[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    286
E caso haja baixas de luz? Ou simplesmente onde vivemos existe muita quebras de luz qual é a solução para isso?
Podes adquirir um UPS.

Mas atenção que não há problema algum se uma tv OLED ficar sem energia de vez em quando, não é isso que vai fazer com que de repente fique com burn-in. Se a tv estiver a fazer um ciclo de limpeza de retenção e for interrompido, a tv retomará esse ciclo da próxima vez que estiver em standby, daí a importância de não desligar a tv da corrente elétrica (seja por tomada elétrica inteligente, botão físico na tomada ou simplesmente retirar a ficha da tomada) quando não estiver em uso, pois assim a tv nunca terá oportunidade de fazer os ciclos de limpeza de retenção, e isso sim com tempo poderá causar burn-in (burn-in é basicamente retenção permanente).

A solução do UPS para quebras de luz é mais para prevenir da tv avariar (fonte de alimentação, mainboard, etc.) por um pico de energia do que para prevenir burn-in.
 
Podes adquirir um UPS.

Mas atenção que não há problema algum se uma tv OLED ficar sem energia de vez em quando, não é isso que vai fazer com que de repente fique com burn-in. Se a tv estiver a fazer um ciclo de limpeza de retenção e for interrompido, a tv retomará esse ciclo da próxima vez que estiver em standby, daí a importância de não desligar a tv da corrente elétrica (seja por tomada elétrica inteligente, botão físico na tomada ou simplesmente retirar a ficha da tomada) quando não estiver em uso, pois assim a tv nunca terá oportunidade de fazer os ciclos de limpeza de retenção, e isso sim com tempo poderá causar burn-in (burn-in é basicamente retenção permanente).



A solução do UPS para quebras de luz é mais para prevenir da tv avariar (fonte de alimentação, mainboard, etc.) por um pico de energia do que para prevenir burn-in.

Obrigado sempre na vanguarda! Muito obrigado pela ajuda!
 
Só para clarificar, burn in não é nada mais que desgaste não uniforme do painel, pelo que as tais "limpezas" não limpam nada, apenas fazem ajustes nas voltagens para que o desgaste seja o mais uniforme possível, e não se note que perdeu brilho apenas em certas zonas/cores.

No fundo, prolonga o inevitável, mas a tecnologia OLED funciona assim, como se fosse uma vela que se vai consumindo (brilho + intenso = maior desgaste) . Não deixa de ser impressionante a longevidade entretanto conseguida, sem perda aparente de qualidade
 
Última edição:
Boas!

Após ler algumas páginas deste tópico, fiquei com o coração na mão porque, desde que comprei a minha C3 na black friday tive de a desligar da ficha por duas vezes, e uma delas logo após de a desligar no comando 😐

Posto isto tenho umas dúvidas:
Sempre que desligo a tv, passados uns 5-10 min ela faz um "click". Esse click é supostamente o fim do ciclo de limpeza ou não é normal acontecer?

Se por acaso tiver de a desligar da ficha, tenho de esperar, por norma, quanto tempo depois da sua utilização?

No fundo, o burn-in é a perda de brilho no painel, certo?

Obrigado!
 
O clique que ouves passados uns minutos de desligar no comando é a TV a desligar após o ciclo de limpeza curto, depois de cada 4 horas acumuladas de utilização.

Se tiveres que desligar da ficha, o que só deverás fazer se for mesmo necessário, espera esses 10 minutos para concluir algum ciclo de limpeza.

Se, porventura, desligares com o ciclo de limpeza longo, que corre após 2000 horas acumuladas de utilização, ao religares aparece a mensagem de falha do processo.
Quando desligares de novo, a TV vai repetir a operação e, neste ciclo de limpeza, tens que deixar decorrer pelo menos 1 hora.

O burn-in são manchas, geralmente escuras, em zonas localizadas do painel, nas posições dos logótipos, na zona das barras de informação que correm na parte inferior da imagem, por exemplo.

Geralmente essas manchas são mais visíveis em determinadas cores.

Se estás satisfeito com o que vês, NÃO VÁS PROCURAR PROBLEMAS, porque provavelmente acabas por encontrar qualquer coisa e depois de encontrar, não vais conseguir esquecer.

