Evento Apple: Spring Loaded (20/04/2021)

Eu tenho 3 tiles adquirido quando ainda não dava para mudar a pilha, comprei numa promo de rotura de stock portanto a bom preço. Na altura eram caros, havia preços a 50 euros o tile.

Agora o preço com packs já é razoável. No entanto inventaram um modelo de subscrição mensal ou anual com mais funcionalidades. Sem subscrição oferece o básico.

A minha experiência com tiles era ok. O principal se não é que necessitava de ter a apps correr em background para um tracking continuo, o que consumia mais bateria. Eu desligava isso.

Espero que façam um compatível com o Find My se quiseram sobreviver no ecossistema iOS. Mas aí o modelo de subscrição deles vai há vida creio pois acabam por oferecer funcionalidade equivalente mas um é gratuito.

Compatível com o Find My tens no mercado ainda outro, mas é mais caro que o da Apple.

Creio que o tracking pelo Find My vai ser superior. Tracking continuo sem consumir tanta bateria ... Integração com Siri sem espinhas ... estou a ver dizer ao HomePod “hey Siri where are my keys ...” Com o tiles isso só funcionava falando para iPhone.

Honestamente o produto que creio neste momento estar overpriced é o iPhone :). Epa a gama média dos iPhones andar nos 800 a 900 euros não há outra conclusão. Se o smartphone fosse única coisa que tivesse da Apple, ia para Android ... até porque aparentemente funciona melhor com o Windows.

iPad: É difícil dizer se está ou não over priced. Não existe nada que compete com iPad.

MBP e MBA: Agora com o M1 e as sua características ímpares também é difícil concluir. O ponto principal aqui sempre foi para mim o macOS e a qualidade do chassis.

Mini: Idem aspas aspas. Diria que nunca foi.

iMac: Nunca foi over priced tendo em conta todo o hardware.

iMac Pros e afins ... achei um bocado over priced. Nomeadamente com os sistemáticos cancelamentos das linhas. Nunca comprei um. Como diz o outro “é produto de nicho”.

Ao nível de acessórios tipicamente uns são overpriced. Estou a pensar nos teclados, pens e ratos, beats e Air Pod Max, Apple TV. Mas outros nem por isso: AirPod, AirPod Pro.

Temos um acessório que é difícil medir isto para mim. O iPad Magic Keyboard ... é caro mas esta mesmo bem feito ... único

Isto comparando coisas na mesma gama tanto quanto possível.

Podemos dizer que nada está overpriced tendo em conta o ecossistema e o SO, que funcionam mesmo bem, mas é necessário que se tenha essa experiência. Mas quem ainda não está a leitura tem que ser diferente e por estranho que pareça para mim neste momento o iPhone não é o melhor dispositivo que justifique a entrada. Sendo este o principal, o Pivot de tudo, vamos ver ... os tipos continuam a vender iPhones ás resmas, portanto pode-se dizer que não está overpriced por aí também, até isso mudar não há alteração de preços para baixo.
 
Última edição:
Não sei até que ponto quem não usar as AirTags mas tiver um dispositivo iOS vai, quer queira quer não, alimentar essa detecção colaborativa (esperemos que exista um toggle para isso, como na app Tile).
Se não estou em erro, toda a gente que passar perto do AirTags com iOS, vai ajudar na sua localização. Só aqui, vejo logo uma enorme vantagem, pois existe muito mais pessoas com dispositivos iOS do que com Tile.

Gostei do produto e da sua integração, acho que tem pernas para andar. A Apple não foi ranhosa e permite trocar a bateria :001:
 
Se não estou em erro, toda a gente que passar perto do AirTags com iOS, vai ajudar na sua localização. Só aqui, vejo logo uma enorme vantagem, pois existe muito mais pessoas com dispositivos iOS do que com Tile.

Gostei do produto e da sua integração, acho que tem pernas para andar. A Apple não foi ranhosa e permite trocar a bateria :001:

Verdade, estava com pé atrás em relação aos airTags, mas colocar uma pilha comum para facilitar a troca a Apple convenceu-me.
 
