Double Layer em PT?

Tafinho disse:
Então se não sabes, nem queres saber, mais vale ficares calado

Parece-me que é isso que tu gostas que aconteça mas, desculpa lá qualquer coisinha, não é isso que vai acontecer.

Mas já que gostaste taaaaanto de ir ao videohelp
Eu gosto, tu não? É assim tão repugnante? Nem sei como te decidiste a descer do pedestal e foste até la...

ver que aparelhos não funcionam, podias ter dito também as estatísticas gerais, para o resto do mundo saber do que se está a falar...

E nisso, são muito claros...

Nah, não me digas que agora é que decidiste simplificar as coisas? Talvez porque agora te interessa... Não, não é claro. Como muito provavelmente, uma boa parte dos resultados negativos, em relação ao DVD+R, não terá chegado a ser feita com recurso à alteração do "booktype", os resultados em relação a DVD+R (e DVD+RW, já agora) não podem ser lidos como tu, muito simplisticamente, fizeste. Vá lá, Tafinho, podes fazer melhor. Esforça-te, homem.

Já chega para ti?

Se é só isto que consegues fazer, receio bem que não.

PS. para que todos os valores estejam disponíveis, o funcionamento dos -/+ RW é exactamente igual, e igual a 27%.

Choque, horror! Como, é isto possível? Então e os comprimentos de onda? As reflectividades? A semelhanças quase totais com os DVD-ROM? Estou espantado!

Mas para piorar as coisas, bastaria haver alguns +RW com "booktype" alterado para DVD-ROM, para os +RW serem mais compatíveis que os -RW.

Já chega para ti?
 
johnzap disse:
os resultados em relação a DVD+R (e DVD+RW, já agora) não podem ser lidos como tu,

Como tu não sabes se sim ou se não, nem eu, ninguém pode fazer essa leitura.

O que se sabe é que uns funcionaram e outros não.
E não é com mais Hacks ou menos Hacks que a coisa vai ao sítio.

johnzap disse:
Mas para piorar as coisas, bastaria haver alguns +RW com "booktype" alterado para DVD-ROM, para os +RW serem mais compatíveis que os -RW.

Como tu não sabes, nem eu , nada se pode dizer. Chama-se a isso especulação.
A razão provalvel para que isso aconteça é bastante menos rebuscada que o booktype, uma vez que se os leitores estão à espera de DVD-rom, não estão à espera de DVD+RW NEM DE DVD-RW., pois os booktypes são diferentes.

Mas achei curioso o facto de nem sequer teres comentado o facto da taxa de falhas do CD-RW ser igual à taxa de falhas do DVD-R...
 
vá já agora deixem-me dar a minha opinião poruqe me interessa muito o assunto; 1º tenho que dizer que tenho um pioneer 106 , o primeiro da marca com DVD±RW

se fosse agora a comprar...

-se não me fosse fundamental , esperava para poisarem as areias do Double Layer

-se tivesse MESMO que comprar:
-juntava mais um dinheirito para comprar um double layer , por muito mau que seja no futuro(imperfeições nas especificacoes etc) sempre dava para gravar double layer
-ou esperava amis um pouco(1-2meses) mas nao tanto como no 1º caso , para mais marcas entrarem nos DL's e para ser mais baratito :D

em relação a discussao em questao , uso sempre DVD-R , porque e mais barato(com pouco dinheiro ja se consegue qualidade razoavel)

agora vou dar a minha opiniao baseado no que leio e ouço(não são dogmas!):
-o dvd+r é mais fiável , devido à maior quantidade bits de paridade
-o dvd+r é mais incompatível(ler acima pois axo que nem rgavei ainda nenhum)
-há mais lixo no DVD-R , há mais marcas de qualidade duvidosa ; no DVD-R há de tudo , no DVD+R é um "clube" mais restrito
[\END]

agora em relação ao "emular" tipos de DVD's(atraves dos booktypes) nem sequer estou minimamente informado com base em outros , portanto nem vou opinar,embora não esteja muito inclinado para isso pois como já disse os +R são + caros ( deve saer daqui que vem o + :x2: )

agora não me flamem por "desabafar" acerca deste mundo \o/

PS: VENHAM OS DL \o/ (para as minhas capturas de tv RULAM :D )
 
