Wii Final Fantasy: Crystal Bearers (RPG, Square-Enix)

:eek: Qual o teu segredo???????

:D

Agora a sério... esses dois jogos são a principal razão pela qual estava tão receoso quando este foi anunciado. Que terror :p Variedade sim... mas com um mínimo de exigência :D

Isto na brincadeira ;) Gostos são gostos e felizmente a esta altura há escolha para praticamente todos.
Não são referências, longe disso, mas enquanto jogos divertem.

Pelo preço que paguei e pela experiência que tive, posso dizer que gostei e tive acesso a experiências diferentes do tradicional esquema por turnos, apenas isso.

Sim, ambos são jogos para 6-7/10, mas são à sua maneira divertidos.

Isto tudo para resumir que encaro este jogo muito mais numa perspectiva Zeldish que FFish. Vamos lá ver se nos trás tudo aquilo que parece trazer :)
Penso que o problema não é com o jogo em si mas mesmo com a Square Enix e a forma como está a tratar a Wii.

O jogo tal como está parece ter imensa qualidade, mas não foi promovido decentemente e não é o típico Final Fantasy, algo que os jogadores Wii já devem deseja à muito.

No entanto penso que se instalou na indústria uma espécie de certeza discriminatória de que um Final Fantasy XV, por exemplo, nunca seria lançado na Wii.

Estou é desejoso de saber o que vai a Square Enix fazer de seguida na Wii, vamos a ver o Dragon Quest X.
 
O jogo tal como está parece ter imensa qualidade, mas não foi promovido decentemente e não é o típico Final Fantasy, algo que os jogadores Wii já devem deseja à muito.

No entanto penso que se instalou na indústria uma espécie de certeza discriminatória de que um Final Fantasy XV, por exemplo, nunca seria lançado na Wii.

Estou é desejoso de saber o que vai a Square Enix fazer de seguida na Wii, vamos a ver o Dragon Quest X.

Neste jogo há erros atrás de erros, tão óbvios que me arrepia. O dia de lançamento é crasso. A forma como foi relegado para segundo plano pela própria SE no Japão, durante o seu lançamento, face ao FFXIII pior ainda. Se juntarmos a isto o jogo ser por si mesmo muito westernizado é claro que ia dar buraco.

Mas no fundo, acho que a grande questão é: a userbase Wii está farta de testes! Este nem me parece ser muito esse caso (vindo este jogo da cabecinha que vem, parece-me ser algo idealizado assim de raiz), mas de modo geral, o que noto é que as developers ainda não tomaram uma posição linear em relação à plataforma. Nesta altura, o pessoal já não quer experiências. Quer jogos! Dead Space Extraction, Madworld, entre outros, são jogos que estão condenados à partida (em termos comerciais, do ponto de vista pessoal não me queixo nada :p ). Ou são produzidos para marcar a diferença, como "jogos-bué-da-hardcore-com-bué-da-sangue-e-bué-da-violentos", ou como "jogos-que-se-adaptam-bem-ao-wiimote-nem-precisas-de-andar-é-só-disparar", quando na realidade, é nesta altura, o pessoal apenas quer: jogos. Normais.

A Wii, ao contrário das anteriores gerações, não é uma plataforma fechada. Enquanto que nas gerações anteriores a userbase Nintendo era formada por jogadores que praticamente apenas queriam first-party, isso não se verifica agora. A razão pela qual a Nintendo continua a dominar é simples: dá aos jogadores aquilo que eles querem, ou seja, jogos! E mesmo nos jogos em que apostou em algo novo (Wii Sports, Wii Fit, Wii Music, etc), não há aquele sentimento de "isto é um teste, vamos lá ver e tal", "agora metemos uma equipa secundária, se tiver sucesso depois apostamos um bocadinho mais", so on. Há uma ideia, e de imediato o objectivo é transformar essa ideia em algo palpável com todos e melhores recurso disponíveis.

Sinceramente, a Square não vai arriscar brincar com a franchise Dragon Quest (não spin-off), portanto nesse ponto penso que estamos mais que conversados. Agora não me admira nada que agora a seguir venha a anuncio de um port de um jogo da DS, ou de um Dragon Quest Swords, ou de um RPG qualquer inovador feito por meia dúzia de gajos lá dentro que vem marcar a diferença, com montes de inovações (aka testes), etc etc. Quando, se simplesmente aplicassem a fórmula, com óbvias adaptações e evoluções, as coisas seriam de certeza muito mais bem conseguidas. Um pouco na linha do ToG.
 
Adorava um final fantasy da série principal na Wii (com turnos!). O último que joguei foi o final fantasy 4 AY no wiiware e realmente está excelente mas é curto. Além do mais gostava de ver do que é que eram capazes de fazer com o hardware da Wii tal como fizeram com o FF IV da ds, que aquilo parece ps2. :P

O Dragon Quest X é um título que anseio bastante, mas já não tanto como antigamente até porque hoje sou possuidor da "consola dos rpgs" [ds] e tenho muito por onde escolher.
 
A Wii, ao contrário das anteriores gerações, não é uma plataforma fechada. Enquanto que nas gerações anteriores a userbase Nintendo era formada por jogadores que praticamente apenas queriam first-party, isso não se verifica agora.
Posso dizer que, correndo o risco que me chamem estranho, os jogos que mais me cativam, e sempre cativaram, nas plataformas Nintendo, e principalmente agora na Wii, foram sempre os third-parties.

Adoro The Legend of Zelda e comprei e adoro o Super Paper Mario da Wii e o Galaxy mas apesar de os adorar não são jogos que me fascinem ao ponto de se tornarem referências pessoais, são divertidos e uma boa fonte de entretenimento. O Zelda é e sempre foi um fenómeno.