As AirTags vão arrumar com a Tile. Infelizmente a vantagem da conveniência vai também trazer seguramente uma parte perversa atrás que vai ser da vigilância de pessoas que nem quero começar a discutir Ver. É a utilização simples da tecnologia de forma errada. Como já hoje se faz com câmaras de vigilância ou de monitorização de bébés. Enfim.

Numa nota bem mais positiva. O iPad Pro com o M1 e aquela RAM quando ligado a um teclado aquilo tem que funcionar como um Mac. Estou convencido disso. Tem que ser essa a mudança que vamos ver na WWDC no novo iOS. Não faz sentido que assim não seja. Pode ser ligado a um teclado externo, pode funcionar com um rato, pode ser ligado a um monitor 6K... Vamos andar limitados a ter mirror da imagem do ecrã do iPad no monitor externo e a ter limitações que não fazem sentido a nível de sistema de ficheiros? Isto é demasiado óbvio para a Apple não dar o salto. Já está tudo finalmente completo. Até agora podiamos discutir que o processamento ainda estava limitado, que tinha pouca RAM, que a conectividade (USB-C) não tinha largura de banda suficiente. Mas agora com Thunderbolth 4 está tudo pronto.
 
Última edição:
Não se sabe nada de imac's maiores, será que vai deixar de haver o de 27?
tinha lido que ia aumentar para as 30.
tenho um de 27, passar para 24 não está nas minhas ideias
 
Adorava que desse o salto, pois o que me impede de usar o iPad (tenho a 3rd gen do Pro) é mesmo uma experiência longe de macOS. Preciso da secretária, do multitasking de um macOS e de conseguir instalar apps para ambiente macOS e não para iPadOS.

O combo perfeito para mim neste momento seria:
- iMac de 24'
- iPad Pro 12.9' [Mini-LED] + Magic Keyboard + Pencil.

Mas só avancaria para isto, se o iPad Pro oferecesse uma melhor experiência... Pois costumo andar sempre com o Macbook atrás e se comecasse a andar com o iPad Pro, ia-me sentir limitado. Sou muito mais produtivo e eficiente em ambiente macOS. Mas vou "acarditar" um pouquinho que na WWDC a Apple pode dar um pequeno salto!
 
@Trance eu percebi, estava a dar-te razão e a referir-me aos outros que chegam a claim HDR10 com 300nits, veja-se o caso do recente Odyssey G9 da Samsung.

Entretanto esperemos que comecem a sair cada vez mais dispositivos com painéis miniLED e a tecnologia se torne mais acessível.



Uso os Tile Pro há anos (daqueles que dá para mudar a pilha), não é preciso pagar a taxa Apple (comprei na altura pack de 2 por 30€ numa promo):
WxTfyVd.jpg


Basicamente se estiveres no alcance (+100m nalguns modelos) podes pedir que emita um som de modo a localizares o que está agarrado ao Tile. Podes até pedir que te avise na app se te afastares do Tile (ex: deixaste a carteira/chaves/whatever para trás). Caso não estejas nesse alcance, beneficia de um aspecto colaborativo na forma de que qualquer pessoa que tenha a app Tile e tenha captado a ID dessa Tile por último, vai servir como forma de a localizar.

Não sei até que ponto quem não usar as AirTags mas tiver um dispositivo iOS vai, quer queira quer não, alimentar essa detecção colaborativa (esperemos que exista um toggle para isso, como na app Tile).
Actualmente não existe essa opção de desativar a “ deteção “ colaborativa nao vejo o porque de existir para as airtags.

Tambem não vejo o porque de se querer desativar isso. É totalmente anónimo, sem implicações para o “colaborador”, nem precisa de fazer nada.
 
Eu adoraria ter um ipad com MacOS...já o disse várias vezes. Ter uma solução híbrida iOS e MacOS.
As apps iOS já dão em Mac, agora falta o contrário.
A única dúvida aqui é se....se eu poder usar MacOS no ipad, faz sentido eu como marca de Apps continuar a desenvolver para iOS? Se calhar faz, mas....mas...mas...