Desfruta e esquece...
 
Se, porventura, desligares com o ciclo de limpeza longo, que corre após 2000 horas acumuladas de utilização, ao religares aparece a mensagem de falha do processo.
Quando desligares de novo, a TV vai repetir a operação e, neste ciclo de limpeza, tens que deixar decorrer pelo menos 1 hora.
Pequena correção : os novos paineis Oled Evo Ex (introduzidos a meio de 2022) já só demoram 10 minutos, mesmo nos ciclos de compensação longos
(Both the WBE & EX panels use Deuterium, but EX panels removed the sensing lines used for pixel wear compensation in previous panels. TVs with EX panels use Machine Learning instead of sensor measurements. This resulted in the reduction in time to complete the major compensation cycle from 1 hour to 10 minutes, and removing the sensor lines allows for a higher pixel aperture ratio.)

@MetallicBrain

Não deixes imagens estáticas no ecrã indefinidamente, principalmente em HDR (logo dos canais, barras das noticias, HUDs dos videojogos, etc), pois é isso que causa desgaste não uniforme do painel, ou seja "burn in". Preferencialmente, não desligar a TV da electricidade, ou aguardar os 10 minutos. O "click" passados os 10 minutos indica que a TV correu 1 ciclo de compensação, e desligou.

Compraste uma excelente TV. Desfruta 👍
 
Última edição:
O motivo por ter entrado em pânico, é que eu tenho um relógio com ecrã amoled (suunto 7), e passado pouco mais de um ano, fiquei fom o ecrã todo lixado, principalmente nos menus com fundo branco. Mas lá está, não sabia nada do burn in, e usei o mesmo mostrador durante esse tempo todo.

Quanto à tv, uso-a em média umas 3-4h por dia, talvez nem tanto, e alterno entre canais tv, netflix. Também a tenho ligada ao PC, mas para jogar diablo (em hdr).

E sim, a TV é excelente, foi cara, mas valeu cada tostão 😁

Só mais uma coisa... A opção de "desligar ecrã" pode ser usada quando, por exemplo, quero apenas ouvir um canal de noticias, ou Spotify? Ou não desliga de todo o painel?

@IGUANO e @Blue Zee obrigado pelas dicas!
 
@MetallicBrain
Sim, podes usar o opção desligar ecrã, pois os pixeis ficam mesmo desligados.

Para jogar e ver TV, é aconselhável ter estas opções ativadas:
The Screen Shift feature which, moves the screen slightly at regular intervals to preserve image quality. The Logo Luminance Adjustment, which can detect static logos on the screen and reduce brightness to help decrease permanent image retention.
 
Olá a todos gostaria duma opinião mais pessoal pois já vi vários vídeos opiniões etc tudo sobre OLED. E caso mais tarde troque de LED TV para OLED seria mesmo a C3 devido custo/qualidade OLED.

Para uma pessoa como eu que por X uso a televisão mais que 5/10h por dia caso esteja folga em casa etc. Para filmes, séries, ps5, TV depende dos canais mas hoje em dia klr canal tem logótipos lol, twitch etc.

1. Caso eu veja TV durante umas horas imaginemos a fox que tem a mania colocar bues bues intervalos, publicidade, o fato de estares a ver mesmo canal com tal logótipo, ao ir para intervalo várias X e "refrescar" os ditos pixeis dos logos faz bem à TV?
Digo isto porque a lógica do burn in nos logótipos é digo eu ficar dezenas e centenas horas mesmo canal, mesmo logótipo e local sem "refrescamento" dos tais pixeis.

2. Situações como filmes com barras pretas à problema?
na twitch onde tem locais no ecrã com palavras/logos etc no mesmo local isto tem a probabilidade burn in? Se me disserem que algo como twitch etc a longo prazo poderia dar mal a TV, ok eu usaria telemóvel ou portátil para esses casos sem Problema.

