Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

Perde? Já montei uns pc, por vezes ainda simulo um pc +-, e em relação a uma consola, nunca mais consigo ver o apelo do pc, então com os preços de alguns componentes do pc, não justifica, sinceramente.

Perde em termos de poder grafico e performance, eu sei como é já tive pc e sinceramente que prefiro uma consola de longe para jogar, por isso pra mim não perde, mas pra quem pensar só em termos de poder e performance e não se importa de estar sempre a atualizar, tvz perca
 
Digital Foundry fez video mostrando como na era do PS2, quase todos jogos saiam 60fps. Infelizmente a industria parou de seguir esse objetivo.

Na realidade, a atual geração de consolas mostra o oposto, pois a maioria dos jogos atualmente disponíveis na PS5 tem um modo performance. Jogos bloqueados a 30 FPS na atual geração de consolas é uma minoria.
 
Estamos falando de jogos exclusivos para atual geracao?

Estamos a falar de todos os jogos disponíveis para a atual geração de consolas, sejam cross-gen ou não.

Eu nao consigo imaginar como jogos Unreal 5 vao rodar a 60fps, ou melhor, a que custo para rodar 60fps, a imagem certamente ira sofrer.

Já existem jogos no UE5 a correr na atual geração de consolas. E é exatamente para mitigar o custo dos 60 FPS que uma PS5 Pro é apetecível. Foi isso que mencionei da outra vez.
 
Já existem jogos no UE5 a correr na atual geração de consolas. E é exatamente para mitigar o custo dos 60 FPS que uma PS5 Pro é apetecível. Foi isso que mencionei da outra vez.

Depende de qual é o bottleneck do jogo em UE5.

Por norma o UE5 é muito pesado a nível de Cpu.

Por exemplo, duvido muito que a PS5 Pro consiga correr o Immortals of Aveum a 60fps, quando o jogo no PC pede um 12700k ou Ryzen 5700X, um Cpu muito, mas muito mais potente que os das consolas que equivalem a um Ryzen 3600.

Nesse jogo o que a PS5 Pro pode fazer é aproximar a qualidade gráfica com RT perto do nível que se consegue no PC, mas na mesma a 30fps.
 
Depende de qual é o bottleneck do jogo em UE5.

Por norma o UE5 é muito pesado a nível de Cpu.

Por exemplo, duvido muito que a PS5 Pro consiga correr o Immortals of Aveum a 60fps, quando o jogo no PC pede um 12700k ou Ryzen 5700X, um Cpu muito, mas muito mais potente que os das consolas que equivalem a um Ryzen 3600.

Nesse jogo o que a PS5 Pro pode fazer é aproximar a qualidade gráfica com RT perto do nível que se consegue no PC, mas na mesma a 30fps.

O Imortals já corre a 60 fps em consolas. O problema é o resto. Basicamente 720p para depois levar com FSR em cima para chegar a 4K.
 
Última edição:
O mesmo objetivo da PS4 Pro, mais resolução e eye candy e nao necessariamente mais framerate.

Por exemplo a PS4 Pro fazia o dobro dos Tflops da PS4 base e no TLoU2, uma corria a 1080p e a outra a 1440p, ambas a 30fps.

Mas antes os jogos não tinham modo performance, apenas um único modo de "qualidade" tal na consola da Sony não se verifica esta geração

Não adivinho, e acho que aqui ninguém adivinha, veremos como se vai comportar a pro e para o que vai realmente servir esta geração
 
Mas antes os jogos não tinham modo performance, apenas um único modo de "qualidade" tal na consola da Sony não se verifica esta geração

Como assim não tinham modo de performance?

Por exemplo, o Hitman 3 na PS4 Pro, tem modo de qualidade a 1440p 30fps e modo de performance a 1080p 60fps.

Os modos gráficos não apareceram esta geração, já apareceram na geração passada.
 
