Fedora 8

Boas.

Quanto ao teclado, como mencionei, está definido como pc105 no xorg.conf e não sei se será por isso, mas o xev não me detecta a tecla FN. Se premir FN+F10 para desligar o som, o xev não me diz nada!

A configuração do xorg.conf está como se segue:

Código:
Section "InputDevice"
    Identifier "Keyboard0"
    Driver "kbd"
    Option "XkbModel" "pc105"
    Option "XkbLayout" "pt"
EndSection

Presumo que aqui haja granel. Como é que a malta dos portáteis tem isto definido?

Miguel
 
Boas.

De um momento para o outro o meu Fedora passou a dar o seguinte erro no arranque:

Código:
A montar o sistema de ficheiros locais: [Falhou]

e depois disso dá mais um monte de erros e acaba por arrancar, mas não lê os modulos do kernel, deixando de ter net, som e afins!!!

O que se passou? Como resolver este problema?

Miguel
 
Vivam,

Ontem perdi o dia todo a tentar instalar o Fedora 8 na minha workstation e não consegui!! Perdi o dia todo... Ao que parece existe um problema com o driver do controlador do disco...
O que acontece é o seguinte:
- Arranco a instalação..
- Quando chega à parte das partições, ou bloqueia na leitura, ou lê a tabela de partições e depois quando vou a gravar a nova bloqueia... Se fizer Alt+F4 aparece lá ata2:... Exception frozen ou qq coisa assim :S

Alguém sabe alguma coisa sobre isto? A minha workstation é um Dell Optiplex 745... Preciso de instalar urgentemente isto para terminar um trabalho de investigação :(

Obrigado e cumprimentos.
 
Boas.

Continuando a conversa relativa ao leitor de impressões digitais, estava ontem à noite à procura de informação de como configurar uma placa de TV USB no Fedora e descobri que já há suporte para o sensor Authentec AES 1610 que por sial é o que vem com o meu portátil :001:. Mais informação pode ser encontrada aqui.

Consegui compilar e instalar a libfprint mas depois na parte de compilação e instalação do pam_fprint deu para lá meia duzia de erros pois não encontrava as libs nem os includes! Onde posso encontrar os ficheiros que contêm essa informação no Fedora?

Miguel
 
Boas.

Estou a tentar adicionar o fusion-icon e o awm ao arranque do gnome mas não está a funcionar! Experimentei arrancar com o gedit no arranque do gnome e funciona, mas o fusion-icon e o awm não querem as couves!!!

O que se passa com o gnome-session-properties para isto não funcionar?

Miguel
 
Boas.

Estou a tentar adicionar o fusion-icon e o awm ao arranque do gnome mas não está a funcionar! Experimentei arrancar com o gedit no arranque do gnome e funciona, mas o fusion-icon e o awm não querem as couves!!!

O que se passa com o gnome-session-properties para isto não funcionar?

Miguel

tens de especificar o que já tentaste fazer para solucionar o problema para sabermos o que ainda falta tentar.

cumps
 
tens de especificar o que já tentaste fazer para solucionar o problema para sabermos o que ainda falta tentar.

cumps

Boas.

Primeiro adicionei ao gnome-session-properties somente "fusion-icon" e não funcionou. Tentei "/usr/bin/fusion-icon" e também nada! O mesmo com o awm, com e sem o caminho completo para o binário.

Quando os executo depois do gnome ter arrancado, funcionam, logo não é problema de permissões. O fusion-icon por exemplo tem as seguintes permissões:

Código:
-rwxr-xr-x 1 root root 1815 2007-11-08 10:25 /usr/bin/fusion-icon

Como mencionei, o que fiz ao fusion-icon e awm, fiz com o gedit e ele arranca!

Miguel
 
Boas.

Para além do problema mencionado anteriormente sobre o arranque do compiz e awm no arranque do gnome, tenho outro problema que é a configuração do 2º monitor.

Já tentei com a configuração automática mas não funciona. Vejo o arranque em modo de texto nos 2 monitores, mas quando passa para a parte gráfica fico com os dois ecrans negros!

