Debian [Dúvidas]

Bom dia.

Há uns tempos, instalei as drives oficiais do site da ATI no meu debian lenny. Funcionaram bem, pelo menos o ambiente gráfico apareceu. Contudo, ao tentar abrir o programa de gestão, nada acontecia, e por seu lado, as janelas começaram a arrastar-se.
Como não tinha feito nenhum backup do xorg, e como nunca tinha tido nenhum problema com drivers em gráficas, fiquei num impasse e optei por reinstalar o Debian. Contudo, sinto necessidade de utilizar as drivers oficiais, até porque preciso da saída HDMI que de outro modo não funciona. Não obstante, a aceleração 3D também fazia jeito...
Alguém me pode ajudar?
Obgd!

Placa: ATI Mobility Radeon 3650
 
Última edição:
Boas!!

E assim tenho sacado varias versões do linux debian, mas nao consigo por no meu pc [insys game force]

Gravo num cd e tudo, meto no pc para instalar e não me da informaçao nenhuma do cd nem tecla para carregar etc.......


alguém pode ajudar pff!!

ps: o meu pc nao tem nehum SO instalado
 
gravei com o nero
tipo aquilo bem em isso
extraio aquilo e meto o que ta dentro da pasta no cd

e eu com o ubuntu consigo fazer isso menos com o debian
eu quero o debian porque e o melhorzinho pos jogos de hoje em dia

e ha ja agora como instalo as drives do pc?!no linux claro... e k cm o cd normal n da
 
Última edição:
Uma de duas coisas têm de estar mal feitas:
- Estás a gravar isso mal. A forma correcta é gravar directamente a imagem (iso, neste caso) para CD/DVD, e não extrair o conteúdo da mesma.
- A tua BIOS não está configurada de forma correcta a nível do arranque do sistema.

Já experimentaste com algum CD de outro SO?
 
Não podes gravar o ficheiro .ISO para um CD de dados. Não podes abrir o ISO e extrair o conteúdo e depois gravar o conteúdo para CD.

O .ISO já uma imagem dum CD. É como uma cópia integral do conteúdo do CD. (É como fazer uma imagem dum disco duro. Se quiseres restaurar essa imagem vais ter que usar um programa especial como o ghost ou o true-image).

A maior parte dos programas tem uma função para gravar ISOs. No caso do Nero é no menu escolher Writer (gravador) e depois "burn image" (gravar imagem). Depois disso ele pede-te para dizer qual é o .ISO que queres gravar para CD. E pronto.

Boa sorte
 
Uma de duas coisas têm de estar mal feitas:
- Estás a gravar isso mal. A forma correcta é gravar directamente a imagem (iso, neste caso) para CD/DVD, e não extrair o conteúdo da mesma.
- A tua BIOS não está configurada de forma correcta a nível do arranque do sistema.

Já experimentaste com algum CD de outro SO?
ya ja e deu
 
Não podes gravar o ficheiro .ISO para um CD de dados. Não podes abrir o ISO e extrair o conteúdo e depois gravar o conteúdo para CD.

O .ISO já uma imagem dum CD. É como uma cópia integral do conteúdo do CD. (É como fazer uma imagem dum disco duro. Se quiseres restaurar essa imagem vais ter que usar um programa especial como o ghost ou o true-image).

A maior parte dos programas tem uma função para gravar ISOs. No caso do Nero é no menu escolher Writer (gravador) e depois "burn image" (gravar imagem). Depois disso ele pede-te para dizer qual é o .ISO que queres gravar para CD. E pronto.

Boa sorte

Ok vou tentar isso.

Depois digo alguma coisa
 
Última edição:
Nao deu mais um cd po lixo :S dass

Tem que dar. Seguiste o procedimento a 100%? Escolhes-te o .ISO certo? (deve ser um file com uns 700MB)

Podes testar um ISO sem andares a gravar CD's facilmente:
- instala o Virtualbox (que é uma especie de VMWare, faz máquinas virtuais)
- cria uma máquina virtual e nos settings desta dá-lhe um dispositivo de CD que aponta para o ISO e coloca o drive de CD como sendo o dispositivo de arranque (isto tudo é dentro dos settings da máquina virtual).
- podes criar um disco (virtual, durante o wizard de criação) para a máquina virtual ou não, se quiseres experimentar mais que o boot é melhor criares o tal disco.
- e depois arranca a máquina virtual. é suposto arrancar pelo CD (o ISO).

Estás a fazer alguma coisa mal...

