Geforce 8600/8500/8400/8300

É uma crítica á politica de interesses, não há placa.
Mas pronto pode ser que ainda se queimem :004:

Qual política de interesses ?
A tua, em denegrir aquilo que nem conheces ? :rolleyes:
O que interessa de facto é a performance vs preço.
Tudo o resto é inconsequente, incluíndo os defeitos que só tu vês.


Exemplos do passado recente:

- A 7600 GT (128bit) bateu a 6800 Ultra(256bit).
- A X1650XT (128bit) bateu a X850XT (256bit).

A largura do bus de pouco interessa, até porque, como diz no artigo, estão preparados para maiores densidades de memória, que só com a GDDR4 poderiam mudar em relação às G73.
E se podem usar GDDR4, isso significa que as altas velocidades deste tipo de memória compensam o bus mais "estreito" em relação à high-end da anterior geração, tal como o fizeram nas antecessoras.
 
Largura de bus sempre é importante mas nesta era de jogos já com uns shaders bem complicados, chips cada vez mais eficientes marcam a diferença.

Estou a colocar de parte (como é óbvio), o uso de anti aliasing ou resoluções de 80000000000x600000.
 
Tu disseste os benefícios de usar tal PCB.
Eu disse um único só malefício do mesmo (todas as soluções têm prós e contras). Mas pelos vistos o malefício que eu disse incomoda mesmo muito :whistle:

Nem axo que haja nenhuma regra que proíba ditar os pros e os contras de uma abordagem.

Agora, ver defeitos? Nao sabia que ver o contra de uma abordagem era considerado ver defeitos... e muito menos falei na performance que venha ou não a ter....

Quanto á performance eu diria que uma 8600GT com 128bits de bus é quase impossível bater uma X1950pro ou 7900GS, mas so esperando para ver. Se vier com altíssimos clocks poderá chegar mais perto.
 
Última edição:
Largura de bus sempre é importante mas nesta era de jogos já com uns shaders bem complicados, chips cada vez mais eficientes marcam a diferença.

Estou a colocar de parte (como é óbvio), o uso de anti aliasing ou resoluções de 80000000000x600000.

Claro.
Se a Nvidia mudou quase tudo na G80 em relação a grande parte dos componentes fixed function que subsistíam nas Geforce das gerações anteriores, era de esperar que uma função tão crítica como a eficiência de recursos de conservação de largura de banda, como Z-buffers, compressão de cor, compressão de texturas, filtragem de texturas, etc, não fosse substancialmente melhorado.

Uma das consequências mais imediatas e "visíveis" é a notória melhoria da qualidade de imagem.
 
Nunca uma placa de 256bit seria mais económica de produzir do que uma de 128bit e memória mais rápida.

Para além de partires do pressuposto (errado) que um PCB com mais layers fica sempre mais caro do que investir em memórias mais rápidas (a relação preço/performance em memórias desce exponencialmente a partir de certa gama), também pareces esquecer-te de um caso muito conhecido nesta "História":

Geforce FX 5800 Ultra -» 128bit, 1Ghz
Radeon 9700 Pro -» 256bit, 620Mhz

Mais barata de fazer -» R9700 Pro. Melhores yields e memórias mais baratas.

Até porque a largura de banda influencia muito mais a complexidade do gpu em questão (na quantidade de pinos de ligação e no tamanho do controlador de memória) do que no PCB.

Não estou a dizer que uma coisa é sempre melhor que a outra, principalmente porque há imensos factores que de momento nos ultrapassam e que contribuem muito mais para o preço final da placa do que o PCB, mas dizer que uma placa de 256bit "nunca" seria mais barata que uma de 128bit é simplesmente errado.

Aliás, o uso da palavra "nunca" em discussão de tecnologia é sempre proibitivo. Revela sempre horizontes muito "limitados" mas isso já é outra questão.






Ontopic:
Estou a ver uma diferença muito "ténue" entre a 8600GT e 8600GS. Uma GS à primeira vista parece chegar facilmente aos valores da GT com um pouco de overclock, anulando uma possivel justificação para a eventual diferença de preço.
Será que a nvidia se prepara para fazer uma "rasteira" ao pessoal que comprar as primeiras GT, oferecendo mais tarde uma GT com maiores clocks (tipo 7300GT)?
 
