Double Layer em PT?

johnzap disse:
Quando às permanentes "historietas" da não compatibiliade de DL com os leitores de mesa e já agora as também "historietas" da superior compatibilidade do formato -R sobre o +R, já ouviram falar em "booktype"

SIm, isso só resolve o problema de que alguns leitores olham primeiro para o booktype...
Mas não resolve o principal problema que é a diferença nos níveis de refectividade dos discos.
O principal problema não é de software, é que os discos são fisicamente diferentes.

E sim, basta um pouquinho de senso comum para perceber porque DVD-R é melhor aceite nos leitores de mesa que os DVD+R... são mais semelhantes com o DVD.
 
pnabais disse:
Bem, por essa ordem de ideias, tambem não há vantagens dos DVD's em relação aos CD's ... é só uma questão de ser mais facil transportar.


Err ... com CDs conseguem-se gravar aprox 8,4 GB por hora.
Com DVD5 conseguem-se gravar aprox 45GB por hora.
Com DVD9 conseguem-se gravar aprox 12GB por hora.

Bastava fazer as contas.
 
Tafinho disse:
SIm, isso só resolve o problema de que alguns leitores olham primeiro para o booktype...
Mas não resolve o principal problema que é a diferença nos níveis de refectividade dos discos.
O principal problema não é de software, é que os discos são fisicamente diferentes.

E sim, basta um pouquinho de senso comum para perceber porque DVD-R é melhor aceite nos leitores de mesa que os DVD+R... são mais semelhantes com o DVD.

"Reflectividade dos discos"? "Discos fisicamente diferentes"? "senso comum"? "mais semelhantes com o DVD"?

Deves ter dados altamente sofisticados e que provavelmente ainda não revelaste com mais ninguém porque os factos do domínio público não parecem servir para corroborar o que afirmas.

1. Se colocares DVD+R(W) com o "booktype" como DVD-ROM e caso a gravação seja feito com qualidade diz-me aí em que leitor é que não funciona. Deve ser uma peça bem rebuscada e altamente sofisticada para não aceitar.

2. Se colocares um DVD+R com o booktype como DVD-ROM esse disco é mais compatível que um DVD-R. O resto são histórias.

3. Podes sempre ter drives foleiras, i.e. muito "piquinhas" a ler discos que podem ter dificuldade a ler algumas gravações. Mas isso tem mais a ver com a qualidade da drive (especialmente drives em algumas consolas) e com a qualidade da gravação, ou falta dela, às vezes até com o software de gravação utilizado, etc. Agora dizer que o problema tem a ver com a reflectividade dos discos é a primeira vez que oiço tal coisa. Os discos RW têm uma reflectividade inferior aos R, agora +R e -R terem diferenças a esse nível que impactem a sua compatibilidade é novidade para mim, mas tu lá saberás algo mais. Aliás o que tens é uma grande disparidade na qualidade dos discos mas não entre formatos, mas sim em geral. Dentro dos -R terás muito lixo que terá dificuldade em ser lido em muitas coisas e terás outros discos com qualidade. O mesmo nos +R.

4. Finalmente o meu senso comum diz-me que o meu Mustek velhote não lia os +R e +RW porque estava à procura de algo que não encontrou. Quando lhe enfio com +R(W) alterados para DVD-ROM já engole, será que houve uma melhoria na reflectividade?
 
johnzap disse:
"Reflectividade dos discos"? "Discos fisicamente diferentes"? "senso comum"? "mais semelhantes com o DVD"?

Deves ter dados altamente sofisticados e que provavelmente ainda não revelaste com mais ninguém porque os factos do domínio público não parecem servir para corroborar o que afirmas.