O que pretendia era ter o LCD do portátil a trabalhar e ter também um monitor Philips CRT de 17" como 2ª area de trabalho. Como devo configurar o xorg.conf para isso? Já experimentei várias configurações e nada. Quem tiver uma configuração semelhante, pode postar aqui o seu xorg.conf? O meu está como se segue:

Código:
[LEFT]# Xorg configuration created by livna-config-display[/LEFT]
 
[LEFT]Section "ServerLayout"
   Identifier     "single head configuration"
   Screen      0  "Screen0" 0 0
   InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
   InputDevice    "Synaptics" "CorePointer"
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "Files"[/LEFT]
 
[LEFT]EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "ServerFlags"
   Option        "AIGLX" "on"
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "InputDevice"
   Identifier  "Keyboard0"
   Driver      "kbd"
   Option        "XkbModel" "pc105"
   Option        "XkbLayout" "pt"
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "InputDevice"
   Identifier  "Synaptics"
   Driver      "synaptics"
   Option        "Device" "/dev/input/mice"
   Option        "Protocol" "auto-dev"
   Option        "Emulate3Buttons" "yes"
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "Monitor"
   Identifier   "Monitor0"
   ModelName    "LCD Panel 1280x800"
   HorizSync    31.5 - 50.0
   VertRefresh  56.0 - 65.0
   Option        "dpms"
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "Device"
   Identifier  "Videocard0"
   Driver      "fglrx"
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "Screen"
   Identifier "Screen0"
   Device     "Videocard0"
   Monitor    "Monitor0"
   DefaultDepth     24
   SubSection "Display"
       Viewport   0 0
       Depth     24
   EndSubSection
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "DRI"
   Mode         0666
EndSection[/LEFT]
 
[LEFT]Section "Extensions"
   Option        "Composite" "Enable"
EndSection[/LEFT]

Miguel
 

Com umas pequenas alterações lá ficou a funcionar. Só falta mesmo é por o compiz e o awm a arrancar com o gnome, ou melhor, faltava! Não é que o gajo tava a executar "fuzion-icon" em vez de "fusion-icon"!!!

Pronto, o que falta agora mesmo é a webcam que tenho de ver como está o desenvolvimento do driver e o leitor de impressões digitais que pelo que tenho visto está a avançar a bom ritmo e depois disso, terei o meu sistema completamente operacional.

Miguel
 
Última edição:
comprei tambem ontem um portatil asus, criei tambem uma particao para instalar o fedora 8 e ao que parece, quando faço o boot do dvd e meto para instalar o fedora, a seguir ao load do initrd.img, ele diz "Ready." e nao sai dai. Alguem sabe resolver este problema?
 
Com umas pequenas alterações lá ficou a funcionar. Só falta mesmo é por o compiz e o awm a arrancar com o gnome, ou melhor, faltava! Não é que o gajo tava a executar "fuzion-icon" em vez de "fusion-icon"!!!

Pronto, o que falta agora mesmo é a webcam que tenho de ver como está o desenvolvimento do driver e o leitor de impressões digitais que pelo que tenho visto está a avançar a bom ritmo e depois disso, terei o meu sistema completamente operacional.

Miguel

Mais uma vez o dual screen. É assim, nem sempre pretendo ter dual screen, pelo que é chato estar a alterar o xorg.conf sempre que quero arrancar só com 1 monitor ou com 2. A minha questão é, como fazer para que no arranque possa seleccionar 1 ou 2 monitores? Ou que opção devo adicionar ao xorg.conf para que ele detecte se tenho o monitor externo ligado?

O meu xorg.conf está como se segue (as linhas comentadas são as do 2º monitor).