Última edição:
Bom post este último do ToTTenTranz, mas os fabricantes não terão em mente a contenção de custos nestas placas?

Eles saberão qual a opção mais barata, ou terão algum desconto em adquirir memórias em quantidade, não sei.
 
Para além de partires do pressuposto (errado) que um PCB com mais layers fica sempre mais caro do que investir em memórias mais rápidas (a relação preço/performance em memórias desce exponencialmente a partir de certa gama), também pareces esquecer-te de um caso muito conhecido nesta "História":

Geforce FX 5800 Ultra -» 128bit, 1Ghz
Radeon 9700 Pro -» 256bit, 620Mhz

Mais barata de fazer -» R9700 Pro. Melhores yields e memórias mais baratas.

Não desconverses.
Esse caso não teve nada a ver com o bus de memória (que nem era sequer uma mainstream como estas placas), mas sim com o tipo desta (DDR2, que aínda era completamente experimental em 2002, sobretudo a 1GHz), e com o processo de fabrico 130nm Low-K da TSMC (nesta altura, não só era um full-node completamente novo para qualquer fabricante de GPU's, como era a primeira gráfica a usar um core Low-K.
Foram esses, e não a largura de bus, alguns dos principais problemas da NV30.
Tanto que as GeforceFX 5900 e 5950 usariam mais tarde um bus de 256bit, mas memórias DDR1 convencionais, a velocidades inferiores.


Até porque a largura de banda influencia muito mais a complexidade do gpu em questão (na quantidade de pinos de ligação e no tamanho do controlador de memória) do que no PCB.

Não estou a dizer que uma coisa é sempre melhor que a outra, principalmente porque há imensos factores que de momento nos ultrapassam e que contribuem muito mais para o preço final da placa do que o PCB, mas dizer que uma placa de 256bit "nunca" seria mais barata que uma de 128bit é simplesmente errado.

Aliás, o uso da palavra "nunca" em discussão de tecnologia é sempre proibitivo. Revela sempre horizontes muito "limitados" mas isso já é outra questão.

Dados os mesmos pressupostos geracionais, nunca será mais barata, é impossível.
Tu estás de novo a querer desconversar, misturando gerações.
Basicamente, estás a querer aplicar regras, não entre diferentes GPU's de uma só gama, mas sim entre GPU's mainstream modernas e GPU's high-end de há 4 ou 5 anos atrás.

Eu posso dizer que um Ford Model T é menos eficiente do que um Ford Mondeo, mas será que estou a ser justo ?
Não deveria estar a comparar um Mondeo com um Fiesta, e o Model T com um Model A, por exemplo ?
As tecnologias mudam, mas as regras adaptam-se às diferentes gerações, não se pode fazer uma comparação "apples to apples" entre exemplos que são convenientes, não importando a época ou circunstâncias...


Ontopic:
Estou a ver uma diferença muito "ténue" entre a 8600GT e 8600GS. Uma GS à primeira vista parece chegar facilmente aos valores da GT com um pouco de overclock, anulando uma possivel justificação para a eventual diferença de preço.
Será que a nvidia se prepara para fazer uma "rasteira" ao pessoal que comprar as primeiras GT, oferecendo mais tarde uma GT com maiores clocks (tipo 7300GT)?

A 7600 GS actual chega aos valores da 7600 GT ?
No entanto, ambas usam a mesma estrutura interna de 12 pixel shaders, 5 vertex shaders e 12 TMU's.
É a mesma GPU, mas como não passou nos testes para a versão mais cara, é vendida com outra denominação por um preço inferior e clocks reduzidos.

Nunca ouviste falar de "speed binning" e de chips de memória mais rápidos como factor de diferenciação ?
É a raison d'être do mercado de GPU's e CPU's diferenciado por gamas crescentes...
 
Última edição:
Não desconverses.
Esse caso não teve nada a ver com o bus de memória (que nem era sequer uma mainstream como estas placas), mas sim com o tipo desta (DDR2, que aínda era completamente experimental em 2002, sobretudo a 1GHz), e com o processo de fabrico 130nm Low-K da TSMC (nesta altura, não só era um full-node completamente novo para qualquer fabricante de GPU's, como era a primeira gráfica a usar um core Low-K.
Foram esses, e não a largura de bus, alguns dos principais problemas da NV30.