LÊ A PORRA DAS ESPECIFICAÇÕES DOS 2 FORMATOS!
DVD-R : http://www.pioneer.co.jp/crdl/tech/dvd/6-3-e.html
DVD+R : http://www.dvdrw.com/information/THAM13.4_stan.pdf

Uma é exactamente a mesma especificação do DVD, a outra não!

johnzap disse:
1. Se colocares DVD+R(W) com o "booktype" como DVD-ROM e caso a gravação seja feito com qualidade diz-me aí em que leitor é que não funciona. Deve ser uma peça bem rebuscada e altamente sofisticada para não aceitar.

2. Se colocares um DVD+R com o booktype como DVD-ROM esse disco é mais compatível que um DVD-R. O resto são histórias.

NÃO! vê se percebes...
Um formato chama-se DVD-R e o outro DVD+R , eles não são o mesmo formato porque o booktype é diferente. são formatos diferente PORQUE SÃO FISICAMENTE diferentes.

Percebes ou queres que te faça um desenho?
 
Tafinho,
Pelo que dizes quase se pode concluir que os DVD DL são a pior coisa do mundo e que mais vale investir num bom gravador de disquetes.
Exactamente quando é que achas que é a altura certa para comprar um? Nunca?



>Err ... com CDs conseguem-se gravar aprox 8,4 GB por hora.
>Com DVD5 conseguem-se gravar aprox 45GB por hora.
>Com DVD9 conseguem-se gravar aprox 12GB por hora.
Lembra-te que um gravador de DVDs DL grava CDs, DVD5 e DVD9. Com um gravador SL é que ficas encalhado nos CDs e DVD5.
 
Strakata disse:
Tafinho,
Pelo que dizes quase se pode concluir que os DVD DL são a pior coisa do mundo e que mais vale investir num bom gravador de disquetes.
Exactamente quando é que achas que é a altura certa para comprar um? Nunca?

Quando gravarem pelo menos a 8x...
Não são a pior coisa do mundo, mas penso que tenham uma utilidade limitada. Não pela tecnologia em si, mas pela falta de maturidade da tencnologia.

Penso que daqui a uns tempo, não serão uma opção, mas isso não implica que hoje só se compre DLs.
 
Pessoal.. que porcaria de discussão: Os gravadores que estão a sair, exceptuando-se o Plextor) são todos DL; Os DVDs DL custam 10€ a 15€, um Ritek SL custa 0.40€. DL é muito giro, poupa tempo, etc, etc; Eu pessoalmente apenas vou adquirir um DL (tenho 2 SL) quando os virgens estiverem baratos, e não vale apena esgrimirem argumentos; ainda não vi reviews nem nada, mas já imaginaram o que é queimar um DVD destes?? 10€ para o lixo????

Comprem gravadores DL, mas nunca com a intenção de gravar DL, porque á imagem de Sony e NEC, os 1ºs são sempre a sucata....
 
Já vos disse vão à BOX do Jumbo compram um Benq por 78€ que grava a 8x DVD+R e 4x DVD-R e em Setembro a Benq tem o firmware para gravar DL (nesta altura já deve haver bastantes DL media à venda) :lol:

Ficam com um bom gravador SL/DL, acho que é dos poucos com 8Mb de buffer e nas reviews que li até falam bastante bem dele.
 
Última edição:
ou então compram o NEC 2500A e flasham-no com o 107v2b5dl do herrie e ficam com o melhor gravador que existe actualmente no mercado :rolleyes:
 
Tafinho disse:
LÊ A PORRA DAS ESPECIFICAÇÕES DOS 2 FORMATOS!

.....

Percebes ou queres que te faça um desenho?
Quer-me parecer que tens alguma dificuldade em encarar diferentes posições das tuas mas enfim, isso é problema teu. Quanto ao desenho, dispenso as tuas capacidades artísticas, embora me pareça que quem está a precisar de alguns desenhos e/ou elucidações adicionais serás tu.

DVD-R : http://www.pioneer.co.jp/crdl/tech/dvd/6-3-e.html
DVD+R : http://www.dvdrw.com/information/THAM13.4_stan.pdf

Uma é exactamente a mesma especificação do DVD, a outra não!

