dSLR+Lente - orçamento 2000€ | o que compravam?

A fuji S5 é essencialmente uma d200 com um sensor (e electronica associada) diferente. Em relação a ela, perde um pouco em resolução (real) e velocidade de disparo continuo, mas em troca oferece um alcance dinamico superior a qualquer outra digital.

Desculpem a intromissão, mas o que o SideWalker escreveu caracteriza de forma simples exacta e rigorosa a S5. É isso mesmo!
 
A D200 já oferece velocidades que para a maioria das pessoas são inúteis. Pouca gente usa disparo continuo. Diria mesmo que a grande maioria das fotos que toda a gente tira, são paisagens, e nessas o sensor da S5 é uma grande vantagem.
 
Formulei mal a frase. A maioria das pessoas tiram principalmente fotos a paisagens.

Normalmente isto só não acontece com raras excepções de quem gosta mesmo muito de um género fotográfico, ou quem usa a máquina para fins profissionais/artísticos.
 
Boas Pessoal

Mantive-me afastado da thread propositadamente para não influenciar opiniões. Agora que vocês já opinaram bastante sobre o assunto quero agradecer a todos os que participaram.

Entretanto, há desenvolvimentos que gostava de discutir convosco. De facto eu estava para adquirir uma D80 ou uma 40D como por diversas vezes cheguei a discutir convosco. Entretanto surgiu uma boa oportunidade de negócio e gostava de recolher a vossa opinião.

Tenho hipótese de adquirir a Nikon D70s por 350€. O que faço? Fico com a máquina? Dadas as minhas necessidades para grandes formatos (cartazes, outdoors) serão os 6MP suficientes? Acredito que sim porque há uns anos também se faziam outdoors e cartazes com fotos de máquinas que tinham bem menos MP. Já trabalhei com a D70s e adorei a ergonomia da máquina de facto.

Contudo, é uma decisão dificil, porque com o dobro do € compro uma D80 nova com garantia. Enfim, estou numa espécie de dilema e gostaria de ouvir a vossa opinião para me ajudar a decidir.

As vossas opiniões são bem vindas. Com orçamento que tenho poderia investir depois em lentes boas que é aquilo que mais importa, sei lá...digam coisas:002:

Cumps a todos
 
eu sou dos que tem d70s e acho q compensa se for pouca dif a troca para d80 agora se não vais usar iso 1600 constantemente a d70s é sem duvida optima aposta. eu tenho uma e também irei vender por esse preço!

a máquina com uma bela curva então fica soberba a diferença de ergonomia para a d80 não altera muito.

Com o resto do €€ eu comprava sem duvida tamron 17-50, sigma 10-20, flash sb-800 e pensava num tele-zoom tipo sigma 70-200
 
eu sou dos que tem d70s e acho q compensa se for pouca dif a troca para d80 agora se não vais usar iso 1600 constantemente a d70s é sem duvida optima aposta. eu tenho uma e também irei vender por esse preço!

a máquina com uma bela curva então fica soberba a diferença de ergonomia para a d80 não altera muito.

Com o resto do €€ eu comprava sem duvida tamron 17-50, sigma 10-20, flash sb-800 e pensava num tele-zoom tipo sigma 70-200

Não sou apologista de grandes ISO...sei que a D70S a partir de ISO800 tem problemas de ruído. Mas acho que consigo viver com isso. Obrigado pela opinião Jamiro, é sempre bom ouvir a opinião de pessoal que tem a máquina em questão.

Cumps, gostava de mais opiniões:p
 
quanto a esse ruido acima de iso800 também depende muito de como se usa a máquina! existem bastantes fotos q tenho tirada com vidro de topo e excelente definição a iso 1600/1250 q nem dás conta do ruido (dar.. dás.. mas nota-se bastante menos q o habitual)
 
Muito sinceramente entre a D70s e a D80 acho que o salto não vale a pena dar mais do dobro do dinheiro..

Aquilo que a D80 tem que realmente é melhor é ter mais pontos de focagem, um viewfinder maior, um LCD maior e o histograma RGB, além de alguns controlos extra que a D80 tem e a D70s não, mas nada de muito importante..

