Fontes de alimentação - Guia na primeira página

A Nox Hummer X de 500W é uma boa fonte? Tenho um PC com Ryzen 3100, 16GB de RAM 3200mhz, disco Pcie 3.0 1TB e SATA SSD 512GB, queria trocar a gráfica para uma 6700 XT, se calhar vou ter que trocar de fonte também 🤔🤔
 
Nenhuma unidade Nox é recomendavel. É ficar longe disso.
Sim se fosse a comprar agora seria outra, mas é a que tenho neste momento no meu PC. As Hummer X ouvi dizer que eram decentes daí estar a perguntar se aguenta, tenho +1800h de gaming e nunca deu problemas, mas também tenho uma 1650 Super neste momento que consome pouca energia. Não queria muito tar a trocar de fonte só por causa da gráfica...
 
Só por causa da gráfica? É um dos principais motivos porque se troca de fonte, ou se deve mudar de fonte.
Quando se tem uma fonte NOX, é mesmo de trocar.
Não é só se aguenta ou não em termos de potência, é mesmo a qualidade. Se a fonte falhar ou avariar, pode levar outros componentes com ela, incluindo a gráfica.

Já agora, quantos anos tem essa fonte NOX?
 
Só por causa da gráfica? É um dos principais motivos porque se troca de fonte, ou se deve mudar de fonte.
Quando se tem uma fonte NOX, é mesmo de trocar.
Não é só se aguenta ou não em termos de potência, é mesmo a qualidade. Se a fonte falhar ou avariar, pode levar outros componentes com ela, incluindo a gráfica.

Já agora, quantos anos tem essa fonte NOX?
Comprei a em Setembro de 2020, mas não a utilizei nem durante o verão de 2021 nem durante o ano inteiro de 2022 devido a estar no estrangeiro.
Esperava ouvir isso das Urano que pelo que ouvi dizer são mesmo "fontes-bomba", as Hummer não sabia que eram assim tão más lol.

Que fonte me aconselhariam então? Aí por volta dos 90-100€, mínimo 700W já para prevenir.
 
As 80 gold Hummer X? Para essa grafica 1650 super nao precisas de trocar, mas como disseram nao sao grande coisa.

Para a 6700XT, sendo essa a de 500w trocava.
 
Comprei a em Setembro de 2020, mas não a utilizei nem durante o verão de 2021 nem durante o ano inteiro de 2022 devido a estar no estrangeiro.
Esperava ouvir isso das Urano que pelo que ouvi dizer são mesmo "fontes-bomba", as Hummer não sabia que eram assim tão más lol.

Que fonte me aconselhariam então? Aí por volta dos 90-100€, mínimo 700W já para prevenir.
Seasonic Core GM 650W Semi Modular 80PLUS Gold 83€
 
A Nox Hummer X de 500W é uma boa fonte? Tenho um PC com Ryzen 3100, 16GB de RAM 3200mhz, disco Pcie 3.0 1TB e SATA SSD 512GB, queria trocar a gráfica para uma 6700 XT, se calhar vou ter que trocar de fonte também 🤔🤔

A plataforma Hummer X é minimamente decente, apesar de ser uma escolha pouco recomendável. É aliás a única plataforma que não rotulo como perigosa de toda a gama NOX.

Se vais colocar uma 6700XT, deves trocar. Não faz sentido pagar 500e por uma placa e manteres uma fonte de baixo tier, quando existem excelentes alternativas a preços aceitáveis...

Seasonic G12 550W seria a minha recomendação, sem gastar muito.
 
A plataforma Hummer X é minimamente decente, apesar de ser uma escolha pouco recomendável. É aliás a única plataforma que não rotulo como perigosa de toda a gama NOX.

Se vais colocar uma 6700XT, deves trocar. Não faz sentido pagar 500e por uma placa e manteres uma fonte de baixo tier, quando existem excelentes alternativas a preços aceitáveis...

Seasonic G12 550W seria a minha recomendação, sem gastar muito.
Eu quando montei o meu PC na loja penso que na altura pedi uma Corsair acho eu, o vendedor disse-me qualquer coisa que a empresa que mandava na NOX e na Corsair eram as mesmas mas que as NOX eram mais baratas ou algo assim... se calhar saiem mais baratas mas é para os vendedores das lojas. Eu como o meu orçamento para o PC na altura era baixo e sabia que as Hummer X eram decentes lá aceitei, agora não me importo de gastar mais numa fonte de 650-700W de qualidade e nunca mais ter que trocar, ou pelo menos não tão cedo. Esperava fazê-lo para o ano porque provavelmente vou fazer upgrade ao processador + motherboard e meter 32GB de Ram DDR5, sendo assim não me importo de o fazer quando trocar a gráfica. Essa Seasonic Core GM de 700/750W parece me bem ou talvez essa Seasonic G12...
 
o vendedor disse-me qualquer coisa que a empresa que mandava na NOX e na Corsair eram as mesmas mas que as NOX eram mais baratas ou algo assim

Nao era, nao e , nem nunca foi lol. Treta de vendedor autentica, tem a ver com o preco de compra/venda de produtos as margens de lucro na venda de PSU-s NOX e mt maior que Corsair ,Seasonic etc...

