[HDTV] Cuidados a ter com TVs OLED para evitar burn-in

Alguma vez teve burn-in numa TV Oled?


  • Total voters
    286
Como disse, será apenas em situações extremas (trovoada), fora isso, sempre ligada. Vou tentar perceber o ciclo então, e partilho aqui para quem tiver Philips. De qualquer forma, enquanto não tiver o ciclo, posso deixar o ups desligado da corrente a fornecer energia para o standby.

Eu acho preferível desligar que correr o risco de queimar electrónicos com os picos, não?
 
Como disse, será apenas em situações extremas (trovoada), fora isso, sempre ligada. Vou tentar perceber o ciclo então, e partilho aqui para quem tiver Philips. De qualquer forma, enquanto não tiver o ciclo, posso deixar o ups desligado da corrente a fornecer energia para o standby.

Eu acho preferível desligar que correr o risco de queimar electrónicos com os picos, não?
Eu nunca desliguei e tenho quebras de corrente com mais frequência do que seria normal numa rede atual.
 
Como disse, será apenas em situações extremas (trovoada), fora isso, sempre ligada. Vou tentar perceber o ciclo então, e partilho aqui para quem tiver Philips. De qualquer forma, enquanto não tiver o ciclo, posso deixar o ups desligado da corrente a fornecer energia para o standby.

Eu acho preferível desligar que correr o risco de queimar electrónicos com os picos, não?

...tambem existe a alternativa de se executar a "regeneração" manual, mas não sei se será a mesma "coisa"...
 
...tambem existe a alternativa de se executar a "regeneração" manual, mas não sei se será a mesma "coisa"...
É a mesma coisa, mas apenas deve ser usada em caso de problemas ou por sugestão do apoio técnico da marca.

O uso exagerado dessa opção causa desgaste excessivo do painel.
Por isso, também se recomenda alguma contenção com essa opção.
 
É isso que diz no manual. Só quando a TV pedir ou notares retenção mesmo após bastantes horas em standby.
Mas pelo meu uso, espero não ter problemas com retenção.
 
Ontem, ao fim de 2 anos e meio, decidi correr pela primeira vez um burn-in test na minha 65BX. Para meu espanto o painel está imaculado, não se nota nada, limpinho. Comprei com 5 anos de seguro e estava a pensar dar o salto para uma de 77", mas esta está a aguentar-se muito bem. Logo vou tentar ver as horas de utilização, mas deve ter muitas.
 
Estou inclinado para comprar uma LG C3 mas fiquei preocupado com essa questão do burn-in nas OLED. É assim tão comum? Já vi que o post original é de 2020, essa questão ainda se mantém?
Principalmente porque tenho na TV atual uma smartplug e ligo e desligo sempre a TV através do telefone. Ou seja, corta a corrente à TV. Isso ainda é problemático?
 
@DFraga ,

Tenho uma C9 e comprei recentemente uma G3, na C9 o único problema que tive foi relacionado com pixeis mortos!
Foi para a garantia e problema resolvido.

Nunca tive burn in, pelo menos até agora.
Deixando a TV sempre ligada a corrente ela faz o trabalho de limpeza sozinha quando desligada.

Acredito que as mais recentes ainda estejam mais preparadas em relação a isso...
 
Estou inclinado para comprar uma LG C3 mas fiquei preocupado com essa questão do burn-in nas OLED. É assim tão comum? Já vi que o post original é de 2020, essa questão ainda se mantém?
Principalmente porque tenho na TV atual uma smartplug e ligo e desligo sempre a TV através do telefone. Ou seja, corta a corrente à TV. Isso ainda é problemático?
O risco de burn-in atualmente é muito menor, mas ainda é uma possibilidade sim se não houver alguns cuidados.

Uma das medidas mais importantes (senão a mais importante) de todas é precisamente a de não retirar a ficha da tomada para não impedir a tv de fazer a limpeza automática do painel. Por isso, não aconselho de todo a utilização de smarplugs em TVs OLED.
 
A minha C9 como relatei começou aparecer manchas pretas nas margens da OLED só em cima a ver filmes com as barras pretas não se nota já a jogar como não há barras pretas ao olhar para cima nota-se alinha reta torta. Só a um user daqui aconteceu isto e a um user do reddit estrangeiro pelas minhas pesquisas nem é considerado burn in, pode sim ser causado pelos dead pixeis que tenho alguns.

Infelizmente já não consigo desfazer-me da tecnologia OLED e por isso já ando a tentar adquirir outra e meter esta no quarto.

Acredito que as novas estejam melhores mas infelizmente tem que se estar informado com o risco...E nunca esquecer fazer a garantia extra!
 
@LionHeart. Eu não arriscaria apesar de ser uma tecnologia excelente ainda há casos a surgir e depois estamos a falar de algo de bastante valor pelo menos para mim apesar de ter possibilidade já é algo que roça ali o limite e quero que dure mais do que os 3 anos. A minha depois dos 3 anos surgiu isto e na altura adquiri a garantia extra errada e fiquei fulo no meu caso aprendi bem a lição!
 
Estou inclinado para comprar uma LG C3 mas fiquei preocupado com essa questão do burn-in nas OLED. É assim tão comum? Já vi que o post original é de 2020, essa questão ainda se mantém?
Principalmente porque tenho na TV atual uma smartplug e ligo e desligo sempre a TV através do telefone. Ou seja, corta a corrente à TV. Isso ainda é problemático?
Sim, o burn in não só é comum como é mesmo inevitável, acontece em 100% dos painéis OLED.
Contudo, graças aos avanços da tecnologia OLED, na esmagadora maioria dos casos é algo que não notarás, ou só notarás ao fim de muito tempo (será ao fim de tanto tempo, que uma TV LCD/LED equivalente também já terá alguma deterioriação de qualidade de imagem fruto da idade).
Ver:


Quanto à 2ª pergunta, caso compres uma tv OLED, considera que é completamente proibido desligar da tomada, uma vez a tv corre os vários mecanismos de prevenção/mitigação de burn in precisamente quando está off.


Dito isto, a menos que te enquadres numa situação extrema de utilização (ex: ter a tv o dia inteiro num canal de notícias meses a fio), diria que é altamente compensador escolher uma tv OLED. A qualidade de imagem é muito melhor do que LCD/LED, durante todo o tempo de vida da tv.
 
Última edição:
Então se for uma Full Array LED da Sony, já não há problema em usar smartplug?
É que é uma função que uso tanto que já praticamente considero obrigatória...
 
Entretanto reparei que a LG C3 tem integração com o homekit da apple, por isso dispenso o smartplug e assim ela deve ficar em stand-by para poder fazer a tal limpeza dos pixeis.
 
Tens que garantir que tenha eletricidade para ficar mesmo em standby.

É mesmo imprescindível.
Sim claro, neste caso fica sempre ligada à tomada porque passo a conseguir desligá-la diretamente pelo homekit, sem precisar do smartplug. Aliás, os acessórios homekit têm sempre que estar ligados à tomada e ao wifi para estarem sempre conectados ao hub.
 
Back
Topo