Gráfica EVGA termina a parceria com a Nvidia e abandona o mercado de GPUs

Todas as minhas garantias são tratadas com a marca.
Muitas vezes basta contactar por email.
Para que lidar com a loja, corta-se logo o intermediário.
ahah experimenta entao fazer isso com Asus, mandaram logo tratar com a loja...
tinha uma board que só ligava se fizesse shunt diretamente nos fios que ligam ao conetor atx da board, e a loja recusou-se a mandar para a garantia por causa de um mini risco que tinha numa das extremidades ao pé de um dos buracos onde se aparafusa a board a caixa... tentei mandar pra RMA diretamente pela asus e recusaram, dizendo que a garantia teria que ser tratada com uma loja com a qual sempre tive problemas a ativar garantias...​
moral da historia vendi a board a um miner a quem não fazia diferença ter que ligar a board dessa maneira, visto que seria para estar ligada 99,9% do tempo​
Eu prefiro tratar com a loja. Se por algum azar passarem 30 dias, devolvem o dinheiro ou produto equivalente novo.
também eu prefiro, até porque os portes saiem mais baratos...
 
Última edição pelo moderador:
Epa, tratar com a marca na óptica de enviarem logo à cabeça uma peça ou outra para resolver é porreiro. Já me aconteceu com loja grande em PT, enviar fotos de um teclado com 2 meses com teclas a descascar e enviaram por correio as teclas das quais me queixei sem sequer levantarem problemas. (escusado será dizer que foi desnecessário pois a ducky em PT tem teclas ABS e as mais utilizadas estão um verdadeiro nojo passado 2 anos)

No caso de uma gráfica (por exemplo) de 1000€ ou mais, pessoalmente, enquanto estiver na garantia da loja nunca vou estar a enviar eu por correio para a marca. Mas não critico quem o faça, é tão legítimo como ir à loja.

O que as lojas estiveram a fazer a tentar devolver o dinheiro foi uma vez sem exemplo. Tudo o que aconteceu estes passados dois anos foi uma espécie de novidade em todas as áreas. Isso não é a norma.

E nada tão simples como "tudo bem, devolvam a gráfica no estado em que está que vou tratar directamente com a marca e expor o sucedido com a loja". E aí sim, por falta de alternativa trato directamente com a marca.

O bom bom é nunca ter que utilizar a garantia, mas em tendo que o fazer, cada um tem que fazer aquilo com o qual se sente mais confortável :)


Relativamente à EVGA, esta geração deve ter sido complicada. Além da dificuldade em competir com os preços da Nvidia, e não querendo subir preços (o que é de louvar), mais a chatice toda que foram as 3080ti e 3090 que foram à vida no Rock and Roll do New World, imagino que os lucros destes 80% de faturação não tenham sido uma loucura.

E a verem a 4090 com um mínimo de 450W, e mais de 600W, são capazes de estar a ver o caso muito mal parado, e preferem nem arriscar.

É pena sim é a quantidade de malta que vai perder o emprego com isto, caso não decidam agarrar na AMD ou Intel.

E sim, é pena porque eram gráficas excelentes, mas pessoalmente acho que não faz absolutamente qualquer tipo de mossa no mercado do ponto de vista do consumidor.
 
Agarrar na Intel e dar um tiro no pe, literalmente e na AMD depende do que vem ai, mas pra já nao vamos ter graficas EVGA nesta gen, penso que no futuro eles devem voltar veremos...

Cps
 
Mas pararem 1 geração ou 2 perdem todo o embalo e peso no mercado. Não é assim tão fácil.

Fora que isso significa um layoff de malta agora, toda a infraestrutura preparada para as gráficas parada (prejuízo) para depois simplesmente arrancar quase do 0(voltar a contratar pessoal, etc etc).

Porque o "pouco lucro" que as gráficas davam daria certamente para se pagar a si próprio. Quando o senhor diz que sob a direcção dele nunca voltarão a fazer uma gráfica, são umas palavras que acarretam já algum peso a nível de decisões...
 
p01095_pic2_6795f6c4a09d6611.png

Estava-me a referir a isto, que eu nunca disse
Como se a MSI, Asus, Gigabyte, Zotac, etc fizessem más gráficas...
 
Foi e por isso msm nao ganhou tanto como os restantes.
Não ganharam tanto?
Alguem conseguiu comprar uma pelo sistema de queue nestes 2 anos?

Estava tudo a ser vendido directamente aos miners a preços que ninguém sabe!