Mas como já disse uma vez, no dia em que a Apple fizer isso, vai arrebentar com as vendas....e adeus surface e afins........se calhar até adeus Macbook, e aqui é que poderá estar o entrave da Apple...mas também tendo um produto novo até podia acabar com a linha Macbook e poupar dinheiro em material.
Ter uma linha de Ipad, Ipad Pro, Imac, MacPro.
Até iam ganhar mais dinheiro com a ideia do Ipad Pro + teclado + caneta....ia ser uma solução mais cara que um macbook

Quem sabe se o aproveitamento da estrutura do macbook intel para M1 não foi já a pensar nisto. Vender mais macbook's sem mexer muito até ter o ipad hibrido :D....e depois acabavam com ele.
 
Última edição:
Sou só eu que acho os novos iMacs completamente horríveis? Os anteriores eram lindos, só precisavam de reduzir os bezels, mais nada
 
Não se sabe nada de imac's maiores, será que vai deixar de haver o de 27?
tinha lido que ia aumentar para as 30.
tenho um de 27, passar para 24 não está nas minhas ideias
O modelo acima deve estar à espera de um M1 X ou M2 porque o M1 obriga a limitações de IO que não fazem sentido no modelo de topo (nem no de 24, mas enfim).

Acho um enorme fail que a visão mais "bonita" dos iMacs seja a traseira, sendo que na maioria das situações até fica escondida.
Mais valia não ser tão fino e não ter aquele "queixo", nestes equipamentos não percebo a utilidade de serem tão finos à custa da expansibilidade, reparabilidade e neste caso até estética.
A bezel branca também enfim...
 
Última edição:
As AirTags vão arrumar com a Tile. Infelizmente a vantagem da conveniência vai também trazer seguramente uma parte perversa atrás que vai ser da vigilância de pessoas que nem quero começar a discutir. É a utilização simples da tecnologia de forma errada. Como já hoje se faz com câmaras de vigilância ou de monitorização de bébés. Enfim.

Porque afirmas isso? Agora todos vão comprar tags?
Já existe tags há algum tempo da sua concorrente direta, e não é por isso que a Tile foi á falencia.

Samsung-Galaxy-SmartTag-next-to-box-31.jpg
 
Eu adoraria ter um ipad com MacOS...já o disse várias vezes. Ter uma solução híbrida iOS e MacOS.
As apps iOS já dão em Mac, agora falta o contrário.
A única dúvida aqui é se....se eu poder usar MacOS no ipad, faz sentido eu como marca de Apps continuar a desenvolver para iOS? Se calhar faz, mas....mas...mas...

Mas como já disse uma vez, no dia em que a Apple fizer isso, vai arrebentar com as vendas....e adeus surface e afins........se calhar até adeus Macbook, e aqui é que poderá estar o entrave da Apple...mas também tendo um produto novo até podia acabar com a linha Macbook e poupar dinheiro em material.
Ter uma linha de Ipad, Ipad Pro, Imac, MacPro.
Até iam ganhar mais dinheiro com a ideia do Ipad Pro + teclado + caneta....ia ser uma solução mais cara que um macbook

Quem sabe se o aproveitamento da estrutura do macbook intel para M1 não foi já a pensar nisto. Vender mais macbook's sem mexer muito até ter o ipad hibrido :D....e depois acabavam com ele.
Vinha mesmo a calhar. O meu pai precisa de um tablet e portátil novos e estava a olhar para um iPad para substituir o tablet.

Eu entretanto tinha-lhe dito para ele esperar por terça feira porque iam sair novos e o Pro poderia baixar de preço (o antigo) e ele ficava mais bem servido.

Mas agora, com este, fiquei a pensar se não era melhor ele ir para um Air (para substituir ambos os aparelhos) e comprava o Office para as listas dele ou então ir para o Ipad Pro, com um keyboard. Se passasse a correr MacOS então podia ter o Office e ficava tudo resolvido...
 
@LeonHeart
Para quem tem iOS optar por Tile em vez das AirTags não faz sentido. A Tile perdeu aqui uma enorme fatia de mercado. É uma perda que para uma empresa pode deita-la completamente abaixo. Foi por isso que disse o que disse.