Mas antes os jogos não tinham modo performance, apenas um único modo de "qualidade" tal na consola da Sony não se verifica esta geração

Não adivinho, e acho que aqui ninguém adivinha, veremos como se vai comportar a pro e para o que vai realmente servir esta geração

O modo de performance da geração passada no inicio dela era os remasters e versoes nextgen serem a 60fps.
 
Como assim não tinham modo de performance?

Por exemplo, o Hitman 3 na PS4 Pro, tem modo de qualidade a 1440p 30fps e modo de performance a 1080p 60fps.

Os modos gráficos não apareceram esta geração, já apareceram na geração passada.

Não da mesma forma como esta geração
nesta geração tivemos do lado da xbox o fps boost, e do lado da sony os exclusivos a virem com o modo performance

Pode efetivamente ser devido ao covid, e a um tempo maior de transição para a nova geração, mas mesmo os exclusivos da Playstation tem vindo com o modo performance, antes então colocando por outras palavras, raramente se via isso

Continuo a dizer, espero que sta estratégia, pelo menos da parte da Sony, que continue. e a nova consola vai servir para entregar um modo estável de performance nos seus jogos

Agora infelizmente multiplataformas vai ser uma roleta, e do lado dos estúdios da xbox já dá para reparar que vão optar pelos 30fps por diversas razões. Assim que acabar a subscrição do GPU irei vender a xbox, e apenas ficar com a PS5 base ou se se justificar a pro, só espero que existe liberdade criativa e de escolha para o consumidor, se voces preferem qualidade escolham esse modo, quem preferir o contrário deveria ter também essa opção, mesmo que não seja o que venda no momento da compra dos jogos, já nas consolas podem prometer 8k120hz que só esse selo já ajuda a vender
 
Não da mesma forma como esta geração
nesta geração tivemos do lado da xbox o fps boost, e do lado da sony os exclusivos a virem com o modo performance

Pode efetivamente ser devido ao covid, e a um tempo maior de transição para a nova geração, mas mesmo os exclusivos da Playstation tem vindo com o modo performance, antes então colocando por outras palavras, raramente se via isso

Continuo a dizer, espero que sta estratégia, pelo menos da parte da Sony, que continue. e a nova consola vai servir para entregar um modo estável de performance nos seus jogos

Agora infelizmente multiplataformas vai ser uma roleta, e do lado dos estúdios da xbox já dá para reparar que vão optar pelos 30fps por diversas razões. Assim que acabar a subscrição do GPU irei vender a xbox, e apenas ficar com a PS5 base ou se se justificar a pro, só espero que existe liberdade criativa e de escolha para o consumidor, se voces preferem qualidade escolham esse modo, quem preferir o contrário deveria ter também essa opção, mesmo que não seja o que venda no momento da compra dos jogos, já nas consolas podem prometer 8k120hz que só esse selo já ajuda a vender

Porque ou são pura e simplesmente jogos cross-gen/remakes/remasters ou são next gen only mas não são exactamente saltos enormes face aquilo que podia ser feito na PS4.

E quando não houver escolha,vais para o pc? Porque para alguém com sentimentos tão fortes relativamente a 30fps fazia todo o sentido. Porra,eu não tenho os anticorpos que tu tens e estou a entreter a ideia,não percebo como é que tu não pensas nisso.
 
Não da mesma forma como esta geração
nesta geração tivemos do lado da xbox o fps boost, e do lado da sony os exclusivos a virem com o modo performance

O que tem o fps boost a ver com isto? O fps boost foi uma forma que a Microsoft arranjou de passar jogos antigos em modo de compatibilidade a desbloquearem a framerate para tirarem partido do mais potente hardware da nova consola.

Do lado da Microsoft também tiveste exclusivos a virem com modo de performance, principalmente os crossgen.

Veremos o que o futuro trás em relação à framerate e vamos ver se muita gente não irá ser obrigada a morder a lingua.
 
