Guia Guia dos Ratos - atualizado a 22 Fevereiro 2021

Long term review do pulsar x2:

Shape: excelente, o melhor shape para mim até hoje para claw com 18x9cm. Gosto especialmente dos botões, ao serem baixos dão uma sensação de precisão maior e adoro as curvas de conforto dos mesmos.

Qualidade: Boa, sem creaking ou squeaking, feel robusto para um rato de 56g. Tive problemas de double click com debounce (0/2ms), mas resolvi ao limpar com alcool e ar comprimido. E recentemente tive problemas com o scroll wheel, mas parece ser normal com o encoder ttc gold por não ser dust proof, mas também resolvi ao aplicar wd40 diretamente no encoder, presumo que contact cleaner também resolva.
Como gosto bastante do rato até comprei switches novos, huano blue pink dot e ttc silver encoder, mas como nunca mais tive problemas só vou trocar se voltar a acontecer.
As versões novas suspostamente já vem com TTC gold dust proof e switches huano em vez dos kailh 8.0.

Bateria: É ok. dura 3-5 dias. GPX dura o dobro.

Fiz pre order do atlantis mini 4k(deve chegar no fim do mês), já que era outro rato que queria testar mas não queria a versão anterior com compx mcu. Nordic mcu tem muito menos click latêncy e é mais eficiente/gasta menos bateria. 4k hz é um bonus.

Não tenho a certeza se vou gostar das laterais tão curvas, mas se não gostar devolvo e mais tarde talvez experimente o lamzu maya (gpx mini, com 4khz e 43g).
O novo egg OP1we também me pareceu interessante, mas 3370 + compx mcu...
 
Última edição:
Que rato e tapete me aconselham para jogar jogos E Sports fps?
Logitech G PRO X Wireless é bom ou vou sentir lag? Tapete queria um grande para a mesa.

Depende do que queres, o mais importante é shape. Tens tantas opções...

Lamzu atlantis
pulsar x2
logitech gpx
G wolves htx/hts+
Razer deathadder v3 pro (ergo)
Egg xm2we
Vaxee xe
Vaxee np-01s(versão wireless sai amanhã)

Da china:
dermoshark m3/m3s
Dragonfly f1
 
Depende do que queres, o mais importante é shape. Tens tantas opções...

Lamzu atlantis
pulsar x2
logitech gpx
G wolves htx/hts+
Razer deathadder v3 pro (ergo)
Egg xm2we
Vaxee xe
Vaxee np-01s(versão wireless sai amanhã)

Da china:
dermoshark m3/m3s
Dragonfly f1

Obrigado já dá para ter uma ideia do que procurar.
Eu tinha um Zowie fk2 e encaixava bem,mas sim vou experimentar desses a ver qual me sinto mais comodo.
Tapete é tudo "igual" ou faz a diferença algum em especifico? Grato pela ajuda.
 
Obrigado já dá para ter uma ideia do que procurar.
Eu tinha um Zowie fk2 e encaixava bem,mas sim vou experimentar desses a ver qual me sinto mais comodo.
Tapete é tudo "igual" ou faz a diferença algum em especifico? Grato pela ajuda.
https://www.eloshapes.com/

Se tinhas um fk2 o gwolves htx ou viper v2 pro são boas opções. Semelhantes, ambos low profile. HTX muito mais leve.

Mas podes experimentar também:
vaxee xe, np01s
pulsar x2
atlantis/xm2we
 
Malta, não sei se posso perguntar nesse tópico, mas estou com um problema de garantia de um rato Razer e gostava de saber se estou mesmo errado.

Comprei um rato Razer em 11/2020, que foi substituído em garantia em 08/2022. O rato voltou a dar problemas e entrei em contato com a Razer, que informou que o produto não se encontra em período de garantia e não há nada a ser feito. Imaginava que um produto substituído em garantia contava com um novo prazo de garantia.
 
Malta, não sei se posso perguntar nesse tópico, mas estou com um problema de garantia de um rato Razer e gostava de saber se estou mesmo errado.

Comprei um rato Razer em 11/2020, que foi substituído em garantia em 08/2022. O rato voltou a dar problemas e entrei em contato com a Razer, que informou que o produto não se encontra em período de garantia e não há nada a ser feito. Imaginava que um produto substituído em garantia contava com um novo prazo de garantia.

obvio que não. Fix it yourself. Um rato é simples e das coisas melhores para aprenderes a usar um soldering iron.
 
Malta, não sei se posso perguntar nesse tópico, mas estou com um problema de garantia de um rato Razer e gostava de saber se estou mesmo errado.

Comprei um rato Razer em 11/2020, que foi substituído em garantia em 08/2022. O rato voltou a dar problemas e entrei em contato com a Razer, que informou que o produto não se encontra em período de garantia e não há nada a ser feito. Imaginava que um produto substituído em garantia contava com um novo prazo de garantia.
Sim tens.

"Quando há substituição ou reparação, o novo produto ou peças trocadas têm um novo período de garantia. Assegure-se de que lhe é entregue um comprovativo da troca ou das peças substituídas para poder usufruir deste novo período de garantia."

Fonte:
https://eportugal.gov.pt/cidadaos-e...al/garantia-de-produtos-comprados-em-portugal
 
Sim tens.

"Quando há substituição ou reparação, o novo produto ou peças trocadas têm um novo período de garantia. Assegure-se de que lhe é entregue um comprovativo da troca ou das peças substituídas para poder usufruir deste novo período de garantia."