Não estou a desconversar (agressividade desnecessária).. tu disseste que uma placa de 256bit nunca seria mais barata que uma de 128bit.
Eu disse que havia muitos mais factores em conta para alguma vez se fazer uma premissa como essa. Neste parágrafo só me dás razão.

Em relação às regras.. não são regras, é História. Com a História aprende-se.. uns mais, outros menos..




A 7600 GS actual chega aos valores da 7600 GT ?
Nunca ouviste falar de "speed binning" e de chips de memória mais rápidos como factor de diferenciação ?
No entanto, ambas usam a mesma estrutura interna de 12 pixel shaders, 5 vertex shaders e 12 TMU's.
Penso que não percebeste a minha observação..

Vamos então avaliar o factor de diferenciação entre gerações:

7600GS: 400Mhz core, 800Mhz memórias
7600GT: 560Mhz core, 1400Mhz memórias

8600GS: 550Mhz core, 1400Mhz memórias *
8600GT: 650Mhz core, 1800Mhz memórias *
* - segundo os últimos rumores


Diferença de velocidade do core 7600GS para 7600GT = 40%
Diferença de velocidade do core 8600GS para 8600GT = 18%
Diferença de velocidade de memórias 7600GS para 7600GT = 75%
Diferença de velocidade de memórias 8600GS para 8600GT = 29%

A série '600 está muito mais próxima entre GS e GT nesta geração do que na última. A actual 7600GS não chega facilmente aos valores da GT mas essa diferença não será tão acentuada na 8600GS-GT.

Ou a nvidia está a planear uma 8600 Ultra e então precisa de um meio termo entre a ultra e a GS, ou está a planear uma 8600GT com maiores clocks e GDDR4 para mais tarde.. ou então chegou à conclusão que, como a 7300GT canibalizou as vendas da 7600GS, mais vale ter a GS com melhor performance relativa.


Ansatsu disse:
Não queiras comparar a diferença entre SM2 e SM3, para DX9 e DX10.


Com a 8600GT mm que seja um pouquito mais lenta que as outras que referiste, tenho placa para jogar uns valentes tempos, nem k no futuro seja a 1024 com definições em médio ou low.

A DX9 vão ficar obsoletas não falta mto.

Tal como não há nada que se faça em SM3 e não se faça em SM2 (apenas com mais ciclos e menos performance), ainda estou para ver se tal não será verdade também entre SM3 e SM4.

E não podes querer "matar" já o DX9. Já temos gpus DX9 à venda desde 2002. Entre gpus integrados, baixa, médias e altas gamas, os gpus DX9 usados por gamers roçam neste momento os 100%. Não penses que vai toda a gente a correr comprar uma placa nova só porque saíu um DX novo.
Aliás, duvido que em meados de 2008 a "adesão" aos gpus DX10 tenha chegado sequer aos 50% entre gamers. Em 2004 ainda havia muita gente com Geforce 4MX, 4Ti e Radeon 8500/9000.
 
Não estou a desconversar (agressividade desnecessária).. tu disseste que uma placa de 256bit nunca seria mais barata que uma de 128bit.
Eu disse que havia muitos mais factores em conta para alguma vez se fazer uma premissa como essa. Neste parágrafo só me dás razão.

Em relação às regras.. não são regras, é História. Com a História aprende-se.. uns mais, outros menos..

A história é escrita pelos vencedores, pelo que nem sempre é exacta e se pode tomar à letra.
É daí que nascem as superstições, os dogmas e a desinformação selectiva.
Nunca leste o "1984" ?
Se não conhecemos ou explicamos todas as variáveis (neste caso, as variáveis técnicas que resultaram no falhanço da NV30), como contar uma história e dá-la como certa ?
É presunçoso de qualquer pessoa fazê-lo, pelo menos de forma tida como absoluta e imutável.

Penso que não percebeste a minha observação..

