PS2 Final Fantasy XII (Square-Enix)

A maior desilusão que tive a oportunidade de ter com um jogo. Depois de X-2 e disto parece que começo a deixar de confiar decisivamente em Final Fantasy.
 
A maior desilusão que tive a oportunidade de ter com um jogo. Depois de X-2 e disto parece que começo a deixar de confiar decisivamente em Final Fantasy.

O X-2 era horrivel. Neste podes confiar, é muito bom, mas n se enquandra no universo principal dos outros FF's, é mais no Tatics :)
 
O X-2 era horrivel. Neste podes confiar, é muito bom, mas n se enquandra no universo principal dos outros FF's, é mais no Tatics :)

Hmmm... vou ter de discordar.

No que diz respeito ao desenvolvimento dos personagens acho que o sistema do x-2 é mais fiel aos outros FF do que o X ou o XII já que estamos a falar da aprendizagem gradual de skills que escolhemos e não do "passear" por um quadro a escolher as skills que desejamos aprender.

No X-2 apanhavamos os fatos e escolhiamos a skill que queriamos aprender, tal como no FFIX o faziamos com o equipamento, no FFVIII faziamos com as GF's e no FFVII faziamos com a Materia.

No FFX e no XII temos um quadro que vamos preenchendo com as skills que desejamos.

É mais customizavel MAS não se enquadra tanto na linha dos FF que eu conheço.

Não posso compara-lo com o tactics já que acho que esse não foi lançado na Europa.

Ainda so vou com meia duzia de horas de jogo, depois posto por aqui uma review ;)
 
Última edição:
Opinião após 95 horas de Final Fantasy 12

Boas.

Após ter jogado a versão NTSC do jogo tenho algumas opiniões que julgo correcto partilhar. Sou fã de longa data, joguei todos os FF do 1º 10-2 (o 11 é MMORPG pelo que não o joguei) dos quais possuo a maioria.

No que diz respeito ao nível técnico, este é sem dúvida um grande jogo. Mapas enormes, bons gráficos (curiosamente com metade dos polígonos de FFX, mas as texturas são muito boas e disfarçam), boa animação dos personagens e monstros, bons efeitos de luz, zonas com mudança no clima consoante a estação. State of the art no que diz respeito à PS2

A nível sonoro as coisas já não são tão boas. As músicas são boas para um qualquer RPG, mas existem poucas com aquele feeling à la Final Fantasy, facto a que não será alheio a quase total ausência de Nobuo Uematsu. Os efeitos sonoros servem o seu propósito As vozes , que considero excelentes, foram comprimidas de tal forma que a qualidade fica bastante deficiente. Outro problema é que existem poucos momentos em que realmente conseguimos ouvir os personagens.

A parte da jogabilidade deixou-me um sabor agridoce na boca. O jogo desenrola-se um pouco como o Star Wars KOTOR, o que sinceramente gostei e é uma mudança bem vinda. Os combates são rápidos e furiosos (:-D), e a variedade de técnicas e magias bastante grande. Os bosses são adequadamente dificeis; a verdadeira dificuldade está nas marks, variedade de inimigos especiais que somos contratados para abater. São dificeis de vencer e encontrar, e é nestes quests que vamos passar boa parte do tempo.
Como já é habitual, os personagens têm um sistema de limit break. Desta vez implica pressionar botões de forma consecutiva, para causar danos. É visualmente impressionante mas algo desequilibrado. Os danos causados são demasiado grandes, permitindo na fase inicial do jogo vencer bosses somente com recurso a isso. No outro lado da moeda estão os summons, desta vez chamados espers (FF6 :)). Em vez dos habituais Ramuh, Ifrit, Bahamut, etc. temos os summons usados em Final Fantasy Tactis. Esse não é o problema. O problema é o facto de serem fracos, muito fracos, com pouca vida e poder (excepto uma ou duas excepções). Quando um summon é invocado, toda a party excepto o invocador desaparece e o monstro luta ao nosso lado.