Quanto ao ruído, as grandes diferenças são ao nível do processamento que é dado à imagem e não ao nível daquilo que o sensor é capaz. Porque a D40 por exemplo, usa o mesmíssimo sensor da D70s e é tida por muitos como uma máquina com um high ISO melhor do que a D80..

Por isso, o que há a fazer quando se tem que usar ISO's acima de 800 é disparar em RAW de forma a evitar os processamentos da máquina e depois passar as imagens pelo Noise Ninja, ou pelo Neat Image...



Quanto a impressões, é preciso ver que quando se imprime cartazes se parte do principio que não são para ser vistos muito de perto.. E por isso usa-se DPI's muito mais baixos.. É que para impressões de cartazes de qualidade de topo, nem a D70, nem a D80 são adequadas, o que se usa é máquinas de médio formato com 20 e tal ou 30 e tal megapixels. Se é para impressões normais, com qualidade típica de cartaz, qualquer uma delas acaba por ser quase a mesma coisa.

Até porque a resolução real de uma máquina não tem uma relação linear com os megapixels.. Da D70S para a D80 como passamos de 6 para 10 Megapixels somos levados a pensar que há 66,66% mais resolução... ERRADO.. A D80 produz imagens com 3870 colunas por 2590 linhas.. E a D70s produz imagens com 3000 colunas por 2000 linhas. Ou seja, o aumento teórico na resolução é de apenas 29%..

Mas a resolução real nem sequer aumenta tanto, porque quanto mais pixels há, mais pequenos se tornam e como tal captam menos informação "per pixel", além disso as lentes começam a ser um factor limitativo, etc.. etc.. E pegando nos testes do DPREVIEW chegamos à conclusão que a D80 é capaz de resolver 2300 LPH's (lines per picture height), e a D70s é capaz de resolver 1850 LPH's.. Ou seja, no final o aumento da resolução REAL é de 24%.. É um bocado, mas numa foto depois de impressa duvido que faça alguma diferença visível.. Ao contrario do que a diferença de 66% no numero de pixels faz supor..


E a diferença de preço entre a D70s e uma D80 permite-te comprar melhores lentes e um flash de qualidade por exemplo, que isso sim, fará uma diferença bem visível...
 
quanto a esse ruido acima de iso800 também depende muito de como se usa a máquina! existem bastantes fotos q tenho tirada com vidro de topo e excelente definição a iso 1600/1250 q nem dás conta do ruido (dar.. dás.. mas nota-se bastante menos q o habitual)


Muito sinceramente entre a D70s e a D80 acho que o salto não vale a pena dar mais do dobro do dinheiro..

Aquilo que a D80 tem que realmente é melhor é ter mais pontos de focagem, um viewfinder maior, um LCD maior e o histograma RGB, além de alguns controlos extra que a D80 tem e a D70s não, mas nada de muito importante..

Quanto ao ruído, as grandes diferenças são ao nível do processamento que é dado à imagem e não ao nível daquilo que o sensor é capaz. Porque a D40 por exemplo, usa o mesmíssimo sensor da D70s e é tida por muitos como uma máquina com um high ISO melhor do que a D80..

Por isso, o que há a fazer quando se tem que usar ISO's acima de 800 é disparar em RAW de forma a evitar os processamentos da máquina e depois passar as imagens pelo Noise Ninja, ou pelo Neat Image...



Quanto a impressões, é preciso ver que quando se imprime cartazes se parte do principio que não são para ser vistos muito de perto.. E por isso usa-se DPI's muito mais baixos.. É que para impressões de cartazes de qualidade de topo, nem a D70, nem a D80 são adequadas, o que se usa é máquinas de médio formato com 20 e tal ou 30 e tal megapixels. Se é para impressões normais, com qualidade típica de cartaz, qualquer uma delas acaba por ser quase a mesma coisa.

