Final Fantasy XII foi lançado em 2006 para o Playstation 2. Apesar de ter sido aclamado pela crítica e um sucesso financeiro, o jogo atraiu a ira dos fãs mais hardcore da série. Então, por que Final Fantasy XII não tem o mesmo apoio dos fãs como outros jogos da série como Final Fantasy VII e Final Fantasy X? Vamos ver alguns dos factores que contribuíram para isto.
Atrasos
O desenvolvimento de Final Fantasy XII foi como uma estrada esburacada. Começou em 2001 e levou cinco anos para ser concluído. Sem mencionar que o produtor do jogo e diretor, Yasumi Matsuno (que fez o FF Tactics e o mundo de Ivalice), demitiu-se durante o desenvolvimento por problemas de saúde. Para piorar a situação, o Final Fantasy X, foi lançado em 2001. Os Fãs hardcore, portanto, tiveram de esperar impacientemente por cinco longos anos.
Para uma série popular como Final Fantasy, os numerosos atrasos eram inaceitáveis. Quando Final Fantasy XII foi finalmente lançado, o hype não estava lá como teria sido se o jogo saisse mais cedo.
Sistema de Combate
Assim como Final Fantasy X, Final Fantasy XII mudou radicalmente o sistema de combate. O principal foco do sistema, foram os Gambits, que são comandos para as personagens reagirem perante certas situações, nunca havendo um controlo total como nos jogos anteriores.
Como resultado, o jogador vai gastar mais tempo assistindo a acção do que realmente jogar Final Fantasy XII. E claro, não agradou os fãs de longa data que estavam familiarizados com batalhas épicas em que havia um controlo total do que as personagens faziam.
Cenários de jogo aborrecidos
As personagens de FF normalmente viajam pelo mundo inteiro, ganhando novos aliados e atravessando diferentes obstáculos para finalmente enfrentar o mal absoluto. Esta norma foi muito mal aplicada em Final Fantasy XII. Em vez disso, o jogo frequentemente coloca o jogador buscar algo que envolve explorar um calabouço após o outro. FFXII não tinha a sensação de progressão durante a aventura, o que só dava a sensação de matar monstros em vez de salvar o mundo.
Desenvolvimento da História
A série também é conhecida por suas histórias épicas. Este é mais um departamento onde Final Fantasy XII falhou. Depois de uma longa abertura épica, a história realmente diminui e começa a arrastar-se. Os jogos anteriores tinham longas cutscenes que desenvolvia a história a dava profundidade ás personagens. Em FFXII as cutscenes não costumam demorar mais de 10 minutos e existe um grande intervalo entre as cutscenes. Assim, torna-se difícil para os jogadores seguirem a história e ser motivados a continuar o jogo. O final é grandioso como o inicio, mas no meio deixou muito a desejar...
Personagens desinteressantes
A maioria dos problemas de Final Fantasy XII ao nível de argumento é também atribuído às personagens desinteressantes. O elenco neste jogo simplesmente não tem os encantos de títulos anteriores, especialmente o Vaan - a personagem principal. Até as personagens secundárias são mais interessantes que os protagonistas.
Final Fantasy XII é um grande jogo. No entanto, os fãs da série não o consideram digno da série principal. Uns culpam o sistema de combate, outros a história, outros as personagens... Mas no fundo, a equipa de FFXII simplesmente não conseguiu juntar as peças-chave que os anteriores títulos possuíam.