Código:
Section "ServerLayout"
    Identifier    "Simple Layout"
    Screen        "Screen0"    0 0
    InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
    InputDevice    "Synaptics" "CorePointer"
EndSection

Section "Files"

EndSection

Section "ServerFlags"
    Option        "AIGLX" "on"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier  "Keyboard0"
    Driver      "kbd"
    Option        "XkbModel" "pc105"
    Option        "XkbLayout" "pt"
EndSection

Section "InputDevice"
    Identifier  "Synaptics"
    Driver      "synaptics"
    Option        "Device" "/dev/input/mice"
    Option        "Protocol" "auto-dev"
    Option        "Emulate3Buttons" "yes"
EndSection

Section "Monitor"
    Identifier   "Monitor0"
    ModelName    "LCD Panel 1280x800"
    HorizSync    31.5 - 50.0
    VertRefresh  56.0 - 65.0
    Option        "dpms"
EndSection

#Section "Monitor"
#    Identifier    "Monitor1"
#    Option        "VendorName"    "ATI Proprietary Driver"
#    Option        "ModelName"    "Generic Autodetecting Monitor"
#    Option        "DPMS"        "true"
#EndSection

Section "Device"
    Identifier  "Videocard0"
    Driver      "fglrx"

#    Option        "MonitorLayout"        "LVDS, AUTO" #"LVDS, NONE" #"AUTO, NONE"
#    Option        "HSync2"        "unspecified" #"31.5 - 90.0"
#    Option        "VRefresh2"        "unspecified" #"75"
#    Option        "UseInternalAGPGART"    "no"
#    Option        "DesktopSetup"        "horizontal" #or horizontal to stretch
EndSection

Section "Screen"
    Identifier "Screen0"
    Device     "Videocard0"
    Monitor    "Monitor0"
    DefaultDepth     24
    SubSection "Display"
        Viewport   0 0
        Depth     24
    EndSubSection
EndSection

#Section "Screen"
#    Identifier    "Screen1"
#    Device     "Videocard0"
#    Monitor        "Monitor1"
#    DefaultDepth    24
#    Subsection "Display"
#        Depth    8
#        Modes    "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
#        ViewPort    0 0
#    EndSubsection
#    Subsection "Display"
#        Depth    16
#        Modes    "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
#        ViewPort    0 0
#    EndSubsection
#    Subsection "Display"
#        Depth    24
#        Modes    "1280x1024" "1024x768" "800x600" "640x480"
#        ViewPort    0 0
#    EndSubsection
#EndSection

Section "DRI"
    Mode         0666
EndSection

Section "Extensions"
        Option "DAMAGE" "true"
        Option "RENDER" "true"
    Option        "Composite" "Enable"
EndSection

Miguel
 
boa noite,
tenho aqui um pequeno problema com o Fedora 8, estava a instalá-lo e tudo correu sem problemas, excepto quando dps de fazer reboot e chegando aqui:
installingfedoraeight-small_018.png

fiquei sem acesso ao teclado e rato! Simplesmente não funcionam o que é estranho, estão ambos ligados por PS/2 e durante a instalação funcionavam normalmente.
Se alguém me puder ajudar agradeço. Obrigado.
 
Boas!

Sou utilizador de linux à uns aninhos, porém já à algum tempo que não instalava e punha em prática o linux para utilizaçao a nivel de desktop. Após uma pequena re-integração neste "mundo" e como comprei uma maquina que suporta 64bits, resolvi fazer download do Fedora 8 DVD x86_64. Pois sempre foi uma boa distribuição para aqueles que já não querem ter muito trabalho (como eu) a instalar aplicações e ferramentas, etc.
Após ter feito o download, reparei que a ISO não estava 100% integral, mas mesmo assim, devido à minha impaciencia para ver que de novo me trazia esta distro, decidi mesmo assim avançar com a instalação. Como é obvio, tive alguns problemas e bugs, mas ao fim de umas quantas tentativas lá consegui instala.lo. Fiz uma breve utilização e explorei o gnome..etc.. e reparei que algo não estava bem. Pensei então que fosse do facto de ter instalado com um DVD currompido. Decidi então fazer uma reparação com rsync noutra maquina (gentoo), por forma a ter uma ISO com o deve ser. Assim foi, voltei novamente a instalar o Fedora 8. Não é que começo a reparar que afinal os bugs que me tinham acontecido não eram do DVD mas sim da propria distribuição!?

