PS2 Final Fantasy XII (Square-Enix)

Finalmente consegui derrotar as madragoas em Sohen! dass...
Tive 6h a levelar as personagens, estavam +/- perto dos 30 e subi-os +/- para nivel 35. Logo de seguida consegui derrotar o Ahriman.
Sei que sou burro lol, mas só agora é que descobri como os quickenings funcionam.

É impressão minha ou o FFXII é muito mais dificil que os anteriores?
 
Finalmente consegui derrotar as madragoas em Sohen! dass...
Tive 6h a levelar as personagens, estavam +/- perto dos 30 e subi-os +/- para nivel 35. Logo de seguida consegui derrotar o Ahriman.
Sei que sou burro lol, mas só agora é que descobri como os quickenings funcionam.

É impressão minha ou o FFXII é muito mais dificil que os anteriores?

tem a sua dificuldade mas achei o 10 ou o 7 mais dificil por exemplo.
 
Última edição:
Finalmente consegui derrotar as madragoas em Sohen! dass...
Tive 6h a levelar as personagens, estavam +/- perto dos 30 e subi-os +/- para nivel 35. Logo de seguida consegui derrotar o Ahriman.
Sei que sou burro lol, mas só agora é que descobri como os quickenings funcionam.

É impressão minha ou o FFXII é muito mais dificil que os anteriores?

É bom ver pessoal a jogar o XII.

Não, não é mais difícil, muito pelo contrário, é o mais fácil dos 12 jogos anteriores no franchise.
O nível de dificuldade dos adversários é fixo, pelo que eventualmente consegues limpar tudo e todos com enorme facilidade apenas com os benefícios da subida de níveis.
Em cima disso ainda tens os Quickenings, Gambits, e a Skill board onde todos podem ser tudo....estranhamente...
A partir de nível 40 só as Mark Hunts oferecem verdadeiro desafio.

Não me lembro exactamente em que hunt parei de jogar, mas recordo-me de ter combatido o Fafnir, e tenho uma vaga ideia de ter combatido o Pylraster, pelo que não me faltariam mais de 7/8 Hunts para terminar as caçadas.

Quando deixei de jogar (há anos...), o meu save tinha mais de 150 horas, e a maioria dos meus chars estavam a Lv60+
 
Final Fantasy XII foi lançado em 2006 para o Playstation 2. Apesar de ter sido aclamado pela crítica e um sucesso financeiro, o jogo atraiu a ira dos fãs mais hardcore da série. Então, por que Final Fantasy XII não tem o mesmo apoio dos fãs como outros jogos da série como Final Fantasy VII e Final Fantasy X? Vamos ver alguns dos factores que contribuíram para isto.


Atrasos
O desenvolvimento de Final Fantasy XII foi como uma estrada esburacada. Começou em 2001 e levou cinco anos para ser concluído. Sem mencionar que o produtor do jogo e diretor, Yasumi Matsuno (que fez o FF Tactics e o mundo de Ivalice), demitiu-se durante o desenvolvimento por problemas de saúde. Para piorar a situação, o Final Fantasy X, foi lançado em 2001. Os Fãs hardcore, portanto, tiveram de esperar impacientemente por cinco longos anos.

Para uma série popular como Final Fantasy, os numerosos atrasos eram inaceitáveis. Quando Final Fantasy XII foi finalmente lançado, o hype não estava lá como teria sido se o jogo saisse mais cedo.


Sistema de Combate

Assim como Final Fantasy X, Final Fantasy XII mudou radicalmente o sistema de combate. O principal foco do sistema, foram os Gambits, que são comandos para as personagens reagirem perante certas situações, nunca havendo um controlo total como nos jogos anteriores.

Como resultado, o jogador vai gastar mais tempo assistindo a acção do que realmente jogar Final Fantasy XII. E claro, não agradou os fãs de longa data que estavam familiarizados com batalhas épicas em que havia um controlo total do que as personagens faziam.


Cenários de jogo aborrecidos
As personagens de FF normalmente viajam pelo mundo inteiro, ganhando novos aliados e atravessando diferentes obstáculos para finalmente enfrentar o mal absoluto. Esta norma foi muito mal aplicada em Final Fantasy XII. Em vez disso, o jogo frequentemente coloca o jogador buscar algo que envolve explorar um calabouço após o outro. FFXII não tinha a sensação de progressão durante a aventura, o que só dava a sensação de matar monstros em vez de salvar o mundo.


