Windows Vista [Discussão] Convençam-me a mudar para o vista

Se não gostam basta desactivar :P Com a ajuda de bom software, existem muitos free, o Vista é altamente personalizavel ao gosto de cada um.
O vista é bem mais do que só beleza, e não beleza, a estabilidade do so depois dos updates é excelente.
 
Agora, há uma coisa que não perdoo a Microsoft. É o Aero. Tudo bem, é bonito, ok... mas tanta transparência fica demasiado "amaricada". Irrita-me aqueles "borders" arredondados e enormes e a linha azul de 1 pixel que rodeia o lado de baixo e da direita da janela.
Estes:




Chateia-me profundamente não poder utilizar temas espectaculares do XP no Vista (Smooth Korr, Luna Element, Watercolor Emico, entre outros), sem utilizar dois programas à parte: o Skin Studio para fazer a importação e o Windowblinds para poder utilizá-los. E tentei há uns dias atrás e não consegui!!
Porque é que a malta da equipa de desenvolvimento dos Extras do Ultimate não mete mãos à obra e escreve uma aplicação que faz com que os estilos do XP possam ser utilizados no Vista, ou até adicionar novos ao conjunto dos que já vêm no Vista?
Não gosto muito das novas fontes default (Segoe UI, tsk tsk), mas é uma coisa que facilmente se muda.
Também não gosto do facto de não podermos mudar o tipo de ícone nos ficheiros associados sem ser com ferramentas externas. Também não gosto do "look" dos ícones, devia haver packs nos Extras do Ultimate para podermos facilmente alterá-los. Preferia utilizar uma coisa como o Tango Patcher, já que adoro os ícones Tango, mas infelizmente a pessoa que desenvolve isto já não tem muito tempo para continuar o trabalho, apenas a versão XP funciona devidamente.

Estas últimas são pequenas críticas ao Vista, questões pessoais que me irritam profundamente mas que para a maioria das pessoas não deve fazer diferença.
Mas no fim, concordo, o Vista está bem vivo e recomenda-se.

Vai ao software modding..

sabes que já há temas do XP para o Vista
 
provalvelmente irei mudar para o vista e como o meu pc ja é meio antigo terei de por vista basic será que posso por o aero no windows basic?

Eu pessoalmente gosto do aero, e á uma função no regedit que basta trocar 1 pelo 0 que windows aero fica desactivo vou a procura da dica e posto aqui.
 
provalvelmente irei mudar para o vista e como o meu pc ja é meio antigo terei de por vista basic será que posso por o aero no windows basic?

Eu pessoalmente gosto do aero, e á uma função no regedit que basta trocar 1 pelo 0 que windows aero fica desactivo vou a procura da dica e posto aqui.
essa dica deixou de funcionar apartir da build 5800 e qualquer coisa.. por isso esquece o AERO @ Vista Basic ;)

Pessoalmente acho que o teu pc aguenta bem o Home Premium.. mas mais um 1Gb dava te jeito
 
provalvelmente irei mudar para o vista e como o meu pc ja é meio antigo terei de por vista basic será que posso por o aero no windows basic?

Eu pessoalmente gosto do aero, e á uma função no regedit que basta trocar 1 pelo 0 que windows aero fica desactivo vou a procura da dica e posto aqui.

Acho que o Home Premium no teu PC nem se daria mal como disse o Romani, instalei o Home Premium no meu computador antigo que é parecido mas pior que o teu para a minha filha e não funciona mal de todo.

É um Pentium IV 2.4, 1GB RAM DDR333, gráfica 6200 AGP e 120 de disco e funciona bem com o Aero.

Nos primeiros dias é preciso paciência enquanto dura a indexação.

Como tenho nesse o XP em dual boot ainda vou fazer uns testes para comparar Vista com XP numa máquina mais antiga e ver como se comporta, nas novas não há dúvida. Que acham?
 
Acho que o Home Premium no teu PC nem se daria mal como disse o Romani, instalei o Home Premium no meu computador antigo que é parecido mas pior que o teu para a minha filha e não funciona mal de todo.

É um Pentium IV 2.4, 1GB RAM DDR333, gráfica 6200 AGP e 120 de disco e funciona bem com o Aero.

Nos primeiros dias é preciso paciência enquanto dura a indexação.

Como tenho nesse o XP em dual boot ainda vou fazer uns testes para comparar Vista com XP numa máquina mais antiga e ver como se comporta, nas novas não há dúvida. Que acham?

