DVD-RAM o futuro, leiam

Xi... Nem me façam lembrar o tempo que tive que esperar (+/- 1 mês) para me arranjarem um DVD-RAM (na altura dos de cartridge) em 1999...
Ainda tenho o DVD-RAM e o gravador de DVD-RAM (1x), pena é que o gravador provavelmente está desalinhado e não consegue nem ler o DVD-RAM, nem DVD-ROM... apenas lê CDs :(

O DVD-RAM é´um TDK 5.2GB double sided.
O gravador é um MATSHITA PD-2-LF-D110 (yuck)
 
Será que so a unica pessoa que não prefere gravar a altas velocidades e grava a 4x (mesmo com media boa) e faz verify de tudo?
 
Eu gravo a 8x faço verify e ainda n tive nenhum erro... (Ridisc -R de 8x num Lite-On 1633s)

Gravo ate' vários filmes e tenho vários leitores de DVD k papam bem tudo sem nenhum salto nem perda de qualidade...
 
God_Lx disse:
Eu gravo a 8x faço verify e ainda n tive nenhum erro... (Ridisc -R de 8x num Lite-On 1633s)

Gravo ate' vários filmes e tenho vários leitores de DVD k papam bem tudo sem nenhum salto nem perda de qualidade...

Eu uso Ritek G05 (RECOMPENSA PARA QUEM CONSEGUIR ARRANJAR DATAWRITE YELLOW G04 BTW)... se calhar é por ser alentejano e não querer explorar muito o meu pionner ;) lol
 
Não li a thread toda por isso não sei se já é repetida a informação, mas hoje estive na San Luis (a passat tempo :D) em Braga e vi DVD-RAM à venda de pelo menos duas marcas diferentes (uma delas era Panasonic, a outra não me perguntem); as velocidades julgo que eram 2~3x :/
 
Tafinho disse:
Comentário ignorante de quem sente a necessidade de dizer mal só por dizer.

O comentário é tão ignorante como são as pessoas que mandam uns bitaites para o ar. Há um conjunto de pessoas ignorantes que ainda estão à espera que uma sumidade nos indique o caminho para o paraíso do scroll com dois dedos com os synaptics. Isso e o da igualdade funcional do DVD-RAM comparado com o DVD+RW como dispositivo de acesso aleatório para escrita e leitura, já agora.

PS. para tua informação há pessoas que quando ainda nem sequer sabias o que eram computadores já usavam produtos similares ao dvd-ram's

E como nós devemos aprender com as sumidades, aproveita e corrige esta entrada da wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/DVD-RAM em especial a parte das vantagens.

Comparison

Currently there are three competing formats for rewritable DVDs: DVD-RAM, DVD+RW and DVD-RW.
How to open DVD-RAM cartridge
How to open DVD-RAM cartridge

DVD-RAM is in particular more suitable for data backups and the use in camcorders than DVD±RW.
[edit]

Advantages of DVD-RAM compared to the competing formats

* Long durability of minimum 30 years.
* Can be rewritten > 100,000 times (DVD±RW ca. 1,000 times).
* No DVD burning software required in computers – discs can be used and accessed like a removable hard disk; on MS Windows requires special DVDRAM driver or InCD program.
* Very fast access of smaller files on the disc.
* Automatic hardware verification of written data, no need to run a software verification after the burning finished
* The cartridges make it very hardy (where applicable).
* In DVD recorders DVD-RAM is the only removable medium which allows time shifting.

Type 2 discs do not always come in a case.
[edit]

Disadvantages

* Most DVD recorders do not support DVD-RAM.
* The medium is more expensive than DVD±RW.
* DVD+RW can be written faster than DVD-RAM when writing large amounts of data.
 
Última edição:
Essa de precisar de drivers para ser reconhecida em windows é para rir, o LG do meu irmão é logo reconhecido como drive de dvd-ram, a gravação funciona (já testei com um dvd-ram antigo de 2.6 gb) e não como dvd-+rw e ele tem o windows xp... tu tens alguma drive de dvd-ram para sustentar essa tua afirmação ? Se dizes q é nos windows mais antigos, isso então tb se aplica aos MacOS mais antigos.

p.s.: Laserdiscs ? lolol
 
Última edição:
Rudzer disse:
Será que so a unica pessoa que não prefere gravar a altas velocidades e grava a 4x (mesmo com media boa) e faz verify de tudo?

Não Rudzer, eu tb faço o mesmo, até em cd's n passo dos 16/20x, isto com bons gravadores.
 
blastarr disse:
Essa de precisar de drivers para ser reconhecida em windows é para rir, o LG do meu irmão é logo reconhecido como drive de dvd-ram, a gravação funciona (já testei com um dvd-ram antigo de 2.6 gb) e não como dvd-+rw e ele tem o windows xp... tu tens alguma drive de dvd-ram para sustentar essa tua afirmação ? Se dizes q é nos windows mais antigos, isso então tb se aplica aos MacOS mais antigos.

p.s.: Laserdiscs ? lolol


Sabes ler? Transcrevi uma entrada do wikipedia não sou eu que digo. Eu não preciso de drivers para montar uma dvdram nos sistemas operativos que uso. Na wikipedia eles mencionam que o MS Windows precisa de drivers e não falam tão pouco em Windows XP. Falam de uma forma generica em windows. Se bem me lembro o XP monta dvd-ram's sem drivers mas não posso precisar. Quando aos MacOS, não sei. Não fiz qq menção ao Mac OS mas já que falas nisso parece que no Mac OS X NÃO podes usar dvd-+rw como discos pq não suporta packet writing, apenas leitura UDF 1.5. A meu ver é um ponto negativo do Mac OS X. O Tiger já trará suporte total. Curiosamente o Mac OS 9 suporta packet writing. Isto claro, nativamente. Pode sempre aparecer um 3-party a vender uma solução.

PS. Laserdisc's eram graváveis? Estamos a falar de meios magneto-ópticos. Sim, usei e tento alguns dos primeiros que apareceram, nas NeXT do Steve Jobs, claro.
 
Xpirit disse:
Quando aos MacOS, não sei. Não fiz qq menção ao Mac OS mas já que falas nisso parece que no Mac OS X NÃO podes usar dvd-+rw como discos pq não suporta packet writing, apenas leitura UDF 1.5. A meu ver é um ponto negativo do Mac OS X.

Quem falou em UDF...? A grande vantagem do +RW é não precisar de UDF.

Já usei FAT32 e ext3 em DVD+RW... mas segundo alguns, não podem ser usados como discos rígidos...


Xpirit, nem percebi essa citação da wikipédia...
 
Andr0m3da disse:
vamos la é a discutir com modos...

eu prefiro DVD-RAM, uso exclusivamente para backups

Para Backups diários uso um disco externo. É mais rápido, mais barato e mais fiável. Compatível com tudo o que tenha USB ou Firewire.

Para backups de armazenamento uso DVD+R
 
acho que afirmar de dvd-ram e o futuro e um bocadinho optimista...

principalmente devido a penetração de mercado dos outros standards e aos preços :)
 
Back
Topo