Multi Discussão sobre PC e Consolas Nova Geração [Comparações -> Ofertas, Hardware, Performance etc.]

A questão é que o hardware do PC "envelhece" mais facilmente do que uma consola. O high de um ano passa para medium em um ano ou dois. Nas consolas não há essa noção do tempo.
 
E uma consola moderna é para ser jogada em 1080p?

O teu standard de imagem é bem baixo, mas alguém que compra gráficas e/ou consolas modernas não anda a comprar para jogar num monitor com standards de uma década atrás…

CyberPunk 2077 -> Xbox Series X's DRS range is 1152p to 1440p, while PS5's equivalent is 1008p to 1440p

É a tal coisa, quando nas consolas os "4K" são muitas vezes upscaled ou então com o impacto nos FPS (os tais 30fps ou nem isso....).

Essa gráfica suporta DLSS que também tem desses truques.

Eu prefiro de longe jogar a 1080p mas a altos FPS do que o inverso. E como disse, essa gráfica é de um Tier de pelo menos 2K ou mais... mas como me falaram num computador que aguentasse 5 anos sem mexer....

A questão é que o hardware do PC "envelhece" mais facilmente do que uma consola. O high de um ano passa para medium em um ano ou dois. Nas consolas não há essa noção do tempo.

Isso hoje em dia não é bem verdade, mas adiante.
 
Última edição:
Isso hoje em dia não é bem verdade, mas adiante.

Falo da percepção e da pressão de fazer upgrades. Felizmente, podemos sempre otimizar os jogos de acordo com a nossa gráfica.

Eu pensava que a 3090, quando saiu, seria uma gráfica ridículamente forte para gaming e future-proof. E sei quem tenha achado essa gráfica tão obsoleta recentemente que comprou uma 4070 para a substituir. Eu há muito deixei de ter ilusões de future-proof, e acho quem está no PC sente maior pressão para fazer upgrades do que numa consola, porque os jogos em cada ano puxam por mais hardware nos settings mais altos. Mas falo por mim, claro.
 
Falo da percepção.

Eu pensava que a 3090, quando saiu, seria uma gráfica ridículamente forte para gaming e future-proof. E sei de quem tenha achado essa gráfica tão obsoleta que comprou uma 4070. Eu há muito deixei de ter ilusões de future-proof, e acho quem está no PC sente a necessidade de fazer upgrades do que numa consola. Mas falo de mim, claro.

É simples explicar.

Tendo a hipótese de andar ao longo dos anos com bons PC´s é dificil não ficar habituado a jogar sempre com boas resoluções + bons FPS. A 3090 continua a ser uma excelente gráfica para 99% das pessoas, mas com tudo com o prego ao máximo para 4K já há uma série de jogos (em boa verdade também não são muitos mas vá...) que não mantém os 60FPS (sem baixar este ou aquele detalhe).

Por outro lado, normalmente a exigência de alguém que joga numa consola é, na minha opinião, muito menor. Daí que a torre que eu fiz ali acima por 500€ vai chegar e sobrar para quem venha das consolas. Até para a realidade PC, acho um excelente negócio pois tomara a muitos ter uma 3070Ti nos seus sistemas!
 
Última edição:
Porra,então porquê é que me dizem para ir para 4070s com mais de 12 gigas de vram se quero jogar a 4K?

Talvez porque deduzem que queiras jogar com as settings bem elevadas, a nível dos gráficos.

Se colocares as settings gráficas, de forma a igualar as consolas, vais ter mais fps com aquele PC.

EDIT:

A digital foundry está constantemente a fazer vídeos a comparar com as consolas.

Deixo aqui até uma tabela que fizeram na comparação para o A Plague Tale: Requiem, de várias gráficas vs PS5 vs Xbox Series X.

Uma RTX 3070 TI tem mais ou menos a performance de uma RTX 2080 TI.

image.png


 
Última edição:
Já se sabia, mas essa tabela prova que a PS5 é o equivalente a uma RTX 2070 Super, e com Ray Tracing ligado certamente a PS5 até será pior.

