Gráfica EVGA termina a parceria com a Nvidia e abandona o mercado de GPUs

Não a EVGA apenas tinha uma equipa de R&D, tal como a Nvidia tem, e para fabricarem as ditas, tal como a Nvidia para as suas Founders Edition, tinham de contratar o fabrico de acordo com as suas especificações a alguém.
Então, mas isto é a forma como se apresentam as marcas hoje em dia no meio tecnologico...tem equipas a desenhar os produtos e depois contratam o fabrico dos mesmos.

A única desvantagem dos AIBs é terem de comprar o chip a nvidia/amd e quanto a isso não há nada a fazer... a única coisa que podem fazer é negociar contractos na fabricação mais vantajosos que lhes permita compensar alguma dessa desvantagem.
 
Hhhh, nim, a maioria dos AIB na realidade faz parte de grupos que possuem fábricas próprias onde fabricam vários componentes, o que lá está, lhes permite economias de escala, e diversificar as receitas ao fabricarem, boards para PC, servidores, etc.

Não era o caso da EVGA.
Deduzo que eles também não tenham produção própria de boards para PC, mas as margens devem ser melhores a ponto de não terem desistido desse mercado.
 
Hhhh, nim, a maioria dos AIB na realidade faz parte de grupos que possuem fábricas próprias onde fabricam vários componentes, o que lá está, lhes permite economias de escala, e diversificar as receitas ao fabricarem, boards para PC, servidores, etc.

Não era o caso da EVGA.
Deduzo que eles também não tenham produção própria de boards para PC, mas as margens devem ser melhores a ponto de não terem desistido desse mercado.

Não é a maioria!
Sim fui generalista a falar...mas afinal quais destas marcas têm/tinham fabricas proprias?

ASUS
GALAX
Gigabyte
PCYES
XFX
MSI
AFOX
EVGA
PALIT
PNY
GAINWARD
outras?
 
A maioria dessas marcas tem produção própria, Asus, Gigabyte, PNY, MSI, depois os grandes grupos também, o Palit Group que controla a Gainward, Palit, Galax, KFA e a PC Partner que detém a Zotac e Inno3D.
 
Só aí na lista já cometeste alguns erros :coolshad:



Foundation: 1984
Activity: Manufacturing & selling VGA cards
Belongs to PALIT Group (WW leader in VGA industry)

Our Offices:
Taipei (Taiwan) Headquarter.
European HQ in Germany.
Sales office in China.

Our Factories:
Shenzhen (China).
Wugu Taipei (Taiwan).
https://www.gainward.com/main/about.php?id=1

A KFA2 e Galax na realidade são a mesma companhia, adquiridas em 2008 pela... Palit ;)

Portanto de 4 "marcas" que aí tens, (Palit Gainward Galax/KFA2), na realidade apenas tens 1 "empresa", que ainda tem capacidade de produzir sob contrato.

Manli, Inno3D e Zotac são todas subsidiárias da PC Partner.

Portanto tu apenas estás a ver "marcas" e não A EMPRESA.

Alguns grupos têm marcas distintas para a distribuição de gpu Nvidia e AMD, alguns estão geograficamente restritos/limitados a certas zonas geográficas.

EDIT: afinal o reiszink também postou o mesmo.
 
Estava a olhar para cada uma das marcas como olho para para asus, msi, gigabyte...erradamente.

Então asus, msi, gigabyte tem as próprias fábricas e as restantes marcas são detidas por grupos que tratam da produção das mesmas.
AFOX aparentemente também fabrica...

Sendo assim, os AIBs tem desvantagem porque tem de adquirir o chip á nvidia mas em contrapartida tem vantagem na produção já que a nvidia contrata a produção.

A saida da EVGA tinha por isso particularidades próprias e únicas e não irá arrastar ninguém.
 
Mas isto é uma economia de escala.

Repara, uma Palit ou Pc Partner têm outro poder negocial na compra de chips à nvidia.

E quem diz chips diz GDDDR, PCB, e outra miríade de componentes necessários ao fabrico de uma GPU. Em muitos casos a diferença entre marcas dentro do mesmo grupo resumir-se-á ao cooler, caixas e pouco mais, o restante é partilhado o que permite uma enorme economia de custos, a que uma EVGA nunca teria acesso.

Se as margens de lucro, como diz no artigo do Igor, estão entre os 5 e 10%, os custos de produção têm de ser calculados ao cêntimo, até porque aparentemente a nvidia se recusa antecipadamente a indicar o preço MSRP.

Isto obriga os AIB a "trabalhar às cegas", e na maioria dos casos realmente vai ser os "mínimos olímpicos" para poderem vender, pois caso contrário arriscam-se a ter uma margem menor ou no pior dos cenários aumentar o preço de venda ou perder dinheiro.
 