Sobre o iPad correr macOS ou não. As aplicações, os programadores aqui que expliquem, mas parece-me que a dificuldade são mínimas nesta fase. Está tudo mais do que maduro e os grandes players têm apps para iPadOS e MacOS. O problema a meu ver é o modelo de negócio. Aumentarem o preço das aplicações os consumidores vão queixar-se e o sistema de evnder duas aplicações separadas deixa de fazer sentido. Eu recuso-me a andar a pagar subscrições de aplicações por tudo e por nada.

Eu como sempre, adio as compras o máximo que posso até comprar o melhor para a minha necessidade. O iPad Pro mantenho a opinião e mais ainda agora. É um Formula 1 com uns pneus de estrada estreitos que por pormenores como já vimos aqui, com os acessórios que até já existem podia ser tudo. Mas veremos o que sai da WWDC.

O lançamento do iPad Pro nesta altura está óptimo para poder haver mudanças no novo iPadOS. Aliás, eu tenho andado a falar de iOS mas na verdade eles já tinham separado o sistema operativo para iPadOS. Por isso veremos o que fazem com o iPadOS 15. E na WWDC têm oportunidade de dizer o que vão querer para o MacOS. Ainda há esperança :D
 
@LeonHeart
Para quem tem iOS optar por Tile em vez das AirTags não faz sentido. A Tile perdeu aqui uma enorme fatia de mercado. É uma perda que para uma empresa pode deita-la completamente abaixo. Foi por isso que disse o que disse.

Sobre o iPad correr macOS ou não. As aplicações, os programadores aqui que expliquem, mas parece-me que a dificuldade são mínimas nesta fase. Está tudo mais do que maduro e os grandes players têm apps para iPadOS e MacOS. O problema a meu ver é o modelo de negócio. Aumentarem o preço das aplicações os consumidores vão queixar-se e o sistema de evnder duas aplicações separadas deixa de fazer sentido. Eu recuso-me a andar a pagar subscrições de aplicações por tudo e por nada.

Eu como sempre, adio as compras o máximo que posso até comprar o melhor para a minha necessidade. O iPad Pro mantenho a opinião e mais ainda agora. É um Formula 1 com uns pneus de estrada estreitos que por pormenores como já vimos aqui, com os acessórios que até já existem podia ser tudo. Mas veremos o que sai da WWDC.

O lançamento do iPad Pro nesta altura está óptimo para poder haver mudanças no novo iPadOS. Aliás, eu tenho andado a falar de iOS mas na verdade eles já tinham separado o sistema operativo para iPadOS. Por isso veremos o que fazem com o iPadOS 15. E na WWDC têm oportunidade de dizer o que vão querer para o MacOS. Ainda há esperança :D

Nem mais!

Olhem para o gadget que o Ipad Pro oferece com tudo o resto... Tem tudo e mais alguma coisa com espaço para ainda ser mto melhor... Tem o M1, tem 4 excelentes speakers, tem o ecrã que tem, tem câmaras decentes para o seu uso e Lidar, podemos ligar external drives, teclados, ratos, pencil, partilhar imagem externa, e isto tudo através de um clique e para n falar na relação software/hardware, etc... A Apple neste momento fez do Ipad a "maquina perfeita" para ter direito a MacOS, sem isso o Ipad continuará a ter demasiados cavalos mas limitado ao seu uso pois o IpadOS capa o seu poder... O A12Z já é o que é a nivel de performance, para que raio meter mais power e a máquina continuar a ser limitada por n ter MacOS, seria ridiculo... Como o @Trance falou e bem, o Ipad n tem qualquer tipo de concorrência, neste momento, o Galaxy Tab S7 está a anos de luz do Ipad pois num geral só o facto de as apps para android n haver distinção entre smartphone e tablet nos dias de hoje, é só ridiculo... Tem excelentes specs, ecrã, sound, por ai fora mas está capado em todos os aspectos devido ao OS que usa, a Samsung já podia e mto abrir os olhos e fazer algo, mas isso são outros assuntos e n saiamos daqui.