Mas prontos ja te indicaram o caminho a PSU que tens serve para a 1650 Super, para a 6700 XT , uma coisa melhor, so informar do seguinte as fontes de stock antigo a precos antigos estao a esgotar ou seja por 100 euros ja quase que nao se ve as fontes habituais, eu a ti aproveitava e ia buscar uma fonte boa de 750w 80 plus gold a +- 100 euros ainda se encontram em alguns sitios.

Uma Seasonic Focus GX 650 , custavam 80 euros, tao na maioria das lojas a 120/130. As fontes produzidas de 2021/22 pra frente tem custo producao mais elevado, logo chegam mais caras ao consumidor final.

 
Última edição:
Tenho Corsair desde que recebo para as comprar , até hoje só uma avariou e ainda me a trocaram por modelo acima "bom suporte " Corsair continua boa em PSU ? Preciso de comprar uma de 1k para ficar na boa com 7900XTX e 7800X3D etc , semi modular ou modular... Atualmente tenho uma 750 Corsair e até está a aguentar com a 7900 mas ........ está bem nos limites a comprar quero algo para ficar sem me preocupar com PSUs no futuro proximo.
 
Tenho Corsair desde que recebo para as comprar , até hoje só uma avariou e ainda me a trocaram por modelo acima "bom suporte " Corsair continua boa em PSU ? Preciso de comprar uma de 1k para ficar na boa com 7900XTX e 7800X3D etc , semi modular ou modular... Atualmente tenho uma 750 Corsair e até está a aguentar com a 7900 mas ........ está bem nos limites a comprar quero algo para ficar sem me preocupar com PSUs no futuro proximo.
Nos limites como assim? Tens algum medidor de energia para ver quanto estás a gastar?
 
Não consegui ler o tópico todo, mas vou dar a minha opinião sobre as várias páginas que li.
A certificação 80+ refere-se apenas à eficiência energética da fonte, mas por outro lado é também um indicio da qualidade do projeto da fonte bem como dos componentes, projeto e componentes maus normalmente têm má eficiência.
Se olharem para as especificações das fontes, mais especificamente para a curva de rendimento, uma fonte 80+bronze tem um rendimento de 82% a 20% de utilização, de 85% a 50% e 82% a 100%. Portanto e considerando a eficiência energética, a fonte deve ser dimensionada considerando o normal funcionamento do sistema e que aguente o pico com alguma folga.

As contas nem sempre são fáceis de fazer, qual é o normal funcionamento? como calcular?
Eu faço as contas assim, um cpu com um tdp de 65w por exemplo, não significa que tenha um pico de 65w infelizmente. Faço uma pesquisa por benchmarks, reviews etc.
Por exemplo um ryzen 5 5600, tem um tdp de 65w, mas em single pode ter um pico de 90w e em multiple de 140w, o seu normal funcionamento anda à volta dos 75w.
Uma rx 6700xt tem um tdp de 230w, mas o normal funcionamento (de um bom modelo) anda à volta dos 180w em game, com as memórias em full bem como o clock e a utilização, um bom modelo dificilmente passa dos 200w de pico.
Por norma e para não se perder muito tempo com as restantes contas deixo 100w para m mb+memorias, fans e discos, não que estes componentes consumam muito, 4fans+1cooler, mais 2 rams de 16gb e dois ssd's não consomem mais de 75w em pico.
normal funcionamento em jogo, 75w (cpu)+ 180w (gpu) + 80w (mb, ram, fans, discos)=330w
pico= 140w (cpu)+ 200w(gpu) + 100w (mb, ram, fans, discos)=440w

Falta agora escolher uma fonte.
Se repararem a amd sugere uma fonte de 650w para uma 6700xt.
Vejamos por exemplo uma aerocool 80+ bronze:
aeroccol-psu.jpg

Na linha de 12v+ fornece 648w, com as outras linhas um máximo de 650w (combinado).
Portanto é uma fonte que agunta bem, e no normal funcionamento estará perto da sua máxima eficiência.
O problema destas fontes baratas é que muitas das vezes só fornecem os 650w quando se liga o pc, e nos primeiros meses de vida. Apesar dos anúncios comerciais, há uma degradação acelerada dos componentes, esta de 650w tem uma margem grande, mas será bem necessária.
Por outro lado esta evga de 500w 80+ bronze, menos 150w.
evga-psu.png


Contudo a EVGA é ligeiramente mais cara, anuncia uma potencia menor, mas tem melhores componentes (basta pesquisar alguns sites especializados em revives de fontes. Esta EVGA estará mais perto de entregar a potencia que anuncia nos 500w, feitas as contas o sistema ainda fica com folga, esta será uma melhor recomendação. A sugestão da amd de uma fonte de 650w já considera as marcas de fontes de menor qualidade.
 
Back
Topo