Dúvidas sobre garantias/reparações/substituições

ruymoreira:

Não faço ideia se de facto os fabricantes não estão a aceitar trocas de fontes no entanto a garantia prevista na lei é de 2 anos e esse é o periodo minimo que os fornecedores/fabricantes tem de cumprir se querem vender na UE.

atenção que nao tou a dizer nada contra nem quero criar aqui uma discussão. ;)
 
Há outros produtos/marcas em que o fabricante só dá garantia de 1 ano.
Como estamos em Portugal/UE e cá a garantia é de 2 anos, mtas vezes o RMA sai do bolso do fornecedor ou em último caso do bolso da loja.
Temos pena, mas Lei é Lei e se para vender aceitam o dinheiro, quando dá barraca tb têm de aceitar o resto.

Neste caso particular, nunca ouvi tal coisa sobre as fontes. Uma fonte não é uma bateria de portátil, nem um tinteiro que pode secar.
Em última análise, só mm para fazer a vontade ao vendedor :D, elas não se gastam estando paradas, pois não? Então diz-lhe que só a montaste a semana passada. LOL
Vais lá em pessoa, e dizes que avariou, queres activar a garantia. Se continuar com a conversa pedes o livro de reclamações. Se dp das palavras mágicas já quiserem trocar, aceita a fonte na mm, mas dp pede o livrinho e preenche a queixa. Caso não queiram mm trocar, chamas a PSP e fazes a queixa.
 
Por acaso na factura do meu cpu vem lá k tem apenas um ano de garantia, axei bastante estranho... Na altura disseram k era por ser OEM, isso tem alguma lógica ?
 
quando é que compraste o cpu?

Em termos de garantia ser limitada a 1 ano por parte de alguns fabricantes de facto isso acontece no entanto os fornecedores é q são responsáveis pelo resto da garantia.
 
God_Lx disse:
Por acaso na factura do meu cpu vem lá k tem apenas um ano de garantia, axei bastante estranho... Na altura disseram k era por ser OEM, isso tem alguma lógica ?
Yep, a lógica é que compraste um CPU OEM, ou seja, um CPU que é suposto ser usado pelas lojas na montagem de computadores.
Esses CPU's têm apenas garantia de 1 ano... MAS como as lojas os vendem ao cliente final estes passam automáticamente a ter 2 anos de garantia DADA PELA LOJA! Portanto se isso avariar tens todo o direito de ter um novo oferecido pela loja. :P
Tudo o que se compra na loja actualmente, sem ser os tais produtos de desgaste (baterias, tinteiros, etc) têm SEMPRE no MÍNIMO 2 anos de garantia. Podem ter mais quando dada pelo fabricante.
 
Pois, o CPU é recente... Não sei ao certo de quando mas deve ter uns 8 meses praí... Ou seja, mesmo que eles reclamem pra lá o CPU tem 2 anos de garantia é isso ? (Não que espere k ele dê o berro...)
 
God_Lx disse:
Pois, o CPU é recente... Não sei ao certo de quando mas deve ter uns 8 meses praí... Ou seja, mesmo que eles reclamem pra lá o CPU tem 2 anos de garantia é isso ? (Não que espere k ele dê o berro...)
Por Lei tens direito a 2 anos na loja. Se a ela lhe deram os 2 anos ou apenas 1, isso não tens nada a ver com isso. ;)
 
nuno-candeias...onde te foste meter...eles são conhecidos por esse tipo de atitudes.
refila pois a garantia é de 2 anos (espero que tenhas a factura para ajudar)
 
Pois é. Comprei uma board na Stopocasiao, nas Olaias. Isto no dia 5 de Maio. Dia 22 de Maio avariou. Não arrancava. Não tinha corrente. Fui à loja para fazer o rma. Acontece que o socket tinha 2 ou 3 pins meio dobrados. Deve ter sido do Ninja. Quiseram logo atribuir a culpa a isso. Rebati e disse que lá por ter pins dobrados, não é motivo para deixar de ter corrente. Quando muito apitava, ou arrancava mas não fazia post. Acho eu. Lá fizeram o rma a muito custo. Passaram-se quase 2 meses e ainda não veio. Como é óbvio acabei por comprar outra board. O computador é um instrumento de trabalho. Durante este tempo, liguei para lá semanalmente e, a resposta era sempre a mesma "na próxima semana". De acordo com o Dec. Lei 67/2003, tenho direito à reparação dentro de um prazo razoável) ou substituição da coisa. Apenas quero que me atribuam um nota de crédito. Sou profissional liberal e necessito do computador para trabalhar.
Quinta-feira vão-me dar uma resposta. Já começo a ficar farto e estou a pensar apresentar queixa na DECO.
 
pinos tortos no LGA.....só tem garantia se a marca aceitar o rma......não se enquadra no âmbito da garantia contra defeitos de fabrico
provavelmente tiveram k enviar para a asus e aguardam resposta
sabes k material com danos ou marcas de queimaduras é sempre um sarilho para fazer rma

boa sorte com isso
 
Assunto resolvido. Na 3ª feira liguei para lá e citei alguns artigos do Dec. Lei 67/2003. Pediram para voltar a ligar hoje. Liguei e a board já lá estava. No entanto, como comprei outra, pedi para me fazerem uma nota de crédito. Não houve problemas. A conversar é que nos entendemos.
 