O Ipad precisa agora de abrir as portas pro MacOS e tornar-se na máquina que mtos de nós procura e agora cabe á Apple fazer isso possível, pois n falta nda no Ipad para que tal n seja possível. Caso contrário pro ano ainda metem um M2 num Ipad ainda com mais power e para quê? Pra continuar ainda mais capado???

Como disse anteriormente, um Ipad com MacOS seria Ipad Pro vs MBP vs IMac e acho que sabemos bem quem seria o vitorioso!

Cumps, Wolf
 
Porque afirmas isso? Agora todos vão comprar tags?
Já existe tags há algum tempo da sua concorrente direta, e não é por isso que a Tile foi á falencia.

Nunca tinha ouvido falar desse SmartTag. E tenho a certeza que sou da maioria neste caso.

A Apple quando anuncia algo num setor novo, pode nem ser inovadora mas cria um standard e tem um nível de popularidade que é difícil competir. Vejamos o caso dos AirPods: já existiam true wireless earphones antes da Apple entrar nesste segmento, mas quando o fizeram, passaram a ser o "default". De certa forma, os AirTags serão o mesmo e tudo o resto vai jogar pelo segundo lugar.

Não podemos desvalorizar o ecossistema da Apple. Tens um iPhone, não vais comprar um Tile ou SmartTag a não ser que detestes os AirTags por alguma razão muito específica. Eles passarão a fazer parte de um ecossistema onde tu já estás investido, e isso para a Apple é a chave para facilmente ganhar terreno em áreas onde nunca estiveram.

Quanto ao iPad correr macOS, gosto da ideia no papel mas na prática, nunca na vida a Apple vai fazer isso. Não vão competir com o seu próprio segmento de computadores. Nós somos entusiastas e queremos sempre mais capacidades, mas isso foi desenhado para correr iPad OS e será sempre por aí. Quem quer macOS compra um Mac.
 
A Apple pensou nos abusos e na privacidade.

https://support.apple.com/en-us/HT212227

Fiquei a pensar no assunto e já editei a minha resposta. Obrigado. Estava com receio da questão de quem não tivesse dispositivos com iOS.
Mas também parece estar resolvido.
AirTag has also been designed to discourage unwanted tracking. To discourage tracking without your knowledge, Find My will notify you if an unknown AirTag is seen moving with you over time. An AirTag that isn't with the person who registered it for an extended period of time will also play a sound when moved so you can find it, even if you don’t use an iOS device. If you detect an unknown AirTag, use the steps below to learn about the AirTag and how to disable it.

A Apple quando anuncia algo num setor novo, pode nem ser inovadora mas cria um standard e tem um nível de popularidade que é difícil competir. Vejamos o caso dos AirPods: já existiam true wireless earphones antes da Apple entrar nesste segmento, mas quando o fizeram, passaram a ser o "default". De certa forma, os AirTags serão o mesmo e tudo o resto vai jogar pelo segundo lugar.

Como tu próprio dizes, eles criaram um dispositivo mas não é por isso que acabaram com os outros. Há uma explosão de auriculares TWS e vão continuar. Agora a competir naquele preço já são outros 500s. As opções onde são muito populares são a preços muito mais baixos.
No caso da Tile é uma empresa especializada e naquele segmento vão ter problemas de certeza.

Quanto ao iPad correr macOS, gosto da ideia no papel mas na prática, nunca na vida a Apple vai fazer isso. Não vão competir com o seu próprio segmento de computadores. Nós somos entusiastas e queremos sempre mais capacidades, mas isso foi desenhado para correr iPad OS e será sempre por aí. Quem quer macOS compra um Mac.

Neste caso não vejo como podem manter as coisas desta forma. Ainda à bocado tive um episódio parvo que acontece a todos quase diariamente. Estão a ouvir música no spotify por exemplo e abrem uma aplicação que não tem nada a haver, não toca coisa nenhuma mas a música para e se querem que volte a tocar têm que voltar a abrir a aplicação anterior. É ridículo.
 