Parece-me uma ideia interessante ;)
 
Bem, fiz os primeiros testes e os resultados espantaram-me:

A máquina de testes é um:
Pentium 4 2.4 Ghz
1 GB RAM DDR 333 PC2700
Disco Seagata Barracuda 120 GB 7200 IDE
Grafica nvidia 6200 256MB AGP

Os testes e resultados foram:
1- Inicialização do Windows desde o ecrã de boot até o iniciar ficar disponível e abrir
XP Professional SP2- 41 seg.
Vista Home Premium SP1- 45 seg.

2- Abrir o Word 2007 depois de um boot
XP Professional SP2- 18 seg.
Vista Home Premium SP1- 7 seg. (SuperFetch em acção???)

3- Abrir um ficheiro do Word 2007 de 3,5MB a partir do Explorador
XP Professional SP2- 6,5 seg.
Vista Home Premium SP1- 7 seg.

4- Abrir um ficheiro do Word 2007 de 3,5MB a partir do Word
XP Professional SP2- 2 seg.
Vista Home Premium SP1- 2,5 seg.

5- Unrar de um ficheiro de 698 MB em 48 partes
XP Professional SP2- 85 seg.
Vista Home Premium SP1- 47 seg.

6- Cópia de um ficheiro de 698 MB entre pastas
XP Professional SP2- 75 seg.
Vista Home Premium SP1- 55 seg.

O Vista quando perdeu foi por uma margem pequena, mas em 3 situações mostrou um desempenho muito melhor...
Em impressões de uso, o Vista pareceu sempre mais fluído, e com melhor resposta.
Se testasse pesquisas de ficheiros o XP não teria hipótese por isso nem o fiz, porque com a indexação do Vista a resposta é imediata.

Por aqui mostra-se que mesmo numa máquina antiga e fraca o Vista pode funcionar bem e até trazer melhorias. (pelo menos na máquina testada)

Se tiverem sugestões de outros testes digam, desde que tenha software para o fazer nas 2 instalações tentarei fazer.

Vou também fazer depois os mesmos testes no Q6600 para ver se as melhorias são maiores ou iguais ao single core e por tudo em gráficos.
 
Bem, fiz os primeiros testes e os resultados espantaram-me:

A máquina de testes é um:
Pentium 4 2.4 Ghz
1 GB RAM DDR 333 PC2700
Disco Seagata Barracuda 120 GB 7200 IDE
Grafica nvidia 6200 256MB AGP

Os testes e resultados foram:
1- Inicialização do Windows desde o ecrã de boot até o iniciar ficar disponível e abrir
XP Professional SP2- 41 seg.
Vista Home Premium SP1- 45 seg.

2- Abrir o Word 2007 depois de um boot
XP Professional SP2- 18 seg.
Vista Home Premium SP1- 7 seg. (SuperFetch em acção???)

3- Abrir um ficheiro do Word 2007 de 3,5MB a partir do Explorador
XP Professional SP2- 6,5 seg.
Vista Home Premium SP1- 7 seg.

4- Abrir um ficheiro do Word 2007 de 3,5MB a partir do Word
XP Professional SP2- 2 seg.
Vista Home Premium SP1- 2,5 seg.

5- Unrar de um ficheiro de 698 MB em 48 partes
XP Professional SP2- 85 seg.
Vista Home Premium SP1- 47 seg.

6- Cópia de um ficheiro de 698 MB entre pastas
XP Professional SP2- 75 seg.
Vista Home Premium SP1- 55 seg.

O Vista quando perdeu foi por uma margem pequena, mas em 3 situações mostrou um desempenho muito melhor...
Em impressões de uso, o Vista pareceu sempre mais fluído, e com melhor resposta.
Se testasse pesquisas de ficheiros o XP não teria hipótese por isso nem o fiz, porque com a indexação do Vista a resposta é imediata.

Por aqui mostra-se que mesmo numa máquina antiga e fraca o Vista pode funcionar bem e até trazer melhorias. (pelo menos na máquina testada)

Se tiverem sugestões de outros testes digam, desde que tenha software para o fazer nas 2 instalações tentarei fazer.

Vou também fazer depois os mesmos testes no Q6600 para ver se as melhorias são maiores ou iguais ao single core e por tudo em gráficos.

excelente teste dou-te os meus parabéns...quemt iver um pc comprocessador core duo e assim se poder fazer os mesmos testes ou difrentes era muito bem vindo...:x2:
 
Computador do My System.

1- Inicialização do Windows desde o ecrã de boot até o iniciar ficar disponível e abrir
Vista Home Premium 64bits SP1- 45 segundos.

2- Abrir o Word 2007 depois de um boot
Vista Home Premium 64bits SP1- 8 segundos.