E além de não terem gráficas para vender ao consumidor comum porque preferiam vender aos miners, os preços no site também estavam mais elevados e ainda tinhas de lhes juntar o vat/iva...no fim fazias as contas e a diferença era minima face as lojas.
Nas lojas preços acompanhavam as outras marcas e ainda assim nem velas.

Coitadinhos agora que não conseguem vender com lucro...pudera depois de mamar durante 2 anos margens brutais voltar a comer migalhas é chato!
 
Sobre garantias é um pouco de tudo. Ca no Brasil então as leis são fracas nisso, por exemplo o tempo de garantia legal das lojas é de apenas 3 meses, se bem que praticamente tudo tem 1 ano de garantia pelo menos, isso do fabricante.

Depois é coisas como por exemplo uma grande aqui que apenas aceita garantia do comprador original, tem que ir no histórico do site e acionar por lá. Tem fabricantes que tem representação no Brasil, mas no primeiro ano pedem à loja, um destes é a XPG/Adata, mas o suporte me pareceu muito bom, foram atenciosos, infelizente foi recusado a garantia, mas do lados deles tinham razão.

Outros consigo RMA até com produtos vindos de fora, foi o caso da Western Digital com um HDD comprado em Portugal, registrei o produto no site, dei upload da factura, acionei o RMA, enviei o estragado e pouco tempo depois já tinha um HDD novo. Daí que agora é uma marca que dou prioridade no que toca à SSDs e HDDs. Outra marca aqui que aceita RMA de importados parece ser a Logitech.

Corsair igualmente costuma ter boa representação aqui, embora nunca acionei nada.

Já de gráficas, a eVGA tinha repretentação oficial e a garantia é internacional! Tinha uma eVGA GTX 460 que avariou as memórias (artefactos) e entrei em contacto, tudo super atencioso. Como a placa tinha um dano físico na ponta do PCB (que nada foi relacionado com a avaria), perguntei se isso poderia ser motivo de recusa e infelizmente a pessoa confirmou que não poderia aceitar assim, ao menos evitei enviar a placa e voltar e perder os portes, mas gostei do suporte.

Do resto aqui Zotac dizem que é terrivel, PNY/Palit é uma loja que dá todo o suporte nos 2 anos da garantia. a Galax parece ser espetacular o suporte pelos relatos que dizem, até porque o representante é a TecLab e os gajos são muito bons. ASUS e Gigabyte não tenho certeza como é o suporte, mas a ASUS não dá garantia para gráficas trazidas de fora - https://www.asus.com/support/images/upload/warranty/br_Graphic Card.pdf

Provavelmente se comprar gráfica no futuro irei tentar ir para a Galax... Eu sempre tentei ir atras de uma eVGA desde então, mas ou eram caras demais ou sem stock, etc...
 
Última edição:
Galax tem uma das melhores PCBs do mercado em praticamente todas as gerações, a kingpin da EVGA era a concorrente direta nesse patamar. Falo da HOF, na realidade é overkill para 99% das pessoas já que as vrms e proteções daquilo são um absurdo. Mas a restante linha deles também é bastante sólida
 
Há muito que a Nvidia dá indícios de ser uma péssima empresa com quem trabalhar. Desde a postura miserável com os media, ao que se vai sabendo aqui e ali do que impõem às marcas, as pistas são do pior.

Para a EVGA ter tomado esta decisão é porque a coisa devia andar muito muito negra. Por este caminho a Nvidia vai acabar a produzir as suas próprias gráficas e comercializá-las.
Da nossa parte, enquanto consumidores quanto menos AIB existirem menor será a diversidade da oferta, se bem que com as limitações impostas pela NVIDIA já é tudo o mesmo, só mudam as luzes.
 
Última edição:
Ninguém coloca aqui em causa que a EVGA tenha a melhor assistência técnica. Eu pessoalmente tenho uma Zotac há 2 anos, antes desta tive outra, e muito provavelmente a próxima será também zotac.
No entanto as Nvidia Founder na última geração foram das gráficas melhor construídas. Com um cooler fenomenal e as próximas aparentemente serão semelhantes.
 
E qual o interesse do consumir em ter os AIBs na cadeia?
Nenhum...os AIBs só servem para que os produtos ainda fiquem mais caros quando chegam as prateleiras.