Discussão mais fútil e aparvalhada.... Em primeiro lugar, em PT usa-se -R pelo simples facto que é o mais compativel; é mais compativel e mais nada, mudar o booktype é o mesmo que dizer que o DL não serve para puto, visto que a maior vantagem que tem é dispensar que a malta tenha de aprender a ripar e tratar os DVDs. O formato +R... marcas existem aos pontapés, fracas e boas, tal qual o -R e o preço mais elevado destes explica-se pela fraca adesão das pessoas em PT. Se o +R é melhor ou pior... desculpem lá, mas baseiam-se em que!??! Publicidade?!!? Testes da treta?!?! Existem marcas e marcas, e só o tempo dirá qual a verdadeira qualidade de um formato ou outro. Acho que deveriam parar com este achincalhar de opiniões, comprimento de onda.... reflectividade... Mas que raio tem isto haver com o DL?!?! Afinal só existe +R e ponto final. Para quem tem um gravador, não acredito que compre um DL, se o faz é um despesista, visto que nem existe DVDs em PT e na alemanha um pack de 5 Philips fica nos 59€. E também estou á espera para ver como se portam os leitores de sala a ler os ditos, pois se já empancam com os +R (não venham com o alterar o booktype, afinal isto é gravar e mais nada) como será com os DL+R... Enfim, para quem não tem gravador, que compre um mas não pense em DL, pois se se portarem como os Primeiros Multiformatos (tirando o Pioneer) mais vale ficarem quietos
 
Cada formato adapta-se a cada utilização. Eu uso mais -R.

Por enquanto o media DL funciona bem em leitores de sala, basta irem a qq forum dedicado ao assunto e vêm testes bem sucedidos em vários leitores. Claro que existem sempre alguns problemas, mas são poucos.
 
Apoiantes do -R (e não só): olhem que a mudança do "booktype" nos +R, +RW ou +R DL, não é nenhuma actividade arcana que necessita de grandes complicações. Como usam predominantemente o -R, penso que não estejam tão informados sobre o assunto, o que é perfeitamente compreensível.

Há muitas ferramentas que o permitem, dependendo um pouco (ou não) do fabricante, pelo que podemos ter pequenos utilitários que o fazem e que funcionam muito simplesmente através da selecção do booktype pretendido e de seguida dá-se início à gravação. Extremamente simples, podem crer. Afinal trata-se apenas da alteração da identificação do formato, ajudando os leitores mais antigos (não me digam que leitores relativamente recentes não lêm tanto -R como +R) a aceitar um disco para o qual o firmware, por ser antigo, não estaria à espera. Aliás, se o leitor for minimamente suportado até deveria ter actualizações de firmware para suportar os +R(W).

Mas para aumentar ainda mais a simplicidade do processo, dêm uma olhadela à última versão do NERO. Eu costumo usar o NERO EXPRESS pois já tem os parâmetros adequados sem precisar de grandes complicações. Quando estiverem no ecran em que dão a ordem de início de gravação e se forem ao botão de "More..." (ou algo parecido), vão verificar que está lá uma opção de "Booktype" (ou algo parecido; não tenho aqui o programa para verificar o nome). Tão simples como isso, seleccionam ou não e já está. Se isto é um "Hack", ou se isto é complicado eu "vou ali e já venho". Não é um "hack", é uma capacidade do formato que muitos fabricantes permitem e encorajam.

Nota: desconheço se esta opção está disponível em todos os gravadores ou só naqueles em que o firmware permite. É sabido que alguns gravadores, especialmente dos proponentes do -R, não têm esta capacidade no firmware. Todavia nada que firmwares alternativos não costumem resolver...
 
Tafinho disse:
Como tu não sabes se sim ou se não, nem eu, ninguém pode fazer essa leitura.

O que se sabe é que uns funcionaram e outros não.

Uma coisa sabemos: há mesmo leitores que não pegam em -R, nem os apoiantes do -R conseguem dizer que o formato é suportado em todos os leitores. E se não dá, não dá mesmo.

Já em relação ao +R tens a possibilidade de alteração do "booktype" o que tem boas chances de funcionar. Não é muito dificil imaginar, até pelo grau de desconhecimento em relação a esta possibilidade (até evidenciada já nesta "thread") que muito pessoal grava um +R, testa e diz que não dá. Como exemplo tens este modelo, Apex AD-1010W, que é listado como não suportando +R, mas afinal se fores ler os comentários constatas que outro pessoal diz que funciona e que quem diz que não funciona só testou com um disco e nada mais. Portanto podes deduzir este leitor da lista dos que não funcionam. Facilmente se conclui que mais haveria para abater e que no final a quantidade daquilo que não funciona é bem mais pequena do que aparenta.