3- Abrir um ficheiro do Word 2007 de 3,5MB a partir do Explorador
Vista Home Premium 64bits SP1- Não disponível.

4- Abrir um ficheiro do Word 2007 de 3,5MB a partir do Word
Vista Home Premium 64bits SP1- Não disponível.

5- Unrar de um ficheiro de 698 MB em 48 partes
Vista Home Premium 64bits SP1- Como faço isto?

6- Cópia de um ficheiro de 698 MB entre pastas
Vista Home Premium 64bits SP1- 13 segundos.

Resultados curiosos.
 
Última edição:
Boas, será que o pc do my system com o Vista Ultimate 32bit é estável com as seguintes aplicações para utilizar no dia a dia?

- Steam;
- Counter-Strike 1.6;
- Word 2007;
- Internet Explorer 7;
- Power DVD 8.

Cumprimentos
 
Boas, será que o pc do my system com o Vista Ultimate 32bit é estável com as seguintes aplicações para utilizar no dia a dia?

- Steam;
- Counter-Strike 1.6;
- Word 2007;
- Internet Explorer 7;
- Power DVD 8.

Cumprimentos

Ele corre isso tudo sem problemas, mas aconselhava-te a meter mais 1GB de ram, para o windows correr mias fluidamente.
 
Era melhor, até porque elas andam baratas agora :kfold:
com 2 gigas de ram ficas bem servido...tenho 2 gigas e há mumentos que o vista está a usar 26% da ram com o msn e algusn pogramas a utilizar. no XP utilizava os widgets que eram equivalentes ao sidebar do vista e o pc com os mesmos programas não usava menos de 37% da ram. outras vezes o vista está a utilizar entre 50 a 60% da ram... depende...

com 2 gigas ficas bem servido
 
Última edição:
com 2 gigas de ram ficas bem servido...tenho 2 gigas e há mumentos que o vista está a usar 26% da ram com o msn e algusn pogramas a utilizar. no XP utilizava os widgets que eram equivalentes ao sidebar do vista e o pc com os mesmos programas não usava menos de 37% da ram. outras vezes o vista está a utilizar entre 50 a 50% da ram... depende...

com 2 gigas ficas bem servido

Ja vi em tópicos que o Nero 8 com o ultimate 32bit num pc de 1gb de ram não se arrasta.
Cumps. :kfold:
 
com 2 gigas de ram ficas bem servido...tenho 2 gigas e há mumentos que o vista está a usar 26% da ram com o msn e algusn pogramas a utilizar. no XP utilizava os widgets que eram equivalentes ao sidebar do vista e o pc com os mesmos programas não usava menos de 37% da ram. outras vezes o vista está a utilizar entre 50 a 60% da ram... depende...

com 2 gigas ficas bem servido

26% ?? Eu a melhor marca com o Windows a default e sem nada a correr foi 31%. Por acaso no desktop do MySystem (o sistema da esquerda) não tenho problemas a correr Vista. Mas é daqueles sistemas que é muito bom para XP mas para Vista está no mínimo aceitável para correr na boa (bela definição que inventei) por isso tenho dúvidas se deva passar para Vista (e agora também não ando muito numa mood de formatar, ainda que o faça em poucas horas). Quanto ao uso de disco... Qual é o minimo aconselhado para instalar o Home Premium 32-bit + Office 2007 + Firefox + OpenOffice.org + Opera + Thunderbird + Windows Live Messenge (e mais umas Apps Live) + ... (são uns quantos ainda)? É que pronto dos testes que fiz parece-me que 40GB é o ponto ideal mas gostava de poupar mais uns GB da partição de sistema para a outra partição que tenho (disco de apenas 200GB, 186 GB reais (aka GiB)).

Mas bem... isto são ideias para uma próxima formatação... ahh interessante eram testes em jogos com graficas mais antigas como a minha 6600GT ou mesmo a 6200 do ciberg em jogos (não muito recentes). É que uma das razões de eu ter XP é o suposto ganho de uns míseros FPS em jogos.

Era para acabar por aqui mas apeteceu-me dizer mais algumas coisa:

- Uma teoria que tinha, e que com os testes do ciberg parece estar a cair por baixo, é que pelo Vista utilizar a RAM de forma mais inteligente isso iria implicar que este perdesse algum tempo a pensar nisso, e como tal, gerasse algum overhead. Overhead esse que em máquinas mais modestas, nomeadamente Single Core, poderia causar um slowdown, e que em máquinas mais rápidas acabava por ser vantajoso visto que geria melhor os recursos e o processamento exigido para essa gestão (nessas máquinas mais potentes) seria irrisório.