Digam quantos apresentam um produto final que realmente justifica o valor dessas alterações?
Muitos nem sequer fazem alterações ao reference design, metem um cooler xunning (por vezes piores que o reference) e pimba uma gráfica que devia chegar ao mercado por 600 estamos a pagar 700.
E ainda impingem features que não queremos para aumentarem ainda mais os preços do produtos.

Por isso, até vejo com bons olhos os AIBs serem eliminados nesta cadeia.
A nvidia não tem capacidade para produzir e distribuir a escalha mundial se não já o tinham feito.
Aos poucos parecem estar remar nesse sentido.
 
Última edição:
E qual o interesse do consumir em ter os AIBs na cadeia?
Nenhum...os AIBs só servem para pagarmos os GPUs que os produtos ainda fiquem mais caros quando chegam as prateleiras.

Digam quantos apresentam um produto final que realmente justifica o valor dessas alterações?
Muitos nem sequer fazem alterações ao reference design, metem um cooler xunning (por vezes piores que o reference) e pimba uma gráfica que devia chegar ao mercado por 600 estamos a pagar 700.
E ainda impingem features que não queremos para aumentarem ainda mais os preços do produtos.

Por isso, até vejo com bons olhos os AIBs serem eliminados nesta cadeia.
A nvidia não tem capacidade para produzir e distribuir a escalha mundial se não já o tinham feito.
Aos poucos parecem estar remar nesse sentido.

Mais concorrência leva inevitávelmente a variedade. Gráficas 2, 3 ou 4 slots; gráficas para caixas half size PCI; coolers a água; coolers pasivos, etc.
Como consumidor não percebo essa postura de não ver problema na redução da oferta...

Já agora, a EVGA já foi o fornecedor da Nvidia para gráficas de referência.
 
Dado que a Nvidia não possui nenhuma fábrica para a montagem das GPU, alguém tem de o fazer, nem que seja por contrato :coolshad:

Mesmo no caso da linha profissional Quadro, é a PNY que também as vende com o seu "branding"

https://www.pny.com/professional/explore-our-products/nvidia-professional-products


No caso da AMD o "OEM" é a Sapphire.


Mas como já apontaram, a coisa correu bem para os lados da 3Dfx na altura.


EVGA pulls the plug with a loud bang, but it has been stewing for a long time | Editorial​


The business model: Let others do it

In principle, EVGA is nothing more than a brand without its own production. Of course, the company has its own R&D department for the engineering, but the level of creativity is not particularly high here either, if you only have to rely on the abilities of third parties in the end, be it the circuit boards, the coolers and the complete production as the final implementation. Unfortunately, having it done instead of doing it yourself costs money. And while this very concept mitigates risk and effort in manufacturing, it also reduces the margin that can still be achieved with such a highly complex product. Therefore, I asked several competitors and found out that the currently achievable margins in the worst case (like EVGA) are still 5%, and up to 10% for the do-it-yourself manufacturers, who can manage an own production.

The Green Light Program as a buzzkill

And what does NVIDIA have to do with it now? Yes, even the competitors are properly pissed off that they still don’t know NVIDIA’s prices and don’t know at which dumping or scalper rate Master Jensen will beat his new Ada into the market as a playmate (depending). That’s why you won’t see so many completely new designs, and what I had already called “Playground” in the GeForce RTX 3090 Ti will mostly be continued. This is then economic prudence and not even stupid. EVGA could have thought of that as well.
https://www.igorslab.de/en/evga-pulls-the-plug-with-loud-bang-yet-it-has-long-been-editorial/
 
Mais concorrência leva inevitávelmente a variedade. Gráficas 2, 3 ou 4 slots; gráficas para caixas half size PCI; coolers a água; coolers pasivos, etc.
Como consumidor não percebo essa postura de não ver problema na redução da oferta...

Já agora, a EVGA já foi o fornecedor da Nvidia para gráficas de referência.

Tudo o que disseste pode continuar a existir como material acessório por parte de outras marcas...tal como já existe.
Assim, a maioria dos consumidores não teria de pagar mais por features que não pretende.
 
Então basicamente a EVGA era apenas um "nome" e tudo o resto é subcontratado?

Não fazia a mínima ideia, mas explica muita coisa. Quem tem a sua própria produção, como é obvio, terá margens bem melhores.
 
Não a EVGA apenas tinha uma equipa de R&D, tal como a Nvidia tem, e para fabricarem as ditas, tal como a Nvidia para as suas Founders Edition, tinham de contratar o fabrico de acordo com as suas especificações a alguém.
 
Back
Topo