Não sei o que estas lindas especificações escritas pelos promotores de cada formato, adiantam ou atrasam à discussão em presença. Curiosamente e em relação à questão por ti colocada noutra mensagem, a questão da reflectividade, verifica-se que o formato +R tem exactamente a mesma reflectividade do -R e bem assim do DVD-VIDEO (single layer). Estou para saber então o que quererias dizer com isto, provavelmente será questão de teres algum desenho incorrecto...

O tema da reflectividade ainda se torna mais curioso quando se sabe que um disco +R tem melhor reflectividade que um -RW ou até um DVD-VIDEO dual layer. Talvez seja melhor refazeres algum desenho que tenhas para aí com algumas incorrecções...

NÃO! vê se percebes...

Eu percebo, percebo. Percebo que estás a precisar que alguém te desenhe algo mais correcto do que aquilo que tens por aí. Lê um pouco mais do que escrevo a seguir que talvez te dê alguma ajuda.

Um formato chama-se DVD-R e o outro DVD+R , eles não são o mesmo formato porque o booktype é diferente. são formatos diferente PORQUE SÃO FISICAMENTE diferentes.

Sim, têm algumas diferenças embora tenha dúvidas que seja a nível do suporte físico, talvez mais a nível lógico. Mas enfim, mesmo que existam diferenças físicas, o que é que isso interessa para a discussão? Que eu saiba um CD-R tem notórias diferenças físicas e não só, em relação aos DVDs e não é por isso que não é lido pelos leitores de DVD de mesa. O que se trata aqui é de se colocar no leitor um suporte físico que seja lido com sucesso. Se isso é conseguido assim ou assado, não interessa. O que interessa é o resultado final.

E falando de resultado final, quer-me parecer que temos de um lado o Tafinho com algumas conjecturas pessoais e particularissimas, aparentemente apoiadas na ficção e do outro temos o mundo real. E como é este último que me interessa vou-te dar mais algumas pistas que talvez te ajudem nas tuas actividades artisticas.

Começaria por citar uma expressão tua e dizer-te para te informares sobre aquilo que se passa na PORRA do mundo real e para não te agarrares a conclusões pessoais baseadas em páginas de especificações teóricas.

Continuaria perguntando porque será que, sendo as especificações do formato -R iguais às do formato DVD-Video não existe uma compatibilidade de 100% com os leitores? Mistério... Igual, igual mas é capaz de haver aqui mais qualquer coisa... Deixo ao teu cuidado a pesquisa e recolha de informação sobre quais serão os problemas que impedem esses 100%.

Acrescentaria mais uma pista para os teus desenhos dizendo-te que existindo uma compatibilidade aproximada entre o formato +R e -R de base, no que à leitura por "standalones" diz respeito, já perdi a conta aos relatos que li com experiências de pessoal (às quais junto as minhas...) que não conseguia que discos gravados em +R fossem reconhecidos pelos leitores mas que após fazerem a alteração para o "booktype" DVD-ROM, os discos passaram a ser reconhecidos "sem espinhas". Ainda concedo que o -R possa ser ligeiramente melhor aceite do que o +R, especialmente e diria que unicamente por leitores mais antigos, mas após fazeres a alteração do booktype dos +R(W) para DVD-ROM o formato +R deixa o -R a milhas e a comer pó.