E não é com mais Hacks ou menos Hacks que a coisa vai ao sítio.

"Hacks"? Isso é suposto ser uma piada? Esses supostos "hacks" são fornecidos pelos fabricantes e até na última versão do Nero. Hacks? :lol:

Como tu não sabes, nem eu , nada se pode dizer. Chama-se a isso especulação.
Penso que se pode mais chamar "lei das probabilidades". Probabilidades de que mais leitores aceitem +R após a alteração do "booktype".

A razão provalvel para que isso aconteça é bastante menos rebuscada que o booktype, uma vez que se os leitores estão à espera de DVD-rom, não estão à espera de DVD+RW NEM DE DVD-RW., pois os booktypes são diferentes.

Uh??? Então se estão à espera de DVD-ROM, se colocas um disco +RW com booktype alterado para DVD-ROM? Não aumenta as probabilidades de funcionar?

Mas achei curioso o facto de nem sequer teres comentado o facto da taxa de falhas do CD-RW ser igual à taxa de falhas do DVD-R...
Tem havido tanta coisa curiosa nesta discussão... Como por exemplo, o facto curioso de haver quem tome à letra as percentagens apresentadas no videohelp... Que como já mostrei acima com o exemplo daquele leitor, não fazem sentido. Sentido fará verificar caso a caso.
 
Graças ao meu amigo [BMF] da cdrw.co.pt ja aqui tenho dois DL para exprimentar. Logo ja vos digo qualquer coisa.

DL.jpg
 
johnzap disse:
Como usam predominantemente o -R, penso que não estejam tão informados sobre o assunto, o que é perfeitamente compreensível.
Não estou informado, nem preciso de estar... Se o meu NEC 2500A grava -R que custam 0.89 euros cada com caixa a 8x, não preciso de +R para nada, nem sequer preciso de estar informado... Isto é tudo o que preciso de saber. :x2:
 
Savage disse:
Não estou informado, nem preciso de estar... Se o meu NEC 2500A grava -R que custam 0.89 euros cada com caixa a 8x, não preciso de +R para nada, nem sequer preciso de estar informado... Isto é tudo o que preciso de saber. :x2:

exactamente , 100% de acordo. Só não estou informado poruqe NUNCA houve essa necessidade...agora com os +DL se calhar vai dar jeito estar informado :D
 
johnzap disse:
Como exemplo tens este modelo, Apex AD-1010W, que é listado como não suportando +R, mas afinal se fores ler os comentários constatas que outro pessoal diz que funciona e que quem diz que não funciona só testou com um disco e nada mais. Portanto podes deduzir este leitor da lista dos que não funcionam. Facilmente se conclui que mais haveria para abater e que no final a quantidade daquilo que não funciona é bem mais pequena do que aparenta.


Tens noção que TODOS os leitores que têm o logo do DVD-Video têm necessáriamente que ler DVD-r, pois só assim estão autorizados a usar aquele logo...?
 
Savage disse:
Não estou informado, nem preciso de estar... Se o meu NEC 2500A grava -R que custam 0.89 euros cada com caixa a 8x, não preciso de +R para nada, nem sequer preciso de estar informado... Isto é tudo o que preciso de saber. :x2:

Vê lá onde alguém disse que precisavas de estar informado... Encontrás-te? Pois, parece-me que não... :lol: Cada qual informa-se sobre aquilo que lhe interessa, ou aquilo a que é obrigado. Agora não pode é não saber nada sobre o assunto e vir para aqui mandar bitates (não me estou especificamente a referir a ti).
 
Última edição:
Tafinho disse:
Tens noção que TODOS os leitores que têm o logo do DVD-Video têm necessáriamente que ler DVD-r, pois só assim estão autorizados a usar aquele logo...?

Sim? Não sabia. Presumo então que no caso de um leitor ter o logo e não ler DVD-R, alguém vai puxar as orelhas ao fabricante? Se calhar é como os leitores que supostamente deviam ter regiões e afinal é uma balda de todo o tamanho. Entretanto o que é que isso acrescenta à conversa? Parece-me que estás a chutar para canto. Como tem sido teu hábito, aliás.