Por isso, qualquer Gpu acima e já se está a ganhar performance em relação à consola.
 
Comparar uma consola nova com peças usadas que sabe-se lá o estado em que estão?
Fora a questão de ter de montar isso tudo, que pessoalmente não tenho conhecimento para...

E para 1080p a 60fps deixa lá isso...

Esta coisa do "estado em que estão"... O pessoal tem de perder este estigma/elitismo de comprar usado.

Tenho um historial daqui a nada com 20 anos de compras/vendas e até agora ainda não apanhei com nenhum "barrete". Tanto HW que já comprei, tanta gráfica que vendi/comprei de mining 24/7 e sem qualquer problema. De cabeça lembro-me de uma 1080, 6900XT e 3090 que vieram de mining. Estiveram no meu sistema a jogar sem qualquer problema e a quem as vendi, nunca se queixou.

Comprar uma peça de HW usada não é a mesma coisa que comprar um carro usado. O carro usado tem uma série de pontos que pode já estar afetado (barulhos parasitas, problemas motor, etc, etc...). Uma peça de HW usada (CPU, Gráfica, etc..) vai funcionar, 99% das vezes, como no dia em que saiu da caixa.

Hoje em dia aplicações como o OLX têm também sistemas de feedback de vendedores que ajudam a filtrar ou, pelo menos, a diminuir o risco de burla.

Voltando à questão, é preciso ter conhecimento para montar uma coisa daquelas sim, mas vendo um vídeo de Youtube é facílimo. É como montar um puzzle. O ideal é sempre montar com alguém a 1ª vez, depois é sempre mais do mesmo...

Mais uma vez alerto, o PC que deixei lá em cima foi nem 5min de pesquisa no OLX. Acho que já de si é um excelente negócio, que bate a milhas qualquer consola e não é de todo um PC Low End mas sim Mid-High, mas provavelmente com mais pesquisa ainda se encontrarão coisas melhores. É preciso é perder esse estigma dos usados. Os bons negócios andam aí.
 
Última edição:
Concordo.

Eu vejo basicamente estas 3 soluções:

Playstation 5 -> De longe, para mim, a pior solução. Tem os melhores exclusivos (que saem quantos por ano? 1? 2?) mas vale só por isso. Uma Playstation 5 custa 500€ + 10 jogos a uma média de 50€ cada são mais 500€ em cima. 20 jogos, já vamos em 1500€ no total. É sempre a "somar".

Xbox Series S/X -> Para quem não quer mesmo PC´s, penso ser a melhor solução com o combo do Game Pass. Centenas de jogos, muitos deles AAA e recentes. É uma fartura. Caso queiram jogar coisas que não estejam no Game Pass, pronto.... É entrar no mesmo sistema da PS5.
Nota final para as consolas: Estão na grande maioria limitadas aos 30FPS. Não é preciso dizer mais nada. (:puke: )

PC -> Investimento "maior", mas retorno maior quer em biblioteca de jogos quer em qualidade no gameplay (+60FPS). Tanto se fala aqui em valores... já experimentaram ir por exemplo ao OLX? Ainda há pouco tempo vi 3070´s por 200 e poucos euros.... Com ginástica acredito ser possível fazer por exemplo uma torre por ~500€ que mata qualquer PS5 ou Xbox (de longe...). Se querem jogar pelo seguro, é comprar um monitor 24" FHD (1920x1080 para uma 3070 é a dormir) com 144hz por exemplo (uns 100€ para aí), rato e teclado (50€) e está feito. Depois é usufruir de jogos muito mais baratos (sites de keys), gameplay MUITO melhor e outros mundos que não posso falar neste fórum mas que toda a gente sabe.

O que eu vejo do pessoal das consolas, e conheço alguns, é que passam mais tempo no Youtube a ver os outros a jogar do que eles a jogar... porque s€rá?
Hum, acho uma generalização um pouco exagerada mas concordo até certo ponto.

O Gamepass é o melhor serviço do mercado, de longe. Mal seria se não fosse, visto que é o foco principal da Xbox. Poupa-se muito dinheiro e descobre-se muito jogo bom através do serviço. Contudo, não acho que o PS Plus Extra seja "infinitamente" pior. Não tem muitos first party (mesmo mais antigos, como o primeiro spider-man da Insomniac) mas ainda assim tem uma boa variedade de jogos. Depois relativamente aos jogos, os preços e os descontos são muito semelhantes entre as plataformas. O que as distingue mesmo é o Gamepass ser superior.

PC - Não tenho tanta certeza que se monte uma torre inteira por 500€ e que seja "de longe" superior às consolas atuais. Mas o ponto fundamente é que não é plug and play como é uma consola. Se queres jogar na sala, obviamente que teres um UI dedicado a isso mesmo ajuda muito. Alias, a steamdeck funciona muito porque tem UI dedicado. E além disso, mesmo que consigas montar a máquina por 500€, a otimização que vem out of the box para a maioria dos jogos em comum é manifestamente pior em PC. Tens é, claro, mais opções para mexer e meter ao teu gosto. Mas mais uma vez, se queres só ligar e jogar, as consolas estão mesmo feitas para isso.

Estás a ser um pouco tendencioso na tua análise para o PC, o que eu até entendo porque tem várias vantagens, incluindo o preço dos jogos ser mais baixo.
 
Apesar de não concordar com alguns pontos, uma coisa é certa: O pc gaming, neste momento, é muito mais "user-friendly" do que era há uns anos atrás.
Pessoalmente nunca olhei para o gaming como um investimento, o único retorno que espero são momentos bem passados sozinho ou com a esposa e filha. Jogo na PS5 porque, por enquanto, é um modelo atrativo para mim. Se as coisas mudarem no futuro, dedico-me a jogar no PC.
 
É possível montar um PC bem acessível. A 500€? Não sei, talvez um pouco mais. E teria de se recorrer ao mercado de usados. Muita gente não vai querer se dar a este trabalho quando podem ir a uma loja comprar uma consola novinha em folha, tirar da caixa, ligar e sentar no sofá.

Agora não concordo em nada com isto:
E além disso, mesmo que consigas montar a máquina por 500€, a otimização que vem out of the box para a maioria dos jogos em comum é manifestamente pior em PC. Tens é, claro, mais opções para mexer e meter ao teu gosto. Mas mais uma vez, se queres só ligar e jogar, as consolas estão mesmo feitas para isso.

Nunca foi tão fácil jogar num PC.
Especialmente com plataformas como a Nvidia ou a AMD a criarem settings automáticos tendo em conta o teu PC.
Se estás a falar em termos de performance de ports, a conversa é outra. Isso não é um problema do PC mas sim de quem os faz. Nomeadamente os da Sony e um ou outro da EA.

Portanto essa "maioria" é esticar a corda.

É normal que os jogos, especialmente multiplataforma, estejam mais "otimizados" nas consolas porque têm que levar com um corte (algumas vezes absurdo) na sua qualidade para estarem estáveis. Por isso é que quando tal não acontece, tens jogos a correr mal e porcamente.

O que noto aqui, especialmente neste fórum, (que é mais virado para o mundo das consolas) é que ainda existem muitos mitos "urbanos" sobre o PC e um desconhecimento algumas vezes gritante.

Resumindo e baralhando, há opções e o mercado está vivo e em mudança. Aposta em mercados handheld também vai obrigar o PC e consolas a pensarem melhor nos seus produtos. O "melhor" para cada um depende das nossas necessidades.
 
O PC tem um trunfo imbatível, que é a master race em termos de gaming performance. Mas isso já se sabe, paga-se um preço enorme.

Nos low-end e mid-end, o PC tem outro trunfo imbatível - também serve para aplicações desktop.

Eu construí duas builds low-end (em 2020 eram midend) para o meu filho e sobrinho, respetivamente. Por um lado, jogam minecraft e por outro o fortnite, não precisam de gráficas potentes, o teclado e o rato favorecem esse tipo de jogo, e podem usar o PC para os trabalhos de escola.

No entanto, se fosse apenas para jogar e mais nada, comprava uma XSS para ligarem a TV. É mais barata, e para os poucos jogos que usufruem, diria que fica bastante em conta. As consolas fazem mais sentido que um PC em muitas circunstâncias.
 
PC - Não tenho tanta certeza que se monte uma torre inteira por 500€ e que seja "de longe" superior às consolas atuais.

Estás a ser um pouco tendencioso na tua análise para o PC, o que eu até entendo porque tem várias vantagens, incluindo o preço dos jogos ser mais baixo.

Mas ontem acabei por fazê-lo. Aquela máquina é já uma máquina bem, bem boa. Como disse, tomara muitos PC Gamers terem uma 3070Ti. A longevidade do HW PC hoje em dia é também muito maior do que era há 10 anos atrás.

Quanto ao resto do que falaste, tenho o PC na sala. Está ligado com um cabo HDMI de 7m à TV e outro cabo ligado um monitor. Tenho um rato e teclado Bluetooth. Tenho os icons dos jogos todos no Ambiente de Trabalho. Não vejo a complicação. Ainda ontem foi ligar o PC, ligar a TV, comando da Xbox na mão, duplo clique icon do "HellDivers 2" e jogar.

Se querem uma Custom UI, que se aproxime mais às consolas, de certeza que também existem essas opções.

Sim, o PC involve mais know how mas vivemos na era da informação e o YouTube é o melhor professor. No entanto o custo/beneficio é muito maior (na minha opinião).

O pessoal das Consolas, para mim, insere-se nisto:

- Tiveram um PC há 10 anos atrás, gastaram 1500€ e passado "1 ano" estavam a jogar com tudo em Low. Não querem nunca mais PC´s.;
- Nunca jogaram a mais de 30Fps e não precisam de jogar a 60fps porque "não há diferenças";
- Não se importam de jogar a 30fps (ou menos) nas consolas, mas nos PC´s já é problemático 🤯;
- "O PC desatualiza muito depressa";
- Não avançam para um PC porque é "muito complicado";
- Comodidade. Comprar o jogo, instalar e já está.

No entanto, se fosse apenas para jogar e mais nada, comprava uma XSS para ligarem a TV. É mais barata, e para os poucos jogos que usufruem, diria que fica bastante em conta. As consolas fazem mais sentido que um PC em muitas circunstâncias.

É a tal coisa, para os miúdos, qualquer coisa serve e a XSS é porreira.

Não consigo fazer uma torre que bata uma XSS pelo preço, mas consegui fazer uma que bate a milhas uma PS5 ou XSX. Ainda para mais quando a XSS desce frequentemente para os ~200€. Há também o preço a pagar, pois eu já tive uma e aquilo ligado a uma TV de 65" e graficamente era de fugir.

Para finalizar, quem leve isto mais a sério, o PC será sempre "a plataforma". Até pela variedade de jogos.
 
"Consoleiros":
- Tiveram um PC há 10 anos atrás, gastaram 1500€ e passado "1 ano" estavam a jogar com tudo em Low. Não querem nunca mais PC´s.;
- Nunca jogaram a mais de 30Fps e não precisam de jogar a 60fps porque "não há diferenças";
- Não se importam de jogar a 30fps (ou menos) nas consolas, mas nos PC´s já é problemático 🤯;
- "O PC desatualiza muito depressa";
- Não avançam para um PC porque é "muito complicado";
- Comodidade. Comprar o jogo, instalar e já está.

Eu tenho um PC high-end e uma PS5 dedicados para o gaming. Não me revejo na tua lista de consoleiros.
 
O que eu vejo do pessoal das consolas, e conheço alguns, é que passam mais tempo no Youtube a ver os outros a jogar do que eles a jogar... porque s€rá?
Para finalizar, quem leve isto mais a sério, o PC será sempre "a plataforma". Até pela variedade de jogos.

Portanto, o pessoal das consolas quase não joga, só vê mais vídeos no YouTube e o pessoal das consolas não leva isto a sério, é só a brincar? :)

Em que te baseias para as tuas afirmações?
Tens noção que a tua amostragem pessoal não reflete o resto do mundo certo?

Obrigado, descobri agora que apesar de jogar desde os meus 8 anos (45 agora) e sempre ter tido uma maior preferência por consolas, nunca levei isto a sério :-D

E sim também jogo no PC.
 
Portanto, o pessoal das consolas quase não joga, só vê mais vídeos no YouTube e o pessoal das consolas não leva isto a sério, é só a brincar? :)

Em que te baseias para as tuas afirmações?
Tens noção que a tua amostragem pessoal não reflete o resto do mundo certo?

Obrigado, descobri agora que apesar de jogar desde os meus 8 anos (45 agora) e sempre ter tido uma maior preferência por consolas, nunca levei isto a sério :-D

E sim também jogo no PC.

Acabei de me rever em tudo (
maior preferência por consolas e jogar ocasionalmente no PC
) , tão igual que agora estou a ver que cheguei nos 45 e não dei conta do tempo passar 😰🥹😓👴
 
O pessoal das Consolas, para mim, insere-se nisto:
- Tiveram um PC há 10 anos atrás, gastaram 1500€ e passado "1 ano" estavam a jogar com tudo em Low. Não querem nunca mais PC´s.;
- Nunca jogaram a mais de 30Fps e não precisam de jogar a 60fps porque "não há diferenças";
- Não se importam de jogar a 30fps (ou menos) nas consolas, mas nos PC´s já é problemático 🤯;
- "O PC desatualiza muito depressa";
- Não avançam para um PC porque é "muito complicado";
- Comodidade. Comprar o jogo, instalar e já está.

Se me permites, o que define o pessoal das consolas (da espécie homo consolis) é o ecossistema onde este habita: joga no sofá, a frente de uma TV e com um controller. Isto porque essa espécie acha que o teclado, rato, monitores e secretárias é para o trabalho. Faço parte dessa espécie.

Agora com TVs com suporte a 120Hz, HDR, HDMI 2.1, VRR, e o controller da XBox - dá para construir uma grande experiência de consola a partir de um PC. Não acho que os FPS e as resoluções façam alguma separação entre consolas e PC gaming, até porque as consolas desta geração têm SSD, RT, e já começa a ser um standard os 60 FPS (as first-party da PS5 até têm performance RT). Não é a master race, mas para mim continua a ser uma excelente opção ao lado do PC por causa dos exclusivos (falo por mim).
 
Última edição:
Se me permites, o que define o pessoal da consolas (da espécie homo consolis) é o facto de jogar no sofá, a frente de uma TV e com um controller. Isto porque essa espécie acha que o teclado, rato, monitores e secretárias é para o trabalho. Faço parte dessa espécie.
Eu faço parte da outra, jogo em consola no monitor mas de comando(se bem que tenho K/M ligado na consola mas não me adapto já a voltar a jogar de rato).
 
Concordo.

Eu vejo basicamente estas 3 soluções:

Playstation 5 -> De longe, para mim, a pior solução. Tem os melhores exclusivos (que saem quantos por ano? 1? 2?) mas vale só por isso. Uma Playstation 5 custa 500€ + 10 jogos a uma média de 50€ cada são mais 500€ em cima. 20 jogos, já vamos em 1500€ no total. É sempre a "somar".

Xbox Series S/X -> Para quem não quer mesmo PC´s, penso ser a melhor solução com o combo do Game Pass. Centenas de jogos, muitos deles AAA e recentes. É uma fartura. Caso queiram jogar coisas que não estejam no Game Pass, pronto.... É entrar no mesmo sistema da PS5.
Nota final para as consolas: Estão na grande maioria limitadas aos 30FPS. Não é preciso dizer mais nada. (:puke: )

PC -> Investimento "maior", mas retorno maior quer em biblioteca de jogos quer em qualidade no gameplay (+60FPS). Tanto se fala aqui em valores... já experimentaram ir por exemplo ao OLX? Ainda há pouco tempo vi 3070´s por 200 e poucos euros.... Com ginástica acredito ser possível fazer por exemplo uma torre por ~500€ que mata qualquer PS5 ou Xbox (de longe...). Se querem jogar pelo seguro, é comprar um monitor 24" FHD (1920x1080 para uma 3070 é a dormir) com 144hz por exemplo (uns 100€ para aí), rato e teclado (50€) e está feito. Depois é usufruir de jogos muito mais baratos (sites de keys), gameplay MUITO melhor e outros mundos que não posso falar neste fórum mas que toda a gente sabe.

O que eu vejo do pessoal das consolas, e conheço alguns, é que passam mais tempo no Youtube a ver os outros a jogar do que eles a jogar... porque s€rá?

Ok,temos essa 3070 a 280 euros. Por mais 220 euros compras um octa core,dois sticks de 8 gigas de ram,um ssd de 1 tera,uma motherboard,uma fonte e uma case? E se o Cpu não vier com um,um cooler?
Ou vai e no interesse de uma comparação honesta,até apontamos para os 350/400 euros em que se apanha uma Series X usada.


É simples explicar.

Tendo a hipótese de andar ao longo dos anos com bons PC´s é dificil não ficar habituado a jogar sempre com boas resoluções + bons FPS. A 3090 continua a ser uma excelente gráfica para 99% das pessoas, mas com tudo com o prego ao máximo para 4K já há uma série de jogos (em boa verdade também não são muitos mas vá...) que não mantém os 60FPS (sem baixar este ou aquele detalhe).

Por outro lado, normalmente a exigência de alguém que joga numa consola é, na minha opinião, muito menor. Daí que a torre que eu fiz ali acima por 500€ vai chegar e sobrar para quem venha das consolas. Até para a realidade PC, acho um excelente negócio pois tomara a muitos ter uma 3070Ti nos seus sistemas!

Nah,a 3090 nao chega. Mas verdade seja dita as series 4000 safam-se por causa do software exclusivo delas como o Frame Generation.


Esta coisa do "estado em que estão"... O pessoal tem de perder este estigma/elitismo de comprar usado.

Tenho um historial daqui a nada com 20 anos de compras/vendas e até agora ainda não apanhei com nenhum "barrete". Tanto HW que já comprei, tanta gráfica que vendi/comprei de mining 24/7 e sem qualquer problema. De cabeça lembro-me de uma 1080, 6900XT e 3090 que vieram de mining. Estiveram no meu sistema a jogar sem qualquer problema e a quem as vendi, nunca se queixou.

Comprar uma peça de HW usada não é a mesma coisa que comprar um carro usado. O carro usado tem uma série de pontos que pode já estar afetado (barulhos parasitas, problemas motor, etc, etc...). Uma peça de HW usada (CPU, Gráfica, etc..) vai funcionar, 99% das vezes, como no dia em que saiu da caixa.

Hoje em dia aplicações como o OLX têm também sistemas de feedback de vendedores que ajudam a filtrar ou, pelo menos, a diminuir o risco de burla.

Voltando à questão, é preciso ter conhecimento para montar uma coisa daquelas sim, mas vendo um vídeo de Youtube é facílimo. É como montar um puzzle. O ideal é sempre montar com alguém a 1ª vez, depois é sempre mais do mesmo...

Mais uma vez alerto, o PC que deixei lá em cima foi nem 5min de pesquisa no OLX. Acho que já de si é um excelente negócio, que bate a milhas qualquer consola e não é de todo um PC Low End mas sim Mid-High, mas provavelmente com mais pesquisa ainda se encontrarão coisas melhores. É preciso é perder esse estigma dos usados. Os bons negócios andam aí.