Não sei se estou errado mas pareceu-me que dás pouca importância à possibilidade de alterar o "booktype". Em qualquer caso, procura por esses forums que irás encontrar inúmeras discussões sobre o tema, com pessoal interessado em obter a possibilidade, relatos de sucesso na sua utilização, etc. Também irás descobrir que existe quem se dê ao trabalho de realizar utilitários para permitir a alteração do "booktype", quem altere firmwares para colocar o booktype DVD-ROM por defeito, fabricantes de gravadores que incluem essa capacidade no software que disponibilizam e até a última versão do Nero também traz essa possibilidade. Não sei para quê tanto trabalho para uma coisa destas quando o Tafinho parece considerar uma coisa de somenos que deve funcionar em meia dúzia de leitores... O que seria interessante descobrir era pessoal que tendo alterado +R(W) para DVD-ROM não tenha depois conseguido que o disco fosse reconhecido. Não digo que não haja casos desses, aliás basta não conhecer a pouca fiabilidade de alguns gravadores e discos (que não formatos), para ficar admirado com tal coisa. Mas quando usado um disco de qualidade com um gravador em condições e o booktype DVD-ROM, devemos estar em presença de uma coisa avariada ou da pré-história para não reconhecer. Nessas circunstâncias o mais certo é também não reconhecer os -R.

Para te dar mais pistas para poderes concluir o teu desenho, deixo-te aqui um link que tem uma explicação simples mas precisa sobre estes temas e que me parece dar algumas conclusões e pistas que não corroboram as tuas opiniões:

GENERAL DVD+R/+RW » Compatibility » Compatibility Bitsettings / Book Type Field

Antes de ir e para manter isto "on-topic", concordo com a sugestão de compra do BENQ 822. Trata-se de um optimo gravador +R, não grava tão bem -R mas dá para desenrascar, mas por 78 Euros e com a possibilidade de gravar DL a partir de Setembro parece-me terminar com a questão de se se deve comprar um DL ou não. Todos ou quase todos os SL são mais caros que este BENQ logo é um tema vazio de conteúdo. Se necessitasse comprar um gravador DVD comprava este BENQ ou o novo LG quando baixar de preço. O NEC 2500 também é bom e o Pioneer 107, idem, mas mais vale um gravador que garantidamente grave DL do que um que não o faça. Os discos podem ser caros agora mas vão baixar de preço e aí vai dar jeito ter essa possibilidade.
 
Última edição:
johnzap disse:
Não sei o que estas lindas especificações escritas pelos promotores de cada formato, adiantam ou atrasam à discussão em presença. Curiosamente e em relação à questão por ti colocada noutra mensagem, a questão da reflectividade, verifica-se que o formato +R tem exactamente a mesma reflectividade do -R

Olhaste para as especificações mas não viste nada. É a diferença entre "ver" e "olhar".
Têm a mesma refectividade para um comprimento de onda diferente. Logo tem uma reflectividade diferente para o comprimento de onda que os leitores usam.

johnzap disse:
O tema da reflectividade ainda se torna mais curioso quando se sabe que um disco +R tem melhor reflectividade que um -RW ou até um DVD-VIDEO dual layer. Talvez seja melhor refazeres algum desenho que tenhas para aí com algumas incorrecções...

Compara alguma coisa R com uma RW ou DL é perfeitamente imbecil. Têm processos diferente de leitura e escrita. Nesse campo tambem o -R tem uma relectividade melhor que o +RW, o que se ganha em saber isso? Absolutamente nada.

johnzap disse:
Começaria por citar uma expressão tua e dizer-te para te informares sobre aquilo que se passa na PORRA do mundo real e para não te agarrares a conclusões pessoais baseadas em páginas de especificações teóricas.

A porra do meu mundo real é ter um leitor de DVDs de mesa há 5 anos, um DVD-ROM com 6, e um gravador que grava DVD-R@2x e um gravador de DVD de mesa, os restantes lêem tudo. Achas isto suficientemente mundo real, tou também tenho que ter 10 000 posts nesses foruns onde se diz o que funciona e não funciona...?

johnzap disse:
Continuaria perguntando porque será que, sendo as especificações do formato -R iguais às do formato DVD-Video não existe uma compatibilidade de 100% com os leitores? Mistério... Igual, igual mas é capaz de haver aqui mais qualquer coisa... Deixo ao teu cuidado a pesquisa e recolha de informação sobre quais serão os problemas que impedem esses 100%.