Porque ou são pura e simplesmente jogos cross-gen/remakes/remasters ou são next gen only mas não são exactamente saltos enormes face aquilo que podia ser feito na PS4.

E quando não houver escolha,vais para o pc? Porque para alguém com sentimentos tão fortes relativamente a 30fps fazia todo o sentido. Porra,eu não tenho os anticorpos que tu tens e estou a entreter a ideia,não percebo como é que tu não pensas nisso.

Antes do inicio desta geração tentei fazer isso mesmo, montar um PC gamer e manter me por aí, Infelizmente os preços estavam um absurdo e desisti da ideia, depois tem a ver com a player base para os MP, que acaba por ser a consola da Sony

O que tem o fps boost a ver com isto? O fps boost foi uma forma que a Microsoft arranjou de passar jogos antigos em modo de compatibilidade a desbloquearem a framerate para tirarem partido do mais potente hardware da nova consola.

Do lado da Microsoft também tiveste exclusivos a virem com modo de performance, principalmente os crossgen.

Veremos o que o futuro trás em relação à framerate e vamos ver se muita gente não irá ser obrigada a morder a lingua.

Tem a ver com o facto de estarem a dar muito mais ênfase aos 60fps ao consumidor, existiu uma campanha nesse sentido, o fps boost foi uma delas e entra aí, seja em jogos do seculo passado ou não, fizeram disso um marketing e um pacote para as apresentações da xbox

Os crossgen vieram até agora com modo performance no geral, outras produtoras mesmo multiplataformas já lançaram jogos apenas nesta geração com os dois modos

Até agora salvo erro a Sony todos os seus jogos para esta geração apenas teve o modo performance, corrijam se se estiver errado, já da xbox infelizmente as notícias não são mesmas


Sinceramente podemos estar aqui a especular, mas vamos ter de esperar e ver o que vêm por aí no futuro
 
Antes do inicio desta geração tentei fazer isso mesmo, montar um PC gamer e manter me por aí, Infelizmente os preços estavam um absurdo e desisti da ideia, depois tem a ver com a player base para os MP, que acaba por ser a consola da Sony

Depois poupavas nos preços dos jogos e não precisavas de pagar para jogar os MP online.


Tem a ver com o facto de estarem a dar muito mais ênfase aos 60fps ao consumidor, existiu uma campanha nesse sentido, o fps boost foi uma delas e entra aí, seja em jogos do seculo passado ou não, fizeram disso um marketing e um pacote para as apresentações da xbox

O que eles fizeram foi um sistema de compatibilidade que melhorava os jogos antigos, apenas é só isso.

No meu PC até jogo os jogos antigos a 120fps's, mas depois os jogos recentes tenho de me contentar com 60fps.

O facto dos jogos antigos terem esse modo, em nada significa que os jogos AAA futuros eram obrigados a serem a 60fps, quando a atualidade gráfica não é de todo comparavel.

O Hellblade 2 será um benchmark a nível gráfico, é uma das features do jogo, ser o mais realista possível.


Os crossgen vieram até agora com modo performance no geral, outras produtoras mesmo multiplataformas já lançaram jogos apenas nesta geração com os dois modos

Mas os crossgen é simples, se um jogo corre a 30fps nas consolas da geração passada, mal era se não consegue correr a 60fps mas consolas da geração actual.

O problema é que esses jogos não são true nextgen.
 
Na realidade, a atual geração de consolas mostra o oposto, pois a maioria dos jogos atualmente disponíveis na PS5 tem um modo performance. Jogos bloqueados a 30 FPS na atual geração de consolas é uma minoria.

Eu estou sempre a ler isto,mas agora queria era saber de onde tiram esses números. As listas que eu vejo misturam resolução alta com ray tracing e 60+120 fps, e misturam jogos com apenas X modo mas a 4K ou 60 fps com jogos com performance modes.
 