3.sei que modelos como LG C3 tem 2 3 sistemas limpeza dos pixeis, desde use a TV ligada a corrente, o que estou achar confuso é, o sistema automático de limpeza de pixeis que deverá estar ligado é o que faz bem a TV correto?
Qual é o outro sistema de limpeza pixeis que li comentários sobre não fazer manual, ou só deverá ser feito a X de horas, etc porque pode desgastar os tais pixeis?
Essa limpeza que vocês falam todos dias a cada X min ou horas depois desligar o ecrã, não é esse modo k desgasta ao longo tempo os pixeis? É aqui que estou confuso ahah

Eu deixo a minha tomada da TV agora sempre on, normalmente só em dias inverno com trovoada, tirava a tomada para não arriscar queimar seja for, de resto tem estado sempre ligada.

4. Se desligar da tomada ou como falaram a Luz ir abaixo etc meia dúzia de X, como Alguns users falaram, quando chegar casa e ligar a tomada a TV dá resume à tal limpeza certo.
Mesmo que aconteça raramente isto, a TV pode danificar na mesma a pouco prazo?
Só Porque desliguei da tomada 1x por semana ou por mês?

Obrigado peço desculpa testamento.
 
Última edição pelo moderador:
@stryyker
Relativamente à "limpeza" (mitigação de burn-in /ajuste de voltagens) , só deves fazer a manual em casos extremos, em que vejas imperfeições na imagem, pois vais causar stress ao painel desnecessariamente. Diria que para 99% das pessoas a limpeza automática será suficiente. Eu nem passo perto dessa opção 😅 e até várias marcas já disseram para os compradores terem muita "calma" com ela.
 
@stryyker
Relativamente à "limpeza" (mitigação de burn-in /ajuste de voltagens) , só deves fazer a manual em casos extremos, em que vejas imperfeições na imagem, pois vais causar stress ao painel desnecessariamente. Diria que para 99% das pessoas a limpeza automática será suficiente. Eu nem passo perto dessa opção 😅 e até várias marcas já disseram para os compradores terem muita "calma" com ela.
Eu depois de reler várias coisas já entendi o porquê pessoal dizer "não fazer manual" ou seja falam da limpeza completa aquela que demora muitos min a meia hora digamos.

Essa dit a limpeza ocorre lá nas 2000h ne? Esse limpeza era o que pessoal andava feito toto a fazer e é o que faz stress aos pixeis.

A dita limpeza normal das 4h acumuladas é automática simples e mais rápida de min.

Para quem usa a TV normalmente todos dias digamos que 98% das vezes a LG vai fazer 1 ou 2 limpezas normais todos dias 😂

A minha Sony TV já passou garantia, caso a troque futuro arriscarei numa LG C3.
 
1. Caso eu veja TV durante umas horas imaginemos a fox que tem a mania colocar bues bues intervalos, publicidade, o fato de estares a ver mesmo canal com tal logótipo, ao ir para intervalo várias X e "refrescar" os ditos pixeis dos logos faz bem à TV?
Digo isto porque a lógica do burn in nos logótipos é digo eu ficar dezenas e centenas horas mesmo canal, mesmo logótipo e local sem "refrescamento" dos tais pixeis.
As OLED da LG têm uma protecção precisamente contra os logos, chamada Logo Luminance Adjustment, que reduzem a luminosidade nos pixéis onde é detectado uma imagem estática constante, como é o caso dos logotipos. É mais uma das funcionalidades de protecção contra burn-in implementadas, como o pixel shift e o pixel refresh/cleaning.

Ainda assim, se o logo muda de sítio ou desaparece durante os intervalos, anúncios, etc, é sempre melhor do que estar estático sempre no mesmo local. É o mesmo conceito do pixel refresh/cleaning.

2. Situações como filmes com barras pretas à problema?
na twitch onde tem locais no ecrã com palavras/logos etc no mesmo local isto tem a probabilidade burn in? Se me disserem que algo como twitch etc a longo prazo poderia dar mal a TV, ok eu usaria telemóvel ou portátil para esses casos sem Problema.
Barras, zonas, etc, em preto não são de todo um problema para as OLED, pois os pixéis estão totalmente desligados. Daí se dizer que nas OLED os pretos são realmente pretos. É como se a TV estivesse desligada na zona dos pixéis a preto.