Fonte:
https://eportugal.gov.pt/cidadaos-e...al/garantia-de-produtos-comprados-em-portugal

Pois, mas infelizmente o suporte da Razer está a informar que o produto não tem mais garantia mesmo que a substituição tenha ocorrido há menos de 1 ano. O suporte escalou internamente para outro funcionário que informou a mesma resposta automática da data original da compra e que a garantia finalizou em 11/22. 😅

Compra original: 11/20
Substituição dentro de garantia: 08/22
 
Pois, mas infelizmente o suporte da Razer está a informar que o produto não tem mais garantia mesmo que a substituição tenha ocorrido há menos de 1 ano. O suporte escalou internamente para outro funcionário que informou a mesma resposta automática da data original da compra e que a garantia finalizou em 11/22. 😅

Compra original: 11/20
Substituição dentro de garantia: 08/22

A comprar foi efetuada em Portugal? Se foi faz reclamação. As empresas têm muito o hábito de tentar fugir das garantias de produtos de substituição, mas a lei é clara. DL n°84/2021 de 18 de Outubro. Artigo 18 alínea 6, diz que em caso de substituição do bem o responsável pela substituição tem de aplicar ao bem de susbtituicao os direitos do artigo 12. Artigo 12 é o que define os prazos legais da garantia que hoje em dia são 3 anos (sendo que no último ano somos nós que temos de provar que já tinha a avaria.) Apresenta reclamação apoiado nesse decreto lei. Se necessário da uma leitura principalmente nos artigos 12 e 18. Eu já reclamei várias vezes em livro fisico sempre apoiado nesse DL e no fim acabaram sempre por assumir a garantia.
 
A comprar foi efetuada em Portugal? Se foi faz reclamação. As empresas têm muito o hábito de tentar fugir das garantias de produtos de substituição, mas a lei é clara. DL n°84/2021 de 18 de Outubro. Artigo 18 alínea 6, diz que em caso de substituição do bem o responsável pela substituição tem de aplicar ao bem de susbtituicao os direitos do artigo 12. Artigo 12 é o que define os prazos legais da garantia que hoje em dia são 3 anos (sendo que no último ano somos nós que temos de provar que já tinha a avaria.) Apresenta reclamação apoiado nesse decreto lei. Se necessário da uma leitura principalmente nos artigos 12 e 18. Eu já reclamei várias vezes em livro fisico sempre apoiado nesse DL e no fim acabaram sempre por assumir a garantia.

Sim, foi comprado* cá em Portugal em uma das grandes lojas.
 
Última edição:
Primeiras impressões do atlantis mini 4k.

Build quality: Excelente, sem qualquer creaking/flex, super sólido. Os clicks são transparent blue shell pink dot e são um pouco mais leves que os mesmos switches no meu pulsar x2, o que até prefiro.

Shape: Gosto bastante, mas acho que prefiro o meu X2. Gosto mais da traseira/parte de cima do atlantis mini. O hump é mais confortável, mas as laterais tão curvas não são a coisa mais confortável para mim.

Performance: Dá para notar a diferença entre 1000hz e 4000hz, mas a diferença é pequena. Ligeiramente mais leve e suave, vale os 10€ a mais, mas em ratos como o HTX, onde 1khz é 100€ e 4khz é 160€ não vale a pena na minha opinião. Testei no Apex, battlefield 2042, kovaaks e 4000hz funciona sem problemas de frame pacing em todos.
Até estava a espera de 4khz ser pior que 1khz no battlefield 2042 por ser tão cpu intensive, mas foi exatamente o contrário, 4khz mais suave e com um feel mais leve.
Penso que neste tipo de jogos mais cpu intense depende muito do pc. High end cpus optimizados notasse melhoria, cpus menos bons se calhar não se nota nada ou até tem problemas com frame pacing.

Preço: 120€ com 4k dongle. 110€ sem dongle. Isto são preços na Europa, comprado diretamente no site da lamzu deve sair 10€ mais barato, já a contar com o preço de importação.


asknevD.jpg



Devem ter trocado manualmente o click do scroll wheel, dá para ver restos de flux... Podiam pelo menos ter limpo com álcool...
1BAfoJL.jpg
 
Última edição:
Acho que não terei o que fazer quanto a garantia da Razer.
😞
Mesmo com o produto substituído por um novo em Agosto/2022, informaram que só teria mais 90 dias de garantia por esse bem substituído e que portanto não tem o que fazer.
Como não há uma empresa sediada aqui, não acredito ter possibilidades de nem abrir uma reclamação junto a DECO.

Edit: Enviei mais uma resposta a Razer onde citei cinco links que mostram que um bem substutído goza de um novo período de garantia. Como quase tudo está escrito em português, e a comunicação com a Razer é sempre em inglês, eles estão mesmo a lixar para issso tudo. Acredito que nenhum leitor com conhecimento de português tenha lido o e-mail. >.<
 
Última edição:
Acho que não terei o que fazer quanto a garantia da Razer.
😞
Mesmo com o produto substituído por um novo em Agosto/2022, informaram que só teria mais 90 dias de garantia por esse bem substituído e que portanto não tem o que fazer.
Como não há uma empresa sediada aqui, não acredito ter possibilidades de nem abrir uma reclamação junto a DECO.

Mas qual é o problema do rato? Switches/scroll wheel? Isso é um fix de 5min com um ferro de soldar de 12€ da jdc / 22€ t12 (ali). Switches /encoders custam centimos.
 
Mas qual é o problema do rato? Switches/scroll wheel? Isso é um fix de 5min com um ferro de soldar de 12€ da jdc / 22€ t12 (ali). Switches /encoders custam centimos.

O scroll wheel está a funcionar com problemas. Preciso mesmo usar força para funcionar. Atrapalha-me um bocado no meu trabalho.
 
Back
Topo