Vamos então avaliar o factor de diferenciação entre gerações:

7600GS: 400Mhz core, 800Mhz memórias
7600GT: 560Mhz core, 1400Mhz memórias

8600GS: 550Mhz core, 1400Mhz memórias *
8600GT: 650Mhz core, 1800Mhz memórias *
* - segundo os últimos rumores


Diferença de velocidade do core 7600GS para 7600GT = 40%
Diferença de velocidade do core 8600GS para 8600GT = 18%
Diferença de velocidade de memórias 7600GS para 7600GT = 75%
Diferença de velocidade de memórias 8600GS para 8600GT = 29%

A série '600 está muito mais próxima entre GS e GT nesta geração do que na última. A actual 7600GS não chega facilmente aos valores da GT mas essa diferença não será tão acentuada na 8600GS-GT.

Ou a nvidia está a planear uma 8600 Ultra e então precisa de um meio termo entre a ultra e a GS, ou está a planear uma 8600GT com maiores clocks e GDDR4 para mais tarde.. ou então chegou à conclusão que, como a 7300GT canibalizou as vendas da 7600GS, mais vale ter a GS com melhor performance relativa.

Pode jogar com os clocks externos, da mesma maneira que pode jogar com os clocks do Shader Core.
As variáveis são muitas.
Até pode ter apenas 48 ALU's numa e 64 noutra.
A 8800 GTS de 320MB vai aliviar a necessidade de ter um SKU de ligação entre as 8800 e as 8600 baseado nesta última, pelo menos nos primeiros 3 meses de mercado completos.


Tal como não há nada que se faça em SM3 e não se faça em SM2 (apenas com mais ciclos e menos performance), ainda estou para ver se tal não será verdade também entre SM3 e SM4.

E não podes querer "matar" já o DX9. Já temos gpus DX9 à venda desde 2002. Entre gpus integrados, baixa, médias e altas gamas, os gpus DX9 usados por gamers roçam neste momento os 100%. Não penses que vai toda a gente a correr comprar uma placa nova só porque saíu um DX novo.
Aliás, duvido que em meados de 2008 a "adesão" aos gpus DX10 tenha chegado sequer aos 50% entre gamers. Em 2004 ainda havia muita gente com Geforce 4MX, 4Ti e Radeon 8500/9000.

Não podes ter Geometry Shaders em DX9 ou inferior.
E essa não é uma diferença trivial, é a capacidade de ter (ou não) geometria "criada" ou modificada a meio do processo de rendering, sem intervenção directa da CPU.
Efeitos de física in-game ou de geometry instancing combinados com essa capacidade serão practicamente impossíveis de concretizar em DX9, pelo menos não é possível com a aceleração por hardware que as gráficas antigas disponibilizam.
No DX9 também não há provisões para a eliminação das Cap Bits, tal como no DX10.

Claro que o DX9 não morre já, mas a diferença visual e qualitativa entre este e o DX10 será muito maior do que entre o DX9 e o DX8.1, desde que os períodos de tempo da sobreposição no mercado sejam comparáveis entre ambas as gerações.
 
Última edição:
Claro que o DX9 não morre já, mas a diferença visual e qualitativa entre este e o DX10 será muito maior do que entre o DX9 e o DX8.1, desde que os períodos de tempo da sobreposição no mercado sejam comparáveis entre ambas as gerações.

Isso n é verdade, n há nenhum breakthrough em termos visuais com o DX10, este tem como vantagens a standarderização, a eliminação de algum legacy, uma maior optimização do API e maior capacidade de instruções.

Mas isso n vende jogos, e como tal as editoras vão melhorar o eye candy do versão DX10, mas vai haver sempre uma versão DX9 durante os próximos anos.
 
Isso n é verdade, n há nenhum breakthrough em termos visuais com o DX10, este tem como vantagens a standarderização, a eliminação de algum legacy, uma maior optimização do API e maior capacidade de instruções.

Mas isso n vende jogos, e como tal as editoras vão melhorar o eye candy do versão DX10, mas vai haver sempre uma versão DX9 durante os próximos anos.

não necessariamente, pelo que se falou aí do DX 9.0L, Acho que não faz sentido as editoras terem que desenvolver 2 versões do mesmo jogo para 2 dx.
pode é haver uma versão do dx que permita correr jogos DX10, com as funcionalidades do DX9, e parece-me que é o cenario mais provavel.
 
blastarr disse:
Não podes ter Geometry Shaders em DX9 ou inferior.
E essa não é uma diferença trivial, é a capacidade de ter (ou não) geometria "criada" ou modificada a meio do processo de rendering, sem intervenção directa da CPU.
Efeitos de física in-game ou de geometry instancing combinados com essa capacidade serão practicamente impossíveis de concretizar em DX9, pelo menos não é possível com a aceleração por hardware que as gráficas antigas disponibilizam.
No DX9 também não há provisões para a eliminação das Cap Bits, tal como no DX10.