1º O ANACONDA
* Design mais pobre que, pelo menos, o Fedora Core 2...
* Falta de informação para os utilizadores, não digo avançados, mas sim curiosos, como por exemplo tempo ETA e quanto vai ocupar no disco após selecionado os pacotes e dependencias.
* Click no butão "Releases Notes", e isto borra-se todo... mais valia tirarem aquilo dali...
* Ao selecionar pacotes, tem falhas a nivel de programação Eg. Pacotes repetidos entre linhas e blinks estupidos...
* Em sistemas dual-head (como é o meu caso) um monitor fica com mais gamma que o outro...
* Selecionei a opção "install adicional software" ou seja, sacar mais da net e antes de iniciar a instalação dos pacotes, dá bug. Lá se foi todo o trabalhinho de selecção e configuração da instalação.
* As vezes seleciono pacotes, passo à frente, e quando volto atráz já não estão como pus.. fantastico.. o Fedora é que sabe o que precisas e não tu!...

2º Ambiente de trabalho / Sistema em si
* Design, na minha opinião mais pobre. Penso que o tema bluecurve sempre era mais apelativo.. mas gosto são gostos
* Abro aplicaçao para instalar software adicional e para além de me lagar os sistema todo, se brinco muito aquilo a aplicação crasha.
* LinuxSE, sinceramente ainda não percebi direito para que é isto... A comunidade linux tem medo das suas proprias aplicaçoes? é isso? possa... aquilo mais parece que tenho um policia no computador...
* Ao configurar dual.head (sem os drivers proprietarios da placa) o xorg fica todo estupido e nao arranca.
* Como já referi, tenho dual.head, mesmo sem estar configurado, ainda não percebi porque é que um ecrã fica com mais brilho que outro.. (coisa que nao acontece no windows)
* O nautilus mais parece um explorer da idade media... estava tão avançado à uns anos atráz em relação ao explorer do windows, que para falar a verdade fiquei decepcionado. Está na mesma... e não sei porque, a abrir as janelas novas por defeito, dás por ti e tens 500 abertas...
* Se na instalação poser para iniciar dhcp por defeito no boot, tendo cabo ou não, tendo net ou não.. o kernel gela..
* Antes conseguia compilar a porcaria do kernel que vinha com a distros RH/FR e afins e agora não dá... (já investiguei e sei que passou a ser diferente...)
* Ocupa mais ram que o windows vista (em media)
* O disco corroi.se todo só ao clicar num menu...
* KDE ainda com a versao 3.5
* Fontes horriveis.. parece que tenho ratos no disco.. O Fedora Core 2 tinha lettering mais suave e bonito...
* Firefox com caixas e butoes sem estilos... parece que continuamos na idade da pedra..
* Ao manter uma partição home de outro sistema, se quiser reutiliza.la para o Fedora 8, ao arrancar por exemplo o GNOME, diz que não dá... porque não encontra a dir... (e ela montada, inclusivamente até tinha la gravado agora o novo set de directorios estilo windows)
* etc... etc... etc..
* Continua a não trazer o codec para ler mp3.. E ao fazer o download, apareceu.me uma mensagens com alguns codecs, dois deles, só os tinha se paga.se.. mas afinal, tanta coisa, tanta coisa, e a comunidade linux começa a compreender que não se vive sem dinheiro... Reparem que, eu sei perfeitamente que sempre existiram aplicações, SO, ferramentas pagas para lnx, só nunca me tinha aparecido uma caixa propria do Fedora a sugerir tal pagamento... (lol)

E meus amigos.... 3.6GB de um DVD quando tem menos de metade (julgo) dos pacotes de distribuiçoes anteriores e ainda por cima para teres o resto tens de ir à NET?? Ainda não tive oportunidade de vasculhar o CD, mas ainda n~ºao percebi o porque de 3.6 GB!!!!....

E aqui fica o meu comentário e indignação.
Para o estado do windows vista, fiquei bastante desiludido com o Fedora 8. Esperava algo ao nivel, porem ao estilo LNX!
Estão sempre a falar mal do windows, mas na minha opinião a microsoft até já começa a ter produto de qualidade. E não só digo isto pelo windows VISTA ser bonito, mas também pelas outras pequenas outras coisas.... Eu tenho o windows vista instalado no meu vaio e funciona perfeitamente... para alem dos populares bugs... mas nada impede que funcione..