Vá lá, custa assim tanto concordar que provavelmente (até te deixo usar o termo "provavelmente" ou até "possivelmente", o que preferires) um DVD +R com o "booktype" alterado para DVD-ROM é mais aceite por leitores DVD de mesa do que um DVD -R? Vá lá, não custa nada. :lol:
 
johnzap disse:
Agora não pode é não saber nada sobre o assunto e vir para aqui mandar bitates.

Fazes o mesmo, tás para aí a falar...

Procura o logo nesses leitores... não é por se chamar leitor de DVD que respeita o standart.

Só podem usar esse logo os leitores que FORAM TESTADOS para cumprir o STRANDART.
O dvd+r não é um standart.
 
Tafinho disse:
Fazes o mesmo, tás para aí a falar...

Olha, olha, para o tafinho, a meter-se na conversa. Picás-te-te, foi? Vai ao médico que isso passa.

Até agora ainda só disse que os DVD +R quando alterados para DVD-ROM são mais compatíveis que os DVD -R. Quem tiver dados concretos que rebatam esta afirmação que se chegue à frente. Se não tiver, pode dizer que acha que não, tal como eu acho que acho que sim. E pronto, ficamos todos muito contentes.

Procura o logo nesses leitores... não é por se chamar leitor de DVD que respeita o standart.

Outro corte para canto? Mas o que é que isso me interessa? Não será mais algo para os fabricantes se preocuparem? De qualquer modo se lê um DVD é um leitor de DVDs. Ou agora o Tafinho apresta-se para arranjar outra designação para estes aparelhos?

O dvd+r não é um standart.
Pois não, mas vê lá a chatice que é potencialmente mais suportado pelos leitores de DVD de mesa, quer os que são quer os que não são aprovados pelo Tafinho. Tens de ir dar tau-tau aos malandros que não cumprem os standards.

Por outro lado se o +R tem regras escritas e o material tem de cumprir determinadas especificações para ser certificado, não sei o que será isto senão um standard.
 
johnzap disse:
Por outro lado se o +R tem regras escritas e o material tem de cumprir determinadas especificações para ser certificado, não sei o que será isto senão um standard.

O facto de ter uma especificação e um conjunto de regras não faz de algo um standart.
A net tá cheia de regras e nem por isso são standarts.

Os standarts para DVD são definidos pelo DVD Forum, assim como os standarts da internet são definidos pela w3c e pela IEEE. A IETF faz um conjunto de regras que a comunidade gosta de seguir, mas não faz disso standarts.

Porque é que os standarts do DVD só podem ser difinidos pelo DVD Forum? Simples, porque é esse DVD Forum que detem a propriedade do formato.
 
Tafinho disse:
O facto de ter uma especificação e um conjunto de regras não faz de algo um standart.
A net tá cheia de regras e nem por isso são standarts.

Os standarts para DVD são definidos pelo DVD Forum, assim como os standarts da internet são definidos pela w3c e pela IEEE. A IETF faz um conjunto de regras que a comunidade gosta de seguir, mas não faz disso standarts.

Porque é que os standarts do DVD só podem ser difinidos pelo DVD Forum? Simples, porque é esse DVD Forum que detem a propriedade do formato.

Fixe. Grande novidade. Que o +R não é um standard do DVD Forum, parece que já sabia. Agora o que não sabia é que só o DVD Forum pode criar standards. A Philips (e outros?) criaram o standard DVD+RW que vá-se lá saber como ou porquê, é mais suportado pelos leitores de DVD de mesa. O DVD Forum lá foi esperniando mas agora já têm de criar gravadores Dual e os leitores de mesa que lançam aceitam DVD+R. É assim a modos que um "Tafinho não-standard" que vai tendo algum sucesso.

Diz-me lá uma coisa. Mas tens alguma coisa contra o formato +R? Não gostas dos proponentes? Gostas mais do simbolo - do que do simbolo +? Pessoalmente estou-te "marimbando" para o assunto. O meu gravador grava melhor +R do que -R e por isso raramente gravo -R. Fora isso que vivam e prosperem os dois formatos. Eu cá sou é do SLB e do Atlético Clube de Portugal. Não sou do clube +R nem detesto o clube -R.
 
Back
Topo