Sistemas como o Tile, multi plataforma obviamente são úteis. O sistema da Apple é limitado ao iPhone e restantes dispositivos Apple.

Agregados familiares em que diversos membros usem diferentes smartphones por exemplo ... que são a maioria.

Subjacente a isto há processos em tribunal. O que está em tribunal não é a entrada da Apple no mundo dos trackers e a potencial destruição de algumas empresas com isso. Mas o facto que propositadamente não permite que estes trackers multi platforms funcionem devidamente nos iPhones ... inibindo por exemplo tarefas em background para o efeito.

O Find My segundo da para perceber não resolve este problema porque fica a Apple como fonte te recolha desta informação que no fundo é o fundamental para se fazer tracking. Logo não funciona multiplataforma.

Por exemplo a CHIPOLO fez um. Ha 3 dias estava lá o preço, cerca de 50 dólares a “chip”. Já retirou o preço ... claro está, porque o AirTag vem a $29. O que da a ideia quem nem os OEMs de trackers percebiam com o que tinham de competir.

Isto é. Esta abertura do Find My está lá apenas para enfeitar. Nesse ambiente não se consegue competir com melhores trackers nem com melhores serviços.
 
Em relação á Privacidade e o Airtag.

Eu gostava de saber como a Apple garante ao Anti Stalker, nome pomposo para "Escutas georeferenciadas anónimas". Segundo percebi a explicação técnica, não havendo mais nada, NÃO GARANTE. O negócio do Tile era um nicho e tinha um funcionamento algo deficiente ... até porque não tinha uma rede da dimensão que o Find My vai ter com um mero update do iPhone.

Sim, garante que a informação dos teus trackers é privada. Mas então se alguém sorrateiramente colar um tracker na minha mala, no meu carro e eu não tiver um iPhone, sou utilizador Android. A Apple diz cruza a informação entre trackers para aferir se estás constantemente na proximidade de trackers que não sejam teus o do Agregado familiar. Sim mas eu não tenho iPhone, com sei? Então e no trabalho? Estou a ver muitas partidas do pessoal quando vai á casa de banho não?

https://support.apple.com/en-us/HT212227

Repare-se que o AirTag tem um alcance apenas cerca de 12 metros. No entanto com a Apple Network the iPhones consegues saber a localização das tuas tags a metros se não vários kms. Isto independente se foi colocado no teu carro ou no carro de outrem.

Imaginem que colocam um tracker numa Scooter de alguém que não têm iPhone. Como vai essa pessoa saber? Nunca vai! Claro que a Apple vai dizer ... epa comprem um iPhone então, assim já sabem. O iPhone protege a sua privacidade até nisso :). Isto é cria um problema para quem não tem iPhone e oferece a solução vendo-lhe um heheheheh.

Estas coisas não podem ser votadas com a carteira, se me fazem intender. Tem que ser reguladas, e eventualmente até proibidas. Sou apologista da proibição de qualquer de venda, comércio ou serviços de tracking digital deste género.

Eu vou comprar mesmo assim. Porquê? Porque é uma realidade que não pode ser resolvida com a compra ou não compra. E assim, prefiro comprar nem que seja para estar bem informado do seu funcionamento para eventualmente mais tarde me proteger. Mais, isto é algo que não se consegue resolver com a legislação de um só País. Isto é, não basta apenas a Portugal ou a Europa proibir. Se os EUA não proíbe, então as malandros vão dar a volta, nem que seja pagando subscrevendo a uma telco Americana só para o efeito.

Vamos ver o que isto vai dar. Mas a Apple acaba de massificar os trackers :). Um sistema de vigilância/tracking que não passava de um nicho. Sim porque a policia quando faz tracking não coloca no cérebro das pessoas para já, mas nos objetos que as pessoas usam. Quem diz policia diz outra entidade qualquer, e esse é que é o problema fundamental.

EDIT: No negócio da Droga mais penalizado / responsável é o traficante do que o consumidor. Neste caso tem vários GDPs no bolso para fazer frente a inúmeros processos em tribunal.
 
Última edição:
Back
Topo