Eu penso que estamos a chegar a um ponto em que a tecnologia não consegue acompanhar as exigências.
Chegamos ao 4K há coisa de 20 anos o que não é assim tanto tempo.
Já se está a pedir 8K e já há essa tecnologia mas ainda é muito recente.
Quando já estiver mais ou menos presente/acessível, secalhar já está a pedir 16K.

30 fps já temos, mas já se estão a pedir 60fps, 120 fps.
O que também já há, mas lá está muito recente.
Quando já estiver mais ou menos presente/acessível, secalhar já se está a pedir 200fps.

Isto um pouco mal comparado é o mesmo que quando os carros electricos/hibridos tiverem a sua quota de mercado razoável, muitos começam a pedir carros voadores.
É verdade que a tecnologia avança, mas chega a uma altura em que o ritmo de desenvolvimento abranda.
Porque basicamente é isto:

5189ri.jpg
 
Eu estou sempre a ler isto,mas agora queria era saber de onde tiram esses números. As listas que eu vejo misturam resolução alta com ray tracing e 60+120 fps, e misturam jogos com apenas X modo mas a 4K ou 60 fps com jogos com performance modes.

Da realidade. Quero dizer, se tens de ir pesquisar quais são, talvez esteja aí uma dica do seu número. Quantos jogos disponíveis neste momento para a PS5 não oferecem modo performance? The Medium, Gotham Knights, e The Quarry. A Plague Tale: Requiem não ofereceu no lançamento mas recebeu opção mais tarde. Mesma coisa com PGA Tour Golf. Portanto, sim, pelo menos até agora, a vasta maioria dos jogos disponíveis para a PS5 oferece um modo performance, contadizendo assim a afirmação do outro user, e uma PS5 Pro irá beneficiar imediatamente estes jogos.
 
Eu penso que estamos a chegar a um ponto em que a tecnologia não consegue acompanhar as exigências.
Chegamos ao 4K há coisa de 20 anos o que não é assim tanto tempo.
Já se está a pedir 8K e já há essa tecnologia mas ainda é muito recente.
Quando já estiver mais ou menos presente/acessível, secalhar já está a pedir 16K.

30 fps já temos, mas já se estão a pedir 60fps, 120 fps.
O que também já há, mas lá está muito recente.
Quando já estiver mais ou menos presente/acessível, secalhar já se está a pedir 200fps.

Isto um pouco mal comparado é o mesmo que quando os carros electricos/hibridos tiverem a sua quota de mercado razoável, muitos começam a pedir carros voadores.
É verdade que a tecnologia avança, mas chega a uma altura em que o ritmo de desenvolvimento abranda.
Porque basicamente é isto:

5189ri.jpg

Já há monitores de 240,360 e 480hz lol
120 fps em jogos multiplayer e 60 em jogos single player não é assim um pedido assim tão grande em termos tecnológicos.


Da realidade. Quero dizer, se tens de ir pesquisar quais são, talvez esteja aí uma dica do seu número. Quantos jogos disponíveis neste momento para a PS5 não oferece modo performance? The Medium, Gotham Knights, e The Quarry. A Plague Tale: Requiem não ofereceu no lançamento mas recebeu opção mais tarde. Mesma coisa com PGA Tour Golf. Portanto, sim, pelo menos até agora, a vasta maioria dos jogos disponíveis para a PS5 oferece um modo performance, contadizendo assim a afirmação do outro user, e uma PS5 Pro irá beneficiar imediatamente estes jogos.


Ok,estamos no campo de "trust me bro". Quer dizer que nem um maluco do neogaf ou neogaf 2.0 se dedicou a isso e fez uma thread para este tipo de discussões.


O melhor que encontro é isto:

https://www.psu.com/news/guide-ps5-...ry-ps4-ps5-game-with-enhanced-graphics-modes/

E está desactualizado um ano.