E sobre pc's montados pelas lojas?tenho garantia dos produtos mexendo no interior do mesmo?o selo é legal?

Cumps

Perdes a garantia especial dada pela loja, tipo a "garantia vitalicia" dada pela *****, que pelo que ouvi dizer é tão vitalicia que não queriam trocar as peças ainda em garantia de fabricante aos clientes...

Resumindo, não é Ilegal, no entanto a quebra do selo não invalida a garantia dos componentes, já que essa garantia é dada pelo fabricante. E a loja que te disser o contrário, pede o livro de reclamações, fazes a reclamação e dp obriga-los a efectuar a troca/rma que é para isso que lá estão, não é só para venderem. ;)
 
Boas!

Tenho uma questão relacionada com garantias de material informático.
Pelo que sei, se um determinado artigo for para RMA, por avaria, e caso seja confirmada a legitimidade de acionamento da garantia, o vendedor terá de:
- Reparar o artigo, caso seja possível a sua reparação;
- Trocar por um artigo igual (marca, modelo, versão), no caso da reparação não ser possível;
- Trocar por um artigo equivalente ou superior, caso o artigo a ser substituído seja descontinuado;
- Devolução do dinheiro da compra, caso não seja possível substituír o artigo avariado.

Posso estar errado em alguma coisa, caso esteja, agradecia que me corrigissem...
A minha questão é:
Caso um artigo (avariado) a substituir esteja descontinuado, o vendedor poderá escolher um artigo "equivalente", à sua vontade, mesmo que superior nas especificações, sem que nós, clientes, possamos ter uma palavra a dizer?
Se, por exemplo, eu compro um artigo da marca A, modelo 1, ou seja, o artigo A1, deverei aceitar sem reclamar, um produto marca C, modelo 1, mesmo que se diga superior? Não me deveriam entregar um produto da marca A, eventualmente, do modelo 2, ou mesmo o modelo 1.1?
Obrigado!
 
k

Falando em 2 anos de garantia ou 1 ano de garantia .... á certos produtos que so tem 1 ano de grantia por parte do fabricante!! nomeadamente os leitores de MP3 da Creative. neste caso as lojas de informática ficam de maos atadas aquando um cliente esige 2 anos.. é impossivel dar esses 2 anos .. tá bem esplicito na pagina da creative PT .. Que dizem disto .. que diz isto diz mts coisas...
 
Falando em 2 anos de garantia ou 1 ano de garantia .... á certos produtos que so tem 1 ano de grantia por parte do fabricante!! nomeadamente os leitores de MP3 da Creative. neste caso as lojas de informática ficam de maos atadas aquando um cliente esige 2 anos.. é impossivel dar esses 2 anos .. tá bem esplicito na pagina da creative PT .. Que dizem disto .. que diz isto diz mts coisas...

Em última análise, sem falar nos possíveis intermediários, as lojas só vendem se quiserem, ninguém as obriga.
Se sempre quiserem vender, dentro da UE terão de dar os 2 anos de garantia ao cliente final e acabou. Não há sequer margem para dúvidas.
 
Aos entendidos, uma opinião:

no dia 12 de Fevereiro, comprei numa loja de informática, um carregador Universal, daqueles grandes que fazem um barulhão deve ter ventoinha pois vai até 6Amperes.
Durante um mês funcionou tudo bem, curiosamente no dia 12 de Março, ao pôr ao ligar a saida do carregador ao Portatil, Puff..deve ter feito curto circuito, do nada fez um barulho e começou a cheirar a queimado, nunca mais funcionou. tive sorte de não queimar a Motherboard do portátil.
eles deram como tempo de entrega de um novo, um mês..ja la vão 4 meses dizem que existe ruptura de stock, mas estão lá uns para venda?!
Vou la amanha ou 2ªfeira, que direitos tenho?

Obrigado e desculpem o testamento..
 
Só espero que tenhas melhor sorte k eu pois após mandar ao meu portátil para reparaçao (em garantia) por duas vezes por causa do mm problema e demorar entre 2 a 3 meses pa reparaçao, ainda tinha k se queimar o gravador de DVD's mm no final da garantia...devo dizer que demorou 1 ANO para ter a minha situação resolvida...eu pedia notas de credito, tudo e mais alguma coisa e nada...

no teu caso, nem sei bem o k dizer...mas axo k deves apertar-lhes os respectivos e dizeres que ou o material aparece ou keres uma nota de crédito...até pk eles deviam e devem ter o material reparado no prazo máximo de 2 meses (se não estou em erro é o praticado neste momento) ou então exiges a substituiçao do bem adquirido...caso isso não aconteça, se fosse comigo, ia direitinho á DECO...
 
Back
Topo