A história. Mais que os gráficos, mais que a música, mais que a jogabilidade. Dos quatro pilares que têm sustentado a saga Final Fantasy, este é o principal. Infelizmente, depois do abanão sofrido pelo pilar música devido à saída de Uematsu, alguém resolveu escavar junto do pilar história, não o suficiente para o fazer cair, mas ainda assim um grande abanão. Final Fantasy 12 tem uma história medíocre, não má, e os seus personagens são pouco apelativos, sem alma ou charme. A excepção tem um nome que não vou revelar :002:.
O principal problema é que os personagens não nos são dados a conhecer. Descobri mais acerca de personagens secundários através das quests do que dos personagens principais. E isso não é bom.

Para finalizar, este é um jogo enorme mas demasiado lento. Com 95 horas levava nível 49 e 90% da trama principal completada (segundo li depois). No entanto parei de jogar, o que nunca me tinha acontecido. E não, não encravei em nenhum lugar. Aborreci-me. Com um Final Fantasy. Parece incrível, mas é verdade, o jogo a partir das 40 horas estagnou, a história não fluía. Ainda assim, recomendo-o.
 
Pessoal,

Eu nunca joguei FF na minha vida... Mas aos anos que ando curioso para experimentar. Dizem tão bem da saga. É assim tão fixe? Pela história ou pelo jogo sem si?

Se tivesse que experimentar um pela primeira vez qual recomendavam?
 
94 horas e ainda a nível 49??? Eu tenho 58 horas e já tou a 56... :)
Exacto. Em parte porque prefiria os acessórios que duplicam o HP aos que duplicam a experiência, e também porque usava toda a party - nível 49 era o nível médio de todos. Mas o principal motivo é o facto de jogar demasiado nas calmas e ter um péssimo sentido de orientação (mesmo com o mapa), além de demorar muito tempo a personalizar tudo e mais alguma coisa... Mas a verdade é que noutros FF com menos horas chegava ao nível máximo (60 horas para nível 99 no FF 7, por exemplo).
 
Hmmm... vou ter de discordar.

No que diz respeito ao desenvolvimento dos personagens acho que o sistema do x-2 é mais fiel aos outros FF do que o X ou o XII já que estamos a falar da aprendizagem gradual de skills que escolhemos e não do "passear" por um quadro a escolher as skills que desejamos aprender.

No X-2 apanhavamos os fatos e escolhiamos a skill que queriamos aprender, tal como no FFIX o faziamos com o equipamento, no FFVIII faziamos com as GF's e no FFVII faziamos com a Materia.

No FFX e no XII temos um quadro que vamos preenchendo com as skills que desejamos.

É mais customizavel MAS não se enquadra tanto na linha dos FF que eu conheço.

Não posso compara-lo com o tactics já que acho que esse não foi lançado na Europa.

Ainda so vou com meia duzia de horas de jogo, depois posto por aqui uma review ;)

Eu axei o X-2 horrivel, na história, n na jogabilidade, e sempre Axei o X dificil com a porcaria das Sferes...

Apesar desse FF ser diferente quero muito jogalo, mas desde o FFX que a Square me desiludiu...

Se tivesse que experimentar um pela primeira vez qual recomendavam?

Disseram-te o /, n é muito certo. O 9 por exemploe é melhor, é mais simples no que toca a aprendisagem das magias e skils (dsde que encontres as armas e intems :D), e depois aconselho-te tb o 7 e 6, os 2 muito bons, o 7 é uma maravilha indiscritivel, mas o 6 tem uma história menos previsivil, diferente e um sitema de magia muito facil... Aconselho muito o 4, mas é mais dificil, mas lindo. Se quiseres uma verdadeira paródia joga o 5 :D Não é I_Eat_All :D:D:D
 
começei ontem á tarde, primeira impressão: não gostei de nada ate agora. o que conheço das personagens é nada e muito pouco me atrai.

nao gosto do novo sistema de batalha, dava tudo para ter de volta os turnos.

ainda nao vi grnde coisa, espero que a minha opiniao mude. ate onde fui ainda nao me deram um goal absoluto do jogo. ando a vaguiar sem motivo.

a personagem parece-me muito pobre. then again, so tenho 3h de jogo.


para quem vai começar agora o melhor é começar pelo X. o que mais gostei ate hoje foi do XIII, mas noutro dia tentei joga-lo e nao consegui suportar os graficos durante muito tempo.
 
