseira não pode ser muito estreita porque o meu ponto de suporte é por baixo da articulação do dedo mindinho (pincer claw). Mas se também for muito larga bloqueia muito os movimentos.
E adoro quando os botões são baixos, quanto mais perto do mousepad melhor. Mais confortável e dá mais sensação de precisão/mais fácil fazer pequenas correções.

Performance: Adorei 4khz, nota-se mais diferença do que esperava. Mais suave e mais raw/mais leve. E funciona sem problemas em todos os jogos que testei. Sem stutter/frame pacing issues, mas em jogos cpu bound o frame rate desce mais quando se mexe o rato a 4000hz, portanto só recomendo para quem tem sistemas high end. A bateria a 4000hz só dura 2 dias, a 2000hz dura 4 dias.
4000hz vale a pena para quem tem sistemas bons, com monitor 240+hz, mas se for muito mais caro vs 1000hz não vale a pena. Shape é mais importante.

Build quality: Excelente sem creaking ou flex, super sólido. Foi o rato com melhor click feel que me passou pelas mãos. Os botões laterais também são bons, muito melhor que no gpx. Mas os do pulsar x2 são ainda melhores, os melhores botões laterais que testei.
Scroll wheel também é muito boa, é TTC silver, muito suave. Mas eu prefiro o scroll do pulsar x2 com ttc gold e steps mais definidos.
Coating excelente, das melhores coatings que experimentei. Mais grippy que o gpx ou pulsar x2 e com um feel muito premium.

Peso: 51g como anunciado e muito equilibrado. O meu x2 medium pesa 55g e em movimento até parece ligeiramente mais leve por ser maior/peso mais distribuído. O atlantis mini tem um feel mais denso por ser mais pequeno apesar de ligeiramente mais leve. Ambos são muito leves e para mim 70g ou menos está ótimo.


Adorava experimentar o G wolves HTX Ace, mas o suporte deles é horrível, QC é hit or miss. A experimentar tem de ser um bom negócio usado para conseguir revender sem perder dinheiro.
 
Última edição:
Depois de vários e-mails e um pouco de stress, a Razer irá "respeitar" a garantia do produto comprado em 11/2020 e substituído em 08/2022.

A princípio recusaram a garantia do rato substituído, mesmo com meus argumentos baseados na lei. O problema foi escalado a vários níveis de suporte até chegar ao VIP Support Team, que ainda recusou, mas após os últimos e-mails aceitaram realizar uma exceção a Warranty Policy da Razer e enviarão um novo Razer Basilisk X HyperSpeed.
 
Depois de vários e-mails e um pouco de stress, a Razer irá "respeitar" a garantia do produto comprado em 11/2020 e substituído em 08/2022.

A princípio recusaram a garantia do rato substituído, mesmo com meus argumentos baseados na lei. O problema foi escalado a vários níveis de suporte até chegar ao VIP Support Team, que ainda recusou, mas após os últimos e-mails aceitaram realizar uma exceção a Warranty Policy da Razer e enviarão um novo Razer Basilisk X HyperSpeed.

Tanto trabalho por uma coisa que se resolve em menos de 10min...

No meu gpx por exemplo a cola da bateria também ficou fraca e a bateria ficou solta lá dentro. Problema semelhante ao teu em termos de tempo e trabalho... O rato até estava na garantia, mas o fix era tão simples que não vale a pena ativar garantia.

Também há uma lei na Europa que te permite reparar os teus equipamentos para este tipo de coisas. E podes abrir as coisas sem perder a garantia
 
Última edição:

Se lançarem este rato com 3395 + nordic/stm32 mcu é endgame. Parece-me um atlantis mini mas com curvas menos agressivas.
 
Última edição:
Primeiras impressões do atlantis mini 4k.

Build quality: Excelente, sem qualquer creaking/flex, super sólido. Os clicks são transparent blue shell pink dot e são um pouco mais leves que os mesmos switches no meu pulsar x2, o que até prefiro.

Shape: Gosto bastante, mas acho que prefiro o meu X2. Gosto mais da traseira/parte de cima do atlantis mini. O hump é mais confortável, mas as laterais tão curvas não são a coisa mais confortável para mim.

