Fedora 8

pessoal, tenho um problema! XD

instalei agora o fedora 8 e não consigo fazer login... quando tento digitar o nome do utilizador para entrar, o pc bloqueia e digita infinitamente o caracter da 1ª tecla que eu primo.... (e reparesse, o problema não é do teclado!)

reparei pela primeira vez nisto quando na instalação tinha de por os utilizadores e as pass's... nessa altura fiz seguinte e ignorei, mas já depois de ter formatado o pc e ter instalado tudo de novo o erro contiunuou!

já aconteceu isto a alguém? como resolver ?


EDIT: experimentei agr com um live cd do fedora 8, mesmo problema, mas agr reparei que no live cd o problema ocorre logo no boot após o "Starting Console Kit" sendo que este não chega a ficar OK...
cumpz
 
Última edição:
Boas.

Para quem tem problemas com o som, tal como eu tive no meu Asus F3Sa, aqui fica uma possível solução que é alterar o modprob.conf e colocar o seguinte referente ao som:

Código:
alias char-major-116 snd
alias snd-card-0 snd-hda-intel
options snd-hda-intel model=lenovo
# OSS/Free 
alias char-major-14 soundcore
alias sound-slot-0 snd-card-0
# card #1
alias sound-service-0-0 snd-mixer-oss
alias sound-service-0-1 snd-seq-oss
alias sound-service-0-3 snd-pcm-oss
alias sound-service-0-8 snd-seq-oss
alias sound-service-0-12 snd-pcm-oss
Adicionar também o ficheiro /etc/modprobe.d/alsa-base com a seguinte linha:
Código:
options snd-hda-intel model=lenovo

Desta forma consigo ter som :003:.

Miguel
 
por curiosidade, qual a utilização que dás a isso (eu sei para que serve)? Já vi portáteis com isso e achei que era uma feature perfeitamente dispensável para portáteis 'single user'.

Sim, é dispensável, mas se está no portátil porque não ter a funcionar? Até pode dar jeito para certos casos. A mesma coisa com a webcam, tenho uma webcam no fixo e raramente a utilizei em conversas no msn, quem me quiser ver que veja ao vivo. Agora o portátil também vem com ela, logo se cá está é para por a trabalhar, mesmo que não lhe dê muito uso.

Posso não precisar destas coisas agora, mas amanhã talvez precise. Sendo um pouco radical, já pensaste como seria teres um carro com Airbag, ABS e todos esses sistemas de segurança, mas eles não estavam activos pois não precisas deles diariamente? Como seria quando precisaces deles?

Miguel
 
Não estou a ser 'assim' :-) Gostava mesmo de saber que utilidade tem isto

Uma utilidade pode ser fazer o login no sistema ou numa página web com um simples passar do dedo pelo leitor. Eu estou registado em diversas páginas que não permitem gravar os dados de login.

Pode ser utilizado no "sudo" em que teclas enter para dar o comando e depois em vez de introduzires a palavra passe, passas simplesmente o dedo pelo leitor e já está.

É certo que são "mariquices" mas volto a dizer, se lá estão, devem funcionar.

Miguel
 
É certo que são "mariquices" mas volto a dizer, se lá estão, devem funcionar.
ok, entendi-te.
Eu não disse que não devias ter isso a funcionar. Por exemplo: no meu portátil tenho 4 botões que não sei para que servem - não têm label nem vêm descritos no manual, simplesmente estão lá. Carrego nos botões e nada acontece, nem acusam no 'xev'. Acredito que no Windows tenham alguma função, mas como o computador nunca viu o Windows (senão o pre-install) não sabe o que fazer com aquilo.
Também gosto de ter as coisas a funcionar (afinal de contas, paguei por elas) e já gastei muito tempo de volta deste mistério (até pensei que podia mapear os botões para outra coisa qualquer). Mas nada feito. Enfim, há coisas com as quais não vale a pena perder muito tempo :-)

Aqui não encontras solução? http://www.thinkwiki.org/wiki/How_to_enable_the_fingerprint_reader
 
ok, entendi-te.

Sou mesmo bom a explicar :D.

no meu portátil tenho 4 botões que não sei para que servem

O meu também têm esses botões e acho que tenho de ir ao manual ver o que fazem para ver se os configuro também. O teu "manuel" não diz para que servem?


Não encontro ajuda pois o leitor é da AuthenTec e é um novo modelo (agora não sei qual) que ainda não suportado no linux. O mesmo se passa com a webcam que é da Syntek e já consegui por a trabalhar alterando o ID do USB no código fonte do driver, mas depois dá outros problemas. No forum oficial do sourceforge já há várias pessoas a queixarem-se do mesmo e aguardamos a versão 1.2 do driver.

Miguel
 
O meu também têm esses botões e acho que tenho de ir ao manual ver o que fazem para ver se os configuro também. O teu "manuel" não diz para que servem?

E o 'xev' não te diz o 'keycode' do botão? Se não diz, estamos na mesma. O manual tem os botões no desenho, mas não diz para que servem.

Não encontro ajuda pois o leitor é da AuthenTec e é um novo modelo (agora não sei qual) que ainda não suportado no linux
99% do hardware não tem suporte noutro sistema que não seja Windows. Os fabricantes nem querem ouvir falar de outros sistemas operativos. A 'comunidade' é que se entusiasma em meter as coisas a funcionar. Naturalmente, se os fabricantes dessem uma ajuda (muitas vezes bastaria só publicarem as especificações detalhadamente) o mundo seria muito melhor.
 
E o 'xev' não te diz o 'keycode' do botão? Se não diz, estamos na mesma. O manual tem os botões no desenho, mas não diz para que servem.
Experimentei agora e não diz nada! Poderá ser uma configuração do teclado no X11??? É que no meu xorg.conf tenho Option "XkbModel" "pc105" e o teclado do portátil não tem 105 teclas! Deve haver outros valores para os portáteis, mas logo procuro isso.

99% do hardware não tem suporte noutro sistema que não seja Windows. Os fabricantes nem querem ouvir falar de outros sistemas operativos. A 'comunidade' é que se entusiasma em meter as coisas a funcionar. Naturalmente, se os fabricantes dessem uma ajuda (muitas vezes bastaria só publicarem as especificações detalhadamente) o mundo seria muito melhor.
Pois, a velha história... no caso da webcam, quem trata do driver syntek pede um log USB criado pelo windows para adicionar suporte ao linux, mas eu não consigo correr o programa no windows! Dá barracada! Quanto ao leitor de impressões, há suporte para vários da AuthenTec mas este é recente e ainda não é suportado, apesar de na página encontrar a seguinte informação:

Código:
Supported Operating Systems* 
[LIST]
[*]Microsoft Windows 2000, XP, Vista
[*]Linux v2.4/2.6[/LIST]* Support provided to PC OEM & ODM customers only
Miguel
 
Boa tarde eu tenho o vmware workstation versão 6.0.2 e queria instalar o fedora8 x86_64 e então escolhi linux edepois otther linux 64 bits só q isto vai a instalar e tal e chega ao ficheiro 759 e nunca mais sai de lá já saquei a iso da link q m está aqui na universidade do minho e mesmo do site fedora e acontece o mesmo nos dois...
Será q o vmware não é compactivel c o fedora8???
cump
 
Back
Topo