As vantagens do DX_10 embora à partida pareçam grandes (não as conheço em detalhe para saber se verdadeiramente o são) não devem ser todas implementadas a curto prazo, como sempre quando sai uma nova API.
Além disso as editoras TÊM que manter o DX_9, até porque para se ter DX_10 é preciso mudar duas coisas: placa gráfica e SO e nem toda a gente vai agora a correr para o Vista...


...eu pelo menos com a TPM's DRM's e afins não vou mudar já de certeza...
 
Isso é porque, desde o DX8, já não se pode falar correctamente em "pipelines", pois a operação de rendering não é completamente linear.
Se eles aínda não sabem isso, temos pena...


As vantagens do DX_10 embora à partida pareçam grandes (não as conheço em detalhe para saber se verdadeiramente o são) não devem ser todas implementadas a curto prazo, como sempre quando sai uma nova API.
Além disso as editoras TÊM que manter o DX_9, até porque para se ter DX_10 é preciso mudar duas coisas: placa gráfica e SO e nem toda a gente vai agora a correr para o Vista...


...eu pelo menos com a TPM's DRM's e afins não vou mudar já de certeza...

Mas neste caso, o DX10 só existe no Windows Vista.
Este dará certamente orígem a uma vaga de upgrades de hardware com que os fabricantes já estão a contar.


É preciso notar que quando chegou o Windows XP em 2001, aínda não existía o DirectX 9 e que esta API, quando chegou finalmente em 2002, era também compatível com o Windows 2000 e Windows 98, pelo que o incentivo para trocar o hardware era menor.
 
Última edição:
não necessariamente, pelo que se falou aí do DX 9.0L, Acho que não faz sentido as editoras terem que desenvolver 2 versões do mesmo jogo para 2 dx.
pode é haver uma versão do dx que permita correr jogos DX10, com as funcionalidades do DX9, e parece-me que é o cenario mais provavel.

9.0L é a versão DX9 do vista.(os jogos têm sempre k ser DX9 para ai durante os próximos 6anos, para quem tem WinXP e/ou tem hardware DX9)

A M$ n vai lançar DX10 para o windows XP, pk para mim pelo k vi até agr só mesmo por isso é k vale mais a pena no vista. Mas já viste os preços do retail? (OEM é uma bela M€#Da pk se trocas uma peça do PC tas....)

Preços aki no UK, mais realista k os do US:
Home Basic - £166.98; upgrade £84.53
Home Premium - £198.00(300€); upgrade £133.41
Business - £246.05(373€); upgrade £162.52
Ultimate - £330.53(500€); upgrade £217.32

Para mim ideal era o ultimate pk tem o media center e o IIs, mas claro k dar 500€ por um OS? devem estar doidos... >(

Ao k parece ha umas versões OEM Retail, k podes ter desde k compres pelo menos uma peça de computador em conjunto, sempre são mais baratas, mas mesmo assim axo k se a M$ n baixas os preço o Vista vai ser um flop...
 
Última edição:
Ao k parece ha umas versões OEM Retail, k podes ter desde k compres pelo menos uma peça de computador em conjunto, sempre são mais baratas, mas mesmo assim axo k se a M$ n baixas os preço o Vista vai ser um flop...

O Vista nunca vai ser um flop, a menos que a MS faça como o ME e lançe um novo SO daqui a um ano.

Não vai hver 8600 256bits? É pena. E uma 8700, só para portáteis tipo a 7700Go?
 
estavas a falar de uma loja em PT que tem as 8800GTS actuais (640Mb) a 415€ e que depois provavelmente ainda devem descer mais para 299€-349€ quando as de 320mb sairem , nao tavas a dizer que esse preço era para as de 320MB




sim , continuam a ser 8800GTS mas nunca ao mesmo preço das 8800GTS 640Mb


cumps
 
Última edição:
Desculpem se a pergunta já foi feita, mas só agora reparei na thread...

As 8600 e as 8300 são preparadas para DirectX10?
É suposto sairem quando?
 
Back
Topo