Essas razões prendem-se essencialmente com o substrato usado. Esses problemas são tanto do lado da leitura como da gravação. O bits ficam com um formato ligeiramente diferente, e nunca ficam tão perfeitos como se fosse um substrato de alumínio como são os do DVD-ROM

johnzap disse:
Mas quando usado um disco de qualidade com um gravador em condições e o booktype DVD-ROM, devemos estar em presença de uma coisa avariada ou da pré-história para não reconhecer. Nessas circunstâncias o mais certo é também não reconhecer os -R.


É o que acontece por exemplo com os DVD-rom, sempre que não reconhecem os +R , mesmo com alterações do Booktype, e não, não estão avariados, por outro lado ainda não vi nenhum que não lesse -R ou sequer -RW, Todos Lêem. No caso dos leitores e gravadores de mesa, que tipicamente sao +R , todos lêem -R , mas não lêem nem escrevem todos os +R... embora ainda não tenha conseguido perceber porquê...

Como podes ver, não preciso de ir aos forums saber por terceiros aquilo que funciona ou deixa de funcionar, que eu próprio tenho feito as minhas experiências.


EDIT. Este problema é ainda mais grave no caso dos +R DL, em que a grande maioria dos gravadores +R nem sequer os reconhecem, apesar de nas especificações serem iguais aos DVD9 (pelo menos até à altuma review que li) .Espero que já tenham saído as firmware para resolver essa questão.
 
Última edição:
Pessoal eu acho que por 78€ na Box........ :lol:

As ultimas 2 notificações que recebi deste forum deve ter gasto uns 20 minutos no total só a ler ai a vossa guerra do "sabe - sabe".

Pessoal vá lá a malta já percebeu :zzz:
 
Tafinho,
Mas então se...

Tafinho disse:
Como podes ver, não preciso de ir aos forums saber por terceiros aquilo que funciona ou deixa de funcionar, que eu próprio tenho feito as minhas experiências.

Não deixes que meia dúzia de reviews criem em ti tanta negatividade ( :lol: ) em relação aos DL:

Tafinho disse:
Este problema é ainda mais grave no caso dos +R DL, em que a grande maioria dos gravadores +R nem sequer os reconhecem, apesar de nas especificações serem iguais aos DVD9 (pelo menos até à altuma review que li) .Espero que já tenham saído as firmware para resolver essa questão.



Deixa-os sair cá para fora, experimenta alguns, e depois tira conclusões definitivas...

A porra do meu mundo real é ter um leitor de DVDs de mesa há 5 anos, um DVD-ROM com 6, e um gravador que grava DVD-R@2x e um gravador de DVD de mesa

Tás a ver? Com material tão antigo se calhar está na altura de comprares um Dual Layer :x2:
 
Tafinho disse:
Olhaste para as especificações mas não viste nada. É a diferença entre "ver" e "olhar".
Têm a mesma refectividade para um comprimento de onda diferente. Logo tem uma reflectividade diferente para o comprimento de onda que os leitores usam.

Vê lá que "viste" e "olhaste" com tanta atenção que nem reparaste que as duas páginas de especificações dão comprimentos de onda contraditórios para os DVD-VIDEO. Tirar conclusões daqui parece-me portanto uma perca de tempo. Além disso o que me motiva desde o início é determinar se um DVD+R é mais ou menos aceite do que um DVD-R por um leitor de mesa quando o primeiro tem o "booktype" DVD-ROM aplicado. O que tenho afirmado é que assim acontece. A tua posição parece ser que assim não acontece mas ainda estou para ler alguma coisa onde sustentes isso. Bom, a não ser que as tuas experiências pessoais, apresentadas aqui como verdades universais, sejam os teus únicos argumentos. Nesse caso diria que estou a perder o meu tempo.