E saíram 656 jogos para a PS5.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_PlayStation_5_games


Contas muito por alto conto para 165 jogos ali no artigo do Playstation Universe. Mas eles contam tudo(4K,60 fps,ray tracing até separados) e contam também versões não nativas PS5(patches nextgen como coisas como o Days Gone e Division 2). Já o artigo da Wikipédia conta apenas versões PS5 nativas(nao jogos next gen only,mas jogos com uma versao PS5 nativa). Sendo optimista/acautelar o ano de diferença e dizendo que para aí 100 são performance modes,é 16% do que foi lançado na PS5 desde de 2020. "Maioria"...
É a maioria do que alguma malta joga se calhar. Isso acredito piamente.Seja jogos em que o alvo é pura e simplesmente 4K@60 ou jogos em que dão a hipótese de 60 a resoluções mais baixas ou performance modes. Porra,eu também faço essa triagem até um certo ponto. Já comprei/joguei no Game Pass jogos em que ser 60fps foi um parte grande da decisão. Division 2,Ghost Recon Breakpoint,Sinking City,Back 4 Blood e mais uns quantos. E em retrospectiva muitas dessa oportunidades deram frutos por eu até ter gostado da experiencia independentemente do framerate.
 
Ok,estamos no campo de "trust me bro". Quer dizer que nem um maluco do neogaf ou neogaf 2.0 se dedicou a isso e fez uma thread para este tipo de discussões.


O melhor que encontro é isto:

https://www.psu.com/news/guide-ps5-...ry-ps4-ps5-game-with-enhanced-graphics-modes/

E está desactualizado um ano.


E saíram 656 jogos para a PS5.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_PlayStation_5_games


Contas muito por alto conto para 165 jogos ali no artigo do Playstation Universe. Mas eles contam tudo(4K,60 fps,ray tracing até separados) e contam também versões não nativas PS5(patches nextgen como coisas como o Days Gone e Division 2). Já o artigo da Wikipédia conta apenas versões PS5 nativas(nao jogos next gen only,mas jogos com uma versao PS5 nativa). Sendo optimista/acautelar o ano de diferença e dizendo que para aí 100 são performance modes,é 16% do que foi lançado na PS5 desde de 2020. "Maioria"...
É a maioria do que alguma malta joga se calhar. Isso acredito piamente.Seja jogos em que o alvo é pura e simplesmente 4K@60 ou jogos em que dão a hipótese de 60 a resoluções mais baixas ou performance modes. Porra,eu também faço essa triagem até um certo ponto. Já comprei/joguei no Game Pass jogos em que ser 60fps foi um parte grande da decisão. Division 2,Ghost Recon Breakpoint,Sinking City,Back 4 Blood e mais uns quantos. E em retrospectiva muitas dessa oportunidades deram frutos por eu até ter gostado da experiencia independentemente do framerate.

Então, os jogos que não oferecem performance mode porque já correm a 60 FPS não contam? Existe um tópico no Resetera com um bom apanhado dos jogos PS5 (os nativos estão separados dos BC). Não tem todos os jogos, até porque não se fazem testes técnicos a todos os jogos lançados para uma plataforma, mas podes constatar pela amostra quantos são os que apenas correm a 30 FPS. Os que apenas correm a 30 FPS são uma maioria ou minoria? Discussão sem nexo.
 
Então, os jogos que não oferecem performance mode porque já correm a 60 FPS não contam? Existe um tópico no Resetera com um bom apanhado dos jogos PS5 (os nativos estão separados dos BC). Não tem todos os jogos, até porque não se fazem testes técnicos a todos os jogos lançados para uma plataforma, mas podes constatar pela amostra quantos são os que apenas correm a 30 FPS. Os que apenas correm a 30 FPS são uma maioria ou minoria? Discussão sem nexo.

A discussão foi sempre performance modes,a escolha. Nao vamos começar a mudar o âmbito da discussão.
 
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