Performance: Dá para notar a diferença entre 1000hz e 4000hz, mas a diferença é pequena. Ligeiramente mais leve e suave, vale os 10€ a mais, mas em ratos como o HTX, onde 1khz é 100€ e 4khz é 160€ não vale a pena na minha opinião. Testei no Apex, battlefield 2042, kovaaks e 4000hz funciona sem problemas de frame pacing em todos.
Até estava a espera de 4khz ser pior que 1khz no battlefield 2042 por ser tão cpu intensive, mas foi exatamente o contrário, 4khz mais suave e com um feel mais leve.
Penso que neste tipo de jogos mais cpu intense depende muito do pc. High end cpus optimizados notasse melhoria, cpus menos bons se calhar não se nota nada ou até tem problemas com frame pacing.

Preço: 120€ com 4k dongle. 110€ sem dongle. Isto são preços na Europa, comprado diretamente no site da lamzu deve sair 10€ mais barato, já a contar com o preço de importação.


asknevD.jpg



Devem ter trocado manualmente o click do scroll wheel, dá para ver restos de flux... Podiam pelo menos ter limpo com álcool...
1BAfoJL.jpg
Estava a pensar fazer um upgrade de um razer viper mini que devolvi à Amazon para esses, o problema é que já ouvi relatos de inconsistências no wireless e ainda para mais só tens um ano de garantia no site deles por 110€... Acabei por comprar outro viper mini, ainda estou à espera de outro rato semelhante a esse mas mais fiável, com 2 anos de garantia e de preferência que dê para comprar na Amazon. Tenho mãos pequenas (17cm) e claw grip.
 
Estava a pensar fazer um upgrade de um razer viper mini que devolvi à Amazon para esses, o problema é que já ouvi relatos de inconsistências no wireless e ainda para mais só tens um ano de garantia no site deles por 110€... Acabei por comprar outro viper mini, ainda estou à espera de outro rato semelhante a esse mas mais fiável, com 2 anos de garantia e de preferência que dê para comprar na Amazon. Tenho mãos pequenas (17cm) e claw grip.

O "problema" de wireless é só com o dongle 4k. A versão pro com o dongle 1k não tem esses problemas.

No meu caso, a 4000hz tenho stutters muito ocasionais com o ultimo firmware. Mas a 1000 or 2000hz está muito bom.
4000hz usa muito cpu e a bateria do rato passa de 1+semana(1000hz) para 2-3dias a 4000hz. Nos jogos que testei 1% reduzem ligeiramente mesmo com 13700k, não recomendo para quem não tem sistemas high end. Até porque a diferença é relativamente pequena.


Eu gostei mais do Atlantis mini do que do x2 mini. Mas é um rato mais gordo/enche mais a mão que o viper mini. No entanto onde agarras, com os dedos (grip width) é igual ao viper mini.
O x2 mini tem as laterais completamente direitas e tem um feel mais flat no geral. Melhor para fingertip.


O x2v2 mini vai estar disponível dia 15. O egg op1we também deve sair este mês, specs são inferiores ao x2v2 mini e atlantis mini mas se gostares mais do shape...


OP1we review:
 
Última edição:
@askan7 Lá está mas com estas marcas apesar de terem bons produtos há quase sempre problemas nas primeiras batches, vale a pena esperar... Vou ficar pelo viper mini enquanto observo o mercado que está a aquecer bastante, problema é que para o meu tamanho de mão as opções são mais reduzidas, mas obrigado pelos pointers e pela review :)
 
@mata-pombos
Não acredito que tenhas problemas de shell/build quality em nenhum deles. E em último caso tens garantia da loja.
O altantis mini v1 e pulsar X2 mini premium black(3395 + compx MCU) estão a 80€.

Também tens aqueles ratos chineses menos conhecidos, usam o mesmo hardware/firmware. Em termos de qualidade são inferiores, mas também custam muito menos €
Por exemplo:
 
Última edição:
G Wolves HTX Ace review, 1 semana de uso:

Build quality: Boa tendo em conta que só pesa 37g com bateria de 75mah ou 40g com 200mah. Onde se agarra não tem qualquer flex ou creaking. A base do rato é que não é muito robusta, mas também não é muito relevante.
Os clicks não se comparam ao atlantis ou pulsar. São semelhantes aos clicks do viper mini. Leves, mas com muito pouco feedback.
Scroll wheel, típico TTC gold. Botões laterais bastante bons.

Bateria: Com 200mah e o último firmware dura cerca de 5 dias.