Compara alguma coisa R com uma RW ou DL é perfeitamente imbecil.
Claro que é imbecil. Aliás eu já reparei que quando não se está de acordo contigo, tudo é imbecil. Uma sugestão, procura entender o que se está a escrever, talvez possa antes existir uma dificuldade de entendimento da tua parte.

Têm processos diferente de leitura e escrita. Nesse campo tambem o -R tem uma relectividade melhor que o +RW, o que se ganha em saber isso? Absolutamente nada.

Ganha-se sim. O que eu queria dizer era que se um disco +R tem melhor reflectividade que um -RW ou um DVD-ROM DL então manda a lógica que seja mais facilmente lido por um leitor de mesa. Não será assim?

A porra do meu mundo real é ter um leitor de DVDs de mesa há 5 anos, um DVD-ROM com 6, e um gravador que grava DVD-R@2x e um gravador de DVD de mesa, os restantes lêem tudo. Achas isto suficientemente mundo real, tou também tenho que ter 10 000 posts nesses foruns onde se diz o que funciona e não funciona...?

Compreendo um pouco a razão das tuas infundadas conclusões. Com tanto material do século passado não admira que vivas num mundo só teu.

Estas revelações, junto com isto:

ainda não vi nenhum que não lesse -R ou sequer -RW
ainda não tenha conseguido perceber porquê
Como podes ver, não preciso de ir aos forums saber por terceiros aquilo que funciona ou deixa de funcionar, que eu próprio tenho feito as minhas experiências.

dá bem para perceber que a nossa discussão é estéril. De um lado temos alguém que apresenta as suas ideias alicerçadas na própria experiência mas muito mais na de outros e naquilo que vê escrito. Do outro lado temos alguém que apenas baseia as suas ideias em experiências pessoais ainda por cima alicerçadas em equipamentos do século passado. Penso que para qualquer observador atento está tudo dito...

É o que acontece por exemplo com os DVD-rom, sempre que não reconhecem os +R , mesmo com alterações do Booktype, e não, não estão avariados,
Para o caso de ainda não teres reparado apenas estou interessado em debater compatibilidades com leitores de mesa. Simplesmente porque não tenho experiência nem dados de compatibilidade em DVD-ROM.

No caso dos leitores e gravadores de mesa, que tipicamente sao +R , todos lêem -R
Estás a ver? Apresentas verdades universais baseadas apenas nas tuas experiências pessoais. Imagino que constitua um choque para ti se te disser que tenho um colega que tem um leitor de mesa da Philips, já algo antigo que apenas lê +R e não lê -R. E que, embora esse facto te pareça horrorizar, se pesquisares sites e foruns sobre o tema irás encontrar mais casos de leitores que não lêm -R. Aliás se todos o fizessem então a compatibilidade seria de 100% e a realidade, por mais que o teu "mundo real pessoal" diga o contrário, é que assim não acontece.

mas não lêem nem escrevem todos os +R... embora ainda não tenha conseguido perceber porquê...
No caso de leitura: altera o "booktype" e se se tratar de disco com qualidade razoável, vais ver como funciona. No caso da gravação, e caso se trate de um gravador com capacidade +R, o problema só se pode ficar a dever a não suporte ao disco em concreto, a nível do firmware do gravador. O mais certo é ser um disco de qualidade duvidosa.

Como podes ver, não preciso de ir aos forums saber por terceiros aquilo que funciona ou deixa de funcionar, que eu próprio tenho feito as minhas experiências.

Claro que não precisas se quiseres continuar a viver num mundo só teu. Em caso contrário aconselho a que diversifiques as tuas fontes de conhecimento.