(ADICIONEI ESTE COM MAIS UM EDIT) - Outro problema... é que se o Vista é mais comilão, mesmo que tenha uma melhor gestão de memória, será que me permite ter abertas a mesma quantidade de apps que tenho em XP com a mesma performance? É sim ele liberta memória quando é mais necessária... mas será que consegue libertar até ao ponto de ficar em pé de igualdade com o XP?

BEM... como diz o tópico: Convençam-me a mudar para o Vista na próxima formatação do meu desktop (no laptop ja mudei faz muito tempo xD). Venho pedir esta ajuda à comunidade com base em tudo o que escrevi neste post ;)

EDIT:

Ahh... e como já disseram por aí eu também não morro de amores pelo Aero (já tentei arranjar um tema melhor 3rd party mas sem grande sucesso, bom bom era o Luna Element em Aero) mas penso que em parte a culpa não é da MS. São das apps que não mesclam bem com o sistema. Por exemplo um bom exemplo disso é o Google Chrome que aproveita bem o Aero e cria uma interface compacta ;)
 
Última edição:
Pessoal por tudo o que se disse estou convencido a voltar de novo a por o vista no meu portátil,mas tenho apenas uma dúvidazinha.
Arranjei um iso do vista home premium sp1 oem (tenho a key da hp),preciso de instalar hotfixes anteriores a sp1 que dantes não saiam no windows update ou o sp1 é o conjunto desses updates?por exemplo,lembro me de haver uma actualização que punha o vista de noite para o dia em tempo de boot.
Quando tiver em casa também irei por no desktop (e6300,2x1Gb Gskill PC800,7300GT) porque tenho tido imensos problemas com o xp..
 
Pessoal por tudo o que se disse estou convencido a voltar de novo a por o vista no meu portátil,mas tenho apenas uma dúvidazinha.
Arranjei um iso do vista home premium sp1 oem (tenho a key da hp),preciso de instalar hotfixes anteriores a sp1 que dantes não saiam no windows update ou o sp1 é o conjunto desses updates?por exemplo,lembro me de haver uma actualização que punha o vista de noite para o dia em tempo de boot.
Quando tiver em casa também irei por no desktop (e6300,2x1Gb Gskill PC800,7300GT) porque tenho tido imensos problemas com o xp..

Penso não ser necessário. O SP1 já tem esse tipo de coisas todas... Só hotfixes pós SP1 é que podem ser necessárias. No entanto se tentares instalar uma pre SP1 e o SP1 já a tenha o próprio instalador recusa-se a instalar, por isso podes sempre tentar ;) Já agora qual é o teu portátil ?(fiquei curioso por saber as specs :P)
 
Penso não ser necessário. O SP1 já tem esse tipo de coisas todas... Só hotfixes pós SP1 é que podem ser necessárias. No entanto se tentares instalar uma pre SP1 e o SP1 já a tenha o próprio instalador recusa-se a instalar, por isso podes sempre tentar ;) Já agora qual é o teu portátil ?(fiquei curioso por saber as specs :P)

Tá na sig,HP DV9575Ep [ Intel T7300 2.0GHz [email protected],2X1Gb DDR2 667,2x160Gb Sata,Nvidia 8600m GS] :P
Obrigado pela info :)
 
...
Mas bem... isto são ideias para uma próxima formatação... ahh interessante eram testes em jogos com graficas mais antigas como a minha 6600GT ou mesmo a 6200 do ciberg em jogos (não muito recentes). É que uma das razões de eu ter XP é o suposto ganho de uns míseros FPS em jogos.

Era para acabar por aqui mas apeteceu-me dizer mais algumas coisa:

- Uma teoria que tinha, e que com os testes do ciberg parece estar a cair por baixo, é que pelo Vista utilizar a RAM de forma mais inteligente isso iria implicar que este perdesse algum tempo a pensar nisso, e como tal, gerasse algum overhead. Overhead esse que em máquinas mais modestas, nomeadamente Single Core, poderia causar um slowdown, e que em máquinas mais rápidas acabava por ser vantajoso visto que geria melhor os recursos e o processamento exigido para essa gestão (nessas máquinas mais potentes) seria irrisório.
...

Deste-me uma boa ideia, quanto aos FPS que jogos sugerias? já que a 6200 não prima pela eficácia... e que hajam em demo claro...

Vou também fazer um teste em que vou ter muitas aplicações abertas, tabs do browser etc e depois ver como isso afecta a performance entre XP e Vista repetindo os testes que já fiz.

Depois vou reproduzir tudo no Q6600 para uma maior comparação, quando tiver tudo feito até posso criar um tópico no Análises...

Sugiram testes...
 
Back
Topo