Só para confirmar, estás a usar esta imagem?
32bits:
http://neacm.fe.up.pt/debian-cd/5.0.3/i386/iso-cd/debian-503-i386-CD-1.iso

64bits:
http://neacm.fe.up.pt/debian-cd/5.0.3/amd64/iso-cd/debian-503-amd64-CD-1.iso
 
Última edição:
Tem que dar. Seguiste o procedimento a 100%? Escolhes-te o .ISO certo? (deve ser um file com uns 700MB)

Podes testar um ISO sem andares a gravar CD's facilmente:
- instala o Virtualbox (que é uma especie de VMWare, faz máquinas virtuais)
- cria uma máquina virtual e nos settings desta dá-lhe um dispositivo de CD que aponta para o ISO e coloca o drive de CD como sendo o dispositivo de arranque (isto tudo é dentro dos settings da máquina virtual).
- podes criar um disco (virtual, durante o wizard de criação) para a máquina virtual ou não, se quiseres experimentar mais que o boot é melhor criares o tal disco.
- e depois arranca a máquina virtual. é suposto arrancar pelo CD (o ISO).

Estás a fazer alguma coisa mal...

Só para confirmar, estás a usar esta imagem?
32bits:
http://neacm.fe.up.pt/debian-cd/5.0.3/i386/iso-cd/debian-503-i386-CD-1.iso

64bits:
http://neacm.fe.up.pt/debian-cd/5.0.3/amd64/iso-cd/debian-503-amd64-CD-1.iso

ya segui ja experimentei no pc do meu irmao tb n da :'(

Vou tentar instalar isso das maquinas virtuais tb ja tinha ouvido falar.....

ya a iso e essa ta igual, mas eu tenho a do cd 18 sera disso? e ha tb tenho a do cd 3 agr n sei o pork de n dar nhuma
 
ya segui ja experimentei no pc do meu irmao tb n da :'(

Vou tentar instalar isso das maquinas virtuais tb ja tinha ouvido falar.....

ya a iso e essa ta igual, mas eu tenho a do cd 18 sera disso? e ha tb tenho a do cd 3 agr n sei o pork de n dar nhuma

Estás a gozar? :001:

Para instalar precisas do primeiro CD. É o link que te mandei.
Os outros CDs têm mais software, mas não precisas deles. Depois de instalar com o CD1 podes instalar o resto (isto se quiseres mais alguma coisa) pela net.

Agora vai dar!!!

ehehehh

Edit: afinal parece que te devo um pedido de desculpas em relação ao "tás a gozar?". Para testar perguntei à minha mulher qual é que ela escolheria da lista dos ISOs e ela disse que escolheria o mais pequeno para o sistema operativo não ocupar muito disco... E como ela não é info-ignorante, parece que realmente pode existir alguma confusão em relação ao CD a escolher para instalar.

Como o saber não ocupa lugar: aquela coleção de 20 ou 30 CDs é o repositório total do software incluído na distribuição debian. Mas nunca se saca TUDO a não ser que seja para instalar numa zona em que não tenhas internet, porque depois de instalares os pacotes base, com o CD1, já tens um sistema operativo mínimo a funcionar e a partir daí já podes fazer "apt-get install wine" ou o que quiseres, e ele vai buscar à net e instala.

Confirma que ficou a funcionar sff.
 
Última edição:
Estás a gozar? :001:

Para instalar precisas do primeiro CD. É o link que te mandei.
Os outros CDs têm mais software, mas não precisas deles. Depois de instalar com o CD1 podes instalar o resto (isto se quiseres mais alguma coisa) pela net.

Agora vai dar!!!

ehehehh

Edit: afinal parece que te devo um pedido de desculpas em relação ao "tás a gozar?". Para testar perguntei à minha mulher qual é que ela escolheria da lista dos ISOs e ela disse que escolheria o mais pequeno para o sistema operativo não ocupar muito disco... E como ela não é info-ignorante, parece que realmente pode existir alguma confusão em relação ao CD a escolher para instalar.

Como o saber não ocupa lugar: aquela coleção de 20 ou 30 CDs é o repositório total do software incluído na distribuição debian. Mas nunca se saca TUDO a não ser que seja para instalar numa zona em que não tenhas internet, porque depois de instalares os pacotes base, com o CD1, já tens um sistema operativo mínimo a funcionar e a partir daí já podes fazer "apt-get install wine" ou o que quiseres, e ele vai buscar à net e instala.

Confirma que ficou a funcionar sff.
ya :D obrigadinho :D

sou mesmo burro e a primeira vez que funco com linux desclp xD n sabia

OBRIGADO A TODOS :D

ja funciona :D


tipico off =)
 
Boas, tou a preparar uma imagem de debian para instalar em todos os pc's da escola, se forem estudantes ou professores devem saber que pc's são (os hp do projecto tecnológico), esses pc's têm uma placa da intel que aparentemente funcionava bem, sem precisar de drivers eu instalei-lhe o compiz e tava a funcionar sem problemas, mas hoje a acelaração grafica começou a funcionar mal, e diminuiu o desempenho do pc de tal forma que tive que desactivar o compiz. Alguém sabe como resolvo isto?


Ps: Agora não me lembro do modelo da placa, quando vir ponho-o aqui
 
Boa noite.


Alguém aqui no fórum tem um pc com uma placa de som Audigy 2 a funcionar na versão Debian do Linux Mint?

Em Gnome funciona "out of the box" a versão 10, mas em Debian não tenho som. Alguma dica?

Grato por toda a ajuda possível.
 
Back
Topo