Pessoal,

Eu nunca joguei FF na minha vida... Mas aos anos que ando curioso para experimentar. Dizem tão bem da saga. É assim tão fixe? Pela história ou pelo jogo sem si?

Se tivesse que experimentar um pela primeira vez qual recomendavam?


Do pouco que joguei, de cada um deles...o VII sem dúvida...mas claro...que mais vale a opinião de algum entendido em FF..I only wanted to give you my humble opinion...

Cumprimentos Insanos!
 
Eu nao gosto muito do tipo de jogo acho que se fica muito tempo a procura e nao tenho muita paciencia :P:P:P ... mas sem duvida a saga final fantasy e sem duvida espectacular apesar de o final fantasy XII nao estar assim la muito ESPECIAL mas na deixa de ser um grande jogo :)
 
pois infelizmente tudo o que li aqui, ja me tinha sido falado, os verdadeiros fãs hardcore de final fantasy andam a ficar desiludidos com o rumo disto tudo, apesar de eu ter gostado de jogar o X, e até ter jogado o X-2 até ao fim, apesar de ter achado uma desilusão, tenho muito medo do que possa achar deste jogo, tanto tempo a espera dele pa depois ser uma desilusão...o que andam a fazer as grandes mentes que criaram ff VII e VIII que foram dos jogos que mais vezes repeti e adorei cada vez que os jogava, é aqui onde se ve que so a evoluçao grafica não importa, pois todos gostamos de ver um jogo com bons gráficas mas quando não tem por base uma boa historia, trama e personagens, é a desilusão que aqui se lê, e que me deixa a pensar que se não fosse o passado desta saga todo, o ff 12 ainda venderia muito menos, cada vez mais acho que o que suporta ultimamente estes novos ff foi mesmo a magia que eles criaram há anos atrás.
 
tbem sou fã da saga de longa data, e desde que deixaram os personagens SD, parece que o jogo simplesmente não tem a mesma piada.

Jason Fox, penso que para começar, pode ser o ff3,7 ou 9. são os melhores na minha opinião
 
Exacto. Em parte porque prefiria os acessórios que duplicam o HP aos que duplicam a experiência, e também porque usava toda a party - nível 49 era o nível médio de todos. Mas o principal motivo é o facto de jogar demasiado nas calmas e ter um péssimo sentido de orientação (mesmo com o mapa), além de demorar muito tempo a personalizar tudo e mais alguma coisa... Mas a verdade é que noutros FF com menos horas chegava ao nível máximo (60 horas para nível 99 no FF 7, por exemplo).


Ah agr percebo. Eu só tenho 3 a 56 e é o que chega.
 
Axo que a square se perdeu um pouco depois do 9. Como diria o I-Eat_All, o 10 contanops a história dum backstreet boy que joga volley dentro de agua... Eu n odeiei o 10, odiei sim o 10-2. Sinto falta de boas histórias, grandes personagens, bosse's lixados, quem se lembra do que é passar o Necron em nivel 56... lol O kefka tb era lixado e grande, ´
e um combate que dura em média meia hora... do melhor que havia :D:D:D FF4 é um jogo muito pequeno mas que demoras imenso tempo a passar, porque +- a partir da luaganahs muito pouca EX, e eles nem perdoaram na versão pa GBA... E continuo retido no robot gigante... Dam...

