O jogo tal como está parece ter imensa qualidade, mas não foi promovido decentemente e não é o típico Final Fantasy, algo que os jogadores Wii já devem deseja à muito.
No entanto penso que se instalou na indústria uma espécie de certeza discriminatória de que um Final Fantasy XV, por exemplo, nunca seria lançado na Wii.
Estou é desejoso de saber o que vai a Square Enix fazer de seguida na Wii, vamos a ver o Dragon Quest X.
Neste jogo há erros atrás de erros, tão óbvios que me arrepia. O dia de lançamento é crasso. A forma como foi relegado para segundo plano pela própria SE no Japão, durante o seu lançamento, face ao FFXIII pior ainda. Se juntarmos a isto o jogo ser por si mesmo muito westernizado é claro que ia dar buraco.
Mas no fundo, acho que a grande questão é: a userbase Wii está farta de testes! Este nem me parece ser muito esse caso (vindo este jogo da cabecinha que vem, parece-me ser algo idealizado assim de raiz), mas de modo geral, o que noto é que as developers ainda não tomaram uma posição linear em relação à plataforma. Nesta altura, o pessoal já não quer experiências. Quer jogos! Dead Space Extraction, Madworld, entre outros, são jogos que estão condenados à partida (em termos comerciais, do ponto de vista pessoal não me queixo nada
). Ou são produzidos para marcar a diferença, como "jogos-bué-da-hardcore-com-bué-da-sangue-e-bué-da-violentos", ou como "jogos-que-se-adaptam-bem-ao-wiimote-nem-precisas-de-andar-é-só-disparar", quando na realidade, é nesta altura, o pessoal apenas quer: jogos. Normais.
A Wii, ao contrário das anteriores gerações, não é uma plataforma fechada. Enquanto que nas gerações anteriores a userbase Nintendo era formada por jogadores que praticamente apenas queriam first-party, isso não se verifica agora. A razão pela qual a Nintendo continua a dominar é simples: dá aos jogadores aquilo que eles querem, ou seja, jogos! E mesmo nos jogos em que apostou em algo novo (Wii Sports, Wii Fit, Wii Music, etc), não há aquele sentimento de "isto é um teste, vamos lá ver e tal", "agora metemos uma equipa secundária, se tiver sucesso depois apostamos um bocadinho mais", so on. Há uma ideia, e de imediato o objectivo é transformar essa ideia em algo palpável com todos e melhores recurso disponíveis.
Sinceramente, a Square não vai arriscar brincar com a franchise Dragon Quest (não spin-off), portanto nesse ponto penso que estamos mais que conversados. Agora não me admira nada que agora a seguir venha a anuncio de um port de um jogo da DS, ou de um Dragon Quest Swords, ou de um RPG qualquer inovador feito por meia dúzia de gajos lá dentro que vem marcar a diferença, com montes de inovações (aka testes), etc etc. Quando, se simplesmente aplicassem a fórmula, com óbvias adaptações e evoluções, as coisas seriam de certeza muito mais bem conseguidas. Um pouco na linha do ToG.