PlayStation Final Fantasy XVI (Square Enix)

Mal acabei a demo fui logo fazer pre order. Este jogo, se mantiver o nível destas duas primeiras horas, tem tudo para ser um candidato a jogo de ano. E quem acha que isto de FF não tem nada bem engana se. A essência da saga está lá sem dúvida, mas adicionando uma personalidade própria. Fiquei completamente hypado por isto. Estava receoso e admito que os primeiros trailers não me convenceram muito, mas depois de jogar a demo, não há dúvidas que à partida temos aqui jogão. A espera pelo FF VII Rebirth vai ser menos penosa assim garantidamente :D
 
Bom, os meus 2 cents:

O jogo nunca me puxou muito por não achar que parecia muito um JRPG. Talvez fosse pelo aspeto medieval, um setting que é mais comum nos WRPG.

Depois de jogar a demo… Bem, confirmou-se isso. O jogo é bom, são 2h muito mais interessantes que as que tive oportunidade de jogar no FF XV, existe muito mais acção, o gameplay é melhor, e a história mais interessante. Ainda assim, longe de me puxar como foi o caso num FF tipo o VII, X ou XIII (que são os unicos 3 que joguei a sério).

Portanto, como tenho outras coisas para jogar, tipo o Hogwarts Legacy e o Witcher 3, e mais tarde no ano o Cyberpunk e para o ano o próprio FF7 Rebirth, isto não é jogo que vá comprar, para já. Mais para a frente, por um preço mais baixo, gostei o suficiente para o ponderar.

Resumindo, a demo deu-me mais vontade de o jogar do que estava à espera anteriormente a experimentar. Ainda assim, não o suficiente para o comprar no lançamento.
 
Também já terminei a Demo.

Goste! Gostei bastante.

Não é o nível de interesse do Ribirth mas ainda assim vai ser Day one.

Não costumo fazer pre-orders mas neste caso merecem.

Acção espetacular e uma história interessante.

A performance é que, mehhh
Vão ter de melhorar aqueles dips, a resolução é baixa o suficiente para não justificar as quedas de fotogramas.

Mas quando corre bem é um mimo.

Assim vale a pena, experimentar bem antes de comprar!

Quero em versão física! A Standard chega e sobra!
 
Dei uma nova oportunidade (agora em modo performance que está mauzito, por sinal)... Isto parece uma cópia do Game of Thrones lol devo mesmo comprar apenas numa promoção. Divirtam-se. Back to Diablo 4.
 
Também já terminei a Demo.

Goste! Gostei bastante.

Não é o nível de interesse do Ribirth mas ainda assim vai ser Day one.

Não costumo fazer pre-orders mas neste caso merecem.

Acção espetacular e uma história interessante.

A performance é que, mehhh
Vão ter de melhorar aqueles dips, a resolução é baixa o suficiente para não justificar as quedas de fotogramas.

Mas quando corre bem é um mimo.

Assim vale a pena, experimentar bem antes de comprar!

Quero em versão física! A Standard chega e sobra!

O estranho é que a performance em batalha é eximia. Mas quando vais para exploração é que sentes as quedas. Uma opção de 40 fps em tvs de 120Hz seria ideal se calhar.

Em relação ao Rebirth, também tenho mais hype por esse mas é normal, o universo do FF VII é adorado por tudo e por todos. Este XVI é uma nova entrada, é quase como se fosse um IP novo.
 
Nas opiniões deste jogo é que se vê que a malta tem opiniões diferentes pelas marcas/produções.

Esta performance noutras devs caia já o mundo, aqui é Day One.
Por muito que sejam fã, a não ser que joguem em Quality, o Performance está mesmo mauzinho, e uma coisa é aguentar 2h outra é completar um jogo destes em 20h ou mais com esta performance.

Eu acabei a demo e gostei. Mas era incapaz de jogar muito mais horas com este desempenho.

Mas, poderá ser sempre corrigido com Day One Patch, mas veremos.
 
O estranho é que a performance em batalha é eximia.

Segundo o que vi no Resetera, isso acontece porque mal entras em modo de batalha, a qualidade grafica do jogo cai bastante, o que permite manter a framerate.

Colocaram lá este exemplo, do lado esquerdo é antes de entrar em batalha, o lado direito é após entrar em batalha:

ApAw1Lr.png


Também disseram que no modo performance o jogo está a correr a 1080p com upscale para 1440p e depois a nossa Tv tem de fazer novo upscale para 4K.
 
Segundo o que vi no Resetera, isso acontece porque mal entras em modo de batalha, a qualidade grafica do jogo cai bastante, o que permite manter a framerate.

Colocaram lá este exemplo, do lado esquerdo é antes de entrar em batalha, o lado direito é após entrar em batalha:

ApAw1Lr.png


Também disseram que no modo performance o jogo está a correr a 1080p com upscale para 1440p e depois a Tv faz novo upscale para 4K.

Sim eu vi esse exemplo, mas para ser sincero quando tive a jogar não notei nenhuma queda gráfica.
Como disse em cima, o jogo final é uma build diferente, veremos como será. Espero bem que não seja stutter festival tipo Elden Ring.
 
Segundo o que vi no Resetera, isso acontece porque mal entras em modo de batalha, a qualidade grafica do jogo cai bastante, o que permite manter a framerate.

Colocaram lá este exemplo, do lado esquerdo é antes de entrar em batalha, o lado direito é após entrar em batalha:

ApAw1Lr.png


Também disseram que no modo performance o jogo está a correr a 1080p com upscale para 1440p e depois a nossa Tv tem de fazer novo upscale para 4K.

Ainda dizem que não é preciso uma PS5 Pro.

Sure. Começam a sair os jogos puramente current gen e é isto. Já têm que andar a renderizar a 1080p...
 

- PS5 Quality Mode: 2160p/30fps (upscaled from 1440p)
- PS5 Performance Mode: 1440p/60fps (upscaled from 1080p)

- Please note that the performance shown here belongs to the demo version. Its final quality may vary.
- The quality mode increases render resolution, shadow quality, anisotropic filtering and some postprocessing effects like godrays (slightly).
- Performance mode has some problems to keep the 60fps stable. In times of stress, it can drop to 40fps.
- Loading times are practically non-existent.
- The cinematics are locked at 30fps in both viewing modes.
- With the release of the final game you will have a more in-depth and updated comparison

1440p/30fps e 1080p/60fps com o modo de performance a ter muitos problemas de framerate e stutters.

A nível de framerate e resolução faz lembrar o Forspoken.
Mais valia fazerem como fazem com o Final Fantasy Vii e usavam o Unreal Engine.
 





1440p/30fps e 1080p/60fps com o modo de performance a ter muitos problemas de framerate e stutters.

A nível de framerate e resolução faz lembrar o Forspoken.
Mais valia fazerem como fazem com o Final Fantasy Vii e usavam o Unreal Engine.
Pois problema está na Engine escolhida, mesmo que não seja Build final, a final não vai ser nada de especial.

Andar a fazer Upscalling nem faz 4K30 nativos.

Aí fala nas Cinematics 30frames, achei super lentas também. Isto ter TV de OLED 77" não ajuda, tudo o que não seja fluído nota-se.

Espero que os Reviewers não se esqueçam de avaliar componente gráfica e não se façam de esquecidos como de costume.
 
Back
Topo