Quando resolvem meter a venda 3080ti e 3090 abaixo dos 1000$ facilmente se verifica que as margens não são essas.
5-10% nas low/mid-end talvez sim.

É uma economia de escala que movimenta valores em proporção.
Nestas dimensões, lucros de 5-10% é muito...aparentemente o suficiente para compensar todas essas imposições vindas por parte da nvidia.

Saber o valor MSRP da nvidia será assim tão importante?
E se mais tarde a nvidia decidir vender a preço de custo por circunstâncias do mercado?
O valor do chip eles sabem...só tem de se preocupar em minimizar os custos de produção do seu produto.
E sabendo ou não o MSRP, se apontarem sempre ao pior cenário possivel (que será a nvidia vender a preço de custo...sendo experientes na area concerteza devem conseguir balizar os custos de produção da nvidia), irão sempre trabalhar no sentido de minimizar ao máximo os custos do seu produto de forma que em qualquer circunstância possam acompanhar os preços da nvidia.
No fim, se o MSRP anunciado pela nvidia for melhor que o previsto...excelente, terão maior margem de manobra.
Se for pior...bem, melhor não podiam ter feito.
 
Última edição:
Segundo a EVGA neste momento e com os preços atuais só estão a fazer dinheiro na 3060. Portanto estão efetivamente a afirmar que na 3080ti e 3090 estão a perder dinheiro o que é normal. Acontece o mesmo aos retalhistas, neste momento tens gráficas nas prateleiras em que o comerciante está a perder dinheiro, esse valor é diluido no resto dos componentes do pc e nas vendas anteriores.
 
preços PT
3080 ~850
3080TI ~1150

Uma 3080 a 850 euros dará lucro certo?
Pergunto...o custo produção do chip e pcb da 3080TI é assim tão dispar do da 3080 que ainda assim a 3080Ti a custar mais 300 euros não consiga dar lucro?
A mim custa-me a acreditar...
 
Volto a repetir, segundo a própria EVGA neste momento só estão a fazer lucro na 3060. A partir dai podes acreditar ou não, mas ai já estamos a entrar no campo da crença e convém que existam factos que apontem no sentido que a própria EVGA está a mentir, porque se não estamos apenas a difamar gratuitamente alguém sem fundamento.

Eu não sei qual é o preço que a Nvidia cobra aos AIBs e qual a flexibilidade no ajuste do inventário, mas deve ser o mesmo que a TSMC pratica com a própria Nvidia. Assinaste o contrato e reservaste waffers a mais? O preço é aquele e a quantidade é aquela, se quiseres podes atirar o silicio ao mar, mas o pagamento é o mesmo.
 
Última edição:
preços PT
3080 ~850
3080TI ~1150

Uma 3080 a 850 euros dará lucro certo?
Pergunto...o custo produção do chip e pcb da 3080TI é assim tão dispar do da 3080 que ainda assim a 3080Ti a custar mais 300 euros não consiga dar lucro?
A mim custa-me a acreditar...
Nos USA e boa parte de todos os outros países os preços já são mais baixos que isso. Com esses preços mais baixos, a Nvidia lucra na mesma.
Os AIB's que compram o GPU á Nvidia é que a vender a esses preços perdem dinheiro. Tudo o que é acima da 3060ti, os parceiros da Nvidia andam a perder dinheiro.

A Nvidia quer dar uma de Apple, de ter design e venda dos seus produtos totalmente verticalizada e sob seu controlo. O problema é que a Nvidia não tem capacidade de distribuição e nem de dar suporte aos seus produtos, nem sequer nos principais mercados, quanto mais por todo o mundo, precisa de (vários) parceiros para vender o que produz. Mas está a fazer esses parceiros terem prejuízo, porque lhes faz concorrência com preços baixos.

A liderança da Nvidia é muito perigosa em termos de mercado, tem tendências monopolistas ainda sem ter monopólios e quanto mais se aproxima de monopolizar o mercado, mais monopolista fica. Todas as empresas quando dominam ou estão perto de dominar têm tendências/decisões monopolistas, não há santos, mas o caso da Nvidia é bem pior do que a 'média', no caso é mesmo dos piores.

Ainda bem que o negócio da compra da ARM foi por água abaixo. Teria sido um desastre para a evolução da tecnologia e para o consumidor se a compra se desse.
Espero que a tendência seja adoção de APU's/SoC e a Nvidia comece a perder importância. Para o consumidor final é a empresa com a liderança com postura mais perigosa.
 