EDIT. Este problema é ainda mais grave no caso dos +R DL, em que a grande maioria dos gravadores +R nem sequer os reconhecem,

Claro que não reconhecem, no caso da vertente gravação, o que é que isso tem de especial? Isso é um facto conhecido e assumido. Em princípio os DL só serão gravados por gravadores que indiquem permitir a gravação DL. Existem outros em que é possível colocá-los a fazer isso mas precisam de actualizaçoes de firmware. Mas os resultados nem sempre são garantidos

No caso da leitura também parece não existir um reconhecimento a 100%. Mas mais uma vez, o que me interessa é a parte de reconhecimento por leitores de mesa. E nesta área todos os testes que li até agora, indicam que os discos DL estão a ser reconhecidos.

Espero que já tenham saído as firmware para resolver essa questão.

O problema não é só de firmware. O problema tem também a ver, no caso da gravação, com a qualidade e capacidade do laser. Imagino que das observações apenas realizadas nos teus equipamentos isso não pareça evidente mas é algo mais que conhecido e afirmado por vários fabricantes.

No caso da leitura, não parecem existir grandes problemas em leitores de mesa.
 
ruy_silva disse:
Pessoal eu acho que por 78€ na Box........ :lol:

Totalmente de acordo, como já deixei expresso mais acima. :lol:

As ultimas 2 notificações que recebi deste forum deve ter gasto uns 20 minutos no total só a ler ai a vossa guerra do "sabe - sabe".

Epá, realmente têm sido uns "posts" algo kilométricos. Mas olha, uma sugestão, quando vires que se tratam de "posts" dos marretas tafinho e johnzap, não ligues e passa à frente. :lol:
 
johnzap disse:
Compreendo um pouco a razão das tuas infundadas conclusões. Com tanto material do século passado não admira que vivas num mundo só teu.


És tão ingénuo...
Esse é o meu material que tem problemas. Do que não tem problemas não vale a pena referir.
Mas pronto, se achas que os discos são fisicamente iguais, melhor para ti.
Se achas que por os comprimentos de onda dos -R e dos +RW são iguais, e para ti isso é bestial, bom para ti. Se achas que isso quer dizer tudo, bestial.

Como não parece que percebes como um leitor de lazer funciona, e essas explicações encaixam na tua maneira de ver o mundo, e te sentes feliz com isso, bestial.


Pista: verificar se as codificações do sinal no -R é sequer igual à do +R(W) ... EFM deve ser igual a 3l/14h na tua cabeça, mas felizmente é só na tua.
Coisas como frequencia "wobble" , ECC e coisas do género que pelos vistos não te fazem o mínimo interesse, não devem ser importantes.

Já agora, como tu encontraste UM ÚNICO leitor da philips que não reconhece o -R, nunca estranhaste porque...? Será que pelo facto da phillips ser concorrente ao -R não terá nada a haver...? Será que pelo facto do Booktype do -R ser diferente do -ROM terá alguma coisa a haver com isso...? Será que pelo facto de o booktype no -R não poder ser mudado não tem nada a haver com isso...?

Como eu gostava que as coisas fossem tão lineares como tu dizes, davam muito menos trabalho.
 
Última edição:
Tavas tão empenhado a responder ao compadre que até escreves "lazer" em vez de "laser". :D

Lazer é o que eu vou fazer agora, papo pro ar na praia.
 
Tafinho disse:
Blah, blah, blah....
Passo à frente da verborreia sobre pormenores técnicos que, para mim, têm um interesse bastante reduzido, embora para ti sejam fantásticos e deliciosos, pelo que me resta dizer que se é assim, bestial para ti.

Apesar de toda a verborreia continuo sem nada que adiante ao tema em presença mas enfim, deve ser da minha "ingenuidade", já para não dizer "imbecilidade", de acordo com os teus amáveis qualificativos. Já agora um aparte. Não deixa de ser interessante como alguém imagina conhecer outrém e se permite distribuir tão curiosos epítetos, isto apenas pelo que vê escrito em alguns "posts" num forum. Um tema certamente fascinante, digno de alguma tese académica.

Já agora, como tu encontraste UM ÚNICO leitor da philips que não reconhece o -R, nunca estranhaste porque...?

