O problema é que o FF XVI vendeu os mesmas 3 Milhões de unidades logo na primeira semana, numa altura que havia menos PS5 no mercado do que há hoje.
Essa desculpa não serve.
Algo existe que causou isso, o que até me parva estando, pois o FF Vii é um jogo de culto, algo que o XVI não é.
Existem vários fatores.
-Este jogo é a segunda parte do projeto de remake, como tal, é mais virado para quem jogou a primeira parte. Isto é uma limitação.
-Há quem esteja à espera de todas as partes para jogar tudo de uma vez.
-Demasiados RPGs de qualidade num curto espaço de tempo. Este é o meu género favorito, mas mesmo assim foi super complicado jogar quatro de seguida no espaço de dois meses (P3R, FF7R, ROTR, DD2) e ainda deixei três para trás (Granblue Fantasy Relink, Infinite Wealth, Unicorn Overlord).
-Como tu próprio disseste, é um clássico de culto, mas isso não vai necessariamente traduzir-se em vendas recorde. Acaba por ser um bocado irónico tendo em conta as críticas feitas ao FF16 de ser pouco RPG, mas pode ser mais um exemplo de uma minoria muito vocal.
De qualquer forma, três milhões parece-me um bom número tendo em conta a altura em que foi lançado, já para não falar que o relativamente curto período de desenvolvimento deve ter limitado os custos de produção. Ficaria preocupado se o jogo tivesse tido um desenvolvimento semelhante ao FF15 e depois "só" vendesse três milhões.
EDIT: Faltou o Unicorn Overlord. Não me lembro de um outro período em tempos recentes que tenha tido tanto RPG de qualidade.