Shape: Claw/fingertip hybrid e a minha mão tem cerca de 18x9cm.
É semelhante a um viper mini com os botões mais baixos e ligeiramente mais largo. Não é um meu shape favorito, mas a performance em jogo/ aimtrainers é das melhores de qualquer rato que tive, provavelmente devido ao peso.
A falta de suporte atrás torna o rato menos estável. Mas ao mesmo tempo o perfil baixo e peso de apenas 40g faz com que o rato seja extremamente fácil de mover. É o rato mais "livre" que usei.

Prefiro o estilo do atlantis mini/x2 mini em termos de shape, com mais backhump. Mas sempre fui fã do np01s/s2 shape.
Não vou comprar mais ratos nos próximos anos, já sei do que gosto. Este vai ser para vender, já tenho 3 ratos e só uso um :D.
 
Última edição:
Boa noite malta,

Ando à procura de uma rato gaming, que o preço não seja exagerado, que sirva para mão pequena e será para jogar numa média de ~3h/dia, além do uso normal num pc. Numa pesquisa que fiz, reparei no Rato Gaming HYPERX Pulsefire Haste. Agora com a Black Friday está na Worten a 29,99€, preço que face às características e algumas reviews parece-me estar bastante bom.

É uma compra que vale a pena?
 
Boa noite malta,

Ando à procura de uma rato gaming, que o preço não seja exagerado, que sirva para mão pequena e será para jogar numa média de ~3h/dia, além do uso normal num pc. Numa pesquisa que fiz, reparei no Rato Gaming HYPERX Pulsefire Haste. Agora com a Black Friday está na Worten a 29,99€, preço que face às características e algumas reviews parece-me estar bastante bom.

É uma compra que vale a pena?

O shape é bom, mas é mais para mão média(claw).

Se queres algo pequeno vê o viper mini. Wireless tens o VXE R1 pro nos sites chineses conhecidos

Premium: X2v2 mini, atlantis mini, lamzu maya, endgamegear op1we (não recomendo para mãos largas, disponível em lojas nacionais)
 
Última edição:
Boas. Tenho atualmente um Corsair harpoon pro e estou a procura de um rato, de preferência sem fios e de baixa latência. Dou importância a ter vários botões laterais e a não ser muito leve.
O meu problema é ter mãos grandes e, devido ao meu passado profissional, não tenho a mesma mobilidade e nem a mesma sensibilidade dos dedos. Logo está muito difícil encontrar um rato com que me adapte.
Alguém me pode ajudar sff.

Edit: Nada de Razer por favor.... Já é demasiada porcaria que me avaria ao fim de uns meses.
 
Boas malta. Lá continuo eu na saga da procura por um rato que me sinta confortável como quando tive o Logitech G500.

Desde que avariou o G500 já tive o Logitech G403 hero, Razer deathadder V2 e agora estava com o Corsair sabre pro RGB.

Apareceu-me um glorious model I em promoção por 30 paus e gostei da forma dele.

Fiquei com algum receio de perder os 8000hz, embora tivesse definido a 4000 no software.

Acham que foi um downgrade muito grande ou mais um sideway?

Abraços
 
Boas malta. Lá continuo eu na saga da procura por um rato que me sinta confortável como quando tive o Logitech G500.

Desde que avariou o G500 já tive o Logitech G403 hero, Razer deathadder V2 e agora estava com o Corsair sabre pro RGB.

Apareceu-me um glorious model I em promoção por 30 paus e gostei da forma dele.

Fiquei com algum receio de perder os 8000hz, embora tivesse definido a 4000 no software.

Acham que foi um downgrade muito grande ou mais um sideway?

Abraços

A diferença entre 1000hz e 4000hz já é pequena e precisas de monitor high refresh para notar a diferença. 8000hz é desperdiçar cpu :D
De todos os shapes que experimentei, o mais confortável para desktop com grip super relaxado mais virado para palm foi o pulsar xlite.

Sem ser ergo, G pro superlight ou shapes semelhantes também são boa opção.
 
Comprei o meu primeiro rato gamer nesta blackfriday.
Foi o Razer DeathAdder V2, por 30€. O que tem a dizer dele? É bom para FPS?
Também uso o tapete da Razer, o Gigantus L

É um bom rato. Tens é de ver se é o mais adequado em termos de forma para ti. Para mim não foi mas do rato em si nada a apontar.
 
Back
Topo