Cumps,

Pedro G
 
Não vou comentar as tuas peripécias com o Fedora, porque não conheço esta versão. Mas tenho algumas notas e questões.

Em sistemas dual-head (como é o meu caso) um monitor fica com mais gamma que o outro...
Eu também tenho 'duas cabeças' (Samtron de 19'') ligadas a uma placa AGP (Radeon 9200SE) e o que me acontece (desde sempre, mesmo com o windows 2000, já lá vão uns anos...) é que na cabeça que liga à porta VGA a imagem está OK, enquanto que na que liga à porta DVI (com adaptador DVI->VGA) a imagem não é igual e tem alguns 'artefactos(?!!)' (distorções) em algumas zonas. Actualmente já nem me incomoda nada - já me habituei a ver o 'mundo' assim. Mas se tiveres, ou se alguém tiver, uma sugestão, agradecia.

As vezes seleciono pacotes, passo à frente, e quando volto atráz já não estão como pus.. fantastico.. o Fedora é que sabe o que precisas e não tu!...
Isso é uma 'feature' dos gestores de pacotes.

Ocupa mais ram que o windows vista (em media)
É bem provável que ocupe toda (ou quase toda) a RAM disponível. É uma feature do Linux, não é exclusiva do Fedora. Memória não ocupada é memória desperdiçada.

KDE ainda com a versao 3.5
Deve ser a versão 3.5.8. É que ainda não há mais nenhuma _estável_.

Para o estado do windows vista, fiquei bastante desiludido com o Fedora 8. Esperava algo ao nivel, porem ao estilo LNX!
Estão sempre a falar mal do windows, mas na minha opinião a microsoft até já começa a ter produto de qualidade. E não só digo isto pelo windows VISTA ser bonito, mas também pelas outras pequenas outras coisas.... Eu tenho o windows vista instalado no meu vaio e funciona perfeitamente... para alem dos populares bugs... mas nada impede que funcione..
Mas a Microsoft tem produtos de qualidade: teclados, ratos, entre outras coisas :-)
Se ainda estás à espera que o Linux venha a ser algum dia igual ao Windows, bem podes esperar. Filosofias diferentes, comunidades diferentes, objectivos diferentes, orçamentos diferentes... só podem produzir sistemas diferentes.
 
Vi para ai uns problemas com o boot demorar muito tempo devidos a inicialização das placas de rede.
A solução que eu encontrei é (em gnome, que eu não uso KDE) ir a:

Sistema -> Administração -> Serviços


desseleccionar: network e wpa_supplicant

e seleccionar: NetworkManager e NetworkManagerDispacher

(aproveitem e desseleccionem outros serviços que não vos façam falta)

gravar e já esta!

Os boots ficam mais rápidos ;)
 
Queria só esclarecer que não estou contra o linux, mas sim decepcionado com a distro Fedora em si...etc. o Kernel em principio comporta.se bem.. distros como gentoo, slack, etc na minha opiniao sao as que tiram mais partido do kernel (dá é uma trabalheira...). O que me chateia é que versoes anteriores do Fedora de à cerca 2 anos atraz estão melhores (inclusivamente versoes test release).

Preocupam.se em por compizes e o caraças e afinal têm mais coisas importantes a resolver...

Cumps.
 
Última edição:
Fedora 8 e Asus A8n-SLI Premium

Boas, já tenho vindo varias vezes aqui a dizer que iria ter apenas o SO Linux no Desktop, ainda não tinha tido a oportunidade porque estava lçonge do desktop.

Acabei de instalar o Fedora 8 ( a primeira dist que puz as maus foi a red hat 7.0 dai ter dado preferencia ao fedora ) e já tou com problemas :P, ao activar as 2 placas de rede onbord fico sem net, mas se activar apenas uma tenho logo net 8| porque é que isto acontece ?

Cumprimentos
 
O programa tem uma versão nativa para GNU/Linux?
Se sim, há - instalar o programa.
Se não, não existe - a unica maneira que tens é tentar ir pelo WINE.
 
Back
Topo