3.sei que modelos como LG C3 tem 2 3 sistemas limpeza dos pixeis, desde use a TV ligada a corrente, o que estou achar confuso é, o sistema automático de limpeza de pixeis que deverá estar ligado é o que faz bem a TV correto?
Qual é o outro sistema de limpeza pixeis que li comentários sobre não fazer manual, ou só deverá ser feito a X de horas, etc porque pode desgastar os tais pixeis?
Essa limpeza que vocês falam todos dias a cada X min ou horas depois desligar o ecrã, não é esse modo k desgasta ao longo tempo os pixeis? É aqui que estou confuso ahah

Eu deixo a minha tomada da TV agora sempre on, normalmente só em dias inverno com trovoada, tirava a tomada para não arriscar queimar seja for, de resto tem estado sempre ligada.

4. Se desligar da tomada ou como falaram a Luz ir abaixo etc meia dúzia de X, como Alguns users falaram, quando chegar casa e ligar a tomada a TV dá resume à tal limpeza certo.
Mesmo que aconteça raramente isto, a TV pode danificar na mesma a pouco prazo?
Só Porque desliguei da tomada 1x por semana ou por mês?

Enquanto a TV está ligada corre o pixel shifter, isto é, move a imagem ligeiramente uns pixéis sem que te apercebas para que a mesma não fique a incidir sempre sobre os mesmos pixéis.
Enquanto está desligada corre o pixel refresh/cleaning, em que faz a limpeza dos pixéis.

Numa consulta rápida às definições da minha C3, realmente está escrito para executar regularmente a Limpeza de Pixéis, que pode ser feita manualmente, mas é um procedimento que a própria TV executa assim que é desligada, que demora cerca de 10 minutos e um click audível assinala o seu fim.

Quanto ao resto, não vale a pena complicar. É seguir as instruções do fabricante e deixar a TV ligada à corrente. Se por ventura a TV perder alimentação eléctrica, mesmo que a meio de um ciclo de limpeza dos pixéis, ela retoma o ciclo assim que volta a receber corrente eléctrica.

Eu comprei um protector contra picos de tensão da Brennenstuhl por descargo de consciência (vídeo de teardown), mas se quiseres uma protecção adicional ainda melhor, uma UPS é por norma recomendada, ainda que um pouco overkill para a maior parte das pessoas e dos usos.
 
Última edição pelo moderador:
(...)
Barras, zonas, etc, em preto não são de todo um problema para as OLED, pois os pixéis estão totalmente desligados. Daí se dizer que nas OLED os pretos são realmente pretos. É como se a TV estivesse desligada na zona dos pixéis a preto.
(...)
Entendo o que dizes, mas as barras pretas também contribuem para o burn-in (desgaste não uniforme), pois a zona da imagem vai desgastar mais os pixeis, do que as zonas em que estes estão sempre desligados. Claro que só se torna preocupante quando a televisão está sempre com barras (como era o caso quando os canais ainda emitiam em 4:3 em vez de 16:9 😂)
 
Entendo o que dizes, mas as barras pretas também contribuem para o burn-in (desgaste não uniforme), pois a zona da imagem vai desgastar mais os pixeis, do que as zonas em que estes estão sempre desligados. Claro que só se torna preocupante quando a televisão está sempre com barras (como era o caso quando os canais ainda emitiam em 4:3 em vez de 16:9 😂)
Acaba por tornar-se uniforme posteriormente. Porque quando for feito o refresh do painel , ira ser detectado um menor desgaste naquela zona, e irá ser ajustado a quantidade de luz que emite, para ser equivalente ao resto do painel.
 
@badanas
Certo.Mas o burn-in é isso mesmo, desgaste não uniforme do painel que a TV vai mitigando com os ajustes nas voltagens, até o mesmo acabar por se tornar visível. É assim para os logótipos, faixas (a)berrantes dos canais de notícias, HUDs dos videojogos, barras pretas, etc 🤓
 
Quanto a feedback, tenho 2 oled em casa:

- LG 65C8 desde 2018, não tem burn in visível, tem vários pixeis mortos nas 4 bordas do ecrã que apareceram nos últimos 2 anos.
- Panasonic 65JZ980 desde 2022, nada a apontar de momento. Qualidade de imagem superior à LG, software bom qb sem os bling bling das tv´s atuais.
 
Tenho uma Lg CX55 comprada em Dezembro de 2020 com muitas e muitas horas de uso.
Nada de Burn in por enquanto!
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo