Discussão dos Resultados fiscais da Apple

Há um problema enorme com os interfaces que eu não consigo resolver.

Os comandos por voz ficam limitados logo à partida pelo ambiente. Há muitas situações em que não podes usar comandos por voz. Os exemplos que referiste estás sozinho e é possível. Se estás numa serie de locais não podes usar isso. O Google Glass também não me parece que seja o ideal. O relógio sinceramente tem um ecrã demasiado pequeno para ser o sistema que vai revolucionar tudo. Até porque não há espaço para uma bateria que lhe permita fazer grandes coisas. Parece-me que o telemóvel continuará a ser o dispositivo que pode ligar tudo.

Tenho andado com um S4 e apesar de não o usar em todo o lado (o termo de responsabilidade que assinei até me faz ter medo de lhe tocar :D ) é difícil para mim imaginar um dispositivo melhor em termos de autonomia, tamanho de ecrã para ser a ligação de todos os equipamentos.

E eu ando sempre com relógio. Gosto imenso de usar. As gerações mais novas não os vejo a usar relógio.
 
Eu sou old school, e detesto usar relógio.
Uma cebola no pulso apenas para ver as horas? Bem sei que é uma peça de relojoaria (não uso anéis sequer) e um objecto de afirmação/Status e uma extensao da personalidade do seu dono (os botões de punho também) tal como eram as ligas para segurar as peúgas dos homens no século passado ;)

Sobre o interface de voz, para além do que mencionaste, Metro, convém não esquecer a inércia na democratização da tecnologia:
-2 anos após o lançamento do/da Siri, ainda não está disponível na 6ª língua mais falada no mundo (e a 5ª mais "falada" na internet)
 
Eu sou old school, e detesto usar relógio.
Uma cebola no pulso apenas para ver as horas? Bem sei que é uma peça de relojoaria (não uso anéis sequer) e um objecto de afirmação/Status e uma extensao da personalidade do seu dono (os botões de punho também) tal como eram as ligas para segurar as peúgas dos homens no século passado ;)

Então esqueceste-te dos suspensórios :D Ainda me lembro de os usar nas minhas saídas à noite. :D

O problema do smartphone como dispositivo de interface com a TV e similares, é o tamanho e o facto de estar no bolso da calças, ou pior, no bolso do fato.

O iWatch tem a grande vantagem de estar "sempre à mão". Basta virar o pulso. O ecrã pequeno e o problema da bateria fazem dele o gadget mais interessante de desenvolver e produzir nos próximos anos. Quem me dera estar na equipa que o está a desenvolver na Apple.
 
Fazias parte das tribos de yuppies com suspensórios e gel no cabelo nos 80's? :D
Pode ser que me venha a interessar por relógios novamente, se eles fizerem muito mais do que me dar as horas.
Tenho um iwrist com o nano 6th gen, mas sabe a pouco. ;)
Ainda me interessei pelo peeble, mas não me entusiasmou muito.
 
Há um problema enorme com os interfaces que eu não consigo resolver.

Os comandos por voz ficam limitados logo à partida pelo ambiente. Há muitas situações em que não podes usar comandos por voz. Os exemplos que referiste estás sozinho e é possível. Se estás numa serie de locais não podes usar isso. O Google Glass também não me parece que seja o ideal. O relógio sinceramente tem um ecrã demasiado pequeno para ser o sistema que vai revolucionar tudo. Até porque não há espaço para uma bateria que lhe permita fazer grandes coisas. Parece-me que o telemóvel continuará a ser o dispositivo que pode ligar tudo.

Tenho andado com um S4 e apesar de não o usar em todo o lado (o termo de responsabilidade que assinei até me faz ter medo de lhe tocar :D ) é difícil para mim imaginar um dispositivo melhor em termos de autonomia, tamanho de ecrã para ser a ligação de todos os equipamentos.

E eu ando sempre com relógio. Gosto imenso de usar. As gerações mais novas não os vejo a usar relógio.

A tech de captação e voz esta muito avançada. Consegue por exemplo indentificar frases tuas com a TV aos berros. Há uma demo do Kinect da Xbox One que demonstra precisamente isso. É impressionante.

Mas repara, eu estava a falar de algo para ter em casa comandado por vóz. Portanto num ambiente mais controlado. Mesmo com miudagem aos berros e TV ligada como disse já ha tech que ultrapassa isso. A ideia de um iWatch (uma TV da Apple ou consola ligada á TV) e com microfones integrados em caixas AirPort express espalhados pela casa de grande alcance ...

Já agora. iWatch tanto pode ser de "Watch" (relógio) ou de "Watch TV" (ver TV). E o facto de terem registado o nome no Japão primeiro ...

Não estava a pensar andar com um relógio pela casa para falar com o Siri. Não vejo que haja muito futuro num iWatch para esse efeito. Ou melhor, ha soluções melhores para isso.

Um smartwatch para outras coisas, sim vejo muito futuro. Mas uma das coisas chatas, num relógio deste tipo é carrega-lo. Já basta ter que carregar o telefone todos os dias, no meu caso um relógio de pulso que precisa-se dessa manutenção diária tal como o telemóvel, duvido.
 
Última edição:
Eu sou old school, e detesto usar relógio.
Uma cebola no pulso apenas para ver as horas? Bem sei que é uma peça de relojoaria (não uso anéis sequer) e um objecto de afirmação/Status e uma extensao da personalidade do seu dono (os botões de punho também) tal como eram as ligas para segurar as peúgas dos homens no século passado ;)

Sobre o interface de voz, para além do que mencionaste, Metro, convém não esquecer a inércia na democratização da tecnologia:
-2 anos após o lançamento do/da Siri, ainda não está disponível na 6ª língua mais falada no mundo (e a 5ª mais "falada" na internet)

Eu uso relógio não como objecto bonito e de status. Uso um Casio todo em plástico. Podes ver o estatuto :D
O problema de o colocar a fazer mais coisas é que é preciso um ecrã e bateria. E não vejo como se pode melhorar tudo isso e ser confortável.

Sobre a voz, a questão da evolução do Siri é interessante. Não vi evolução.

Já do lado do google cruzei-me com este artigo: http://news.cnet.com/8301-17938_105...universal-translator-for-portuguese-at-least/.

Será português brasileiro mas é um bom sinal.

O iWatch tem a grande vantagem de estar "sempre à mão". Basta virar o pulso. O ecrã pequeno e o problema da bateria fazem dele o gadget mais interessante de desenvolver e produzir nos próximos anos. Quem me dera estar na equipa que o está a desenvolver na Apple.

Mas limitado. De qualquer forma isto fez-me lembrar um ponto muito interessante do Moto X. É a possibilidade de interagir sem tocar no equipamento. Ele reconhecer a voz do dono e dar indicações. Se este reconhecimento de voz for mesmo bom ai veremos. Terá que funcionar bem com ruído de fundo para ser mesmo um avanço. Mas ao não ter que se interagir com o equipamento directamente.

A tech de captação e voz esta muito avançada. Consegue por exemplo indentificar frases tuas com a TV aos berros. Há uma demo do Kinect da Xbox One que demonstra precisamente isso. É impressionante.

Mas repara, eu estava a falar de algo para ter em casa comandado por vóz. Portanto num ambiente mais controlado. Mesmo com miudagem aos berros e TV ligada como disse já ha tech que ultrapassa isso.

Já agora. iWatch tanto pode ser de "Watch" (relógio) ou de "Watch TV" (ver TV). E o facto de terem registado o nome no Japão primeiro ...

Não estava a pensar andar com um relógio pela casa para falar com o Siri. Não vejo que haja muito futuro num iWatch para esse efeito. Ou melhor, ha soluções melhores para isso.

Tenho as minhas dúvidas no interface por voz como se percebe.
 
É mais um excelente trimestre para a Apple sem dúvida.
Venderam menos Macs mas não me parece problemático.
Continuam a não capitalizar como esperava os utilizadores de iOS.
 
É mais um excelente trimestre para a Apple sem dúvida.
Venderam menos Macs mas não me parece problemático.
Continuam a não capitalizar como esperava os utilizadores de iOS.

Dever ter mais que ver com o comportamento do mercado propriamente dito. O mercado de PCs terá caído 8,6% neste trimetre, pelo que a Apple se comportou melhor que o mercado, com uma quebra de 6,1%.
 
Resultados:
Apple reports a quarterly profit of $18.4 billion, the largest in history
http://www.theverge.com/2016/1/26/10828134/apple-earnings-report-first-quarter-q1-2016-record-profit


iPhones: 75M (+0,4%)
iPads: 16M (-25%)
Macs: 5.3M (-4%)

CZrYdsRWYAENX0v.png:large


CZrX-3dWwAAKY0j.png:large
 
Última edição:
É normal que o crescimento comece a estancar depois de anos e anos sempre a subir (principalmente nos iphones).
O mercado começa a ficar saturado e os próprios produtos da apple gozam de um lifetime superior. Quem compra, não tem tanta necessidade de mudar a curto/médio prazo.

Sinceramente esperava era resultados melhores ali nos mac. Os mac acho que é o mercado de maior oportunidade da apple, pois é um tipo de mercado onde ainda existe muita margem para roubar clientes à microsoft (principalmente na europa).

Engraçado que não apresentaram resultados do apple watch. Basicamente colocaram as vendas do apple watch nos "outros produtos". Velho truque das empresas para ocultar vendas muito abaixo do esperado. Aqui, nada que não se esperasse. Para além do stock nos meses iniciais ter sido muito escasso e assim ter passado a vontade a muita gente de o comprar, é um produto que precisa de ser amplamente melhorado tendo em conta o seu custo.

O que se passa com as vendas do ipad? É o tablet com o melhor SOC do mercado e as vendas andam a cair? Não faz muito sentido. Provavelmente está a acontecer com o ipad o mesmo que o iphone. Mercado muito saturado e a não existência de tanta necessidade de trocar a curto/médio prazo.

Que venham as novidades. Desespero pelos novos mac.
 
Sinceramente esperava era resultados melhores ali nos mac. Os mac acho que é o mercado de maior oportunidade da apple, pois é um tipo de mercado onde ainda existe muita margem para roubar clientes à microsoft (principalmente na europa).

Maior oportunidade quando as pessoas estão contentes com os PC/Mac que já têm? O Natal anterior foi mau para comprar Mac, porque os MBP precisam de chassis novo com USB-C, e o MB precisa de ser mais consensual e haver um modelo $200 mais barato, e substituir MBA.

Basicamente colocaram as vendas do apple watch nos "outros produtos". Velho truque das empresas para ocultar vendas muito abaixo do esperado.

Truque? Para quê? Não viste um aumento de mais de 60% nessa área? Estão a vender bem, claro que nada comparado com o iPhone, mas não querem dizer "vendemos X milhões", para andarem por aí a dizer que o Android Wear ou o FitBit, ou os Samsungs venderam mais items de $100 contra items de $500 do Apple Watch, como agora vês nos telemóveis…

Aliás, deviam fazer o mesmo para tudo: nada de números de unidades, só receitas.

Vais a qualquer "estudo de mercado", e vês o quê? Unidades! Um aparelho de $10 como alguns Android, não tem absolutamente nada a ver com um aparelho de $700 para cima! Mas é como contam!

E o pior de tudo, é que de todas as marcas, acho que só a Apple diz os números verdadeiros, o todo o resto: Samsung, Huawei, LG etc… é tudo inventado, pois essas marcas não dão números, e até juntam telemóveis com tablets e outras coisas no mesmo sector!

E com o Apple Watch, seria o mesmo!
 
Sinceramente esperava era resultados melhores ali nos mac. Os mac acho que é o mercado de maior oportunidade da apple, pois é um tipo de mercado onde ainda existe muita margem para roubar clientes à microsoft (principalmente na europa).

O problema dos Macs é que custam 1500€ para comprar algo equilibrado e mesmo assim sem gráfica dedicada. A Apple estica, estica e depois é difícil para as pessoas darem o passo. Pessoalmente quando o meu portátil avariar tenho dificuldade em ver-me a comprar outro Mac exclusivamente por causa do preço.

Engraçado que não apresentaram resultados do apple watch. Basicamente colocaram as vendas do apple watch nos "outros produtos". Velho truque das empresas para ocultar vendas muito abaixo do esperado.

Podemos ver as coisas pelo lado do stock. Em portugal só chega amanha. Fica sempre a impressão que venderam tudo o que fabricaram.

O que se passa com as vendas do ipad? É o tablet com o melhor SOC do mercado e as vendas andam a cair? Não faz muito sentido

O iPad sofre do mal da canabilização do iPhone. Eu com o Plus pego muito menos vezes no iPad 2 e quando olho para os novos aquele preço aguardo.

O Natal anterior foi mau para comprar Mac, porque os MBP precisam de chassis novo com USB-C,

Chassis novo não digo e tenho dificuldade em ver que os utilizadores esperem pelo USB-C. Já os skylake faz mais sentido. mas os dois é perfeito.

Truque? Para quê? Não viste um aumento de mais de 60% nessa área?

Os 60% pode ser á custa de Apple TV. Nunca se vai saber sem conhecermos os números.

Mas algo está a mudar se se confirmar o lançamento de um iPhone em março. Até agora que me lembre apenas lançavam uma vez por ano.

Mas no final não me preocupava muito se tivesse 200 mil milhões no banco. Têm todo o tempo do mundo para pensar, alinhar estratégia apostar noutras áreas sem pressão.
 
A muito que ando a pensar em macbooks para ter um portátil leve e rápido, mas acho que o mercado mudou muito.

Quando vi os novos Dell XPS... Maquinas muito interessantes e custam menos 1/3 que os macbooks equivalentes! (12000 vs 8000 reais) é MUITO dinheiro. E parecem maquinas de qualidade na mesma.

Infelizmente Apple neste momento está muito premium. A alguns anos ainda compravas macbook a 1000-1200, agora arrotas 1500. Sei que tem os air, mas é uma maquina com performance capada.
Com o Windows 10 o gap abaixou muito.

Nos telefones que ainda ando de iPhone, gosto muito do iOS mas estou a ver que a era do iOS aqui está ameaçada de extinção, pelo mesmo motivo que o preço do equipamento esta a explodir fora de controlo. Alem do aumento de preços no EUA, soma a desvalorização do Euro e claro do Real.
 
Quem está ameaçado de instinção é o SO Windows.

Note-se que há uma década a MS tinha 97% do mercado dos PC que por sua vêz correspondia a mais de 90% da computação pessoal. A sua presença na computação pessoal dava-lhe práticamente o monopólio.

Hoje tem pouco mais de 20% no mercado da computação pessoal uma vêz que o conceito de computação pessoal mudou radicalmente, deixou de ser apenas PC. Pior, mais de 50% da computação pessoal hoje está assente num tipo de SO's, Unix. Se fores ver no backend, servidores e coisas mais, mais de 50% é Unix também.

A questão é saber se os dispositivos que não são definidos como PC vão conseguir colmatar as necessides de produção para um vasto número de utilizadores, roubando assim mais gente ao PC. Daí a importância da linha Surface ser muito importante para o PC. Uma linha fascinante mas que também tem o seus problemas funcionais sistémicos. Por exemplo, um Surface 3 (600 Euros, Atom) alude ao facto de ser Windows e ao potencial da máquina poder executar todo o tipo de aplicações, no entanto, na prática não tem capacidade de processamento capaz para ir além de coisas como o Office, edição de vídeo e imagem básica ... Ora neste espectro, muito devido à arquitectura ARM e iOS, coisas como o iPad Pro oferecem vantagens claras mesmo ao nível de cacidade de processamento, são mais capazes. Problema para a Apple? O preço. É que um iPad Pro custa tanto como qualquer PC com um processador Core i5 e neste espectro aquilo que seria uma vantagem deixa de o ser. É um problema que a Apple tem que resolver, dizer que é um dispositivo de nicho é daqueles ditos que serve para justificar tudo e não muda nada, e que está longe do mantra do SJ (come and change the world).

Complicado. Por trás destas coisas dos telemóveis, tablets, smartwatches e coisas mais, há uma mudança técnológica para fora do Windows que a Apple não tem conseguido capitalizar para lá do iPhone. Por isso é que o Nadella não equaciona a Platforma Azure como uma peça dentro da Plataforma Windows mas sim o contrário. Por isso é que tudo que seja serviços na Cloud, inclusivamente o serrviço Office 365, a Plataforma Windows é apenas uma peça da Plataforma que é o Azure. Por isso é que vem agora história do Bash (Linux subsystem) no Windows. Mais de 30% dios developers não usam Windows para desenvolvimento, um número que tem vindo a aumentar ano após anos, tanto devido a forças no front end como no back end.

Os grandes CEO's têm destas coisas. Têm uma visão de como tirar o máximo partido do futuro e arriscam muito mas muito nessa visão. Coisas que não vêjo o Tim Cook a ter porque ele é forte é com números. Qual é a visão da Tim Cook, ninguém sabe, para já parece ser mais iPhones e uma grelha de pricing totalmente marada, para não falar desta coisa dos 16GB de base em produtos premium que penso que não um, um cliente Apple que veja isso com bons olhos, inédito (há e mais uns Watch bands). Uma empresa que sempre esteve na linha da frente nas portas de entrada (Firewire, USB-C, DVD e seu abandono etc) não está na linha da frente no armazenamento, é muito muito esquisito, dedo do Tim Cook. Não sei se a ideia de mudar o mundo do SJ tinha presente o quão importante iriam ser estas cintas elásticas para relógios. Isto contrasta por exemplo com a Amazon e lançamento do Alexa, novamente não Windows mas também não é iOS/OSX.

Qual visão técnológica de futuro para a Apple do Tim Cook? Ninguém sabe e penso que nesta matéria ainda tem que provar. Para já, temos ums esquema de pricing bem mais complicado, clientes que eles próprio já dizem que é um disparate os 16GB, mais camadas de produtos que fazem coisas semelhantes e que diferem em tamanho, e uma caneta a imitar a concorrência. Isto é o Tim Cook, tudo o resto que saíu recentemente Apple Pay, Touch Id creio que já vinha nos planos do SJ.

Vamos ver, mas o Tim ainda não me convenceu. Long live the iPhone ...
 
Última edição:
Menos 40 mil milhões de dólares foi a queda em stock market após a apresentação dos resultados!! :freak3:

Loucura! e pela primeira vez em 13 anos, o declínio dá os primeiros sinais.

Está na hora de começar novamente a inovar, Sr. Cook.
 
Back
Topo