São os third-parties que me encantam e me levaram a comprar a Wii e estou neste preciso momento a jogar e a vibrar com No More Heroes e MadWorld.

Para o ano estou ansioso pelo Metroid: Other M mas é provavelmente o único first-party que me deixa ansioso. O Zelda não deve sair em 2010 pois a Nintendo não vai meter Zelda Next e Galaxy 2 ao barulho e são ambos os tradicionais épicos de Natal da companhia.

Mas pronto, isto foi um pequeno off relacionado com o que escreveste.

Agora não me admira nada que agora a seguir venha a anuncio de um port de um jogo da DS, ou de um Dragon Quest Swords, ou de um RPG qualquer inovador feito por meia dúzia de gajos lá dentro que vem marcar a diferença, com montes de inovações (aka testes), etc etc. Quando, se simplesmente aplicassem a fórmula, com óbvias adaptações e evoluções, as coisas seriam de certeza muito mais bem conseguidas. Um pouco na linha do ToG.
Para não alongar conversas sobre outros jogos neste tópico do Crystal Bearers, vou só dizer que isso é certo, eles não vão sequer pensar em estragar o franchise, logo este que vende como tudo no Japão e tem inigualável prestígio.

No entanto só joguei o VIII e adorei, por isso tenho medo que se lembrem de procurar uma vertente online e tentar obter dinheiro fácil emulando outros franchises de sucesso.
 
Começam as reviews... já nem me espanto.

GamesRadar - 7

You'll love
Beautiful visuals rich with details
Tons of minigames to play
Causing a mosh pit on public transit

You'll hate
Wonky camera makes it hard to appreciate visuals
Dancing with anybody who isn't the tango lady
Not knowing where to go next
 
Sinceramente, não me fiava muito no IGN e afins. Se alguma coisa acho caricato de jogos sem focus ou qualidade geral alguma, sandbox, sejam elogiados de forma gratuita nas HD's e este seja cascado, mas vá, diga-se que na pior das hipóteses estão apenas no mesmo patamar.
 
Gametrailers: 77
GamesRadar: 70
IGN: 62
Game Informer: 55
Famitsu: 30/40

A julgar pelas notas quase que diria que estamos perante mais um daqueles casos em que uma companhia Japonesa faz um jogo a pensar no público Ocidental e não agrada nem a um nem a outro, aos Orientais.

É quase como que, tipo, os Ocidentais gostam da magia dos jogos pensados para o público Oriental, e "banhados" naquela cultura, e os Orientais gostam do que é feito a pensar em si.

Nesse campo diria que somente a Capcom tem sabido gerir com a direcção que esta geração impôs, ou será que foram as próprias companhias que se auto-impuseram para conquistar o mercado Norte Americano?

O certo é que sempre que a Square Enix fez um jogo a pensar no Ocidente, deu "grelo".
 
So uma coisa....sim tive a pesquisar os post anteriores mas fiquei com a duvida na mesma!

A versão US que esta para sair vai ter a opção para ter as vozes em Japonês com as legendas em Inglês ou vai ser só em inglês (vozes)? É que eu prefiro mil vezes as vozes originais!

Thanks You :D
 
Estive agora a ver a análise do GameTrailers, e sinceramente gostei do que vi. A crer no que foi dito, parece-me que é um jogo que tem as suas falhas, mas quem não gosta do estilo do jogo tem a tendência a dar-lhes demasiada importância, enquanto que quem aprecia o jogo tende a olhar para o lado. Os comentários que li vão de encontro a essa ideia.
 
Bem .. Demorei uma semana a ler as 28 páginas deste tópico xD

Sou um enorme fã do franchise Final Fantasy (tendo começado no FF7, como muitos), e tenho jogado quase todos os numerados, deste então, com excepção do FF9, com muita pena minha (sorry, I_Eat_All xD) e o FF11.

O Final Fantasy Crystal Chronicles para a Gamecube sempre me fascinou imenso, mas nunca tive oportunidade de jogá-lo. Ao ler este interminável post, fiquei com vontade de finalmente o comprar e jogar. Mas queria saber a vossa opinião .. Vale mesmo a pena comprar ? É que, no meu caso, seria para jogar sozinho, e pelo que vocês disseram, o singleplayer é muito fraco .. Até li alguém dizer que não consegue chegar ao fim por jogar sozinho xD Se me puderem ajudar, agradecia :D

Entretanto, como todos vocês, espero ansiosamente o FFCC: The Cyrstal Bearers :D
 
O que têm visto sobre este jogo? No GameRankings têm umas reviews que dão em média 68.60% ao jogo. Têm é lá algumas muito baixas a baixar a nota.

Saiu aqui um RPG de qualidade ou não? Sou fã de RPG's e FF's pelo que estava bastante expectante em relação ao jogo.

Se calhar mais vale esperar pelo Dragon Quest X ou pelo Zelda Wii não?

Digital Chumps01/02/10Review 7 out of 10
Cheat Code Central12/29/09Review 3.6 out of 5
NintendoWorldReport12/29/09Review 7 out of 10
GamePro12/22/09Review3 out of 5
Nintendo Power01/01/10Review8 out of 10
1UP12/21/09Review C-
Zentendo12/21/09Review 8 out of 10
Gametrailers12/21/09Review 7.7 out of 10
IGN12/18/09Review 6.2 out of 10
Game Informer01/01/10Review5.5 out of 10
 
Última edição:
Que decepção que este título saiu...:(

Comecei logo a adivinhar o pior quando vi um trailer com uma batalha...enfim fica para a próxima é mais um prego no caixão da dos jogos "hardcore" na Wii!

Lembrei-me agora do pormenor de por certa altura a Square ter pensado cancelar isto..agora já sei porquê!
 
Back
Topo