Eh,68(3070 base) e 72(3070ti) a 1080p mas com um i9 recente e 32 gigas de ram por detrás não é um vitória assim tão grande face ao performance mode capado do Alan Wake na Series X. Não é milhas.


Mas ontem acabei por fazê-lo. Aquela máquina é já uma máquina bem, bem boa. Como disse, tomara muitos PC Gamers terem uma 3070Ti. A longevidade do HW PC hoje em dia é também muito maior do que era há 10 anos atrás.

Quanto ao resto do que falaste, tenho o PC na sala. Está ligado com um cabo HDMI de 7m à TV e outro cabo ligado um monitor. Tenho um rato e teclado Bluetooth. Tenho os icons dos jogos todos no Ambiente de Trabalho. Não vejo a complicação. Ainda ontem foi ligar o PC, ligar a TV, comando da Xbox na mão, duplo clique icon do "HellDivers 2" e jogar.

Se querem uma Custom UI, que se aproxime mais às consolas, de certeza que também existem essas opções.

Sim, o PC involve mais know how mas vivemos na era da informação e o YouTube é o melhor professor. No entanto o custo/beneficio é muito maior (na minha opinião).

O pessoal das Consolas, para mim, insere-se nisto:

- Tiveram um PC há 10 anos atrás, gastaram 1500€ e passado "1 ano" estavam a jogar com tudo em Low. Não querem nunca mais PC´s.;
- Nunca jogaram a mais de 30Fps e não precisam de jogar a 60fps porque "não há diferenças";
- Não se importam de jogar a 30fps (ou menos) nas consolas, mas nos PC´s já é problemático 🤯;
- "O PC desatualiza muito depressa";
- Não avançam para um PC porque é "muito complicado";
- Comodidade. Comprar o jogo, instalar e já está.



É a tal coisa, para os miúdos, qualquer coisa serve e a XSS é porreira.

Não consigo fazer uma torre que bata uma XSS pelo preço, mas consegui fazer uma que bate a milhas uma PS5 ou XSX. Ainda para mais quando a XSS desce frequentemente para os ~200€. Há também o preço a pagar, pois eu já tive uma e aquilo ligado a uma TV de 65" e graficamente era de fugir.

Para finalizar, quem leve isto mais a sério, o PC será sempre "a plataforma". Até pela variedade de jogos.

Essa lista...

Primeiros, é malta que não sabe comprar coisas e não tentou usar o recurso que é a Internet. Isso nem é malta de consolas ou PC,é malta que não gosta de ser um consumidor informado. A falta de um termo melhor,são casuais. Seja no pc ou consola.

Segundos,ssa malta quase de certeza que jogou um COD ou um Fifa. O problema é serem,novamente,casuais e terem o olho destreinado.

Terceiros,que argumento é esse lol Nas consolas jogasse como os devs deixam. Claro que indo para o pc uma pessoa tem liberdade de prioritizar outras coisas,como por exemplo 60 fps. Um gajo até podia preferir jogar a 720p e 240hz lol

Quartos, tudo desactualiza depressa. Essa malta novamente cheira a casual,no sentido em que no que toca a consolas o problema tornar-se tentar encaixar jogos idealizados para hardware mais recente em hardware mais fraco(exemplo:Control nas consolas da geração passada a ter problemas de performance em todas as consolas menos a One X ,e ser calhar por só correr a 1440p nela).

Quintos,é mais complicado que uma consola,isso é certo. Nem tanto o uso do dia a dia,mas quando os problemas emergem.

Sextas,é assim uma mentira tão grande,mesmo na era dos patches online? É um subproduto do que disse no ponto 3 e a natureza das consolas(ecosistema fechado e desenhado de forma igual em todas as unidades).

Resumindo,filthy casuals. Há em todos os sítios.
 
Back
Topo