Não estranhei assim tanto porque não conheço assim tanta gente que tenha leitores de DVD e discos DVD-R. E também porque conheço quem tenha outros Philips que aceitam DVD-R.

Mas se queres mais modelos que não aceitam -R (mas aceitam +R) deixo aqui uma dúziazita de modelos, de uma breve busca pelo meu "mundo real":

Aiwa XR-DV526
Akai ADV-1120
Akai ADV-8000
Apex AD-500
Apex PD-650
Audiovox D1210
Bush 2023
Clarion VRX925VD
Curtis Mathes CMD5000
Dantax DV100
Denver DVD-142
Elta 8891

Como pareces só aceitar experiências pessoais, recomendo a aquisição destes modelos (talvez consigas umas pechinchas no Ebay) e a realização de uns testezitos. Aí poderás aplicar as tuas elevadas qualificações técnicas e elucidar-nos com as tuas sábias conclusões.

Ah, modelos que não aceitam -RW há muitos mais. E modelos que não aceitam -R nem +R também se arranjam, se der jeito.

Será que pelo facto da phillips ser concorrente ao -R não terá nada a haver...?
Ver acima... Conheço outros modelos Philips que aceitam -R.

Será que pelo facto do Booktype do -R ser diferente do -ROM terá alguma coisa a haver com isso...?
Pode ser, pode ser... Estás a ver como afinal também consegues pensar um pouquinho? Não é isso que eu tenho vindo a dizer, desde o início? Que a possibilidade de alterar o "booktype" nos +R os coloca em vantagem no que ao reconhecimento pelos leitores de mesa diz respeito? Custou um bocado mas parece que estamos a chegar lá.

Será que pelo facto de o booktype no -R não poder ser mudado não tem nada a haver com isso...?
Claro, claro... Estamos mesmo a fazer progressos...

Como eu gostava que as coisas fossem tão lineares como tu dizes, davam muito menos trabalho.
Isso. E também há aqueles que só gostam de complicar...

Peço desculpa ao destinatário da mensagem e aos seguidores da novela, pelo longo tempo da resposta, mas com o Portugal-Espanha de ontem (Força PORTUGAL!!!!) e trabalho hoje, não houve tempo para mais. Por outro lado talvez até tenha sido um alívio temporário para os fans.
 
Última edição:
johnzap disse:
Passo à frente da verborreia sobre pormenores técnicos que, para mim, têm um interesse bastante reduzido,.

Então se não sabes, nem queres saber, mais vale ficares calado


Mas já que gostaste taaaaanto de ir ao videohelp ver que aparelhos não funcionam, podias ter dito também as estatísticas gerais, para o resto do mundo saber do que se está a falar...

E nisso, são muito claros...

EM 4085 aparelhos,

2773 foram testados com DVD-R

Dos quais 2588 funcionaram
e 185 não funcionaram, o que representa 7% dos testados.

2376 foram testados com DVD+R

Dos quais 2099 funcionaram
e 277 não funcionaram, o que representa 12% dos testados, ou seja, quase o dobro.

Já chega para ti?


PS. para que todos os valores estejam disponíveis, o funcionamento dos -/+ RW é
exactamente igual, e igual a 27%.

Só para terem uma ideia da natureza da incompatibilidade, 9% do leitores não le CD-R e 7% não le CD-RW.
 
Última edição:
Oh pronto, daqui a bocado o DVD+R também é um fetiche e o que realmente interessa é o DVD-R. Ou então voltamos mesmo ao CD ou floppy.

Tafinho, abstrai-te um bocado dos comprimentos de onda. Já viste a que preços andam os gravadores DL? Tu não achas bem dar mais 5 ou 6 contos na compra de um gravador de DVDs de modo a se ficar com tudo o que os gravadores SL oferecem mais a capacidade de gravar DVD+R DL mas há quem ache.
São opiniões e quis o acaso que a tua estivesse em minoria.
 
Back
Topo