Se queres mesmo conhecer Final Fantasy, obrigatóriamente tens que jogar o 4, 6, 7 e 9... O 3 é muito bom, mas os graficos 8 bit podem afasta-te, se tens DS, Compra-o :D. O 10 é bonit gráficamente, mas eu n gosto, e houve tb muitos desiludidos, as personagens n são tão boas, e a história n é tão, como hei-de dizer, forte... Eu chorei a ver a uma personagem morrer (n digo quem pa n estragar surpresas :D) o meu coração bate de emoção ao ouvir algmas musicas, ao ver algumas cenas, nunca tal me aconteceu a partir do 10. E o 8 apesar de ter um sistema de magia que odeio, cativõu-me à mesma. O 5 é uma verdadeira comedia, um verdadeiro lol, a staff nessa altura andõu a beber e a fumar umas :D:D:D

O 12 apesar de bom, continua a n surpreender, vamos ver como se sai o 13... Já falei muito, e agr võu pegar na PSP e continuar a passar o FF8 :D

Mas nisto tudo pergunto, o dinheiro subiu-lhes à cabeça, ou foi da Enix???
 
re:

Em termos de sistema de combate e dificuldade eu não vejo qual o problema.

- Se calhar a mudança e o conceito de sistema de combate novos, totalmente diferentes da maioria dos ff's, faz com que os velhos jogadores não achem muita piada ao jogo.

- Se o FFXII fosse com o tipo de turnos dos outros ff's, e com o mesmo nivel de dificuldade, a lvlar, etc.. havia depois criticas a dizerem que era mais outro FF.
 
Discordo em relação ao X. Não vejo mudanças assim tão enormes. O sistema do Sphere Grid é certamente dos que menos me agrada na série mas o X ganhou imenso com uma coisa que nunca antes tinha sido possível na série: uma enorme consciência do poder da cinematografia num jogo deste género. Aquele final é poderoso. Goste-se ou não, é bonito e está muito bem feito.

Gostei das personagens, mas parece-me óbvio que o X não era propriamente sobre personagens, mas sobre o mundo em que elas viviam, o mundo de Spira. Isso vê-se pelo esforço que colocaram na criação daquele mundo, das suas religiões e crenças, das suas raças, e, acima de tudo, do que era viver sabendo que a qualquer momento tudo poderia acabar porque havia um bichinho que era muita mau e quando lhe apetecia destruía aldeias inteiras (dos momentos mais belos de um Final Fantasy, logo quase no início, quando a vila de Kilika é destruída [e não, isto não é grande spoiler]).

É lógico que mais tarde o enredo começa a ficar um bocado alucinado. Todos os enredos de FF's acabam por ficá-lo, mas o X fica especialmente louco.

No entanto o que me parece que tornou o jogo numa das melhores experiências que tive a este nível foi, não o argumento propriamente, mas aquela ambiência de inevitabilidade que atravessa o jogo do início ao fim da história, sabermos desde o início como vai acabar, e que não vai acabar propriamente bem.

.

Para o jovem que perguntou por onde começar eu diria talvez o 9, simplesmente porque dos mais recentes é o mais fácil para um principiante (e é também o meu favorito, bem junto do 6 e talvez do 4). O meu primeiro FF foi o 8 e adorei. Ainda bem que foi o meu primeiro porque se calhar se não fosse teria ficado desiludido. Depende demasiado na utilização de summons, a magia é muito pouco poderosa, no entanto tem o que considero ser de longe o melhor mini-game da série, battle card! Acho que era assim que se chamava.

.

O XII até agora é o que se tem dito. Uma desilusão. É lindo, dos mais bonitos que vi correr na PS2 (juntamente com Metal Gear Solid 2 e Ico), mas o som é barroco e chato, nada a ver com as composições do Uematsu. As personagens são do tipo folha de papel vegetal. O License Board é um equívoco ainda maior que o Sphere Grid.

Enfim, o que nos vale é que continuaremos a ter o 4, o 6, o 7, o 8, o 9 e o 10. Eu não, que infelizmente perdi as minhas cópias do 8 e do 9 e não consigo nem por nada encontrar à venda, e bem gostaria...

(Já agora, se não for offtopic, alguém me explica porque não consegui jogar o Final Fantasy V? Não consigo explicá-lo. Não consegui avançar mais que umas horas no jogo. E porque é que dizem que os gaijos andavam nos ácidos na altura?)
 
Back
Topo