Opinião após 95 horas de Final Fantasy 12
Boas.
Após ter jogado a versão NTSC do jogo tenho algumas opiniões que julgo correcto partilhar. Sou fã de longa data, joguei todos os FF do 1º 10-2 (o 11 é MMORPG pelo que não o joguei) dos quais possuo a maioria.
No que diz respeito ao nível técnico, este é sem dúvida um grande jogo. Mapas enormes, bons gráficos (curiosamente com metade dos polígonos de FFX, mas as texturas são muito boas e disfarçam), boa animação dos personagens e monstros, bons efeitos de luz, zonas com mudança no clima consoante a estação.
State of the art no que diz respeito à PS2
A nível sonoro as coisas já não são tão boas. As músicas são boas para um qualquer RPG, mas existem poucas com aquele
feeling à la Final Fantasy, facto a que não será alheio a quase total ausência de Nobuo Uematsu. Os efeitos sonoros servem o seu propósito As vozes , que considero excelentes, foram comprimidas de tal forma que a qualidade fica bastante deficiente. Outro problema é que existem poucos momentos em que realmente conseguimos ouvir os personagens.
A parte da jogabilidade deixou-me um sabor agridoce na boca. O jogo desenrola-se um pouco como o Star Wars KOTOR, o que sinceramente gostei e é uma mudança bem vinda. Os combates são rápidos e furiosos (
), e a variedade de técnicas e magias bastante grande. Os
bosses são adequadamente dificeis; a verdadeira dificuldade está nas
marks, variedade de inimigos especiais que somos contratados para abater. São dificeis de vencer e encontrar, e é nestes
quests que vamos passar boa parte do tempo.
Como já é habitual, os personagens têm um sistema de
limit break. Desta vez implica pressionar botões de forma consecutiva, para causar danos. É visualmente impressionante mas algo desequilibrado. Os danos causados são demasiado grandes, permitindo na fase inicial do jogo vencer
bosses somente com recurso a isso. No outro lado da moeda estão os
summons, desta vez chamados
espers (FF6
). Em vez dos habituais Ramuh, Ifrit, Bahamut, etc. temos os
summons usados em Final Fantasy Tactis. Esse não é o problema. O problema é o facto de serem fracos, muito fracos, com pouca vida e poder (excepto uma ou duas excepções). Quando um
summon é invocado, toda a
party excepto o invocador desaparece e o monstro luta ao nosso lado.
A história. Mais que os gráficos, mais que a música, mais que a jogabilidade. Dos quatro pilares que têm sustentado a saga Final Fantasy, este é o principal. Infelizmente, depois do abanão sofrido pelo pilar música devido à saída de Uematsu, alguém resolveu escavar junto do pilar história, não o suficiente para o fazer cair, mas ainda assim um grande abanão. Final Fantasy 12 tem uma história medíocre, não má, e os seus personagens são pouco apelativos, sem alma ou charme. A excepção tem um nome que não vou revelar
.
O principal problema é que os personagens não nos são dados a conhecer. Descobri mais acerca de personagens secundários através das quests do que dos personagens principais. E isso não é bom.
Para finalizar, este é um jogo enorme mas demasiado lento. Com 95 horas levava nível 49 e 90% da trama principal completada (segundo li depois). No entanto parei de jogar, o que nunca me tinha acontecido. E não, não encravei em nenhum lugar. Aborreci-me. Com um Final Fantasy. Parece incrível, mas é verdade, o jogo a partir das 40 horas estagnou, a história não fluía. Ainda assim, recomendo-o.