Desenvolvimento da História

A série também é conhecida por suas histórias épicas. Este é mais um departamento onde Final Fantasy XII falhou. Depois de uma longa abertura épica, a história realmente diminui e começa a arrastar-se. Os jogos anteriores tinham longas cutscenes que desenvolvia a história a dava profundidade ás personagens. Em FFXII as cutscenes não costumam demorar mais de 10 minutos e existe um grande intervalo entre as cutscenes. Assim, torna-se difícil para os jogadores seguirem a história e ser motivados a continuar o jogo. O final é grandioso como o inicio, mas no meio deixou muito a desejar...


Personagens desinteressantes
A maioria dos problemas de Final Fantasy XII ao nível de argumento é também atribuído às personagens desinteressantes. O elenco neste jogo simplesmente não tem os encantos de títulos anteriores, especialmente o Vaan - a personagem principal. Até as personagens secundárias são mais interessantes que os protagonistas.

Final Fantasy XII é um grande jogo. No entanto, os fãs da série não o consideram digno da série principal. Uns culpam o sistema de combate, outros a história, outros as personagens... Mas no fundo, a equipa de FFXII simplesmente não conseguiu juntar as peças-chave que os anteriores títulos possuíam.
 
Penso que é uma questão de opinião. Como fã da serie FF, o 12 foi provavelmente dos meus final fantasy preferidos. Tudo o que é apontado como um falhanço naquela review foi o considerado o oposto para mim.

Adorei o sistema de gambits e nunca tive a impressão de estar a jogar uma unica personagem. Ate porque em muitas situações somos quase obrigados a trocar para posicionar uma personagem num sitio mais estratégico enquanto o outro está a frente do boss a tanka-lo com o decoy.

cenarios de jogos aborrecidos? eu achei os cenarios do jogos simplemente fantásticos, Archadia é simplesmente a cidade mais bonita que visitei num FF. e bujherba é tambem muita bonita.

personagens desinteressante? o balthier é para mim a personagem mais carismática de toda a serie final fantasy.

vaan como personagem principal ? FF12 não tem personagem principal mas sim um grupo de personagens principais.

Quanto ao desenvolvimento da historia concordo que algumas vezes temos a impressão da historia estar a arrastar-se, mas nada que me impediu de disfruta-la plenamente e de achar que era bem superior a qualquer outro jogo da serie.

Para mim o FF12 é como um bom vinho, com o passar dos anos fiquei a gostar cada vez mais dele chegando a considera-lo o segundo melhor FF de sempre para mim ( atras do 7 :P )
 
Última edição:
Vocês passaram este jogo a que tempo e com que nível (pela primeira vez)? Eu passei em 75h e com as personagens a Lv.48.
Passei logo o último boss logo à primeira.
 
Já está. ;)

Toma bem conta dele e se precisares de posts duplicados (um só post às vezes não chega) para organizar dicas/guias, mais conteúdo... essas coisas, diz. (neste e noutros tópicos)
 
Vocês passaram este jogo a que tempo e com que nível (pela primeira vez)? Eu passei em 75h e com as personagens a Lv.48.
Passei logo o último boss logo à primeira.

Acho que não demorei tantas horas. Mas tenho a certeza que não o matei á primeira. Acho que morri na última forma.

Sou o único que continua a jogar a isto? :p

Ao ver este post bateu a saudade de jogar isto novamente. Vou ter que arranjar coragem para ir buscar a PS2 ao baú xD. Se não me engano tinha um save já com 2 ou 3 personagens no lvl máximo. Muito desses lvls feitos com o autoleveling do negalmur.

Ainda tenho esperanças de um FFXII HD para ps3 :001:
 
Se levou 2 anos para a SE fazer o FFX|FFX-2 em HD, imagino quanto tempo levava a fazerem o XII em HD.
Eu não sou muito de colecções HD (porque prefiro na consola original), mas ter o FF na minha portátil é um sonho!
 
EU cruzo os dedos para que o ffX HD seja um successo mesmo, assim veremos um FF 12 ramster e este será compra certa sem duvida, não curto HD version de jogos, mas do FFX sou completamente a favor, visto terem remodeled as personagens assim como retrabalharam as texturas todas e sinceramente o FF12 com um retratamento de textura vai ser uma beleza.

krov.jpg

m6z9.jpg

ajo7.jpg

5td7.jpg
 
EU cruzo os dedos para que o ffX HD seja um successo mesmo, assim veremos um FF 12 ramster e este será compra certa sem duvida, não curto HD version de jogos, mas do FFX sou completamente a favor, visto terem remodeled as personagens assim como retrabalharam as texturas todas e sinceramente o FF12 com um retratamento de textura vai ser uma beleza.

x2
 
Nem por isso e não tenho ideias de retomar o jogo, é incrivelmente aborrecido e o sistema de combate é giro mas não "aguenta" a narrativa do jogo.
 
Back
Topo