Última edição:
A liderança da Nvidia é muito perigosa em termos de mercado, tem tendências monopolistas ainda sem ter monopólios e quanto mais se aproxima de monopolizar o mercado, mais monopolista fica.

Quando a própria concorrência está mais interessada no mercado de servidores e consolas, não há muito a fazer.

Mesmo que os gamers decidam migrar da Nvidia para as Radeon, a Amd simplesmente não vai produzir Gpu's suficientes. Quanto muito iria inflacionar fortemente os preços das Radeon se a procura pelas mesmas aumentasse bastante.

Espero que a tendência seja adoção de APU's/SoC e a Nvidia comece a perder importância.

Acho que ainda estamos muito longe dos Apu's conseguirem competir com gráficas dedicadas. Um dia no futuro talvez, mas ainda vai demorar muitos e longos anos.

Para já têm a mesma relevância que já tinham, para quem não é exigente, um APU serve perfeitamente.
 
Última edição:
Isso deve mudar um pouco nesta geração já que vão começar a produzir gpus MCM o que deve melhorar os yields das Radeon. Se a AMD não produzir chips suficientes, é porque não quer, no que toca a prioridade dos parceiros da TSMC, a AMD está num patamar acima da Nvidia, mas usa maioria da alocação para produzir Epyc e Ryzen. Isso está relacionado com a demanda do próprio mercado.

Os chips das consolas não vão estar na mesma litografia da próxima geração de gpus, o que são boas noticias até para a própria Nvidia porque vai utilizar o mesmo fornecedor da AMD.

Neste momento a existirem constrangimentos de produção na TSMC, tanto a Nvidia como a AMD sofrem de igual forma.
 
Isso deve mudar um pouco nesta geração já que vão começar a produzir gpus MCM o que deve melhorar os yields das Radeon.
Isso não é apenas na VRAM? Do que me deu a entender, o chip gráfico continua a ser apenas um e não MCM.

Se a AMD não produzir chips suficientes, é porque não quer, no que toca a prioridade dos parceiros da TSMC, a AMD está num patamar acima da Nvidia, mas usa maioria da alocação para produzir Epyc e Ryzen. Isso está relacionado com a demanda do próprio mercado.

Mas isso era o que estava a referir, simplesmente não querem. Como tal, a Nvidia tem caminho livre para fazer o que bem lhe apetecer, quando a concorrência é quase inexistente.
 
Isso não é apenas na VRAM? Do que me deu a entender, o chip gráfico continua a ser apenas um e não MCM.

Vram? Não.

Cache e I/O die estão separados do core complex, coisa que não acontecia até agora, isto pelo menos segundo o angstronomics. A cache nunca escalou bem com a mudança de litografia, conseguir retirar isso do chip lógico é uma vantagem em termos de produção e custo.

Se o mercado quer concorrência convenhamos que tem de querer comprar concorrência, a AMD não produz mais porque não vende mais.

E estamos prestes a entrar numa contração do mercado, esta jogada da EVGA não vem do nada. Fico é com a pulga atrás da orelha porque segundo eles não vão despedir ninguém e ao mesmo tempo dizem que não querem produzir intel nem amd. Será que vão dar skip a um mercado em contração e voltam mais tarde com a situação normalizada?

Não acredito muito que seja por uma questão de principio porque é uma empresa e no final do dia a unica métrica que faz sentido é o bottom line da empresa, ou seja as margens de lucro.
 
Última edição:
E estamos prestes a entrar numa contração do mercado, esta jogada da EVGA não vem do nada. Fico é com a pulga atrás da orelha porque segundo eles não vão despedir ninguém e ao mesmo tempo dizem que não querem produzir intel nem amd. Será que vão dar skip a um mercado em contração e voltam mais tarde com a situação normalizada?

Do que se sabe, são os próprios funcionários que já estão a abandonar o barco.
 
Independentemente da nvidia ser uma empresa super agressiva com atos bastante questionáveis não podemos deixar de ser imparciais e analisar que a EVGA anuncia esta decisão na mesma semana que o eth teve a atualização para PoS e que diz unicamente a sua verdade para tentar ficar o melhor possível na fotografia. Todos sabemos que uma empresa cuja 80% das vendas eram gpus e abandona por completo esta área não vai manter funcionários quando não precisa deles.
No final de contas isto foi publicidade gratuita para a EVGA.
 
Supostamente eles já tinham notificado a Nvidia por volta de Abril, o facto de anunciarem só agora suporta a narrativa de terem utilizado isto para fazerem publicidade à empresa. Mas quanto a isso é o normal e o mais lógico do ponto de vista empresarial, afinal de contas eles vão continuar a vender produtos e com a nova geração devem vender imensas fontes com o conector novo.
 
Back
Topo