Até porque a resolução real de uma máquina não tem uma relação linear com os megapixels.. Da D70S para a D80 como passamos de 6 para 10 Megapixels somos levados a pensar que há 66,66% mais resolução... ERRADO.. A D80 produz imagens com 3870 colunas por 2590 linhas.. E a D70s produz imagens com 3000 colunas por 2000 linhas. Ou seja, o aumento teórico na resolução é de apenas 29%..

Mas a resolução real nem sequer aumenta tanto, porque quanto mais pixels há, mais pequenos se tornam e como tal captam menos informação "per pixel", além disso as lentes começam a ser um factor limitativo, etc.. etc.. E pegando nos testes do DPREVIEW chegamos à conclusão que a D80 é capaz de resolver 2300 LPH's (lines per picture height), e a D70s é capaz de resolver 1850 LPH's.. Ou seja, no final o aumento da resolução REAL é de 24%.. É um bocado, mas numa foto depois de impressa duvido que faça alguma diferença visível.. Ao contrario do que a diferença de 66% no numero de pixels faz supor..


E a diferença de preço entre a D70s e uma D80 permite-te comprar melhores lentes e um flash de qualidade por exemplo, que isso sim, fará uma diferença bem visível...

Obrigado pessoal. Estou inteiramente de acordo com tudo o que disseram. Acho que a questão dos MP é irrelevante. Ok, teria mais ~25% de resolução de facto e mais algumas coisas com uma D80 mas não será isso que me vai limitar. Acho que, e falando nas máquinas em questão, o que poderá limitar em determinadas situações não vão ser as máquinas mas sim a luz e o motivo, isso é que importa. Mais importante que a máquina é o fotografo que a segura e a usa para captar com alma a essência do momento.

Por tudo isto, comprei a Nikon D70s:009:

Espero não me arrepender. Agora...bem, agora venham as lentes que é o que realmente importa:004: E para começar acho que vou adquirir uma Tamron f2.8 17-50. O resto do orçamento vou, para já, guardar e investir à medida que precisar realmente das lentes/acessórios.

Podem dar opiniões, são sempre bem vindas:p

Cumps e obrigado a todos
 
O mundano tem exactamente essa combinação, ele poderá dar mais feedback do qualquer outra pessoa.

Acho que é um bom set up para começar, embora com esse dinheiro todo eu talvez tivesse cometido a loucura de ter ido para a 17-55 2.8, mas de facto uma lente profissional para começar talvez não seja a melhor opção. Por outro lado se vais utilizar o material por motivos profissionais talvez não fosse má ideia gastar mais uns euros.
 
O mundano tem exactamente essa combinação, ele poderá dar mais feedback do qualquer outra pessoa.

Acho que é um bom set up para começar, embora com esse dinheiro todo eu talvez tivesse cometido a loucura de ter ido para a 17-55 2.8, mas de facto uma lente profissional para começar talvez não seja a melhor opção. Por outro lado se vais utilizar o material por motivos profissionais talvez não fosse má ideia gastar mais uns euros.

humm

se pesquisares um pouco a diferença entre a nikkor e a tamron prende-se muito no material q é construído e peso das mesmas pois em qualidade não se vai perder muito. Ao comprar a tamron o orçamente abre mais oportunidades para ter um maior leque de lentes q teria se comprasse a nikkor q futuramente pode ser uma opção!
 
O mundano tem exactamente essa combinação, ele poderá dar mais feedback do qualquer outra pessoa.

Acho que é um bom set up para começar, embora com esse dinheiro todo eu talvez tivesse cometido a loucura de ter ido para a 17-55 2.8, mas de facto uma lente profissional para começar talvez não seja a melhor opção. Por outro lado se vais utilizar o material por motivos profissionais talvez não fosse má ideia gastar mais uns euros.

humm

se pesquisares um pouco a diferença entre a nikkor e a tamron prende-se muito no material q é construído e peso das mesmas pois em qualidade não se vai perder muito. Ao comprar a tamron o orçamente abre mais oportunidades para ter um maior leque de lentes q teria se comprasse a nikkor q futuramente pode ser uma opção!

Concordo com o Jamiro...ainda não encomendei lentes, estou aberto a todas as possibilidades, embora esteja francamente inclinado para a aquisição da Tamron. Acho que a nikkor, pelo que andei a ler na net, não compensa realmente o investimento, a diferença de custo (3x Mais) não se vai reflectir na qualidade global. Ok, é uma lente profissional que deve ter uma construção fantástica, mas 1200 e tal euros ainda é bastante puxadote. Claro que em termos de EGO ter uma lente dessas deve ser muito bom, eheh

Contudo, e vendo bem as coisas, com esse € compro uma boa tele e, por exemplo, flash e grip. Ainda não sei muito bem como vou investir o €. Não sei até que ponto uma tele-objectiva me vai fazer falta, daí estar a pensar em guardar o € e depois ver as reais necessidades que vou ter.

Já agora, e uma vez que o Mundano tem o set que eu, em principio, também vou ter, gostava realmente de ouvir a opinião dele. À partida, e uma vez que tem vindo a utilizar esse set, saberá muito bem as potencialidades e limitações do mesmo.

Obrigado pelas opiniões a ambos,
Cumps
 
epá eu posso-te te ja adientar q a d70s + tamron 17-50 2.8 é excelente.. é um 'kit' já usei mais que várias vezes com e sem flash externo e posso dizer q é uma mistura muito boa!! ;)

tem um detalhe soberbo e a funcionar com flash é uma maravilha mesmo!
 
epá eu posso-te te ja adientar q a d70s + tamron 17-50 2.8 é excelente.. é um 'kit' já usei mais que várias vezes com e sem flash externo e posso dizer q é uma mistura muito boa!! ;)

tem um detalhe soberbo e a funcionar com flash é uma maravilha mesmo!

É bom saber disso:002: Em principio vai ser mesmo esse kit...para começar. Mas sabes, por acaso não sou mesmo nada apologista de fotos com flash. E por acaso é aí que reside uma incógnita relativamente à lente para mim. Ela porta-se bem em situações de low-light sem flash? Tendo uma abertura de 2.8, teoricamente será uma boa lente para esse tipo de fotografia. Mas já li vários artigos que afirmam que em situações de low light com f/2.8 a lente não é propriamente brilhante. Se me pudessem esclarecer esta questão agradecia. Nada melhor do que ouvir a opinião de pessoal que já utilizou in-loco o kit, eheh.

Thks again,
Cumps
 
eu usei flash com ela.. assim fotos sem luz só com ela não recordo.. é q são tantos gigas q n sei mesmo :(

mas o flash se for bem usado e bater no tecto e assim sem ser directo é outra coisa e o recorte impecável!

Se quisers manda mail q posso mostrar-te alguns exemplos q cá tenho.
 
Acho que isso que leste sobre a performance da lente com pouca luz é só porque não é das mais rápidas a focar, e claro, ao ficar mais escuro ainda mais dificuldade terá em " lockar " foco. Também depende do corpo que está a ser usado. No entanto não deixa de ser 2.8, claro.
 
Boas Pessoal

Já tenho aqui o corpo da D70s há uns dias:x2:

Agora chegou a vez de comprar lente e acessórios, vou encomendar amanhã na digiwowo. Mas queria alguns conselhos acerca dos acessórios. A lente vai ser a Tamron 17-50 f/2.8.

Queria dicas para:

- cartão de memória
- mochila/saco de transporte

Se possível aconselhem mesmo da digiwowo porque é lá que vou comprar. Relativamente aos cartões estou "out" e não sei o que será mais importante, para alem do tamanho. Se me pudessem aconselhar algum agradecia.

Cumps, brigado desde já
 
http://www.*****.de/product_info.ph.../5128?osCsid=8ec0887ea9b804abf7f1a34134090d17

ou aconselho-te a ver na ***** os twinmos ultra-x 2gb
ficam mais baratos e são bastante bons

mochila compra em loja. nd como ter a mala na mão e ver o espaço e ver como nos fica
 
Obrigado Adolfo Dias

Já mandei um email a ver se eles têm esse cartão e a lente em stock. Se tiverem amanhã já faço a encomenda.

Se encomendar isso amanhã de manhã será que está cá na sexta?

Cumps, thks
 
Back
Topo